Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Daniela 16/08/2023

Despedida de um velho amigo
Não sei como fazer essa resenha sem contar nenhum spoiler, então farei uma primeira parte livre de spoilers seguida de outra com spoilers. Vamos lá?

Essa é minha segunda leitura de Herança e dessa vez eu li o livro com mais calma e com a mentalidade adulta :) para mim a sensação foi de que eu estava me despedindo de um venho amigo, já que o autor amarrou praticamente todas as histórias em aberto. Mesmo, até as que não adicionaram nada na leitura.
Senti que realmente era um grande adeus à saga.

O ponto forte desse livro é sua complexidade de world building, o autor se preocupa muito em manter a lógica e razão nos acontecimentos do mundo, mesmo que seja fictício, suas regras internas são respeitadas a medida que a história a avança.

Também achei o livro extremamente criativo e original, que o diferencia dos outros livros na saga. Senti algumas referências nesse livro também, mas nada que incomodasse.

A variedade e criatividade dos personagens também considero um ponto positivo, é uma quantidade muito grande de pessoas que de alguma forma a gente consegue se lembrar de todas, pois são muito memoráveis.

A partir de agora vou dar alguns SPOILERS para falar dos pontos negativos, que estão em sua maioria no enredo e na minha percepção emocional do livro.

Herança me pareceu uma extensão de Brisingr, no que diz respeito das aventuras vazias. Tivemos páginas e páginas de acontecimentos extensivos e aventuras que no fim contribuíram para os personagens mas não significaram nada para a história. Um dos capítulos mais frustrantes foi do voo até Vroengard, onde Saphira precisa lutar contra um ciclone. Sério? Um capítulo massante, com pouco diálogo e pouca evolução, que eu me arrastei para passar. Esse tipo de capítulo que me fez demorar quase um ano para terminar de ler o ciclo.

O FIM DESSE LIVRO foi amargo para mim, sensação de vazio e de que a comemoração por ganhar a batalha não existiu? tristeza demais, não teve o ápice, não teve a satisfação. Talvez esse fosse o ponto, mas me deixou bem decepcionada

triz 07/08/2023

"Nós jamais estaremos sozinhos, pequenino"
Bom, é difícil colocar em palavras o que a história de Eragon e de seu dragão Saphira representam, mas vou tentar.
No último volume dessa saga do universo fantástico de Cavaleiros de Dragão, Christopher Paolini encerra de maneira simples e surpreendente a jornada do Matador de Espectros. Eragon não é mais o menino que saiu do vale Palancar acompanhado de Brom, embora seu coração continue puro e alinhado com seus deveres. Dessa forma, o embate tão esperado entre Rei traidor e Cavaleiro, não poderia se desenrolar de maneira diferente.
O livro "Herança" fecha ciclos, deixa perguntas abertas, mas sem te deixar com a sensação de que está faltando algo. Assim como as personagens do livro, os leitores são levados a entender que as coisas são e acontecem da maneira que devem, e na minha singela opinião, não há final melhor do que aquele que te dá a compreensão total de fi al de jornada. Sim, nós tínhamos que parar aqui.
Quanto estava em determinado capítulo, me peguei pensando que um ponto negativo seria o fato de que o grande e tão aguardado combate, se desenvolveu de modo simples demais, porém mais uma vez o autor nos faz entender que só poderia ocorrer daquela maneira!
Espero revisitar Alagaesia alguns vezes, rever velhos conhecidos, ouvir as mesma histórias e me surpreender com as magníficas singularidades do mu do criado por Christopher Paolini!
Leiam o Ciclo da Herança, conheçam Eragon, admirem Saphira, se encantem com Arya, amem Roran e Katrina, tenham sentimentos confusos por Murtagh e se impressionem com Nasuada. Eu garanto que vocês não vão se arrepender!

Vinicius.Anklam 03/08/2023

Li os quatro livros de uma vez , foram quase 3 mil páginas. Confesso que essa obra não me agradou, muitas páginas desperdiçadas que poderiam ser melhor aproveitadas se os livros fossem mais curtos ou que tivessem mais momentos marcantes na série que recompensasse o leitor. Decepção para com o protagonista que demorou muito para se desenvolver, tendo o segundo livro inteiro como um treinamento e que poderia ter sido menor, também o terceiro livro que não tem um objetivo claro, parecendo ser um livro com várias sidequests que não agregem ou pouca coisa ao personagem principal e ao universo de Eragon. De novo venho reclamar e criticar sobre as batalhas que não são detalhadas, marcantes e muitas vezes, você leitor sente que não sabe o que está acontecendo. Quase todas as escolhas do protagonista eu escolheria seguir por um outro caminho que fossem mais interessantes.

