Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Carol 28/04/2022

Jeremias - Pele
Uma leitura necessária, a arte é incrível e o roteiro excelente! Leiam e repassem para outras pessoas lerem também, o que os autores criaram é uma obra de arte sensível e tocante.

Vittor 05/04/2022

História incrível
Uma história emocionante, a sensibilidade para abordar o racismo é absurda, deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Não conhecia muito do personagem, e nunca havia entendido o porque, o motivo real, é que como tantos outros personagens da Turma da Mônica, ele ainda não tinha sido explorado, apenas em breves aparições, e uma ou outra história nos almanaques. Recomendo muito a leitura.

Patty Amanajás 04/04/2022

Quando penso em mim mesma na infância, começando a ter meus primeiros contatos com a leitura, o que me vem na cabeça são os gibis da Turma da Mônica.

Os títulos estavam presentes no meu dia a dia. Lia e relia tudo.

Com o passar dos anos, confesso que parei de ler a obra. Foram anos sem ler nada.

Mas de uns tempos pra cá, comecei a pensar nos títulos que compõe o selo Graphic MSP. Para quem não conhece, nesse selo encontramos os personagens da Turma da Mônica com um traço diferente em histórias únicas e mais adultas e já foram lançados vários volumes.

Dentre os vários títulos decidi começar por Jeremias - Pele. E que primeiro contato maravilhoso foi esse?

Jeremias - Pele aborda o preconceito racial de uma forma muito forte, crua e dolorosa.

A HQ traz o momento em que um menino negro começa a perceber o racismo em volta dele.

Seja através da professora que tenta boicotar o seu trabalho, ou uma turma da escola feita praticamente por alunos brancos que também fazem piadas racistas e depois dizem que não tinham a intenção de ofender. Ou quando uma desconhecida prefere ficar em pé no ônibus ao invés de sentada do lado de Jeremias.

Jeremias não é o único, seus pais também enfrentam situações tão dolorosas quanto as dele.

E as conversas dele com seus pais tem tanta verdade, emoção, delicadeza, sutileza e reflexão.

Durante a leitura, eu olhava cada quadrinho e me atentava para os detalhes. Desde as expressões dos personagens, as sombras que indicavam seus sentimentos e das referências artísticas presentes. Eu queria absorver tudo o que essa hq perfeita com essa arte incrível poderia transmitir.

"O QUE VOCÊ VÊ?"

Essa obra mostrou e entregou tudo. Ela precisava ser contada e necessita muito ser lida por todos.

"Este lugar me faz pensar em um monte de coisas. Como nós todos somos tão pequenos dentro de um universo tão grande... É até bobo pensar que uma pessoa é melhor que outra. Você também seria bobo, se pensasse que é pior que alguém. "

Soph 23/03/2022

Um livro muito bom,
Comenta sobre racismo é bom aprender que todos somos iguais não importa a cor.E o preconceito que crianças negras sofrem na escola,bullying e muitas coisas ruins e explicando que todos somos iguais e não devemos praticar bullying com crianças negras
Na minha opinião as crianças negras são as mais bonitas as garotas com cabelos poderosos black power
Então respeite os negros????????
#Eurespeito

Beatriz 21/03/2022

A esperança de um futuro melhor
Jeremias é um menino meigo e inteligente que ama a FC, mas que por ser negro é visto apenas pela sua cor.
Na jornada dele nessa história ele revela que é possível ser reconhecido e as pessoas não devem determinar o que você pode ou não fazer.
Indico a leitura para todes.

Vitor.Correia 16/03/2022

Leitura necessária e, infelizmente, atual
Um espetáculo. Uma história com uma sensibilidade ímpar. Uma visão dolorida da sociedade preconceituosa que vivemos no passado, presente e, possivelmente, no nosso futuro.

ntampinha 12/03/2022

Lindo demais
História de muito bom gosto! Tive vontade de abraçar o Jere durante a história toda. O discurso do avô dele, no final, foi sensacional também.
Super recomendo.

Bruna - @libros.et.libri 09/03/2022

Necessário
Ganhador do prêmio Jabuti de 2019, Rafael Calça e Jefferson Costa trazem com maestria um dos personagens de Mauricio de Sousa, para abordar algo que infelizmente ainda assola a nossa sociedade, o preconceito racial.

