Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Compartilhe

Resenhas - Um Amor Perdido

Crica 11/10/2018minha estante
Tb senti falta de um final mais elaborado.

Morgana 17/09/2018

Essa obra apresenta uma história tão honesta e ao mesmo tempo tão cruel como as vezes a vida costuma ser. Um romance tão verdadeiro como o amor de muita gente que anda perdido por aí, tão real quanto o destino!

Quem acompanha o blog há um tempo sabe que somos friccionadas nas histórias que se passaram no período da Segunda Guerra Mundial. Neste livro da editora Bertrand Brasil, que vem recheado de relatos reais, acompanhamos o desfecho da guerra pelo ponto de vista dos personagens principais, Josef e Lenka, casal unido pelas memórias, mas implacavelmente separados pelo destino e horrores do periodo.

Composta de perdas e separações, essa história vai aos extremos e é impossível não fisgar o leitor a cada página. Da faculdade, dos sonhos e esperanças, quando os protagonistas se encontram e começam a se apaixonar até os campos de concentração com suas incertezas e horrores que só os livros de História costumam relatar e custamos a acreditar.

É bonito ver a entrega de Lenka por sua família para encarar tudo, ao recusar a única chance de salvação da sentença de prisão e renuncia de viver um grande amor por puro pertencimento. Josef por outro lado consegue fugir, mas não fica isento da dor e durante anos suporta o estranho vazio do silêncio das cartas não enviadas e das que não possuem respostas.

Os relatos são ricos de detalhes e sensações. Acompanhamos uma grande artista que retrata as sombras da tirania nazista em seu gueto, se apegando às pessoas e detalhes para espalhar um pouco de esperança de vida em meio ao cenário de morte, como também um obstetra que busca propósito em cada criança que traz ao mundo.

Nenhum deles foram extremamente felizes, Josef ainda escondia as cartas não respondidas da sua esposa e filhos, assim como Lenka tentava esconder de sua filha a tatuagem de números que ganhara em Auschwitz, contudo os dois se permitiram viver porque era a única saída, até o dia em que a vida lhes apresentou uma surpresa.

Alyson Richman utiliza um cenário de fundo encantador e devastador para repassar uma história comovente e inspiradora, estou fascinada com o trabalho dela. Sem dúvidas, uma das melhores leituras de 2018!

Ana 31/08/2018

Comecei a ler Um Amor Perdido achando que encontraria apenas uma história de um jovem casal que foi separado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial. Em partes, é disso que o livro fala, realmente, mas é muito mais um relato da vida e das tragédias no Gueto de Terezín — que eu nunca tinha ouvido falar até então —, um campo de concentração mostrado como um modelo de assentamento de judeus. Milhares de judeus da Tchecoslováquia foram levados para Terezín durante o Holocausto.

O enredo gira em torno de Lenka, uma judia que estuda artes plásticas em uma ótima faculdade de Praga. Quando está cursando o segundo ano, a personagem se apaixona por Josef, um estudante de medicina e irmão mais velho da sua melhor amiga. Com a Guerra chegando, Josef pede Lenka em casamento para conseguir levá-la em segurança para os Estados Unidos, onde conseguiriam ter uma vida tranquila e feliz. Porém, os planos dele são totalmente frustados quando Lenka se recusa a ir sem a sua família, convencendo-o a ir primeiro. Assim, Josef consegue fugir, enquanto Lenka permanece em Praga, onde acaba sofrendo as consequências da Guerra.

O livro é narrado sob dois pontos de vista, de uma forma diferente do que estamos acostumados. Enquanto Josef narra a sua vida no presente, contando detalhes a partir do momento que desembarcou nos Estados Unidos, conhecemos Lenka no passado, narrando os horrores que viveu no período anterior à Segunda Guerra e durante a mesma. Mesmo estando longes um do outro, é perceptível que nunca esqueceram o amor que viveram.

