Garotas de Neve e Vidro

Garotas de Neve e Vidro Melissa Bashardoust

Resenhas - Garotas de neve e vidro

Cerry35 26/01/2021

A primeira decepção de 2021
Esperava bastante desse livro já que ele é um volume único de fantasia e tem casal lgbt, masssss a história se tornou mto repetitiva e maçante.
ana.rosa 30/06/2021minha estante
E o casal nem se assumiu, o que só deixou mais chato

Cerry35 01/07/2021minha estante
Pse

ticilima___ 16/09/2021minha estante
Sabe os gatilhos??? Queria muito ler, mas queria ver os gatilhos pra ver se aguento

Cerry35 16/09/2021minha estante
Nem lembro, visse

Mah 01/02/2022

Duas rainhas determinadas a reformular o mundo, neve e vidro
Iniciei essa leitura sem muita expectativa, mas fico feliz em dizer que foi surpreendentemente boa. A história se divide entre dois pontos de vista. Lynet, a princesa de um reino amaldiçoado a permanecer sob neve e inverno para sempre por causa de uma antiga rainha. E Mina, sua madrasta. Enquanto os pontos de vista de Lynet se passam na atualidade, os de Mina mostram o caminho que a levou a se tornar a rainha de Primavera Branca. Esse livro tem um contraste interessante entre as protagonistas, por uma lado temos uma princesa que passou toda sua vida ouvindo o quanto ela era parecida com sua mãe e quão boa rainha ela seria um dia, enquanto Mina sempre foi temida e odiada por todos a sua volta apenas por ser filha de um homem desagradável com poderes que não deveria ter. Ao decorrer da leitura acompanhamos a relação delas mudando após uma série de acontecimentos ruins, ambas que anteriormente eram muito próximas agora estão em uma rede de desconfiança e traição, tudo devido à coroa e as implicações que viriam junto a ela. A partir desse ponto embarcamos em uma aventura junto com a protagonista e seus planos para recuperar sua casa, é muito envolvente e mantém a atenção do leitor bastante focada até o desenrolar final. O livro é muito bem desenvolvido e ótimo de ler, tem todos os meus elementos favoritos para construção de uma boa história, gostei muito, recomendo.
lailarosenbach 07/05/2022minha estante
é livro unico?

-Koraline 03/08/2023

Vou ser bem sincera. As partes da Mina no passado foram, de longe, as minhas favoritas. Eu não consegui gostar nem sentir o mínimo de simpatia pela protagonista, mas a que deveria ser a vilã me conquistou. Esse livro é um reconto da Branca de Neve, e o desenvolvimento inicial é muito bom, pois a autora não se apressa em contextualizar o leitor, então as motivações que levaram Mina a fazer tudo o que fez foram bem explicadas. Toda a questão da magia foi um pouco apressada no final, mas ainda assim é um bom livro, e pretendo ler logo o próximo da autora.

Queria Estar Lendo 13/08/2021

Resenha: Garotas de Neve e Vidro
Garotas de Neve e Vidro foi minha segunda leitura concluída na MLI2021 e uma grande e agradável surpresa! A fantasia única de Melissa Bashardoust é uma releitura de A Branca de Neve com romance sáfico e uma relação familiar especial.

Ambas as personagens têm uma conexão com magia e neve e vidro e, aos poucos, a autora tece a releitura do clássico conto de fada com foco em amor entre mãe e filha, ressentimento, inveja e desejo de ter controle sobre suas próprias escolhas.

"- O que era a vida de uma rainha em comparação com a lenda criada para ela após sua morte?"

Garotas de Neve e Vidro é um livro curioso, rápido e extremamente cativante. Apesar de reler um dos meus contos de fadas menos favoritos, foi com alegria que eu peguei uma história recheada de personagens femininas fortes e um desenvolvimento primoroso em cima de suas tramas individuais.

Lynet e Mina são muito diferentes, mas dividem semelhanças que as tornam tão essenciais uma para a outra - e para a trama principal.

A princesa do reino gelado é uma adolescente fiel ao pai, que carrega a imagem da rainha morta - com quem Lynet se parece à imagem e semelhança - de maneira melancólica e apaixonada ao extremo. Para o rei, Lynet é o símbolo da mãe que se foi e do reino que deve governar futuramente. Ela deve ser tudo que a rainha não pode ser. Deve representar o papel da maneira com que ele sonha desde sempre.

Lynet, por outro lado, busca liberdade nos poucos momentos em que encontra. Escalando árvores, espionando a cirurgiã da corte - por quem seu interesse cresce ao finalmente conhecê-la e entendê-la melhor - e nos momentos em que consegue com a madrasta, que, mesmo fria e distante, é a figura materna que ela nunca teve.

