Cuide dos Pais antes que seja Tarde

Cuide dos Pais antes que seja Tarde Fabrício Carpinejar

Resenhas - Cuide do pais antes que seja tarde

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

PatyFOliv 24/01/2021

Como não gostar do livro. Certamente todos que o lerem se identificaram em algum ponto. É como um cobertor num dia frio, ele dá aquele calorzinho no coração ao trazer memórias de infância. Também trás um pouco de sua experiência e visão como pai. Um livro rápido e gostoso de se ler.

Min 05/08/2020

Não quero ter razão! Quero ter amor!
Não quero mais ter razão na vida, só quero ter amor. "...Este livro é uma tentativa desesperada de ser mais pai do meu pai, mais pai de minha mãe, e devolver um pouco do que eu recebi deles na infância. Pelo menos, serve como um pedido de desculpa..." Cuide dos Pais Antes Que Seja Tarde.

Mais uma indicação de leitura!! Um ótimo livro para começar 2020. ???

Rosana Miyata 17/02/2023

Eu gosto da escrita do Carpinejar, é leve e direta como se eu estivesse sentada com ele conversando.
Me identifiquei em algumas situações, mas o que mexeu bastante comigo foi um texto que ele escreveu agradecendo à mãe, esse texto pra mim foi tudo!

Janaína Calmet 29/08/2021

Eu tenho vários livros curtinhos baixados no meu Kindle, para intercalar com as obras dos clubes de leitura.

Este, do Carpinejar, foi um desses, lido em menos de 1 hora.

Há tempos, não lia nada dele. O último fora "Me Ajude a Chorar", ainda o meu preferido. Mas gostei bastante da experiência de hoje. Trouxe duras (mas necessárias) reflexões.?

"E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia."

Duda 28/09/2020

Razoável
Achei reflexivo, fofo e muito poético, o que não faz muito o meu tipo de, embora seja um bom livro.

Helder 28/03/2019

O que realmente importa
Este ano perdi meu pai.
Há 3 anos ele estava em uma cama. Neste processo, comprei este livro. Comecei a lê-lo e não sei por que parei.
Em janeiro deste ano me chamaram: “- Seu pai está internado de novo”.
Fui para lá com a ideia de passar um tempo novamente acompanhando-o no hospital. Não seria a primeira vez. Nem a última.
Levei um livro maior para ler e este aqui como uma espécie de acompanhamento. Resolvi recomeçá-lo. Leria um conto de manhã e outro a noite, para ir saboreando, pois afinal trata-se de um Carpinejar, uma iguaria. Uma escrita para ser lida, sentida e saboreada.
Na primeira manhã segui o combinado. Um texto para começar o dia.
Mas a tarde chegou e o medico me avisou: “- Seu pai está muito ruim. Ele não passa de amanhã.”
E ali fiquei. Velando sua passagem. E enquanto eu esperava, Carpinejar esperava por mim. A leitura parou de novo. Como ele tinha dito:

“Todo filho é pai da morte de seu pai.”

E assim eu fui.
E a morte veio e o levou.
E ali segurando em sua mão, vem o pensamento: Será que fizemos tudo o que podíamos por nosso pai. Dei chances a ele de se orgulhar de mim e saber que valeu a pena o esforço e o trabalho? Ele conseguiu ir embora com a sensação de missão cumprida ou ainda tinha medo do percalços que a vida podia me trazer?
E foi exatamente uma sensação como esta que fez Carpinejar escrever esta pérola em forma de livro.

“Saudade que não é praticada vira ressentimento. Palavra que não é dita se isola em orgulho. Hoje eu vejo o tamanho do meu despreparo. Este livro é uma tentativa desesperada de ser mais pai de meu pai, mais pai de minha mãe, e devolver um pouco do que recebi deles na infância. Pelo menos, serve como um pedido de desculpa.”