Mesmo tendo refeito sua vida nos Estados Unidos, Josef nunca se perdoou por ter deixado Lenka para trás. Ele se casa com outra mulher, tem dois filhos com ela e vive uma vida relativamente tranquila, mas é constantemente atormentado pela culpa, pelo fantasma da ex-mulher, seu verdadeiro amor. As partes narradas por Lenka, que geralmente eram os capítulos mais longos, ocupam cerca 70% da narrativa e é o verdadeiro cerne da história.

A escrita de Alyson Richman é extremamente detalhada. Tanto que, em certos momentos, senti como se a história não se desenvolvesse. Isso acontecia com frequência a partir do momento em que Lenka e sua família chegaram no gueto. Não sei se é por causa da monotonia e da rotina do lugar, mas a narrativa simplesmente não saía do lugar. É justamente por causa do ponto de vista de Lenka que não considero esse livro uma história de amor e sim uma história sobre a Guerra — e isso não é necessariamente uma coisa ruim.

Josef e Lenka passaram um tempo mínimo juntos e, apesar de manterem viva a chama do primeiro amor, eles passaram por muitas coisas depois foram separados. Enquanto Lenka lutava para sobreviver, Josef estava reconstruindo sua carreira como médico. Não deixavam de pensar um no outro, mas tinham muito mais com o que se preocupar. Gostei da forma como a autora reconduziu a vida de ambos a partir do ponto em que pararam de ter notícias um do outro.

O romance entre Lenka e Josef é apenas um pano de fundo para o que realmente Alyson Richman quis nos mostrar com Um Amor Perdido, além dos horrores da Guerra sob um ponto de vista que eu, particularmente, nunca tinha visto: é possível reconstruir a vida mesmo após grandes perdas. Apesar de tudo, é possível superar a dor e encontrar um final feliz.

site: http://www.roendolivros.com.br

Beta Stories 11/08/2018

Resenha: "Um amor perdido"
“Um amor perdido” é uma narrativa sobre amor, lembranças e destino.

Diferente de muitos livros, essa trama se inicia 70 anos depois em uma festa de noivado. Então, através de um desenho a protagonista transporta o leitor para Praga, antes do começo da Segunda Guerra Mundial.

Conhecemos a história de Lenka e Josef, um casal que vivenciou a guerra de duas maneiras diferentes. Eles se conheceram ainda jovens e eram apaixonados um pelo outro. Até que recebem a notícia de que os nazistas ocupariam Praga em breve. Isso faz muitas pessoas quererem se mudar dali e procurar um novo lugar para morar. A família de Josef arranja vistos e passagens para irem para os EUA e conseguem para Lenka também. Contudo, ela não aceita, porque nunca seria feliz com a ideia de que está deixando seus pais e sua irmã para trás, então ela decide ficar. O casal faz uma promessa de um dia se reencontrarem e que Josef iria conseguir passagens para levar Lenka e sua família para os EUA. Porém, a 2ª GM começa e tudo fica mais difícil.

A partir daí, a história se divide em duas perspectivas. A de Josef, que teve a oportunidade de recomeçar em outro continente, mas nunca esqueceu do seu primeiro amor e a de Lenka, que é levada para um campo de concentração e vivência a guerra, mas usa a arte como escape.

Apesar de separados e tendo experiências completamente diferentes, o amor dos dois sempre esteve vivo em suas lembranças.
Tudo é contado pelos olhares dos protagonistas, então é muito detalhada a percepção deles ao que está acontecendo. O que deixa a narrativa forte e emocionante.

Essa história mexeu muito comigo. Personagens que presenciam o medo na guerra, perdem suas famílias, têm a chance de recomeçar e quando menos esperam o destino prepara uma surpresa (muito) emocionante para eles. No final, eu só queria abraçar a Lenka e o Josef.

site: https://betastories.wordpress.com/2018/08/10/resenha-um-amor-perdido/

Simone de Cássia 30/07/2018

Lindo livro. Apesar de fictícia a história retrata bem os sofrimentos do Holocausto e, exatamente por tratar-se de ficção, foi possível dar pinceladas à mais que coloriram uma história de amor. Até eu, que não sou adepta a romances, me empolguei. Também gostei da narrativa sob o ponto de vista ora de um ora de outro personagem, o que deixa bem claro a visão de cada um sobre os mesmos aspectos. O final é que me incomodou um pouco... pela força da história eu esperava algo mais concreto. Mas, romances nunca são mesmo perfeitos... rs rs Bom livro.