Em resumo, é um livro de aventura e ficção mediano que eu não recomendaria para outra pessoa justamente pelo número de páginas grande demais e pelo pouco entreterimento dentro da obra.

Fernanda631 31/07/2023

Herança (Ciclo da Herança #4)
Herança (Ciclo da Herança #4) foi escrito por Christopher Paolini.
O livro Herança, a finalização da história de Eragon é um livro que podia ser metade do seu tamanho? Sim, mas não me entenda mal. O fim da história de cavaleiro e dragão é boa e termina como deveria ser, mas a quantidade de histórias intercaladas com os momentos realmente importantes do enredo chega a ser perturbador.
temos aqui: humanos, elfos, anões, e as criaturas mais amadas do universo mágico: Dragões. Seres poderosos, leais e inteligentes. Os dragões da história são mais do que montaria e sim reais companheiros de seus cavaleiros de dragões e personagens que impactam diretamente no destino desta jornada.
Eragon, mesmo agora depois de tanto tempo se preparando para esse momento, ainda não sabe como irá lidar com Galbatorix. Nem ele e seus companheiros tem muita esperança de que derrotar o rei seja, no mínimo, possível.
Esse é o tom da narrativa de Herança: um lugar de medo e insegura. Uma busca por uma resposta ou uma chave final que irá tornar possível entrar na cidade de Uru’baen e derrubar o rei do trono.
O desespero está literalmente na cabeça de todo mundo: o rei é forte demais, e a gente só está aqui porque ele quis que fosse assim.
E Eragon, que nem mesmo consegue derrotar Murtagh, ainda sim precisa tomar decisões e tornar isso possível. Em Herança, nome aliás muito perfeito para o livro temos a luta final. E poderemos conhecer se tudo o que Eragon se tornou vai ser suficiente para derrotar Galbatorix que pode ser um monstro, mas tem um poder infinito em suas mãos e ainda manipula cruelmente Murtagh e seu dragão Thorn que foi o antagonista principal do livro 2 e 3.
Então, de certa forma, ele ainda precisa descobrir muitas coisas.
E aí que vem o problema. Ao tentar trazer essa ansiedade dos personagens e lentidão de acontecimentos, por assim dizer, a narrativa ficou focada em detalhes muito pequenos.
É claro que a guerra também possui momentos de calmaria. Cercos, por exemplo, levam tempo e as coisas ficam meio paradas mesmo. Mas não há necessidade de impor esse mesmo ritmo entediante no leitor também.
O final poderia ter sido bastante resumido, na minha opinião.
O último livro de um ciclo deve ser aquela edição que tudo se encaixa e te despede do universo e dos personagens de Alagaesia.
E é isso que o livro promete e cumpre. O final “geral” é bastante previsível, mas os detalhes do enredo deixam esta despedida um pouco triste. O próprio Eragon se sente assim, já que é ele que precisa lidar com as consequências e a responsabilidade do que está a diante.
O autor nos apresentou personagens complexos: Nasuada, a jovem que assumiu o manto de liderança do pai e lidera a revolução, Arya a elfa que poderia ter sido apenas o interesse romântico de Eragon, mas vai muito mais além, com sua sabedoria e coração partido, Roran, primo de Eragon, que sem poder algum se mostrou um herói.
Murtagh, cuja vida nunca teve alegrias até ser escolhido por Thorn como seu cavaleiro de dragão, mas isso o deixou aprisionado a Galbatorix. Glaerd e Oromis e muitos outros.
Eu só queria que todos sobrevivessem e fossem felizes, mas é um livro que fala sobre a necessidade de pessoas não se esconderem e lutarem contra o mal. E guerras não poupam pessoas de bom coração!
Posso dizer que apesar de nem tudo ter sido felicidade, a história se encerra de forma brilhante.

Camila.Moscatelli 16/07/2023

Gosto muito da escrita do autor, me deliciei na leitura, exceto pelas partes da guerra. Mas admito que me decepcionei com o final?

carlsenluv 28/06/2023

Alagaësia
O que dizer desse livro, vou começar com as coisas básicas. A escrita pode sim ser lenta e detalhada, mas na minha opinião é isso que trás uma parte da magia da história, as trocas de ponto de vista são perfeitas e ocorrem no momento certo. Os personagens são incríveis, cada um tem a sua autenticidade e sei jeito único, tanto que você acaba se apegando aos personagens sem perceber. A história... incrível, com certeza nesse momento é a minha saga de fantasia favorita, uma das melhores que eu já li com um desenvolvimento incrível, eu amei tudo nesse livro, tudo que ele ensina, as partes divertidas, todos os desafios e tudo mais que o autor escreveu. Não tenho palavras para descrever tudo que eu senti lendo esse quatro livros e se eu fosse realmente começar a falar eu não pararia mais. Tenho um sentimento de solidão agora que eu terminei essa saga e confesso que eu realmente me apeguei a história e aos personagens.