Cuide de Seus pais Antes que Seja Tarde, editado brilhantemente pela Editora Bertrand Brasil, é um livro pequeno em tamanho, mas exageradamente enorme em conteúdo.
Para filhos, netos, pais, mães. Para quem tem uma família.
Ler Carpinejar é uma sensação muito estranha. É como se ele estivesse falando coisas na nossa orelha. Diretamente para nós. Beira ao sobrenatural. Você se pergunta como que uma palavra escrita pode te acertar tão profundamente, te deixando arrepiado e muitas vezes deixando tudo embaçado, pois quando menos esperamos, Carpinejar vem com uma frase que faz nossos olhos ficarem líquido.
E eu digo que ele escreveu este livro para mim. É Sobre mim e sobre os meus.
Aquela mãe que coleciona potes é a minha.

"Nada é capaz de despertar tanto a alegria de minha mãe como potinhos...Os potes têm uma simbologia especial. São os fretes de seu amor, os carretos de sua gentileza. Recorre a eles para dividir as porções generosas de sua comida...Na verdade, ela não se importa com os potes, mas comigo. O pote é um pretexto. Eu já entendi que toda mãe guarda os potinhos para garantir a próxima visita do filho."

E ela ainda tem aquela receita caseira que só ela sabe fazer e cuja simplicidade é difícil demais para explicar aos outros.

“Mãe que é mãe, mas mãe mesmo, diplomada e pós graduada, tem que possuir uma receita de família e fazer charme para contar. Uma receita que herdou e agora é só dela. Uma receita caseira, inescrutavel, que não passa para ninguém, que não anotou em livro nenhum, que muda de assunto na hora de entregar os ingredientes e o preparo aos filhos. Uma receita que permanece na tradição oral e que é capaz de mudar o mundo, o destino de um casamento, recuperar uma amizade, resolver a renga entre judeus e palestinos, desfazer depressão e mau-olhado.”

E aquele pai que não consegue jogar nenhum trabalho de escola do filho fora sou eu.

"Pai e mãe não conseguem colocar fora nada do filho. Fracassam. É um esguicho de tinta no caderno e pretendem emoldurar.""

Assim como aquele pai que vai vendo os filhos crescerem e quer parar o tempo

"Mudei minha expedição: não perseguir mais o futuro, e sim a pureza e a magia da criancice intactas em alguma de suas frases e expressões. Folheio em seus rostos o nosso velho álbum de fotografias. Não me interessa mais saber se são parecidos com o pai ou com a mãe, com o avô ou avó, o que importa é encontrar semelhança com eles mesmos de antigamente. Todo pai, depois de ser um profeta, converte-se num arqueólogo. Não está centrado em adivinhar quem serão os seus filhos, dispõe-se a proteger a ternura dos laços primevos."

Mas no fim, concluímos que, na verdade, eu e os meus, somos iguais a você e os seus, e a ele e os deles e assim por diante. Somos simplesmente humanos. E repetimos os acertos e os erros. Em outras casas, em outras imagens, mas com um roteiro muito similar.
E aqui Carpinejar nos trás o roteiro da sua vida. Que é o roteiro da minha vida, da sua vida e da vida da próxima pessoa que você encontrar a sua frente após ler este texto.
O livro fala de perdas, mas é feito de lições e pura nostalgia. E deve ser lido com um marcador de texto, pois Carpinejar é um mago com super poderes que enxerga a nossa alma e a coloca em letras, silabas e palavras, que te abraçam e deixam seu coração quente com suas teorias do sofá da sala, do pano de prato e a de que quem é um bom neto, será um bom filho, só para citar algumas.
Ao ler o livro você percebe que nada é mais importante do que aquele seu pequeno circulo.
Cuide de Seus pais Antes que Seja Tarde é leitura obrigatória.
Livro para ter em casa, na sua cabeceira, para sempre lembrar o que de verdade importa.
Livro para dar de presente.
Livro para deixar para ser encontrado no banco da praça ou do metrô.
Livro para dividir.
Livro para refletir.
Leia!

Leonardo1263 28/03/2019minha estante
Que Texto amigo, parabéns... Meus pêsames pela morte de seu pai. Há uma frase que diz que depois da morte de nossos pais, nos tornamos um pouco mais duros e sábios... Pelas palavras que já é sua, uma situação como essa, um momento de transformação, foi pautado por uma leitura tão boa quanto essa aparenta. Esse livro tem me rondado ultimamente, e era esse seu relato que me faltava para ir ao encontro dele. Obrigado pelas profundas palavras e citações!

