A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Amanda.Santos 01/06/2022

Uma leitura leve e rápida para quem quer saber um pouco mais sobre a extensa história do cinema. Tem muito mais informação do que a gente imagina pelo tamanho do livro rsrs

barbara.luna.56 26/05/2022

Livro rapidinho, mas que abre um mundo de possibilidades para quem quer se aprofundar na história do cinema. Serve demais como guia e como uma primeira inserção no tema.

Saturnotemanéis 21/05/2022

Pode ser uma ótima porta de entrada para quem quer saber mais do universo Cinema, eu gostei bastante e senti ainda mais vontade de procurar outras obras sobre o tema. É ótimo também para quem só tem mesmo curiosidade sobre temas variados, já que ele dá uma visão ampla, sem se aprofundar, na história do cinema como indústria e como arte.

Silas-sama 26/04/2022

Impressionante
Fiquei impressionado com os detalhes dessa obra, não esperava muito mas o cinema é, uau, tantos envolvidos, cineastas entusiastas, atores amadores, o povo e o escapismo para o surreal, divertido e até, político.

Mandarei novamente uma lista que fiz dos mais diversos tipos de obras que peguei do livro.

Loura e Sedutora 1931
A Sombra de uma Dúvida 1943
Scarface - A Vergonha de uma Nação 1932
Crepúsculo dos Deuses 1950
David AJ 30/04/2022minha estante
Tu terminou esses 3 livros da série pra quem tem pressa agora nesses dias? Olha, só ouvir por áudio book não vale! Rsrs

Silas-sama 30/04/2022minha estante
Tu não leu minhas resenhas bro? Eu terminei tem um tempo mas só lembrei das resenhas esses dias. Osh, tudo meu é áudio book ??

David AJ 30/04/2022minha estante
Eu vi rápido algumas, ainda vou ler ?. Então tu ainda tá nessa de só ouvir o livro, sem acompanhar com a leitura de texto?

David AJ 30/04/2022minha estante
Cara tem muito filme antigo bom, inclusive asiáticos como os 7 Samurais, que vi no ano passado. Vou pegar uns filmes épicos antigos pra ver.

Silas-sama 01/05/2022minha estante
Sim, estou terminando HP assim. Pois é, esses da lista são assim, o livro até falou dos 7 Samurais mas como já assisti, não pus na lista.

GiSB 12/08/2022minha estante
Também o li. Gostei um pouco, mas superficial. Aliás essa série de livros "a história de ... pra quem tem pressa", a intenção é dar noções, mas não se aprofundar.

Ceci 17/04/2022

Legal pra quem tem curiosidade
Como diz o próprio, a história do cinema é abrangente e grandiosa demais para qualquer livro ou enciclopédia. O livro é muito informativo e interessante e
consegue manter um ritmo que a leitura não se torna entediante ou cansativa, ele entra dentro de acontecimentos históricos como a grande depressão e segunda guerra mundial e como esses conflitos influenciaram na área cinematográfica, assim como consta a parte de crescimento artístico do cinema como expressão, e suas fases. A proposta é a de um livro resumido e informativo e funciona super bem.

Procyon 10/04/2022

A história do cinema para quem tem pressa ? comentário
O livro se propõe a contar a história da sétima arte em aproximadamente 200 páginas. Evidentemente, nem tudo foi possível abordar com profundidade. Todavia o autor, Celso Sabadin ? mestre em comunicação, graduado jornalismo e sócio fundador da ABRACCINE ? traça um recorte, um panorama histórico do cinema (ou como o próprio, que traça uma analogia: ?uma abordagem histórica, rápida e objetiva sobre o tema; [?] uma visão panorâmica, um travelling, do que um estudo em close?).

Ele contextualiza de forma clara e objetiva, sem muitos rodeios, cada momento histórico do cinema. A linguagem cinematográfica que se desenvolveu há mais de um século e que ainda revoluciona nosso modo de vida. Aborda-se os movimentos ? os ?ismos? ?, algumas tendências, alguns processos históricos. O surgimento de Hollywood; a invenção do cinema de terror pelos alemães; os detetives do cinema que usavam capa e chapéu, resultado de duas guerras que abalaram a economia, a sociedade e a cultura de toda a humanidade e que ainda permeia a contemporaneidade ? para tanto se diz que a Segunda Guerra ainda não terminou.

Ele resume em algumas páginas a história da arte mais representativa do século 20 com um exercício de síntese primoroso. Aborda-se os processos históricos, sob a perspectiva de causas e efeitos; uma visão ampla e séria dos caminhos tomados pelos filmes e pelos talentos que os realizaram; e tem como objetivo criar no leitor o estímulo para leituras mais aprofundadas e mais ramificadas (e creio que isso ele cumpre bem), além de multiplicar o interesse para outros livros sobre o tema tão infinito do cinema (isto nem se discute).

