Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Caesar 07/04/2022

Lindo e ao mesmo tempo doloroso. Vidas secas apresenta a vida de uma família que busca fugir da dura vida causada pelas secas no sertão do nordeste.
Alane.Sthefany 07/04/2022minha estante
Se você gostou dele, quem sabe você goste também de "Morte e Vida Severina", é muito bom. Super indico (se ainda não leu)

Também tem a ilustração de toda a história, no canal TV Cultura.

Caesar 10/04/2022minha estante
Pretendo ler sim! ??

Ana Ira! 04/03/2019

Terminei há alguns dias o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e gente, tô muito impactada e emocionada com esse livro! Ainda não pegay mais nada pra ler, não consigo parar de pensar nesses personagens tão ricos em suas emoções e labutas, e tão pobres e sedentos em suas vidas diárias.

Foi um livro que me emocionou, me fez rir, chorar, e pensar na vida difícil do Fabiano, dos meninos (ri com eles kkk), na tristeza e luta da Sinhá Vitória... Chorei e senti por Baleia, enfim, muitas emoções.

Um livro curtinho, mas que nos faz questionar e refletir mais sobre a vida....
É triste, é cruel, é dolorido ler sobre a seca e demais problemas do nordeste brasileiro. Dói na alma...

Com certeza um livro que precisa ser lido por todos!
Kkkk 05/03/2019minha estante
Olá , sou nova por aqui rsrs, pode me ajudar ? Como eu faço para ler um livro aqui !!

Ana Ira! 06/03/2019minha estante
Olá, tudo bem?
Por aqui no skoob não tem como ler livros. Mas dá pra você adicionar no seu perfil os livros que você já leu e resenhá-los; os que gostaria de ler; os que tem sem ter lido e os que abandonou.
Dá pra fazer trocas de livros com os usuários também.

Taah 23/11/2016

Sobre VIDAS SECAS
Sempre ouvi falar desse livro por ser uma obra considerada um clássico nacional. E inclusive estudei um trecho dele na escola, coisa que me deixou curiosa sobre o livro, mas devo dizer que me decepcionei um pouco com ele. Achei um pouco parado demais.
Jairbelmino 25/11/2016minha estante
Esse livro, é simplesmente uma.obra prima. Quem viveu no Brasil nos 60,70,80 e noventa sabe muita.bem.a realidade que o escritor descreve com tanta precisão.

Jairbelmino 25/11/2016minha estante
null

Mayara945 27/01/2021

Triste
Primeira leitura que faço do autor e já me encantei. Uma escrita crua que não poupa o leitor, repleta de uma realidade ainda mais crua e difícil de digerir.
O livro conta a história de uma família castigada pela seca, que busca um lugar para se abrigar. Se deparam com uma fazenda abandonada que usam como abrigo. Algum tempo depois o pai da família, Fabiano, descobre que a fazenda tem dono e acaba concordando em ficar como um empregado. Sua esposa, Sinha Vitória, e os dois filhos pequenos passam a viver ali com ele. Também temos a cachorrinha Baleia, tratada como membro da família.

A maneira como o autor escreve nos transporta para a história de uma maneira tão real, tão fascinante... durante a leitura era como se pudesse sentir a seca, o calor, a fome e a dificuldade que Fabiano tinha para se expressar com o mundo e até com ele mesmo.

O capítulo dedicado a Baleia é tão tocante, que merece toda a fama que tem. Um dos capítulos mais triste de livro que li na vida.

O final do livro é cíclico. Tudo termina onde começou.

Ótima leitura! Recomendo
Alcione13 27/01/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida
...Baleia!!!!! Corre,Baleia..."
??

Mayara945 27/01/2021minha estante
Entrou para minha lista dos melhores também ??

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 17/11/2017

Uma obra excepcional
Publicado pela primeira vez em 1938 pela editora José Olympio, Vidas Secas é a obra-prima do escritor alagoano Graciliano Ramos, um dos principais representantes da segunda fase modernista da nossa literatura. De caráter regionalista, o livro de Graciliano, bem como as de seus contemporâneos do regionalismo de 30, se difere enormemente do regionalismo da escola romântica do século XIX, pelo seu caráter realista e denunciativo, preocupado com as questões sociais e políticas da época no Brasil.

Um romance de pequena extensão, mas que expõe como nenhum outro o analfabetismo, a pobreza e a estrutura social e fundiária excludente pouco visíveis ao restante do país que enxerga o Nordeste apenas como a Região das Secas. Indo além da seca que dá nome ao romance esta é uma obra que fala da Vida, vidas que secam e se perdem na poeira da estrada. É, pois, uma denúncia das condições degradantes de miséria a que são submetidos os trabalhadores do campo, forçados a migrarem em busca de trabalho e melhores condições de sobrevivência.