O romance entre a Lynet e a cirurgiã, Nadia, é sutil e se desenvolve com o tempo. É fofo de acompanhar e adiciona uma camada extra à personalidade até então vazia de experiência que Lynet tinha.

Eu gostei muito dos conflitos que a Lynet teve no desenrolar da história. As discussões sobre legado e servir a um propósito para outras pessoas, deixando para trás quem você realmente é nesse caminho. Ela foi uma personagem interessante e complexa, assim como a madrasta; tomou algumas decisões meio estúpidas, mas eu dou a carta de perdão pela inexperiência da personagem.

Mina, por outro lado, que personagem incrível do começo ao fim! Nos seus capítulos, conhecemos seu passado marcado por solidão, por ser filha de um mago - e um mago que pouco faz por ela - e a marca que a magia deixou em sua vida.

"Mesmo em suas memórias, Lynet sempre via Mina como uma chama, feroz, indomável e régia."

No presente, ela é régia e fria, mas carrega tanta emoção quanto antes. Mina pode ser uma personagem gelada, mas os motivos por trás disso são extremamente bem desenhados na trama. Seu afastamento de Lynet, a maneira com que ela trata o rei - seu marido - e o caçador, a amargura que carrega pelo pai. Tudo isso faz muito sentido quanto mais conhecemos de Mina.

Sua relação com a Lynet foi a melhor coisa do livro, disparado. É um relacionamento de mãe e filha, mas marcado por rancor e solidão. É uma família que precisa muito conversar, mas que não encontra tempo para isso nos conflitos que surgem. Você torce para que tudo dê certo, mas não dá para saber exatamente os rumos que a história vai tomar.

O espaço que a autora usa para falar sobre a toxidade das relações das personagens com os personagens masculinos é excelente. O rei, pai de Lynet, é nocivo tanto para a filha quanto para a recente esposa; ainda que não de maneira consciente, ele se prende tanto à figura morta da rainha - que a gente nem sabe se realmente era como ele diz ser - que deposita expectativas sufocantes em sua filha por isso. E, com medo de perdê-la para a presença da madrasta, proíbe as duas de se aproximarem tanto quanto deveriam. Cria uma ruptura entre as personagens que poderia ter sido tão saudável para as duas.

Já Gregory, pai de Mina e mago da corte, é um abusivo ridículo de grau maior. Criou a filha com a ideia de que o abandono da mãe e sua condição, relacionada com a magia, jamais permitiriam que Mina entendesse o que é amar e ser amada. O quanto isso a afeta no decorrer da história é uma prova da toxidade da relação com o pai.

A releitura em si ficou bem cativante. Como alguém que não gosta de Branca de Neve, eu amei todas as referências e a maneira com que a autora conseguiu inserir tudo do conto original aqui, do começo ao fim.

A única coisa que eu não gostei no livro foi da tradução - ou da edição dela. Achei que muitas sentenças ficaram estranhas ou mal acabadas, repetição de palavras sem necessidade. Enfim, parece que tirou um pouco o tom da narrativa.

Garotas de Neve e Vidro é uma fantasia única sobre família, legado e sobre amor - todos os tipos dele. Eu me surpreendi do começo ao fim e terminei querendo ler mais histórias da autora.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/08/resenha-garotas-de-neve-e-vidro-melissa.html

Vogel 16/09/2021

Julguei o livro pela capa
Eu esperei muito desse livro, achei repetitivo, parado, e demorei um tempão pra ler justamente por ser um livro com uma história cansativa!

valen 06/11/2021

Tem uma mensagem incrível sobre amor e uma crítica muito bem feita ao fato de que todos nós crescemos em um cenário de rivalidade feminina nos contos de fadas, além de que eu amo personagens complexos.
lightbane 06/11/2021minha estante
estou lendo ??

Quequel 22/12/2022

O plot é muito legal, a escrita é fácil e fluida;
Faltou identificação/conexão com os personagens;
Achei que a revelação do "grande segredo" foi muito cedo, podia ter dado mais dicas e segurado um pouco;
O começo/meio foi meio fraquinho pra mim, mas o plot era interessante e eu queria ver como ia acabar;
O que não me prendeu tanto no início me segurou até o fim;
A partir de 75%/80% fica muito tenso e frenético, fiquei louca pra ver o que ia acontecer;
Gostei do fim pq gosto quando dá tudo certo, mas achei um pouco forçadinho, como tudo fica simplesmente perfeito sem mais nem menos;

Alê | @adagaliteraria 06/03/2022

Que livro de tirar o fôlego, cara, não esperava os plots, o final foi lindo e super delicado, não imagino ele acontecendo de outra forma.

Fiquei com medo da conciliação não acontecer, de uma não ser salva. Mas é aquela história, nem sempre sua alma gêmea precisa ser romântica.

