Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

valentina 04/01/2024

Um bom final para a história, foi uma leitura envolvente como os livros anteriores. Senti que neste livro principalmente tiveram muitos planos mirabolantes dos personagens que não foram explicados muito bem ou que eu só não entendi como eles conseguiram funcionar, o que fez com que algumas cenas que deveriam mostrar como eles são inteligentes parecerem um pouco bolsas.

Também acho que a escrita do autor evoluiu um pouco no decorrer dos livros, às vezes ainda parece um pouco imatura mas nada que torne a leitura horrível.

Gustavo195 30/12/2023

Não é uma saga sobre dragões, é sobre relacionamentos.

Vou ignorar que foi um nerd que escreveu sobre isso. Mas é bem doido ver que a relação dragão e cavaleiro é como um relacionamento saudável deveria ser. Tem expextativas, tem ciúmes, insegurança, parceria, respeito, medos e etc. Me peguei várias vezes olhando pro meu próprio relacionamento romântico enquanto lia os livros.

Eu adorei a saga, com uma batalha final esquisita que teve um desfecho milagroso sem pé nem cabeça, mas ok.

Super recomendo

Eron 13/12/2023

No início de Herança, continuamos a acompanhar as tropas dos Varden em direção à Urû'baen, praticamente uma continuidade do que vinha sendo narrado no livro anterior.
A narrativa começa alternando os pontos de vistas de Eragon e Roran, o que às vezes dá a sensação de que a história não está avançando, o que pode ser chato para alguns mas são importantes para construção das personagens.
Mais ou menos na metade do livro acontece uma descoberta empolgante, umas das partes mais emocionantes da saga.
A batalha final com Galbatorix não é tão extensa mas é satisfatória.
O mais interessante é que as últimas cem páginas funcionam como um grande epílogo, alguns pontos que ficaram de outros livros são fechados aqui. Há também toda a perspectiva do pós guerra e as suas consequências, inclusive para o destino de Eragon, que me surpreendeu positivamente.

Dhel 04/12/2023

É incrível como o autor conseguiu amarrar todos os detalhes e escrever uma batalha final tão boa quanto em Herança, encerrando toda a saga de Eragon, permitindo uma visualização muito clara do "depois".

Anesca 12/11/2023

Surpresas
Esse livro foi uma montanha russa de emoções, o inicio foi muito bom, o meio confesso q pulei as partes que eram o Roran batalhando, mas o final foi perfeito. Não foi só, eles ganharam a guerra fim, foi toda uma construção, passou um periodo pós guerra mostrou oq a Nasuada fez para manter o poder, teve despedidas, fechamentos, olha sinceramente, eu tava com o pé atrás porque li muitas resenhas falando q o livro deixava a desejar, mas nossa que construção de mundo completa e complexa. Vou sentir falta dos personagens. Mas agora, ca entre nós, prometeu nigalhas de romance e as migalhas se transformaram em microrganismooss, mas amei mesmo assim. Enfim, leiam sem medo, as descrições e o tamanho dos livros vale cada palavra e o final deixa um sentimento que não sei explicar, é feliz e triste ao mesmo tempo.

Alexandre 10/10/2023

Acabou com gostinho de "ate entendo o vilao, gente chata"
Simplesmente não tem pra que ler. Eu não gosto de deixar uma saga pela metade e terminei mais por "obrigação" do que "PRECISO saber como terminava", não. Eu não me importo e não me importei. Mas também não é um livros horrivel, apenas mediocre(mediano) a história e o universo tem MUITO potencial, mas os personagens... os personagens.. tipo os que SALVAM essa tortura que é ler um livro de 800 páginas na visão de dois BOÇAIS insípidos é a Nasuada, a Arya, o Murtagh, a Angela a Elva e só.

Se o livro se passase mais no p.o.v de outros personagens e menos no do Eragon e do Roran(que outro que só pela misericórdia, NÃO MORREU POR PROTAGONISMO E PROTAGONISMO >BURRO< não suporto esse homem) talvez eu até me interessasse mais se não fosse pela escrita.

Sobre a escrita: Esse autor GOSTA de escrever mesmo, e eu queria que gostasse MENOS, eu não estava aguentando MAIS e simplesmente no finalzinho comecei a pular TODAS as cenas de batalha e descrições longas de mais para minha sanidade(as batalhas lá pro final no p.o.v do Roran eu nem olhava direito, e me considero ainda guerreiro, porque poderia ter pulado praticamente TODOS os capítulos desse homem que não perderia NADA).

Então no final é isso. O livro não é ruim, mas é chato e tive que me forçar a terminar, esperava muito mais, e tinha potencial para ser uma high fantasia de prestígio, mas infelizmente falhou muito.