Com traços que dão ao quadrinho ao mesmo tempo uma aura magica e nostálgica, além de um texto simples, fluído e impactante. Que emociona antes mesmo da abertura do quadrinho, com o texto da contracapa, do Emicida, que com um relato pessoal nos mostra a importância da representatividade.

Jeremias é um personagem que no início da história mostra a inocência, a alegria e a beleza da infância, elementos que foram ceifados do personagem ao longo da narrativa, como acontece com muitos de nossos jovens.

Ao longo das páginas presenciamos cenas de racismo velado. A impotência de um pai ao ter que explicar para o filho que ele vai sofrer, que vai ter que dar mais duro e se dedicar mais que os outros somente pela cor de sua pele.

Lutas, o ideal de beleza imposto pela sociedade, aceitação e o orgulho de ser quem você é. Amei e chorei em várias partes.

“Nós precisamos para de chegar atrasado na vida das pessoas” – Elisa Lucinda

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

Henry 20/02/2022

Não é apenas uma questão de pele, mas também de coração...
Que tesouro Jefferson e Rafael trouxeram para o Brasil. Essa, indubitavelmente, é uma das melhores MSP's e, com certeza, uma das melhores Hqs nacionais de todos os tempos; não por acaso venceu o Jabuti - prêmio mais importante para o cenário nacional de publicações.

"Pele" fala sobre a triste experiência do racismo. Mais precisamente sobre o racismo na infância (mesmo que explore várias variações desses preconceitos); sobre a descoberta de um dos aspectos mais cruéis da humanidade. Jeremias sente em sua pele uma dor que o acompanharia durante sua vida, assim como de seus predecessores.

Mas além da dor expressa nas páginas, há também a felicidade. O "aceitar-se". Cenas emocionantes percorrem essa mistura de imagens e palavras, e como homem branco que nunca sofri tais ataques, não pude deixar de aprender e derramar lágrimas.

Os desenhos são leves, mas explicita a realidade fora dos quadrinhos. Trabalho sensacional do Jefferson Costa.

Soará como repetição recomendar essa HQ, mas a obra deveria virar leitura obrigatória, pois além de educar, emociona e diverte. Experiência incrível!

resenhasdajulia 03/02/2022

Foi a primeira Graphic MSP que eu li e não poderia ter sido melhor!

É uma história linda, importante e comovente, sobre os desafios de uma criança negra ao lidar pela primeira vez com o preconceito por causa da cor de sua pele.

Me encantei pelo Jeremias e pela relação que ele tem com sua família, e me emocionei diversas vezes ao longo da leitura.

Com certeza é uma HQ que me marcou muito e que sempre vai ficar no meu coração.

Juliana.Oliveira 29/01/2022

Jeremias - Pele
Foi a primeira HQ que li, não fazia ideia de que a Maurício de Sousa Produções tinha um projeto tão encantador.

Escrita de forma certeira, a história do Jeremias está acontecendo agora mesmo, em todos os lugares do Brasil e do mundo: a descoberta do racismo, para as crianças negras, é a própria manifestação dele, contra elas.

No caso do Jeremias, veio daquela que deveria oferecer um ambiente saudável, seguro e rico de aprendizados.

Mas, no final das contas, com o amor, orgulho, força, suporte e posicionamento dos pais, é o Jeremias quem emociona e ensina.

O sutil e o explícito se misturam. Não só na arte, como no desenrolar da história. E o resultado é uma das coisas mais bonitas e importantes que já li: não só em relação à proposta de colocar um holofote num tema que muita gente prefere esconder ou negar, mas, principalmente, por poder fazer com que tantas crianças possam se identificar, se fortalecer, se reconhecer, se sentir representadas e, claro, se orgulhar de quem são.

Bah 26/01/2022

Necessário!
Que história linda, que ilustrações. Não é à toa que esse quadrinho foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2019. Além de lindo, fala muito sobre o tema/a realidade racial, as diferenças do dia a dia e os desafios que nós, brancos, não conhecemos. Além de lindo, é muito didático. Todos deveriam ler!

Paula 24/01/2022

Um tema difícil tratado de forma delicada
Como falar sobre o racismo para uma criança preta? Um tema pesado, para o qual não podemos fechar os olhos. Muito triste, mas muito forte também. Lindo!