O enredo de Vidas Secas é do mais simples, apesar de trazer em seu bojo uma reflexão profunda da vida do trabalhador sertanejo que com sua família se retiram fugidos dos efeitos da seca.

O romance é composto em grande parte por pequenos momentos cotidianos dos personagens distribuídos em pequenos capítulos marcados pela falta de linearidade – o que permite a leitura de cada um possa ser feita quase que de forma independente.

Logo no primeiro deles somos apresentados a situação lastimável da família de Fabiano que famintos e exaustos da viagem interminável caminhavam sob o sol abrasador. Neste momento, Graciliano, com sua narrativa seca e objetiva, busca ressaltar o farrapo humano no qual os cinco “viventes” se encontravam reduzidos. Tudo ali, seja na descrição dos “infelizes”, no seu caminhar arrastado em busca de alguma sombra, ou na atitude violenta de Fabiano com o filho que já não aguentava prosseguir com a caminhada, intencionalmente, o autor busca frisar o cansaço, a desgraça e o embrutecimento ao qual aquelas pessoas estavam submetidas ao longo de uma viagem fatigante e cruel pela caatinga ressequida.

Mas é após a chegada da família na fazenda abandonada, onde se instalam, que a narrativa prossegue apresentando as perspectivas, anseios e conflitos internos de cada um dos seus personagens, revelando seus dramas e conflitos pessoais à jusante da realidade de miséria, ignorância e exploração vivida pelos mesmos. Desta forma, a cada novo capitulo vamos nos aprofundando na visão que estes tinham de si, dos outros e do mundo. É, pois, nessa descrição dos pensamentos, anseios e reflexões que se encontra o valor intrínseco da obra. Narrador e personagem se fundem em uma só voz, o que chamamos de discurso indireto livre, dando vazão às frustrações, sonhos e medos que acometem aquelas pessoas simplórias e submissas aos desmandos da natureza e dos homens.

Por fim, foi gritante para mim, principalmente no primeiro capítulo, que a secura de que fala o título não está só na vida ou no período da estiagem, como também nas pessoas embrutecidas pelo sofrimento. Nos tornamos secos quando submetidos a hostilidade de um mundo opressor e indiferente ao sofrimento alheio.

Enfim, Vidas Secas é uma obra excepcional. Gosto dela pela sua crítica social pertinente pelo seu gosto pela linguagem regional, pela cadelinha Baleia, pelo menino mais velho. Vivo no sertão, e me interesso profundamente pelo Semiárido Brasileiro, pela sua estrutura político-social e por sua história marcada pela injustiça. Pela luta de milhares de Fabianos que construíram a fortuna dos latifundiários, dos coronéis. Pessoas simples, mas dignas. Que conhecem a fome, a penúria e sabem valorizar o pouco, o mínimo. Que sonham com um sertão diferente, de fartura e liberdade.

Eric Silva, resenhista do blog Conhecer Tudo
Resenha original: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2017/11/vidas-secas-graciliano-ramos-resenha.html
Nesse ano, a campanha anual de literatura do nosso blog homenageia a literatura do Brasil. Venha nos Conhecer!

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2017/11/vidas-secas-graciliano-ramos-resenha.html
Marcelle Reis 28/01/2018minha estante
Parabéns pela incrível resenha.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 28/01/2018minha estante
Muito obrigado! :)

Cris 18/07/2022

Um livro doído e que fica entalado na garganta...
" - Não se ouvia um berro de res perdido na caatinga."

'Vidas Secas' de Graciliano Ramos foi publicado em 1938 e traz em seu enredo os dissabores de uma família nordestina em fuga. Fabiano, sua esposa a sinhá Vitória, seus dois filhos anonimamente chamados de menino mais velho e menino mais novo e a cachorrinha Baleia decidem deixar sua terra natal em busca de uma vida melhor longe da causticante seca. No meio do caminho avistam uma fazenda, aparentemente, abandonada e por lá se acomodam achando que as coisas pudessem melhorar ... acharam eles.

Ler 'Vidas Secas' foi uma tarefa difícil, tanto pelos dizeres bem regionais, tanto por sua miséria imposta em todas as páginas; páginas estas bem poucas em quantidade mas infinitas em sofrimento e injustiça. Foi doloroso de ler vidas tão secas e expostas a situações de extrema escassez.

Narrado em 3ª pessoa, Graciliano Ramos esmiúça todo o desespero do vaqueiro Fabiano e sua sinhá atrás de uma vida no mínimo humana... eles não esperam conforto, buscam um teto, simples assim. Dividido em minúsculos treze capítulos conhecemos, torcemos e ao final choramos ao ver que a história termina da mesma forma que começa, sem destino e em vias de. Cabe a nós e a eles manter a esperança por dias melhores.

