Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Rafa 24/07/2017

Um excesso aqui, uma falta acolá
O quarto e último livro da saga de Eragon – O Ciclo da Herança – foi proporcional ao restante da saga. Herança parte de onde fomos deixados em Brisingr, em meio à batalha, e batalha é a palavra que certamente resume o volume. Ao longo de quase 800 páginas nós somos imersos na guerra contra o Império de Galbatorix, vindos da Campina Ardente, até culminar na chegada a Uru’baen. Algumas revelações pouco esplendorosas são feitas, ainda que importantes, nesse ponto o contraste com os volumes anteriores é a maior praticidade em detrimento do excesso de mistérios e enigmas vistos anteriormente.
Quando eu falo de proporcionalidade me refiro à característica da obra: longa, permeada de descrições, inúmeros detalhes de lutas e batalhas e reflexões pessoais por parte do protagonista. E nisto, acredito que o autor tenha errado a mão. Praticamente não nos deparamos com um substantivo que não seja acompanhado de um adjetivo, na maioria das vezes, redundante ou repetido. O mesmo acontece com as descrições de paisagens e pessoas, já feitas antes, mas que o autor volta a repetir quase como se quisesse tatuar essas imagens na nossa mente, muitas vezes limitando a capacidade imaginativa do leitor. Essas descrições repetitivas funcionam mal principalmente com relação a alguns personagens que acabam por não conquistar a simpatia do leitor (pelo menos não a minha), como, por exemplo, Arya que em cada cena que aparece é descrita com seus cabelos esvoaçantes e sua expressão, parecendo a mim que o autor quer nos convencer de todo modo que a personagem é encantadora e admirável como Eragon a vê. O ponto, eu acredito, é que os personagens precisam sim ser descritos, mas, como mencionei, é preciso dar margem a imaginação do leitor para que nós possamos criar uma figura simpática dos personagens. É isso o que acontece com os personagens secundários, sem ponto de vista, como Murtagh, Galbatorix, Glaedr, Orik, entre outros. Nós não temos tanta informação a respeito do que eles pensam e de sua personalidade, mas nós podemos imaginar com base nas informações presentes e tanto gostar como detestar.
Para mim, ao longo da leitura de todo o Ciclo, o que mais me chateou é o fato de eu não conseguir simpatizar de forma alguma com o protagonista e o último volume não apresenta nada de novo a respeito de Eragon que me fizesse mudar de ideia. Ao longo da saga, praticamente tudo foi dado de “mão beijada” ao personagem, ele praticamente não desenvolveu nenhuma capacidade ou habilidade com excelência pelo próprio esforço e sim por transformações mágicas e magia no geral. Além disso, parece haver quase uma obsessão do autor com machucados, o personagem a cada passo que dá se arranha, se machuca, sente dor.
Em contrapartida, seu primo Roran, ainda que valendo-se de algumas proteções mágicas concedidas por Eragon, que o mantiveram vivo em muitas ocasiões, desenvolveu sua força física, habilidade em combate e inteligência estratégica sozinho, através dos seus inúmeros desafios. Talvez a real intenção do autor fosse essa mesma: que nós admirássemos mais os humanos comuns do que aqueles cheios de poderes. Alguns podem dizer que as aventuras do Roran foram surreais, mas na verdade são as mais plausíveis, tudo o que ele fez eram coisas possíveis de serem feitas por alguém como ele e é claro, nem todas teriam permitido que ele sobrevivesse, mas é onde entra a proteção mágica concedida pelo primo.
Nós temos bem menos contato com alguns outros personagens, mais presentes nos volumes anteriores, como Murtagh, Nasuada, Orik, ainda que os dois primeiros tenham tido sua vez em meados do livro.
[CONTÉM SPOILER]
Alguns mistérios não foram solucionados, como o caso de Angela, a herbolária, fato que o autor menciona nos agradecimentos. Eu não acho negativo que o mistério a respeito dela tenha ficado em aberto, mas sim que sua participação não tenha correspondido ao que prometia em Brisingr.
Por fim, acredito que a batalha final contra o invencível Galbatorix, que por 100 anos ninguém ousava desafiar, não foi proporcional ao seu marketing. Poderia ter sido um conflito mais acirrado e, arrisco dizer, seria até plausível que ele sobrevivesse. Ainda assim, acredito que a Alagaësia ainda terá muitos problemas com certas criaturas cujos ovos não foram encontrados e estavam próximos de eclodir. Infelizmente, não será nosso Cavaleiro de Dragão Eragon a lidar com esses problemas, como vimos, ele resolveu partir para sempre da Alagaësia sem motivos realmente plausíveis, ainda que insistentes.
Enfim, essa resenha não são somente pontos negativos. Eu realmente gostei da saga e mergulhei na sua fantasia. Admiro muito a ousadia do autor em investir no uso de idiomas (ainda que inspirados em muitas línguas nórdicas ou tolkienianas), no trabalho com raças diversas (ainda que os elfos, em particular, sejam muito pouco simpáticos e interessantes como os da Terra-Média), etnias, gêneros, com a capacidade de descrição de cenas muito específicas, como as de batalha, a consistência do seu estilo e a não entrega ao “fan service”. O universo dos dragões pareceu pela primeira vez ter algum protagonismo literário e isso é muito positivo. Quem leu claramente percebeu as inúmeras referências e inspirações do autor, em Tolkien principalmente, positivas, mas também prejudiciais em alguns aspectos, principalmente por ser inevitável comparar.

