Pequenos incêndios por toda parte

Pequenos incêndios por toda parte Celeste Ng

Resenhas - Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Fred Zanitti 08/06/2023

Não pra tanto!
Escolhi este livro porque li vários relatos que era um livro incrível, fascinante e com uma estória surpreendente. O fato é que não vi nada disso, resumidamente, o livro é baseado em três atos: rebeldia, arrependimentos e consequências. O início conta o fim, ou seja, logo no primeiro capítulo a autora já nos dá uma visão de um grande acontecimento do final e a partir daí relata o que levou a isso. O grupo de adolescentes composto pelos filhos dos Richard e a filha de Mia, uma fotógrafa sem muito sucesso que acaba trabalhando para os Richrad, são os pilares da estória. O fato é que todos os personagens tiveram seus momentos de rebeldia, todos se arrependeram em algum momento de algo que fizeram e todos tiveram que arcar com as consequências das suas escolhas, seja pelo fato de terem sido rebelde ou por arrependimento. A estória aborda temas como adoção, rapto, aborto e outros atos criminosos. Achei tudo muito "light" sem grandes consequências mais rígidas para todos os tipos de crimes cometidos.

Nah 07/06/2023

Sobre mães, filhos e escolhas
Recém-chegadas a Shaker Heights, uma comunidade onde tudo corre dentro da mais perfeita organização, Mia Warren e sua filha Pearl se estabelecem numa casa, alugada da Sra. Richardson, uma mulher que preza por uma vida determinada por regras.

Mia é uma artista que vive em constante mudança, passando em cada lugar a que chega apenas o tempo suficiente para desenvolver algum projeto. Acostumada à vida da nômade, a jovem Pearl fica feliz ao ouvir dos lábios da mãe que elas vão permanecer definitivamente em Shaker Heights.

Porém, poderá uma pessoa com o espírito livre e desprendido como Mia permanecer em um lugar onde tudo é planejado, até mesmo as cores que podem ser usadas na pintura das casas? Trazendo consigo segredos de um passado conturbado, ela acredita que sim.

Aos poucos, as duas vão se acostumando à rotina do local e criando laços com a família Richardson: Pearl através da proximidade com os filhos adolescentes do casal; e Mia através de um contrato de trabalho com Elena Richardson.

Porém, a disputa pela guarda de um bebê sino-americano divide não apenas os moradores de Shaker, mas também joga faíscas na interação entre Mia e sua locatária.

Numa narrativa envolvente e impactante que tem como tema central a relação entre mães e seus filhos, o livro também traz reflexões sobre o peso de nossas escolhas e as consequências que elas podem trazer.

É um livro que fala muito sobre onde as decisões que tomamos podem nos levar.

Pequenos Incêndios é um livro profundo e emocionante que traz reflexões sobre como a vida pode ser um compilado de recomeços. Uma narrativa envolvente que explodiu minha cabeça e me fez chorar até desidratar.

Se você gosta de um bom drama capaz de te fazer refletir, se emocionar e ficar encarando o vazio depois de finalizar a leitura, Pequenos Incêndios é o livro perfeito pra você.

Natalia Faria 31/05/2023

Embate de opiniões
A cidade de Shake Heights é um grande modelo do perfeccionismo buscado pela sociedade burguesa, algo tão bonito e frágil como um véu. Por conta disso a chegada da artista Mia e sua filha Pearl, duas mulheres que não fincaram raízes em local algum, pode se tornar um incômodo para aqueles que vivem nesse paraíso há muito tempo. Não é de se estranhar que Elena, a proprietária do imóvel em que mãe e filha vão morar na nova cidade, inicie sua relação com elas de maneira muito cordial e generosa, entretanto, basta uma divergência de opiniões para despertar sua desconfiança.

A trama segue as interações da família de Mia com a de Elena, enquanto um grande acontecimento divide opiniões na cidade e reflete diretamente nos relacionamentos entre ambas. Se você espera um grande mistério, talvez vá ficar decepcionado. Esse é um livro de cotidiano, que vai aprofundar nas personalidades e principalmente nas dificuldades das relações entre os personagens. Aborda de múltiplas formas sobre a maternidade, o que se espera de uma mãe e o modo como se conectam com seus filhos. Além disso, principalmente no arco da Elena, vemos o quanto os nossos sentimentos negativos perante a outras pessoas, na maior parte das vezes retratam as coisas que não gostamos de nós mesmos.

Embora em algumas partes a leitura tenha sido tediosa, afinal, estamos acompanhando o dia a dia dos personagens e nem sempre a rotina se mostra atrativa, eu gostei muito da história e do que ela traz de reflexão. Mesmo que há um favorecimento por uma determinada opinião, a apresentação dos dilemas deixa para o leitor a tarefa de julgar e defender o que ele próprio acredita, o que para mim é um grande acerto da autora. Minha personagem favorita foi a Izzy, uma das filhas da Elena e me deu um aperto no coração o seu desfecho.

“Acho que, na maioria das vezes, todo mundo merece mais de uma chance. Todos nós fazemos coisas de que nos arrependemos de vez em quando. Você só tem que carregá-los consigo”.

Recomendo para quem gosta de dramas familiares e da temática da maternidade.