Erica.Martins 20/07/2018

UMA HISTÓRIA SENSÍVEL, BEM TRISTE E AINDA ASSIM, MUITO LINDA!
Definitivamente esse não é um romance pra você ficar suspirando apaixonada, até porque estamos lendo sobre a história de amor entre dois judeus durante a segunda Guerra Mundial, não preciso dizer mais nada né, afinal não tem como sair coisa boa quando a trama envolve guerra e holocausto, mas é aí que somos envolvidos pela leitura, pois a narrativa é um relato em primeira pessoa de como tudo começou, a sensibilidade e delicadeza da escrita nos faz ser transportado para vida do casal Lenka e Josef antes e durante a guerra, isso faz com que criamos empatia pelos dois e o que torna o relato lindo apesar das tragédias, pois é impossível não imaginarmos o que poderia ter sido, o famoso “..e se”.

A história contada é intercalada entre a Lenka e o Josef e não necessariamente eles vão estar narrando sobre o presente ou o passado ao mesmo tempo muito menos juntos, então ora vamos ser transportado para momentos lindos e inesquecíveis (ou terríveis e cruéis) do passado e ora vamos viver a tristeza do presente, afinal nem todos conseguiram escapar dos nazistas e vocês vão perceber que o livro passa uma mensagem muito forte do que é uma união familiar de verdade, então pra ficarem juntos da sua família os dois precisaram fazer muitas escolhas difíceis e isto implicou duramente no futuro de ambos.

Apesar da escrita ser sensível e delicada, não se enganem, pois tem passagens devastadoras de deixar nosso coração em frangalhos no chão, se rastejando e implorando pra que a gente pare de ler, é o tipo de livro que traz uma enorme reflexão mas nos faz desacreditar ainda mais na humanidade, porém ele consegue extrair muitos sentimentos da gente entre eles raiva, amor, saudade, tristeza, ódio, alegria, esperança, ou seja, é uma história muito emocionante e que vale muito a pena ser lida, ah e já deixem os lencinhos separados rs

Debyh 25/06/2018

Eu não sou muito fã de ler histórias que aconteceram em algum momento histórico ou que nos remetem a realidade, e neste livro temos isso já que se passa no holocausto. Então não me vi muito empolgada no início, mas aí li o título e todo o resto parecendo tão dramaticamente romântico me deram um pouquinho mais de vontade de ler. Romances dramáticos (ficcionais, é claro) são o tipo de história que eu curto ler.
Lenka é uma jovem que ama pintar e pretende se formar na faculdade de artes em breve. Possui uma boa vida, estável e tem uma boa família, uma jovem com muitos sonhos e uma enorme vontade de realizá-los. Quando conhece Josef se apaixona perdidamente e os dois desejam ter uma vida juntos. Mas então a realidade acontece e tudo ao seu redor parece estar mudando para pior, agora cabe aos dois tentarem juntos pensar no que fazer com todo o caos da guerra que está se iniciando na vida deles e dos outros judeus.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/um-amor-perdido-alyson-richman/

Vanessa 17/06/2018

Uma linda história de esperança
Acho que nunca li algo tão lindo. Terminei a pouco e ainda não consegui parar de chorar. A história de Lenka e Joseph, contada pelos dois como narradores, é dolorosa e ao mesmo tempo linda.
Sofri com eles, sorri poucas vezes, me emocionei em mais da metade do livro.