site: http://dear-never-let-me-go.tumblr.com/post/163367562650/resenha-herança
Sario Ferreira 25/01/2019minha estante
Li só a parte sem spoilers, porque estou na p 475 aind, com certo esforço para não abandonar a leitura. Em Herança, o mundo acaba movendo a trama do herói e não o contrário, pois há mesmo uma séria de conveniências de roteiro. A descrição excessiva está cansando e a quantidade de símiles que o autor usa incomoda.

Sario Ferreira 25/01/2019minha estante
Ficaram alguns erros no comentário, pois escrevi do celular.

Larilorde 03/02/2021

O fim da batalha contra o tirano Galbatorix...
Não faz muito tempo, Eragon era um simples fazendeiro, e Saphira uma pedra azul misteriosa surgida no meio da floresta "do nada". Após intermináveis treinamentos, e muitas batalhas, ambos colecionam tanto vitórias quanto derrotas.
Durante toda a série vemos as evoluções dos personagens (que não foram pequenas). A difícil jornada de Eragon para se tornar um cavaleiro de dragão, o fortalecimento de seu elo com seu dragão Saphira, o caminho de Nasuada rumo a sua espetacular liderança, a surpreendente transformação de Roran, o primo de Eragon que mal aparece no primeiro livro, em Roran, martelo forte, um dos guerreiros mais temidos da Alagaësia e por fim, Murtagh e o dragão Thorn, dois personagens que você não consegue odiar de tanta pena que sente.
Em Herança, a tão esperada batalha contra o rei Galbatorix chegou.
Confesso que me assustei com o tamanho do livro, e devido ao fato de ter demorado tanto tempo para ler os outros não imaginei que acabaria esse tão rápido. De longe, foi o que mais me empolgou entre os quatro.
De modo geral, o objetivo de encerrar uma jornada de conhecimento, evolução e amadurecimento de forma emocionante é alcançado. É uma leitura cheia de altos e baixos, mas que, sem dúvida, valeu a pena concluir.
Jessie 05/02/2021minha estante
Ela faz a Resenha dela !!!??

Larilorde 05/02/2021minha estante
Hahaha finalmente fiz uma kkkkk

João 29/03/2020

Iniciei essa saga a uns 15 anos (sim, tô velho), e foi um prazer concluí-la.
Este último, sob minha ótica, trouxe um desfecho satisfatório, sem pontas soltas, mas deixou a desejar um pouco na ?batalha final?.
Me arrastei em alguns trechos onde o excesso de descrição acabou sendo um pouco cansativo.
No geral, recomendo para os fãs de fantasia!
Ju 27/05/2020minha estante
15 anos? Acho que quase te entendo, haha. Li a primeira vez em 2009 e ainda não tinha o último livro. Comprei o último, reli os primeiros e tive um contratempo que me impediu de começar o quarto. Agora estou reiniciando a série, muitos anos depois, espero que dessa vez dê certo, hahaha.

João 27/05/2020minha estante
Li Eragon em 2005 e concluí agora. A experiência foi muito bacana. Queria muito ver como seria o desfecho. Vc vai gostar, no geral!! Rsrs

anoca 13/07/2021minha estante
????????????????

anoca 13/07/2021minha estante
parece que vc entrou na minha cabeça e escreveu exatamente oq eu penso amg

Felipe 29/07/2013minha estante
Era para o Paolini ter colocado o galbatorix desde o primeiro livro, ou senão o 2°

Nisy 29/07/2013minha estante
nossa, eu nem sei! só sei que fiquei muito frustrada com esse final viu =(

