Pequenos incêndios por toda parte

Pequenos incêndios por toda parte Celeste Ng

Resenhas - Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Sílvia 01/10/2023

Esperava mais
Achei o livro meio arrastado, tem uma história interessante, mas não me apeguei a ela. Me decepcionei um pouco

Tecotheo 27/09/2023

4 ?
Acho sim que o nome do livro passa uma coisa mas o livro em si passa outra coisa. Fui na expectativa de ser um suspense meio pesado e esses negócios de detive, não era. Foi uma coisa mais drama de família, relação entre mãe e filha e adolescentes sendo babacas e irresponsáveis.

Mas mesmo eu imaginando outra coisa e quase abandonei 2 vezes, eu gostei muito. Não foi um livro incrível mas foi um livro bom. Fala de uns assuntos bem importante e pesado pra algumas pessoas, como o aborto, abandono de criança etc...

Minha personagem favorita com toda certeza do mundo é a Izzy. Meu deus, comecei "odiando" ela, e no final elogiei ela como se fosse minha melhor amiga. O resto e só resto mesmo ?

O final e meio nhe, não gostei e não entendi, por isso não dei 4,5 ?.

(Leiam sem ver vídeos no tktk, eles vão fazer você mudar de opinião. E cada pessoa reage de um jeito a cada leitura)

Recomendo muito pra quem gosta de livros que falam sobre problemas familiares.

A série na minha opinião é uma bomba, não gostei nenhum pouco! Mas recomendo pra quem não quer ler o livro e quer ver a série.

Larissa3666 16/09/2023

Que livro maravilhoso
Essa foi a minha melhor leitura de 2023 até agora!
A história mais o estilo de escrita da autora me prenderam muito!
Senti empatia por todos os personagens! Consegui sentir a motivação de todos eles!
E não achei o final ruim como tanta gente achou. Eu esperava algo assim, sem um grande desfecho.
Simplesmente amei!!!!
Yas Colucci 23/09/2023minha estante
Acabei de terminar e gostei desse final em aberto, só senti falta de um destaque pros outros três filhos, Moody, Trip e Lexie

Viviane718 28/02/2024minha estante
???

Jane.FAlix 11/09/2023

Esperava mais
A narrativa aborda muitos temas: relacionamento entre pai e filhos, adoção, barriga de aluguel, aborto ,etc. Mas um que me chamou atenção foi a maternidade explorada de diversos ângulos. Talvez até como um embate entre mãe perfeita (Elena) e mãe completamente oposta (Mia), o que pode gerar algum debate. De resto achei que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos.

Rapha Lins 29/08/2023

Aqui amamos drama familiar e dinâmica de classe
Toda vez que leio um livro, algum pensamento se destaca dos demais pra descrever a experiência da leitura. O pensamento que veio em Pequenos Incêndios por Toda Parte foi "que livro elegante".

Vou abrir um parênteses pra explicar melhor o que quero dizer com isso, usando o filme da Barbie como referência.

Vi alguém falando que o monólogo da America Ferrera não era elegante, do ponto de vista narrativo, por ser muito expositivo e simplificar demais pro público entender, apesar de necessário tanto pra própria história quanto pro nosso momento social/cultural. Acho que isso ficou na minha cabeça.

Pequenos Incêndios é o oposto. Ele não simplifica demais pra te fazer tomar um partido, ele não explica o bê-a-bá dos acontecimentos. Ele quer testar que tipo de leitor o interpreta. Ele tem subtexto e mensagem subliminar e quem pegar pegou.

Acho essa pegada interessante, nem melhor, nem pior que outros recursos, mas me chamou atenção particularmente nesse livro. Os personagens se dividem em ideologias e razões pessoais e você é convidado a também pensar de que lado vai ou quer ficar.

Outra coisa que achei interessante é que o livro é guiado quase todo por descrições, com poucos diálogos e ainda assim flui. Talvez seja o tema que, apesar de sério, vira uma grande fofoca (além dos Pequenos Incêndios, as críticas sociais também estão por toda parte).