Bruna 14/06/2018

Romance Histórico tentando sobreviver ao nazismo
Foi um leitura intensa, tensa, de aquecer o coração e de destruir a alma. A história é alternada entre passado e presente. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Um passado na pré-guerra e o nazismo! Da pra imaginar a intensidade né?! Lenka - apaixonada por arte e Josef - médico recém formado se apaixonam nessa época. E veem o amor ser ruído pela dor e destruição acusada por esse período. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Ambos lutaram MUITO não só pra sobreviver por pela família. Lenka me ganhou, sou força e luta pela eram de prender a respiração. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Ahh e os sentimentos, gente foram tantos sentimentos despertados durante essa leitura. Acho que isso se intensificou, por ter sido um livro baseado em fatos reais.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Por falar nisso, não deixem de ler o comentário da autora sobre a construção desse livro e dos fatos reais, está tudo lá no finalzinho. ⠀

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

Diane Ramos 13/06/2018

UM AMOR PERDIDO (Alyson Richman)
Gosto bastante de realizar leituras que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de ser uma das épocas mais sombrias e aterrorizantes da história, os livros que se passam nessa época sempre tem ensinamentos lindos e nos mostram muito sobre caráter, maldade e como o amor pode resistir a provas extremas de resistência. Assim que recebi Um Amor Perdido e soube que a história se passava nesse período fiquei extremamente empolgada e felizmente Alyson Richman conseguiu suprir minhas expectativas.
O livro se passa em Praga, durante o pré-guerra, e traz a história de Lenka, uma jovem estudante de artes plásticas que leva uma vida estável com sua família judia e suas tradições. Com uma mente criativa e uma personalidade sonhadora, Lenka acaba se apaixonando pelo irmão de sua melhor amiga, Josef, um estudante de medicina e também judeu. Recíproco, o amor que sentem um pelo outro só aumenta, e enquanto vivem um lindo romance, a Segunda Guerra Mundial se aproxima.
Em meio á muitas dificuldades desse períodos, como a perseguições aos judeus e a soberania dos nazistas, muitas famílias são separadas, e num golpe do destino, Lenka e Josef, agora recém casados, são separados pela guerra, onde Josef consegue fugir para os Estados Unidos e Lenka, permanece em Praga. Na América, Josef torna-se um obstetra bem sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. Mas, no campo de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver.
Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa em guerra, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de recordar.

Um Amor Perdido é narrado em primeira pessoa e intercala os pontos de vista entre as versões do casal protagonista, onde na visão de Lenka acompanhamos sua versão sobre a época em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as humilhações no campos de concentração e outras brutalidades; já nos capítulos dedicados á Josef, acompanhamos sua história no pós guerra e sua tentativa de superar o passado. A escrita da autora Alyson Richman é densa, envolvente, sensível e rica em detalhes, o que nos faz mergulhar nos dramas vividos pelos protagonistas.
Os personagens foram muito bem construídos, o casal protagonista tem uma química bem interessante e nos faz torcermos por eles do início ao fim. Lenka é uma protagonista incrível, forte e sonhadora que usa todo o seu talento como uma válvula de escape para todas as humilhações que é obrigada a passar em Terezín. Lenka é aquele tipo de personagem que todo leitor procura num livro, aquela heroína que dá vontade de entrar nas páginas para abraçá-la. Josef também é um personagem encantador, mas, como sua parte da narração fica durante o pós-guerra elas foram mais “leves” e não causam tanta empatia como os de Lenka. Achei interessante que a autora também intercalou algumas histórias reais na ficção, muitos dos nomes e histórias contadas nos campos de concentração e outros são de pessoas reais e que de fato vivenciaram aquele momento.
Muito mais do que um livro de amor, Um Amor Perdido é um livro que nos fala sobre a força de recomeçar, de se redescobrir e nos mostra ainda que o ser humano pode se controlar e manter as esperanças mesmo nas piores situações. Um livro que além de uma belíssima história de amor, também apresenta o terror nazista, o sofrimento dos judeus e ainda lembra o leitor as atrocidades que o antissemitismo, o preconceito, o nacionalismo exacerbado e o totalitarismo são capazes de fazer.
Enfim, Um Amor Perdido é um livro denso e lindo, que traz reflexões profundas para nossas vidas e mexe com o sentimento do leitor... Recomendo de olhos fechados para todos vocês e espero de coração que deem uma chance para essa obra sensacional!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