"Eu deveria ler?" Se você ja começou e por algum motivo gostou dos personagens (em especial Roran e Eragon que são 80% do p.o.v da história) e não tem tanto problema - ou preguiça - várias e várias páginas de lutas entediantes, ou simplesmente uma narração muitas vezes loonga de mais, você pode até gostar, então não se intimide. Ja caso não goste dos personasagens >NÃO se torture<

Roran é um FURO DE ROTEIRO um básico homem birr idade media. Eragon é HIPOCRITA, FALSO MORALISTA e chato. Saphira é bem arrogante mas até que da para levar. Os demais cujos não citei anteriormente gostar, são isentos de personalidade e beem tanto faz.

Isabela.Tonial 15/09/2023

Finalmente Eragon terá que enfrentar Galbatorix para libertar Alagaësia de sua tirania, porém ele ainda tem dúvida se realmente conseguirá derrotar o rei.

Danielle374 13/09/2023

Pensei muito em abandonar a leitura dessa saga, mas cheguei ao fim.

Neste último livro, temos o avanço da guerra, porém, continua um livro lento e com detalhes desnecessários. Em muitos momentos, parecia mais uma enrolação para realmente chegar em grandes momentos, que realmente eram importantes.

Mas, gostei muito da forma como os Varden acabaram com tudo e como Roran conduzia tudo. Como Murtagh se livrou de Galbatorix e como Arya e Eragon, junto com Elva e os dragões ganharam dele, mas achei algumas mortes sem sentido e desnecessárias.

Mas, no fim, gostei como desenrolou tudo, tivemos alguns capítulos para entender o pós guerra e como seria o futuro deles, de Nasuada, Eragon, Arya, Roran e todos os outros. Isso me deixou bem feliz, não espera ter essa visão.

Julio.Oliveira 05/09/2023

Meu Deus!!!! Que livro tenebroso!!!! Tinha tudo para ser uma das maiores séries de fantasia do século. O autor se perdeu, não usou os personagens de maneira clara, um plot para o futuro da série horrível... terrível.

Daiane.Nascimento 30/08/2023

O fim, ou quase...
Sei que depois deste último livro da saga temos no mínimo mais 2 escritos, mas sinto uma certa tristeza em terminar o Ciclo Herança.

Trata-se de uma leitura bastante imersiva, com personagens demasiado humanos que vão evoluindo ao decorrer da série, sendo difícil não afeiçoar-se a eles.

Uma saga emocionante de fantasia, estratagemas de guerra e política, e a luta entre fazer o fácil ou o certo. Tornou-se uma das melhores leituras do ano, e entrou para minha lista de sagas favoritas!

ThainA90 23/08/2023

Que livro bommmm, que saga boa, que final legal!!! ler todos os livros do ciclo da herança me fez entrar no mundo e na vida de Eragon tão profundamente, eu amo esses livros, amo os personagens e amo os dragões!! a história é incrível e o mundo que o Christopher conseguiu criar é tão complexo e interessante, agora vou ficar triste e vazia sem esses livros pra eu acompanhar, o autor conseguiu elevar meu nível de leitura e eu acho que só conseguirei ler outra fantasia se for nessa altura, é simplesmente incríveeeel, maravilhoso.
amo Saphira, amo Thorn, amo Glaerd e amo Murtagh ?

Daniela 16/08/2023

Despedida de um velho amigo
Não sei como fazer essa resenha sem contar nenhum spoiler, então farei uma primeira parte livre de spoilers seguida de outra com spoilers. Vamos lá?

Essa é minha segunda leitura de Herança e dessa vez eu li o livro com mais calma e com a mentalidade adulta :) para mim a sensação foi de que eu estava me despedindo de um venho amigo, já que o autor amarrou praticamente todas as histórias em aberto. Mesmo, até as que não adicionaram nada na leitura.
Senti que realmente era um grande adeus à saga.

O ponto forte desse livro é sua complexidade de world building, o autor se preocupa muito em manter a lógica e razão nos acontecimentos do mundo, mesmo que seja fictício, suas regras internas são respeitadas a medida que a história a avança.

Também achei o livro extremamente criativo e original, que o diferencia dos outros livros na saga. Senti algumas referências nesse livro também, mas nada que incomodasse.

A variedade e criatividade dos personagens também considero um ponto positivo, é uma quantidade muito grande de pessoas que de alguma forma a gente consegue se lembrar de todas, pois são muito memoráveis.

A partir de agora vou dar alguns SPOILERS para falar dos pontos negativos, que estão em sua maioria no enredo e na minha percepção emocional do livro.

Herança me pareceu uma extensão de Brisingr, no que diz respeito das aventuras vazias. Tivemos páginas e páginas de acontecimentos extensivos e aventuras que no fim contribuíram para os personagens mas não significaram nada para a história. Um dos capítulos mais frustrantes foi do voo até Vroengard, onde Saphira precisa lutar contra um ciclone. Sério? Um capítulo massante, com pouco diálogo e pouca evolução, que eu me arrastei para passar. Esse tipo de capítulo que me fez demorar quase um ano para terminar de ler o ciclo.

O FIM DESSE LIVRO foi amargo para mim, sensação de vazio e de que a comemoração por ganhar a batalha não existiu? tristeza demais, não teve o ápice, não teve a satisfação. Talvez esse fosse o ponto, mas me deixou bem decepcionada