Paraíso Perdido

Paraíso Perdido

Resenhas - Paraíso Perdido

@thereader2408 16/07/2021

Melhor reinar no inferno que servir no céu
Um belo dia Lúcifer desafiou Deus, que não deixou barato, e enviou seus anjos para subjugar o anjo rebelde e seu secto para o inferno. Ao serem vencidos os anjos, agora demônios, desejam se vingar. Mas como fazer isso? Se via embate direto foram derrotados. Belzebu deu uma ideia. Um novo mundo foi criado para o Homem, a nova criatura de Deus, caso seja descoberta a fraqueza deste, a vingança tão almejada possa ser alcançada.

E é assim que começa a história de Paraíso Perdido ilustrado pelo artista Pedro Auladell baseado no clássico épico de John Milton, a HQ é perfeita para quem tem curiosidade sobre a obra, mas não tem vontade de encarar o original que tem mais de 300 anos. Foi a primeira poesia épica que eu li e gostei de verdade, já tinha lido A Ilíada, a Odisseia e A divina comédia de Dante, mas tive dificuldades e a leitura não fluiu, mas Paradise Lost de John Milton foi maravilhoso e tem resenha aqui neste IG.

A caveirinha caprichou nesta edição e a arte do Auladell é linda, uma verdadeira obra de arte e tem várias referências a pinturas clássicas que conversa perfeitamente com a história contada por Milton, uma das obras mais clássicas da humanidade...devo avisar que não é um quadrinho convencional, tem poucos diálogos e você precisa interpretar as imagens, por isso seria bom ler a obra original primeiro, apesar de que esse quadrinho funciona por si só.

Um fato que me chama muita atenção em Paraíso Perdido é a figura de Satã que nas mãos de Milton recebeu protagonismo, mais que as figuras de Adão e Eva, é um dos personagens mais interessantes e complexos da literatura. Em algumas partes a gente torce pelo Diabo e Milton fez isso em 1667!! Dá para acreditar?? O conflito entre Deus e Satã, assim como o desejo de redenção deste último, virou um marco sobre a criação do mundo até a queda do Homem. Essa obra é tão importante que influenciou figuras famosas como Mary Shelley, Lord Byron, William Blake, C. S. Lewis, Philip Pullman e Neil Gaiman.

Ó, por que não me criou um anjo inferior? Assim não haveria nascido em mim, quiçá², a ambição de superá-lo.
Não haver-me-á misericórdia?
Não, não pode haver.”
— Lúcifer, John Milton

Canta, ó musa celeste!

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CRZ8ZuBLsy9/

Camirota 08/02/2023

Outra visão.
Livro incrível! O poema de John Milton já é tocante por si só, mas essa edição o elevou, é um luxo que combina perfeitamente com o texto e a época, também nos traz outra visão sobre o que é mostrado, é sombrio, porém bonito.

Bruno Henrique 15/04/2020

Perfeito
Arte incrível, texto lindo. Gosto da narrativa de Adão e Eva como mito simbólico. Aqui a história foi recontada com foco na queda de Lúcifer o tornando protagonista e desenvolvendo todo seu sofrimento após desafiar Deus seu criador e cair para o inferno, tornando-se Satã. Isso dá mais profundidade a Lúcifer do que apenas uma manifestação da maldade pura e crua.

Nina 04/08/2021

Linda HQ que representa bem o clássico
A adaptação para graphic novel deste clássico sa literatura mundial foi muito bem feita que nos ajuda a visualizar esta jornada épica de Satã para corromper Adão e Eva.

Belíssimo.

Erudito Principiante 28/05/2023

Ótima graphic novel
Quando li Paraíso Perdido, obra máxima de John Milton, fiquei em estado deslumbre durante quase toda leitura. O poema da queda do homem é simplesmente fascinante em todos os sentidos.