Há quem diga que para um melhor entendimento da história é preciso ser nordestino ou estar inserido num contexto geral, eu discordo pois bem sabemos os agravantes da caatinga. Acho também que ler livros assim nos ensina a agradecer e a olhar por cima do nosso muro. Infelizmente, há muitos Fabiano's e muitas sinhás por aí, os infortúnios descritos no livro são e não são tão ficcionais assim.

Indico a leitura sem dúvidas, tenho para mim que todo clássico deve ser lido independentemente de qualquer razão ou até mesmo desculpa. Claro que às vezes a experiência pode não ser bacana e muito agradável, afinal, o leitor é exposto a uma época e uma cultura completamente diferente, no entanto, sempre se tira algo como lição. Sempre é valioso! 'Vidas Secas' por exemplo me deixou como mensagem o que é ser resiliente em seu mais sincero e doído significado, também me ensinou a nunca perder a esperança... um dia tudo irá melhorar.

" - E talvez esse lugar para onde iam fosse melhor que os outros onde tinham estado."
Douglas Finger 18/07/2022minha estante
Parabens pela resenha!

Cris 18/07/2022minha estante
Obrigada, Douglas. ??

Adriene7 16/05/2023

Li o livro por ser uma leitura obrigatória da escola, mas não esperava que fosse me prender. Apesar da linguagem ser diferente do que costumo a ler, a narrativa é bem fácil e da para compreender facilmente a história. Apesar do livro não ser tão recente traz temas que ainda podemos encaixar na realidade de muitas famílias do Brasil.
SerenaSaiki 16/05/2023minha estante
Eu li com o livro numa mão e o Google na outra, até hoje penso que preá é uma galinha anã, em vez de um rato grandinho.

camiscaarvalho 16/05/2023minha estante
Maravilhoso!

jubooks;) 04/09/2023

Diferente
É um livro bem interessante, porém confuso de mais.
Achei a escrita meio difícil por não ser algo que eu estou acostumada.
Mas tem uma grande crítica à sociedade e isso foi bem interessante
Ruannita 04/09/2023minha estante
Vale a pena uma releitura quando você estiver mais velha. Pobre baleia...

jubooks;) 04/09/2023minha estante
pois é, também pensei sobre isso, talvez me falte maturidade para esse livro

Lu 04/08/2020

Necessário ser lido e relido.
Costumo dizer que esse foi amor à primeiro livro, pois fez com que Graciliano Ramos torna-se meu escritor favorito. Lembro me da primeira vez que o li e não foi por obrigação de vestibular não, tinha achado ele em uma biblioteca por acaso, e foi o primeiro que li sobre a seca no nordeste, e eu como nordestina fiquei tão mexida , lembrei-me das histórias que meu avô me contava sobre os período de seca no sertão. Fiquei tão emocionada e chorei que nem um cabrito desmamado por causa da cachorra baleia e a frase ?baleia queria dormir . Acordaria feliz, num mundo cheio de preás? foi o consolo mais bonito e carinhoso que já li . E reler hoje, foi uma experiência mais intensa .
Graciliano soube narrar de uma maneira tão pungente o que é viver na secura, a peleja agoniante e a angustia daqueles que tiveram que resistir a seca, a fome, a opressão, e ainda por cima conseguir ser forte e ter uma gotinha de esperança e sonhos no meio de tanto aperreio . A linguagem é seca e crua mesmo, mas carregado dos sentimentos mais profundos e nós comove de um jeito.
O capítulo em que Fabiano enfrenta o soldado amarelo e é esculachado, também é marcante , a gente sente a raiva que nem Fabiano sentiu , pois soldado amarelo representa o governo safado e opressor, como Fabiano mesmo pensou
" aquela cambada só servia para morder as pessoas inofensivas ".
O livro todo é uma grande denúncia de injustiça social, que ainda sim infelizmente continuam sendo atuais.
E de todos os livros que li de Graciliano Ramos depois desse ,Vidas Secas é o que mais contém sentimento a terra nordestina. É meu favorito sempre. Releria por mais cem vezes.
Jean446 04/08/2020minha estante
Muito legal sua resenha.

Lu 05/08/2020minha estante
??

Larissa2501 11/07/2023

Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.
Nath_or_never 11/07/2023minha estante
Triste, porém lindíssimo.

Larissa2501 11/07/2023minha estante
Demais ?