LBL 10/06/2018

Lindo e emocionante
O pano de fundo é sobre um casal de judeus de Praga que se separa durante a guerra. Ele, Josef, consegue fugir para Nova Iorque. Ela, Lenka, vai para campos de concentração (primeiro Terezin e depois Auschwitz). Cada um pensa que o outro está morto e reconstroem suas vidas após a guerra em Nova Iorque. O reencontro ocorre 60 anos depois da separação no casamento de seus netos. O livro é lindíssimo e emocionante. A autora parte desse linda história de amor para contar sobre as agruras da guerra. E uma das coisas que mais gostei foi que a autora não forçou uma situação mais dramática do que a vida real efetivamente foi. Ela simplesmente relata, em primeira pessoa, as experiências de Lenka em campos de concentração com base em fatos reais e traz personagens da vida real para a vida de Lenka. Livro maravilhoso. Um daqueles livros que não se esquece e que se fica ruminando após encerrar a leitura.

Quedma 10/06/2018

Iniciei a leitura esperando um romance ambientado no período de Guerra. Mas foi muito mais que isso, através das lembranças de Lenka e Josef a autora construiu uma história que retrata um período aterrorizante com muita delicadeza.

Os personagens se aproximam tanto de nós leitores, são tão reais que a nossa vontade de tocar e consolar; abraçar e proteger em muitos momentos transpuseram as paginas.

Descreveu também os "monstros" tiranos que tristemente fizeram esta história doer a nossa alma, porque é uma história real de um passado cruel.

Alysson tem uma escrita maravilhosa, consegue transmitir todo o sentimento, é clara sem descrições exarcebadas tornando a história crível em um cenário muito bem construído.

O livro começa com um reencontro que já faz o nosso coração estremecer e retorna no tempo com lembranças de uma jovem cheia de sonhos envolta a muito amor de sua família , que conhece o primeiro amor e todas as descobertas deste novo sentimento.

E é neste ponto que somos apresentados a muito mais, foi um presente de uma Nova amiga literária que indicou este livro, e sou feliz por ter tido a oportunidade de ter conhecido está história.

Uma história que me encantou, me fez chorar e me emocionou profundamente.

Não conhecia a autora e quero ter a oportunidade de ler outras histórias dela, sua escrita leve me cativou, sou fã agora!!!!

Os agradecimentos finais do livro quando eu estava recuperando, me quebrou novamente, saber de todos os toques reais que nortearam a escrita foi excepcional.

Eu Super Recomendo !!!!

Obrigada Horto Jacques ?

Leisiane Peloi 04/06/2018

Muito Emocionante
❝Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças.❞

Sabe o porquê eu quase não leio livros em que o cenário se passa no período de guerra? Justamente para evitar sofrimento durante a leitura. E com Um Amor Perdido não foi diferente, inspirado em fatos reais, esse livro te leva de volta ao passado quando as tropas alemãs de Hitler invadiram a cidade de Praga, capital de Tchéquia (República Checa) para possuir poder e torturar os judeus. A leitura causa muita tristeza e dor.

Lenka é uma jovem judia que está em seu segundo ano na faculdade de artes plásticas quando se apaixona pelo irmão de sua melhor amiga, Josef. Ele é judeu e estuda para ser médico por influência do pai. É um amor imediato e muito forte, porém logo são ameaçados por uma guerra iminente e cruel que atinge diretamente os judeus. Com um plano, Josef se casa com Lenka para leva-la embora para os Estados Unidos, para a segurança do estado. Entretendo Lenka convence Josef ir primeiro e salvar sua família, pois ela só iria partir quando seus pais e sua irmã mais nova pudesse ir também. É nesse momento que o casal se vê obrigado a se separem e uma série de tormentos e tristeza acontece na vida dessas duas pessoas.