Dito isto, resolvi conferir essa graphic novel da Darkside ilustrada e roteirizada pelos ilustrador e quadrinista espanhol Pablo Auladell.
As ilustrações são bem heterodoxas para uma graphic novel, o que me causou estranhamento no início. Mas depois compreendi a proposta do artista, apesar de ter preferido que a arte fosse mais semelhante à do quadrinista americano Alex Ross.

É muito bom para quem nunca leu Paraíso Perdido pois instiga o leitor a procura o livro. E para quem já leu é interessante pois mostra visão distinta daquela que nos acostumamos a ver na arte de Gustave Doré. Trocando em miúdos, recomendo a leitura sem maiores ressalvas.

Ruan.Oliveira 30/09/2021

Magnífico
Confesso que não sabia direito o que esperar quando engarei nessa hq. Sabia do que se tratava, mas não esperava que fosse me acrescentar tanto.

Além da beleza, pois convenhamos que é uma edição de deixar qualquer um de boca aberta, a hq vai muito além do que a gente conhece sobre o tal do Jardim do Eden. Mostra escancaradamente que Lúcifer e Deus não são assim tão distintos quando comparamos os meios pelos quais agem para obter seus ideais.

A crítica escancarada que nos mostra a ideia de que pro céu só se mantêm aquele que crê sem questionamentos, aquele que aceita e acredita cegamente tudo que recebe de seu Deus. E um Lúcifer que é condenado por questionar, por não querer baixar a cabeça como todos os outros anjos. Não tomo parte de nenhum dos dois, pois percebemos a falha comunicativa e a tendência de sempre agir por meio de extremos.

Adão e Eva são o reflexo disso, criados apenas para alimentar o ego de seu Deus e condenados por não confiarem cegamente e se deixarem serem influenciados pela sede de vingança de Lúcifer, mandado para viver no inferno, mas no fim libertanto todo o "mal" que conhecemos.

Não recomendo que essa hq seja lida de forma rápida, é pra ser absorvida, apreciada. Terminei querendo muito ler o livro completo de Milton, mas temo não conseguir ler algo tão rebuscado, quem sabe um dia.

Ana Paula Avila 26/11/2022

Uma obra espetacular. Li Paraíso Perdido antes de ler a HQ, e pra mim foi uma experiência fantástica. Vale muito a pena ter essa preciosidade na coleção e visitá-la de tempos em tempos.

Allana.BrandAo 15/03/2022

Olha, sem nem o que dizer. História maravilhosa, super romantizada do jeito que a gente gosta KKKKKK.

Cada retrato é lindo, cada personagem tem uma marca, uma presença especifica. As emoções são bem representadas, na sua forma mais intrínseca, principalmente as de Lúcifer, nosso protagonista.

Literalmente e também de uma perspectiva conotativa, é um poema em forma de quadros belos. A beleza da obra é explícita, e não existe maneira de discorrer sobre sem ressaltar isso.

Definitivamente uma história que vale a pena ser lida e apreciada por qualquer um, do mais ao menos religioso. Paraíso Perdido é uma reflexão sobre doutrinas, sobre nossos valores e sobre o que é ensinado a muitos de nós.

Vinicius.Dias 08/10/2020

Um clássico em traços melancólicos e profundos
Essa Graphic Novel foi feita pelo desenhista espanhol Pablo Auladeil e é uma adaptação do poema Paraíso Perdido, escrito por John Milton no século XVII. Obra central da literatura inglesa, esse poema narra a trama dos anjos caídos após a rebelião no paraíso, a manipulação de Lucifer para fazer Adão e Eva comerem o fruto proibido e a queda da humanidade. Essa releitura levou 7 anos até que fosse concluída e valeu cada segundo de espera. A obra é maravilhosa.

Tudo começa com Satã acordando no inferno e juntando sua tropa (cerca de 1/3 dos anjos que se rebelaram junto dele) para discutirem qual seria a vingança contra O Criador e sua falange de anjos. Após algumas discussões, Belzebu sugere para desvirtuarem os humanos e deixá-los em desgraça perante os céus. Após concordarem com esse plano astuto, Satanás segue para o paraíso a fim de executá-lo. O resto da história, a gente já conhece bem.