?Todos esses assuntos, e muitos outros, não cabem em um único livro. Talvez nem mesmo caibam em uma enciclopédia. Mas são fascinantes para o conhecimento do Homem e do seu Tempo.?

SauloBtista 09/04/2022

Arte e sociedade
Como o próprio título afirma o livro não se propõe a um estudo muito aprofundado dessa história, mas sim uma vista por cima dos momentos mais importantes.
Destaque para a evolução dos movimentos estéticos e como eles foram influenciados e influenciaram as respectivas situações sociais.
Algumas partes foram um pouco lentas, mas pode ser por que já sabia algumas coisas.
Uma ótima opção pra quem quer um ponto de partida sobre o assunto.

Vinicius.Chaves 26/03/2022

Entrega o que promete
O livro nunca esconde (inclusive, já expõe no próprio título) seu objetivo. Sua meta é simplesmente servir de introdução para leituras futuras mais profundas.

Entrega o que promete. Acho que nao aproveitei tanto a leitura por já conhecer muito do que foi abordado. Uma leitura mais profunda seria mais interessante para mim. Acaba que foi mais um problema na minha escolha de leitura do que do próprio livro.

Mas entrega o que promete, que é o que importa.

João Burti 12/03/2022

Me surpreendi positivamente
Eu tinha certo certo preconceito com essa série "(...) pra quem tem pressa", mas me surpreendi positivamente lendo este livro. Ele cumpre o que promete com maestria, fazendo um sintético apanhado geral da história do cinema, passando pelos principais movimentos, países, grandes produtoras, etc.

Só não dei 5 estrelas, porque no começo a leitura e o entendimento ficam um pouco atrapalhados pela narrativa não cronológica da origem do cinema.

Recomendo muito como primeira leitura para conhecer o Cinema.

Carina143 23/02/2022

Introdutório
O livro é ótimo para aqueles que querem começar a entender a história do cinema. E através dele é possível entender muito sobre o mundo e suas épocas também, visto que a arte é um dos espelhos da sociedade e sua história.
O autor passa por todos os grandes momentos, e fez um ótimo trabalho no que se propôs. Como esperado, há muito mais a ser contado e que levaria muito mais tempo. Eu já havia lido alguns livros sobre cinema anos atrás, e este livro foi ótimo para me ajudar a relembrar informações e até mesmo títulos que me prometi assistir e acabei por esquecer. Recomendo para quem gosta do assunto.

Lucimaura.0 19/02/2022

Premissa é Ok
Gostei da premissa de falar sobre a história do cinema de modo resumido. Mas a escrita cansa a leitura. É como se estivesse lendo uma coletânea de notícias, materiais de sites. Falta o elemento ?narrativa? para prender o leitor. Demorei muito pra ler um livro de apenas 200 páginas e o fato ocorreu pela a escrita. Sempre dormia quando começava a ler. Mas enfim, terminei e é interessante saber a história por trás do cinema que conheço.

Luciana 10/02/2022

ADOREI
Muito útil para os fãs de cinema, amei de verdade, conta muitas coisas de maneira simplificada, para maiores entendimentos. Já quero outros da coleção, foi uma leitura que vale realmente muito a pena.

Mari 06/02/2022

Honesto
O livro é muito honesto e cumpre o que se propõe a fazer: um panorama rápido sobre mais de 100 anos de história do cinema. Como guia de mapeamento dos principais acontecimentos o livro serve. Para aprofundamento, contudo, recomendo a leitura da bibliografia sugerida no próprio livro e outros.

guizin 30/01/2022

informativo e rápido. ta cheio de partes marcadas com post-it aqui!

uma visão acerca dos aspectos políticos, econômicos e, claro, artistícos dentro da história do cinema. bem legal.

Gabriela Gonçalves 30/01/2022

Entrega o que promete
Como o próprio autor fala, esse livro traz os acontecimentos mais marcantes da história do cinema. É uma porta de entrada para quem gosta do tema e quer, ao poucos, entender mais sobre o assunto. O livro entrega o que promete e fala sobre a história do cinema de maneira rápida, mas que deixa o leitor instigado a procurar mais. A leitura é fluida e aprendi várias informações interessantes sobre os anos iniciais da sétima arte. Com certeza procurarei livros mais abrangentes para continuar aprendendo sobre o cinema. Indico esse livro para quem quer começar a entender esse universo dos filmes. Caso você já tenha conhecimento mais aprofundado, acredito que esse livro vai ser bem enfadonho.
Elvio 31/01/2022minha estante
Se quiser depois posso te passar umas indicações Gabi ?

Gabriela Gonçalves 01/02/2022minha estante
Vou querer sim! Depois me fala ???