Eu chorei, eu chorei muito! Um Amor Perdido não se trata apenas de um romance, mas de relatos sobre a segunda guerra mundial que atingiu os judeus de forma barbara. Lenka é uma guerreia, sofreu diversas torturas, quase não aguentou lutar. Os relatos narrados pela visão dela são mais fortes e impactantes, pois era sobre o que acontecia na guerra. Já os de Josef, intercalava em períodos de presente e passado, mostrando como o amor permanecia vivo.

O livro tem uma história intensa e devastadora que me fez questionar como as pessoas conseguiam superar aquele período de guerra e quais foram os resultados (físicos e psicológicos) de cada tormento que elas viveram. Um fato que ajudou bastante, foi a escrita da autora Alyson Richman, que é clara e bem objetiva, mas em nenhum momento ela foi cruel demais nos relatos, apenas narrava com clareza, transmitindo assim diversas sensações durante a leitura.

Em suma, Um Amor Perdido é uma obra que merece ser lida para trazer reflexões profundas em nossas vidas. É difícil entender como os judeus sofreram tanto nas mãos de nazistas só por terem uma etnia diferente. Sem duvidas é um livro que mexe com nossos sentimentos, por isso indico muito.

site: https://amanhecerliterario.wordpress.com/2018/05/16/resenha-um-amor-perdido-alyson-richman/

Tamires.Xavier 31/05/2018

Um Amor Perdido
Um livrão que indico sem piscar pra todos que querem conhecer um pouco sobre a segunda guerra mundial.
Um romance baseado em fatos reais, que conta a história de um casal que se apaixona antes da guerra e resolvem se casar, mas são separados no início da guerra.
Muito além da história de amor dos dois protagonistas,nos deparamos neste livro com histórias de pessoas reais que morreram e outras que sobreviveram ao holocausto, porém o que mais chamou a atenção foi a descrição do que acontecia nos campos de concentração e como as pessoas eram massacadas e levadas a morte.
Um livro comovente que faz você chorar litros.

Gaby 30/05/2018

Lenka é uma jovem estudante de arte na Praga pré-guerra; quando conhece Josef, o irmão mais velho de sua melhor amiga, Lenka se apaixonada perdidamente pelo rapaz. Recíproco, o amor que eles sentem um pelo outro só aumenta, e enquanto descobrem esse novo e arrebatador sentimento e a si mesmos, a Segunda Guerra Mundial se aproxima.

Com as dificuldades cada vez piores e o ar sufocante de um país prestes a ser invadido, eles se casam e planejam viajar até a América. Mas uma reviravolta inesperada faz com que Josef empreenda a viagem sozinho, deixando Lenka, e esse era seu desejo, para trás com toda sua família.

Na América Josef, não sem dificuldades, continua seus estudos na medicina. Em um campo de concentração, Lenka e sua família sofrem as mais crués humilhações e privações. Um acredita que o outro está morto. Décadas depois, eles se reencontram.

Um Amor Perdido foi um livro que me levou em uma montanha-russa de emoção e diferentes sentimentos, pois narra uma história de amor extremamente bonita, para depois interrompê-la tão tristemente. Senti lá no fundo todo o drama dos personagens, só podendo imaginar o sofrimento de ambos. Lenka foi uma das personagens femininas mais fortes que já conheci! No campo de concentração, vendo a vida se esvair do olhar de seus amados familiares, ela se apoia na arte, quando é escalada para trabalhar fazendo pinturas para os nazistas. Uma sobrevivente. Me lembra aquela frase: “Nós somos mulheres. A força nos encontra”.

E é devastador acompanhar a Lenka nesse terror de medo, dor e fome. E mais triste ainda é saber que tudo o que ela passou, neste livro de ficção, foi vivido por outras milhões de pessoas na vida real. É revoltante, repulsivo. E é também importante saber desse período da nossa história que ceifou tantas vidas e entristeceu tantas outras. Pesquisem sobre o holocausto, sobre o nazismo, e sejamos conscientes do que passamos para não darmos um passo atrás.

Leiam!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com/2018/05/resenha-um-amor-perdido-de-alyson.html#more