Helder 28/03/2019minha estante
Léo, muito obrigado. Leia o livro sim. Que bom que consegui demonstrar o quanto este livro é bonito. Aliás, leia Carpinejar. Ele é um mago.

Leonardo1263 28/03/2019minha estante
Lerei com certeza! Valeu Helder

Beatriz.Tag 30/03/2019minha estante
Helder, sinto muito pela perda do seu pai :( Eu não conhecia este livro, mas tua resenha foi realmente tocante; espero que muitas pessoas tenham a oportunidade de lê-la e assim como eu, sintam-se inspiradas por esta leitura. Parabéns!

Helder 19/04/2019minha estante
Beatriz, fico feliz em conseguir tocar as pessoas com esta resenha. Carpinejar é incrivel, mas este livro é extremamente especial. Coloque em sua lista de livros para ler na vida.

JoAo366 09/01/2024minha estante
Que lindo... Texto carregado de palavras fortes e reais...????

Leonardo 03/05/2021

"Não quero ter razão, só quero ter amor"...
É o livro mais triste e mais reflexivo que eu já li, nos faz pensar o quanto desvalorizamos a presença das pessoas que mais nos amam na vida, aquelas pessoas que fizeram, fazem e farão tudo por nós, tudo para nós.
Acredito ser um livro muito emotivo para quem tem os pais e mais ainda para quem já não tem mais a alegria de tê-los em sua presença.
Carpinejar nos faz refletir que, seguindo o ciclo natural da vida, que pode se inverter, mas que o mais comum é que um dia não teremos mais a agradável companhia de nossos eternos protetores.
É um livro também para termos mais consciência, para aprendermos o mais cedo possível a desfrutar o tempo em que nossos pais passam conosco, evitar conflitos bobos e desnecessários e fazer da frase “Não quero ter razão, só quero ter amor” nosso lema de vida para que futuramente não haja possíveis arrependimentos.

Início: 02-05-2021.
Conclusão: 03-05-2021.

Danimes 21/11/2020

Ouvi este audiolivro sem pressa e é tão poético que vou querer um bis.
Encantador e acalentador os relatos da família e dos pais.

Debora.Lanes 24/03/2020

Um livro pra nos lembrar a importância da família.
Raso, porém para aqueles que se conscientizaram da mortalidade dos pais, seja pela própria morte ou pela própria consciência, é uma boa leitura!

Isa 15/07/2022

Cuide dos pais antes que seja tarde
Livro bem reflexivo e poético. Narra exemplos cotidianos do autor, mas com aquele toque de sentimentalismo e reflexão. As duras verdades contadas, são elas que tornam este livro necessário para todos os filhos, que precisam criar mais empatia pelos seus pais, pois como esta obra mesma diz que os seus pais não são eternos e nós devemos aproveita-los ao máximo de sua sabedoria e amor!

Kate.Batista 30/04/2020

Gatilho pra quem já não tem a mãe por perto
É uma leitura linda, as palavras de Carpinejar soam como música, maaaaas chorei horrores e pra quem gosta de chorar é um prato cheio. Me identifiquei com vários pontos citados, principalmente quando minha mãe não tinha coragem de jogar minhas tarefas de casa fora.

Jubspeixoto 28/06/2020

Leia com os olhos da alma
Foi um livro que até demorei para ler que conforme o andamento eu lembrava de alguns momentos em família, amigos e como o tempo passou e sobre as despedidas nesse trajeto.
É um excelente livro para você abrir seus olhos da alma, abaixar as guardas e refletir.
Para algumas pessoas a relação com os pais é um grande desafio, mas os pais são nosso pré vestibular para a convivência com o mundo fora de casa. A relação com os outros é um aprendizado diário e isso nos traz a seguinte mensagem, talvez o amanhã seja a última oportunidade de dizer algo a alguém que pode não voltar mais. "Por isso não quero ter razão só amor"

Cristiano 24/01/2023

O autor admoesta de forma sensível e através de suas experiências pessoais sobre os valores da família. Da importância das relações afetivas, demonstrações de carinho!

Na oportunidade ele expõe e relata sobre sua vida, o livro nos faz refletir e analisar como temos levado nossa vida, como temos cuidado dos nossos pais!

Uma leitura fácil e rápida, recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6