Uma coisa que senti foi a sensação devastadora de perda que uma determinada personagem passa em certo momento. Acho que eu nunca senti um desespero tão grande lendo, o que me pegou desprevenida porque eu nunca imaginei que o contexto dessa perda ia me afetar tanto.

Enfim, é um livro excelente, perfeito pra ficar horas acordada de madrugada olhando pro teto, escavando cada pedacinho.

luasmoon 28/08/2023

Pra passar o tempo
O livro não é ruim, muito pelo contrário. Mas também não é o melhor que já li. Eu AMEI a escrita da autora, que conseguiu contar a história de todos os personagens sem deixar ninguém de lado, fazendo com que eles fossem mais detalhados e humanos, menos caricatos do jeito que estamos acostumados a ler em vários livros. Esse livro é uma grande fofoca. Só fiquei incomodada com o final, como se ele tivesse ficado incompleto e sem graça. Queria que alguns personagens tivessem tido a chance de se redimir.

O livro envolve questões muito importantes como família, maternidade, raça, classe social e justiça social, além de possuir bons plots (mesmo que previsível)

Enfim, ótimo livro pra passar o tempo, ainda mais que a leitura é super fluída e gostosa.

Julieth 27/08/2023

Várias histórias em uma só
Primeiro livro da autora e fiquei muito surpresa como ela conseguiu entrelaçar várias histórias em uma só.
Mesmo quando ela narrava a história de uma personagem específica e todas as outras ficavam num segundo plano, como bailarinos na coxia esperando pra voltarem ao palco quando um solo terminasse, não fiquei nem menos intrigada e nem esquecia dos outros personagens e suas histórias esperando pra voltar a cena.
O jeito que a autora aborda os diferentes casos sobre maternidade, e esse pensamento constante de certo e errado, me deixaram pensativa por vários e vários dias.
Só não dei 5 estrelas porque achei o final um tanto abaixo do que esperava, porque principalmente queria muito que algumas verdades fossem reveladas e algumas pessoas pudessem ser redimidas. Mas faz sentido que a autora tenha escolhido terminar assim, e não deixou de ser muito bom e válido que outras pessoas leiam.

Giovanna.Charrone 27/08/2023

Pequenos Incêndios por Toda Parte - Celeste Ng
- uma reflexão foda sobre relações familiares
- a questão da bebezinha alugou um triplex na minha mente
- escrita mt boa
- no geral é um bom livro, mas o final foi muito capenga xoxo manco anêmico e inconsciente, por isso nota 7/10

Ferflus 17/08/2023

Primeiro livro que leio da autora e amei sua maneira de contar histórias.
Certamente lerei outros.
Uma história envolvente que nos instiga a continuar para saber o final.

skuser02844 10/08/2023

Meu Top 2
O fim dessaaaaa obraaaaaaaaaa, mds que livro sensacional, amo o gostinho de saber cada detalhe de cada personagem, muito envolvente, realista em sentido literal, o prazer de poder conhecer mais sobre a vida da maternidade de vários antigos.

Sui30 04/08/2023

É um livro ótimo que envolve com sua escrita. Já tinha assistido a série mas não lembrava dos detalhes e como é contado no livro é muito melhor. Deixa muito mais mistério e as cenas vivas na mente.

Indico a leitura

vicky 28/07/2023

É depois de pequenos incêndio que as coisas mudam
Leitura muito fluída, a trama não tem um grande mistério ou algo em si é mais uma leitura para refletir sobre relações familiares e como isso influencia em quem somos na nossa vida adulta.

Tati 23/07/2023

"Acho que, na maioria das vezes, todo mundo merece mais de uma chance".

Gostei da história, a evolução dos personagens é interessante, porém achei o final meio vago.

Murilo Lorençoni 23/07/2023

Uma história sobre relacionamentos
Gostei muita da maneira como a história se desenvolve. Principalmente sobre como cada personagem é aprofundado ao longo da leitura e vai ganhando camadas. Gostei bastante da construção dos personagens e das discussões abordadas durante o enredo