Thiago 14/06/2023

Série fantástica!
Comprei os 3 primeiros volumes desta séria em 2010, mas só agora encaixei-os na minha lista de leitura. Ao mesmo tempo que lamento por não ter lido antes, também não posso esquecer do prazer atual que me proporcionou.

Um história que prende o leitor do início ao fim. Personagens cativantes e um senso de propósito digno de toda boa história de Cavaleiros e Dragões. Vai deixar saudades. (Mas confesso que já vou ler "O Garfo, a Bruxa e o Dragão", e não poderia ser diferente... preciso saber mais sobre a Alagaësia).

Arthur Piesco 11/06/2023

Fechamento lindíssimo e justo!
Herança trás a conclusão para a série de quatro livros que contam a jornada de Eragon, o último cavaleiro de dragão livre na Alagaësia.
Um livro com um bom dinamismo, sabendo a hora de mudar entre os pontos de vista dos personagens, que apesar de nem sempre serem de extrema importância para a trama principal, contribuem para o bom desenvolvimento dos personagens, os quais são muito cativantes, que a obra apresenta no geral.
Pode ser que, ao ler, suas experiências não condizam com suas expectativas sobre a história mas é inegável que foi um trabalhado com um nível de detalhamento, sutileza e imprevisibilidade impressionante! E isso sempre conseguindo ser justo em seus acontecimentos.
Um livro repleto de ação, emoção, mistérios, tristezas e reflexões (possivelmente até para o leitor em níveis mais pessoais), conjunto de coisas esse que faz valer a pena cada uma das quase 800 páginas (principalmente pelo final).
Recomendo muito a quem tiver o privilégio de se aventurar com Eragon e experimentar esse mundo fantástico de fantasia!

Pri_cila 27/05/2023

Meu livro preferido
Resenha sobre a coleção herança, não só esse livro:

Melhor livro que eu já li, me julguem se quiserem...

Tem de tudo e adoro que o autor não dá ênfase em romance, tem só a pitada certa... Ou seja, o livro não é baseado em cima do romance, é baseado plenamente em um jovem com um dragão ( por sinal que jovem, mds ).

É totalmente incrível, adoro tudo nesse livro, adoro que tem uma personagem feminina mais forte que o principal, adoro que o personagem principal é visto como herói só no fim, pq durante o livro vc acha ele a pessoa mais estúpida do mundo.

E gente, vamos falar das capas?????? Cara, que tipo de perfeição é essa, eu quero um dragão pra mim, tem na shopee será? Akkakakaka

Deéh 07/05/2023

Não acredito que acabou...
Citando Jorge Luis Borges: ?Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca.?

Minha estante está longe de ser chamada de biblioteca, mas já é meu pequeno paraíso.

Hoje finalizei a leitura do livro Herança da saga Eragon, e estou sentindo um mix de sentimentos. Tristeza pois acabou, felicidade pela forma que acabou, dentre muitos outros sentimentos.

Estou em êxtase com essa saga, e esse sentimento maior está me deixando um tanto abalada. A última vez que senti tal emoção, foi quando li Nárnia.

Não acredito ainda que acabou, gostaria que algumas coisas tivessem terminado de outra forma. Porém, não mudaria nem uma frase do autor.

Esse livro é maravilhoso, essa saga é maravilhosa.

E como disse Carlos Drummond de Andrade: ?A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.?

carolsnook 01/05/2023

Aos prantos.
De longe, o melhor livro da saga. Contemplar de forma clara a maturidade do Eragon foi de uma satisfação muito grande. Com ensinamentos simples, Christopher conseguiu transmitir uma mensagem muito bonita de verdadeiro companheirismo. Grata por ter conhecido um universo com pontas tão bem amarradas e construído com muito carinho! Me emocionei mais do que esperava no final!

Daiane574 16/04/2023

Finalmenteee consegui terminar de ler. E só consigo pensar que preciso mais mais sequências. Ainda tem tanto que quero acompanhar.
Vou sentir falta.
Ótima história, adorei