A Graphic Novel é dividia em 4 atos: “Satã”, “Um Jardim de Delícias”, “As Primeiras Lembranças do Mundo” e “A Espada Flamejante”. Neles temos o levante dos anjos caídos (já mencionado), a criação e apresentação de Adão e Eva, conversas entre Deus e o Verbo (seu filho), a apresentação do motivo que levou Lucifer a se voltar contra seu Pai, a guerra entre os anjos, as tentativas ardilosas do demônio para plantar uma ideia na cabeça de Eva, a consumação dessa manipulação e o castigo divino.

Toda essa estória envolta em traços melancólicos e soturnos que conseguem passar cada sentimento de forma profunda ao leitor. Achei sensacional. A Graphic Novel foi premiada em 2016 pelo Prêmio Nacional de Cómic 2016 e foi lançada no Brasil pela Editora Darkside. O nível de cuidado e acabamento da obra é altíssimo e valeu cada centavo investido. Super indico!

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

raomzk 10/07/2022

Uma experiência épica
O universo dos quadrinhos é fascinante. Artistas podem reimaginar, criar do início, visões de histórias que trazem mistérios, sentimentos, conflitos e encanto. Eis aqui uma hq fascinante, sombriamente bela.
Esta edição de "Paraíso Perdido" é uma verdadeiro tesouro. Através da arte de Pablo Auladell conhecemos o cerne do grande poema épico escrito por John Milton, de uma forma nunca vista antes. Os traços do ilustrador, a história por trás deste projeto audacioso, explicada na nota de abertura da obra, deixa tudo mais interessante, cativante e deliciosamente soturno. Os anjos desenhados pelo artista espanhol são super teatrais, lembram muito as máscaras da Commedia Dell'Arte, o que é incrível, pois em todas as páginas há uma dramaticidade desenhada, pintada, onde as personagens parecem verdadeiros atores num grande palco encenado.
Ler esta história em quadrinhos é uma experiência épica.

Lore 26/05/2022

Essa edição é lindíssima, as ilustrações são muito bonitas mesmo, foi o que mais gostei na hq. Acho uma ótima introdução a história pra quem não quer ler um livro que provavelmente é bem difícil de ler

Clari.Monise 27/03/2021

Os desenhos dessa HQ são maravilhosos mas precisa se acostumar com eles antes. No começo é estranho, meio confuso nas imagens mas depois vc só vê a obra de arte que essa HQ é. Quanto a história, ela é fantástica e só não dei mais estrelas pra ela pq algumas partes achei que foram meio confusas. Talvez devesse ler essa HQ mais uma vez daqui um tempo e ver se consigo absorver ela melhor. Então por enquanto 4 estrelas.

Xulio Mackfly 18/07/2023

O jardim do Éden
A arte dessa hq é muito boa sem contar as partes das batalhas entre Lucifer e Miguel que ficaram muito boas e é uma boa história sobre Adao e Eva apesar do foco ser mais em Satã rsrs

Marcos 30/10/2022

Recomendo a leitura do livro em conjunto
O livro da Darkside é uma obra de arte. Mas o conhecimento está na obra de Jonh Milton. Para se aprofundar noa conhecimentos teológicos, o livro te ajudará. Este serve para vislumbrar a arte.

Diego 18/01/2021

"É melhor reinar no inferno do que servir no céu."

Quadrinho do artista espanhol Pablo Auladell que adapta um dos textos mais importantes da história, Paraíso Perdido de Jhon Milton, publicado em 1667. A obra narra a queda de Lúcifer e seus companheiros após a rebelião no Paraíso.
A HQ tem uma arte belíssima e adapta de forma competente uma das obras mais famosas de todos os tempos.