Ana Almeida 13/06/2021

Um releitura do conto da Branca de Neve e vale a leitura sim. Os personagens foram bem construídos e o desenrolar da história é contagiante.

Cami 10/05/2021

Nessa releitura do famoso conto de fadas "a branca de neve" vamos conhecer duas mulheres, Lynet uma garota forte e corajosa e Mina uma mulher ambiciosa e poderosa. Uma é a rainha, outra a princesa, cada uma com um passado sombrio escondido, uma feita do vidro e outra feita da neve. A rainha teme perder sua coroa para a garota que é mais jovem, mais bela e mais amada, o futuro que tanto teve medo está próximo, o momento de Mina e Lynet se tornarem inimigas chegou.

Ok, é só um livrinho razoavelmente bom.
Achei uma história com uma premissa incrível, mas o desenvolvimento foi bem sem sal.
O que mais me deixou indignada sem dúvidas foi aquele final porr4, eu queria tiro porrada e bomba e recebi amor e paz, vsf.
Achei a fantasia legalzinha, não tem nada demais.
O romance da protagonista é meio fraco, não gostei muito, o casal que eu shipei ali foi a Mina e o espelho favorito dela.
A escrita é boa e foi uma leitura agradável, o livro só não me surpreendeu muito, achei mais do mesmo, sei lá um monte de fantasia segue esse mesmo ritmo, pelo menos nas outras tem uma lutinha pra me deixar feliz
#sóqueriaumaguerra.
Enfim não é ruim, mas também não é muito bom.

Kira 14/07/2021

"Mas não podemos continuar a fazer as coisas como antes, isso não ajudou ninguém. Nós precisamos acabar com os velhos métodos, para poder construir algo novo."

Boa premissa, já a execução deixou a desejar.
Tinha muito potencial, entretanto achei externamente prolixo e enrolado. E mesmo sendo arrastado desse jeito tem uns furos, mas nada muito grave.

Tirando a bizarrice do pai da Lynet tentar fazer da filha a cópia da esposa, o enredo em si é muito bonitinho e fofo, é uma ótima releitura da Branca de Neve.

"Esse seria o legado delas, a história que elas haviam escolhido ? duas garotas feitas de neve e vidro que eram mais do que suas origens, duas rainhas que tinham se juntado para reformular o mundo."

Nina 23/05/2021

Uma releitura da branca de neve. Eu amei essa história, as protagonistas Mina (madastra) e Lynet (enteada), a relação delas e como tudo foi construído e o fato de ter representatidade LBTQI+.Super indico a leitura.

Paty 30/05/2020

Perfeito
Mto, mto bom.
Amei a mina de paixão !
Super indicado. E um reconto de branca de neve sem rivalidade feminina

Luciana 03/11/2023

Deixei de lado que era sobre o reconto da branca e
de neve, e me envolvi na história. Os personagens principais são bem desenvolvidos e os secundários são entediantes; sério o pai da Lynet comparando ela com a mãe e querendo que ela fosse como ela era bizarro. Mina "vilã" perfeita, deu pra sentir a agonia dela em não ser amada e não poder amar e no fim ela só estava sendo reprimida. Gregory um tremendo de um 🤬 #$%!& e você não consegue ter dó dele em nenhum minuto. SPOILER...

(Gostaria de saber se a Mina chegou a encontrar sua mãe.) É isso.
E enquanto voltavam do jardim juntas e de mãos dadas, Lynet soube que esse seria o legado delas, a história que elas haviam escolhido ? duas garotas feitas de neve e vidro que eram mais do que suas origens, duas rainhas que tinham se juntado para reformular o mundo. ?

amouterulyz 22/01/2021

?ok? descreve muito bem esse livro
bom eu gostei do livro mas no começo enrola demais tanto é que começa a acontecer coisas realmente só depois da metade e justamente por isso se tornou muito corrido

amei a vilã mas achava que ela podia ser mais vilã! adoro gente má (nos livros) e poxa mesmo ela sendo malvada eu queria ter visto mais maldade, mas mesmo assim achei ela bem construída

eu particularmente não gosto de livros que são em base de contos de fada, mas eu gostei desse? só fui perceber que era uma versão de a branca de neve no meio do livro! não ficou tão na cara e depois que percebe dá pra ver que foi cirúrgico

quase não tem personagens masculinos importantes e os que tem não tem mais de um traço de personalidade, mas não sei se isso me incomodou ou não rs também levando em conta que o par romântico da personagem principal é uma garota (e MEU DEUS nunca tinha lido um livro de fantasia com representatividade sáfica e amei demais elas duas juntas)

por isso acho que ok é bem ok pra falar dele pq tem uns pontos err mas tem outros muito bons