Michael.Vasconcelos 22/10/2022

Sobre vidas secas - Michael Vasconcelos
Muito bom, faz muito sentido ser um clássico da literatura brasileira, no começo achei meio arrastado de ler. Mas a cada vez a gente vai criando mais empatia com os personagens - falando em personagens, senti muita dó da Baleia, mas entendo o Fabiano - de início achei o Fabiano alguém detestável, com o passar das páginas, entendi que ele é apenas um fruto da grande árvore sociológica em que ele vivia, um ser bruto, que buscava ser exemplo de masculinidade para os filhos, mas entendia que era alguém presunçoso e estava na margem da margem social.

Detalhe, a melhor parte, para mim, é o final do livro em que fala:
Por que haveriam de ser desgraçados? Com certeza existiam no mundo coisas extraordinárias. Podiam viver escondidos como bichos? Fabiano respondeu que não podiam.
- O mundo é grande.
Realmente para eles era bem pequeno, mas afirmavam que era grande.

E na minha interpretação, veja bem, "na minha interpretação", o mundo é gigante, as oportunidades são maiores, entretanto, para algumas pessoas - inclusive as da zona rural - o mundo tende a ser bem pequeno, igual apresentado na obra, a expectativa de Fabiano para seus filhos era que eles virassem vaqueiros.

Ao longo do livro, é possível perceber o quanto Fabiano tem problemas em relação as outras pessoas, inclusive é possível perceber alguns problemas no relacionamento dele com Sinha Vitória, por ser alguém "bruto", alguém que não teve oportunidade de conhecimento, contudo, sempre que possível ele encoraja e dá esperança a ela, igual ela faz com ele, até nos momentos mais difíceis, nota-se a parceria. Ele fala constantemente sobre conseguir se expressar corretamente, algo que não está presente na vida dele.

Portanto, aconselho a leitura, é bem fácil de você identificar alguns elementos que seus avôs e avós já tenham contado, pois vida secas não se encontra em uma realidade tão distante da nossa. Essa é uma história em que apenas a fome tem sua vez.
Josy 22/10/2022minha estante
Belíssima resenha...

Josy 22/10/2022minha estante
Belíssima resenha...

Mirzão 22/02/2018

A desumanização que a seca promove
A história é narrada em terceira pessoa do discurso – direto livre, pois a falas das personagens se misturam com a do narrador; a narrativa é não linear – uma característica da escola modernista; nota-se pela narrativa de Ramos o predomínio do monólogo interior – prosa seca e precisa –, visto que Graciliano criou uma história que buscasse e ainda busca refletir a condição humana por meio dos pensamentos de Fabiano.
“Vidas Secas” é a história de uma família de nordestinos que são explorados pelos “poderosos”. Lendo “Vidas Secas” lembrei, em alguns trechos, do Romance Os Miseráveis – por Victor Hugo, pois este último romance também visa chamar atenção para questões sociais (miséria). Em resumo, pode-se, portanto, inferir que o romance “Vidas Secas” é uma denúncia da miséria que os sertanejos passavam devido o descaso dos poderosos daquela região que história é ambientada.
Gabriel 23/02/2018minha estante
É de tirar o chapéu.

Mirzão 18/04/2018minha estante
Concordo!

samuca 07/05/2022

Baleia me comoveu
Fabiano, Sinha Vitória, sua esposa, seus dois filhos, Baleia, a cachorra e a seca do sertão. Vidas secas, sem grandes sonhos ou expectativas, essa família que vive na triste miséria, em busca de liberdade que mais parece uma utopia.
Carolina.Gomes 07/05/2022minha estante
Nunca esqueci ?

samuca 08/05/2022minha estante
Toca profundo

Lerinha80 20/02/2022

Vidas secas
Clássico da literatura nacional. Graciliano Ramos narra a história do sertanejo Fabiano, homem simples, e sua família. As adversidades e incertezas que assolam esses personagens pela falta de perspectivas de transformação da realidade dentro da sociedade em que vivem é extremamente desoladora. Fabiano passa por conflitos internos em razão de situações que vivencia, sofre pela miséria e por sonhos que dificilmente serão concretizados. Forte crítica social e incrivelmente atual.
Carolina.Gomes 27/02/2022minha estante
????????

Marcos 27/02/2022minha estante
Quero ler em breve

Robson.Vieira 26/02/2020

Era o que esperava mesmo
Havia lido o livro nos tempos de escola. Nem me lembrava da história direito. Como é considerado um livro clássico da nossa literatura, resolvi lê-lo novamente. Fui sem muitas expectativas. E foi bem o que pensei. Um livro que conta uma história, relatando um drama de caráter regional. Achei legal, mas não me conquistou. Rsrsrsrs
Fabio 26/02/2020minha estante
Esse livro é muito bom

Robson.Vieira 26/02/2020minha estante
Então Fábio, é uma leitura legal. Só que gosto mais de histórias que prendam minha atenção. E não foi o caso desse.