Pamela Chris 12/03/2012

Uma pena q acabou...
Metade do livro se passa em meio a estratégias de guerra, obviamente, com os Varden a avançar para alcançarem o Império. Os capítulos de Roran não me agradaram, e antes que me taquem pedras, vou me explicar: ele é um guerreiro, então tudo a sua volta se passa em cenas de batalha e percepções estratégicas. Eu fiquei boiando, porque cenas de batalhas não são mesmo o meu forte.
Nessa última jornada aparece um mistério atrás do outro, onde uns são desvendados, outros deixam a desejar. Principalmente por causa de Angela. Mas quem é essa mulher que Safira descreve como “mente velha e rosto jovem”. E por que os Urgals a chamam de Devoradora da Lua (porque eu devorei a lua, ora!)? Acho que ela é uma das personagens mais intrigantes, sábias e misteriosas do livro. Afinal, não é qualquer que consegue provar, usando sapos, que sapos não existem. Vou sentir falta dela...
Felizmente matei minha saudades de Eragon e finalmente descobri o que significa o conselho de Solembum, principalmente que está atrás dele. Acredito que todos que acompanharam o ciclo são capazes de desvendar esse mistério, mas não vão acreditar até ler com seus próprios olhos.
Em meio à jornada, há a possibilidade de vencer Galbatorix. Será que isso é mesmo possível, com ele tão poderoso e com a ajuda de centenas de corações dos corações? E porque ele tem se isolado por tanto tempo? O que está tentando descobrir? Acredito que todos que prestaram a atenção na dica de um Ra’zac têm a resposta...
Tudo muda de rumo quando uma pessoa importante é raptada e Eragon parte em busca de algo que pode tanto ajudar quanto ser uma armadilha. Há a possibilidade de um romance impossível e finalmente uma vaga esperança brota no coração do Cavaleiros...
A linguagem é desejosa, o enredo contagioso, e nos surpreende até à última página. E espero que todos estejam preparados para a despedida, porque ela é única.
Sentirei muita falta de todos, humanos, elfos, anões, dragões e até mesmo dos Urgals. E acredito que todos que lerem o ciclo se apaixonarão por ele tanto quanto eu.
Sé onr sverdar sitja hvass

www.pamelachris.blogspot.com
Felipe 01/08/2012minha estante
Concerteza até a série mais apaixonante que eu já li.
Pena e alivio dividem-me no final da série, por que aguentar mais uma eternidade por um livro do CP seria agonizante.
Mas o livro, foi satisfatorio, desvendando inumeros misterios e dando "pano pra manga" pra muitas outras historias.

Rafael 24/08/2012minha estante
Discordo quando você diz que nos surpreende até a última página. Talvez, tirando o fato de como galbatorix morreu, a única coisa que tem de surpresa é o que acontece com sloan. Pq venhamos que arya ser a cavaleira do dragão que sobrava era o mais esperado.

Pierri 24/04/2020minha estante
Kkkk...todo mundo esperava um romance e acabou decepcionado!! Mas ainda gostei do conjunto da obra.

Mandy 05/08/2020minha estante
Também não gostei

Pedro Borges 24/03/2013minha estante
Realmente, o encontro entre Eragon e Galbatorix foi uma decepção. E toda aquela história dele sair de Alagaesia e se isolar e achei uma tremenda bobagem. "Os dragões vão comer as pastagens dos anões e dos humanos". Ele poderia muito bem ter ficado.

ped5ro 16/01/2015minha estante
Concordo com tudo que você disse. Final me decepcionou muito com uma luta tosca de um dragão "aparentemente" colossal contra 2 que, juntos, não tinham metade da idade dele. Esses altos e baixos da força do Eragon são péssimos. E, talvez, o PIOR de tudo foi ler a morte completamente inútil, desnecessária e sem pé nem cabeça da Islanzadí, que morre pra um lixo de humano. Uma elfa com séculos de idade morre pra um HUMANO, e só pq ele tinha um eldunarí. Aí surge Roran, o Fodarástico e junto com mais algumas pessoas mata o cara. Que cara fdp, sério! Fiquei com mais raiva de ter feito questão da edição normal, sendo que é a mais cara!

Juliana 13/09/2013

Acompanhei a saga desde o início e vi o quanto a escrita de Paolini melhorou no decorrer da saga. Li também com satisfação a transformação do Eragon fazendeiro ao Cavaleiro de Dragão destinado a matar o tirano. Esse desenvolvimento foi convincente e perfeitamente real, do meu ponto de vista.

Entretanto, o livro não me agradou. Talvez isso seja resultado das declarações que o autor fez enquanto escrevia o livro. Paolini disse que teve "problemas pessoais, profissionais e criativos.

Para um leitor atento, isso ficou muito claro. O principal embate entre os personagens, na minha opinião, não foi nada original e, principalmente, nada emocionante. Eragon e Arya demoraram tanto para ficar frente a frente com Galbatorix que eles mereciam uma luta mais épica, um climax mais bem desenhado. O ápice da minha revolta é perceber que o rei tinha um dragão ali que não passou de figurante!! Fiquei muito decepcionada.

Muitos pontos também ficaram sem explicação e me deixaram com aquela sensação de incompletude. Nunca saberemos o destino de Murtagh, sobre os Razac e se a perda do cinto de Beloth, o sábio teria algum papel mais importante na saga ou não.