Cibelle 30/05/2023

Li o livro primeiro com a intenção de assistir a minissérie graças ao elenco, não estava com tanta expectativa, mas me enganei completamente.
O que parece ser um livro comum, que se passa numa cidade muito bem planejada, de classe média alta, esconde segredos muito mais profundos. Tive um problema no começo para engatar na história, pois pensava que seria um livro muito "fora do meu gosto literário", mas quando os personagens e o enredo começaram a se desenvolver, eu não conseguia mais largar porque queria e PRECISAVA saber o que iria acontecer no final.

Foi meu primeiro contato com o trabalho de Celeste Ng, e já estou procurando outros livros da autora para devorar!

Vic feitoza 25/05/2023

Sensacional
Acho que a celeste está se tornando uma das minhas autoras favoritas, o jeito como essa história te prende sem você perceber, o quanto você se apega aos personagens e o QUÃO ESPECÍFICA É A ESCRITA DESSA MULHÉ, afff, eu amei. Quero muito ver a série agora

Micheli Marques 22/05/2023

Apesar de ser o tipo de leitura que eu gosto, adoro dramas familiares, eu achei a leitura meio arrastada. Parece que demora para acontecer as coisas. E o final é um tipo que eu não gosto muito, ficaram muitas perguntas sem resposta.

Maria 22/05/2023

Leitura boa para acompanhar o cotidiano
A autora tem ótima escrita, sabe como criar a atmosfera de um livro, no entanto, o livro foi muito parado, não teve nenhuma revelação ou plot na trama. Senti que muitas coisas ficaram mal resolvidas e que os personagens não foram aprofundados, como no seu outro livro ?tudo que eu nunca te disse?. Apesar de abordar temáticas importantes como adoção, aborto, classes sociais, o livro narrou o cotidiano dos personagens por alguns meses de ?forma superficial?. Não consegui gostar de nenhum personagem, nenhum. Único fator que me prendeu realmente foi a escrita da autora.

Emi 19/05/2023

"Uma vida inteira de considerações práticas e confortáveis se acomodou sobre a fagulha que havia dentro dela feito um cobertor grosso e pesado."

juju 16/05/2023

Esperava mais
Não lembro nem quando comecei esse livro, sinceramente! leitura muito lenta, parece que nada acontece mas a tensão entre a vida de mia está sempre rolando, o livro é bom mas não é uma leitura fluída e nem taaao cativante

Camila 15/05/2023

Um compilado de vidas entrelaçadas onde cada personagem é um mundo. Amei a borragem sobre as diferentes maternidades e como o olhar do outro muitas vezes é mais assertivo sobre quem nós somos.

Miranda.Perozini 07/05/2023

"Você sempre pode queimar tudo e começar outra vez"
Quando me falaram sobre esse livro, na?o acreditei que poderia realmente me prender.
Felizmente, me surpreendi. Celeste Ng traz a histo?ria muito bem entrelac?ada de quatro
ma?es completamente diferentes, que precisam lidar com seus filhos, passado e
personalidade.

Em um paralelo inteligente, mostra aos leitores o quanto a classe social e a cor da pele
influenciam a nossa vida. De um lado, uma jornalista de classe me?dia, branca e a ti?pica
?housewive? americana, com quatro filhos - nada - perfeitos. De outro, uma artista no?made
que passou por muito para conquistar a liberdade. Ambas sacrificaram muito por seus
filhos.

Como se na?o pudesse melhorar, a adaptac?a?o para a TV trouxe em seu cast Kerry Washington e Reese Whiterspoon, que parecem ter sido feitas sob medida para a geniosa Mia e a perfeccionista Elena.

Com um elenco infantil extremamente talentoso, Little Fires Everywhere e? uma emocionante leitura que, nas telinhas, se transformou em um thriller viciante.

Ao final - surpreendente, por sinal - na?o e? nas personagens em quem nos vemos apegados.
E sim nas mu?ltiplas interpretac?o?es sobre a vida. Ate? porque, ?voce? sempre pode queimar
tudo e comec?ar outra vez?.

O livro esta? disponi?vel na Amazon, e a se?rie foi adicionada recentemente ao cata?logo do
Prime Vi?deo.

Karolinny2 01/05/2023

A fotografia mais linda de Celeste Ng
Que livro lindo! Amei a escrita da autora e com certeza lerei outras obras dela. A forma como ela expressa cada sentimento, cada personagem, numa narrativa cativante! Lindo!

Cada personagem tão lindamente desenvolvido, de forma suficiente para a trama geral. Me peguei muito próxima de Izzy, de sua personalidade, sua particularidade? é muito bom quando se é vista e compreendida.

As fotografias finais são inebriantes! Com certeza eu iria numa exposição de Mia Warren.
Apaixonada!! ???

Nina 26/04/2023

Livro x Série
Fiquei bastante impressionada com a proximidade da adaptação para a TV. Já tinha assistido a série há um tempo e quis ler para poder ver qual era melhor. Senti o livro mais sombrio e real. Mas não acho que a adaptação para a TV tenha sido ruim.

Esse livro abre debates fundamentais. Não só no que diz respeito às vivências femininas e a pressão que mulheres vivem diariamente, em todos os sentidos, mas principalmente em como a questão racial permeia as vivências. Precisamos atentar sobre como mulheres pretas sofrem cobranças e pressões de cunho racial para além da misoginia.