E para concluir, o final tolkieniano só mostra que seguir a fórmula é o caminho mais rápido para acabar com alguma coisa.
Rogerio 12/02/2014minha estante
As informações sobre o cinto, Murtagh, Raz´ac e etc, podem servir futuramente para outros livros. Além de que, sem mistério, fica tudo muito chato... eu gosto dos autores que deixam algo para os leitores divagarem, nem tudo precisa ficar claro! Quanto a escrita de Paolini, tem muito a melhorar, a construção de alguns personagens deixou a desejar, Arya por exemplo nunca me pareceu muito real, e o excesso de descrição afeta negativamente a narrativa também.

Lucas Testa 12/05/2014minha estante
Realmente, livro muito fraco. Cheio de explicações infantis e resoluções bobas. Levei semanas para terminar o 4º livro, ao contrário do que aconteceu com os primeiros da saga que devorei em poucos dias. Infelizmente um tremendo livro caça níquel, tudo poderia ter terminado no 3º volume sem grandes problemas.

Kelly 22/06/2014

Herança
Este é o livro da saga de Eragon que mais apresenta batalhas e conflitos. Aqui vemos que somente a união de todas as diferentes raças de Aligaësia para derrotar o antigo cavaleiro de dragão Galbatorix.

Depois de acompanhar o crescimento de Eragon como personagem e também como herói, vemos a cada novo capítulo o amadurecimento do personagem a cada decisão difícil não só para ele, mas também para o seu dragão Saphira. Seus amigos estão presentes e percebemos a instabilidade, como o medo do grupo diante do inimigo final. A batalha tem desfecho interessante e mais profundo que o esperado.

Apesar de todos os pontos positivos desta leitura acredito que faltou ousadia ao escritor em fazer um final fechado. Ele se supera em tentar fechar todos os pontos que estavam abertos, entretanto o modo como o final foi escrito deixa a entender que ele quis agradar a maioria dos fãs. Apesar disso aconselho a leitura e para quem gosta de fantasia esta é uma obra que vale a pena o investimento :D
linze 22/10/2014minha estante
Nossa,adorei sua resenha *o*
Aproveitem e façam uma visita aqui
http://league-of-legends-skins.tk/?rf=fSP4FIft8bMws cliquem

Renata 06/03/2014minha estante
Concordo completamente com vc!! Li Eragon assim q saiu em portugues, há 7 anos, e soh agora consegui arranjar tempo para ler Herança. E o final nao me decepcionou. Eh claro q meu lado romantico ficou um pouco chateado com a ausencia de beijos e casamentos haha, mas com isso eu consegui sentir o pesar do Eragon em fazer o que era certo, assim como o da arya e dos dragões. O christopher acertou.
Mas, apesar disso, senti um vazio no peito qdo acabou! Queria saber o que acontece dps... O christopher escreveu no final do livro q nao iria abandonar Alagaesia... Mas sera q fechou as portas para um livro em q apareça murtagh e thorn? Fiquei curiosa em saber o destino q levaram.. Bem como o do eragon, eh claro.
De qualquer forma, tenho esperanças q sairá mais um livro dele ambientado em Alagaesia. Pelo menos um livrinho a mais ja me deixaria mais feliz rs

Noronha 24/04/2017

Ação, muita descrição e um final chato!
A tão esperada conclusão da saga de Eragon e da terra de Alagaesia. Quase 792 paginas, mais de 60% com capitulos claramente criados para encher linguiça e descrições desnecessárias, que aliás foram parte integrante da série. Mais uma vez a quantidade de descrição e bla bla bla, fizeram com que a leitura não fosse feita com tanta atenção, bastando passar os olhos pelas letras.
O que mais gostei nesse livro, foi a maior importância do meu personagem favorito Roran. As inumeras batalhas e cenas de ação, que apesar de serem grandes e muito descritivas, deram prazer em ler. A aparição de Galbatorix, que da as caras. O grande vilão finalmente da as caras. Ele sempre é citado, mas nunca apareceu durante toda a série, neste livro ele finalmente aparece.
Quanto ao final, bem, deixo que vocês tirem suas conclusões, mas eu fiquei extremamente decepcionado e frustrado com o final. Leiam e vejam.
Aqui não há mais politicagens e sim muita ação e revelações.

Pontos Fortes: Cenas de ação.
Pontos Fracos: Descrições, blas blas blas desnecessários, final chato e maçante.
Nota final: 5/10
Ana.Paccola 08/05/2017minha estante
Concordo 100%. Fiquei muito frustrada com o final. E realmente Roran rouba a cena sempre que aparece!

Snape 30/11/2016minha estante
Ele diz que quer voltar um dia para eragon.. Talvez não tenha acabado