A volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias Júlio Verne

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

1 | 2 | 3 | 4

Kleber 15/07/2021

Um dos maiores clássicos de aventura de todos os tempos
A volta ao mundo em 80 dias é merecidamente um dos maiores clássicos dos romances de aventura, por conter um enredo tão envolvente e empolgante como o que é vivido pelo aristocrata Phileas Fogg e seu fiel escudeiro Jean Passepartout.

Phileas é um nobre inglês que durante um carteado com os amigos do Clube Reformafor empreende uma aposta de que conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias, algo ousado de se apostar naquela época do século XIX, onde viagens eram sempre muito demoradas.

Em sua aventura, ele conta com a parceria de seu simpático criado francês, Jean Passepartout, que no começo duvida que o patrão realmente conseguirá vencer a aposta, mas por testemunhar sua força de vontade, sua grande perseverança e seu caráter inabalável, acaba por se convencer, e faz o que está ao seu alcance para ajudar o amo.

De fato, Phileas Fogg é um homem singular, dotado de impressionante sangue-frio e que apesar de todos os contratempos, aventuras e perigos pelos quais passou durante sua árdua jornada ao redor do globo, jamais se deixou abalar ou impressionar com nada. Mas não se enganem: apesar de parecer insensível, Fogg mostra-se em diversas situações um cavalheiro de grande valor e de generosidade enorme.

E servindo de contraponto ao seu patrão de semblante inflexível, Passepartout é um personagem de extremo carisma, responsável por alguns dos momentos mais cômicos da obra, e extremamente fiel para com seu amo. É certo que ele algumas vezes mais atrapalhou do que ajudou, mas sempre lhe eram melhores as intenções.

Não posso deixar de mencionar outro personagem que acompanha a trama do começo ao fim, o grande antagonista dessa história: o detetive Fix. Certo de que Phileas Fogg era o criminoso que roubou de um importante banco inglês a quantia de 55 mil libras, Fix fez o que pôde para atrapalhar a viagem do rico apostador, sempre com o intuito de prendê-lo enquanto ainda estivesse em território inglês. Tudo bem que ele estava apenas fazendo o seu trabalho, mas suas intromissões e seus planos escusos o tornam um personagem muito detestável!

Se o Phileas Fogg era realmente o ladrão do banco, e se ele conseguiu vencer a aposta ou não, não revelarei nesta resenha. Descubram, pois, por conta própria. Todavia, não acredito que o desfecho dessa incrível e secular história, com suas espetaculares reviravoltas, não seja do conhecimento geral do público leitor.

Ray (@padawanliterario) 27/01/2021

Não me decepcionou em nada...
Em condições normais de saúde mental, eu teria concluído está leitura em uns 2 dias. Mas como 2020 foi uma cruz q eu nunca imaginei carregar, levei seis meses.
No entanto, nos dias em que eu conseguia ler e me envolver na história os personagens me cativaram. Amei conhecer o Sr. Fogg, me diverti muito com Passepartout e me aflingi com Aouda. Claro, quis socar o Sr. Fix.

Enfim, recomendado para todas as idades.

Nanna 09/09/2022

Fluido e divertido
Eu tava com receio desse autor pq viagem ao centro da terra não foi uma experiência muito boa pra mim, mas esse aqui fez eu ter boas gargalhadas e ficar presa ao livro até o fim!!

Fogg, inglês calmo, tranquilo... Inventa de fazer uma viagem ao redor do mundo com tempo estipulado e muitas coisas acontecem: MUIITAS COISAS, que me fez duvidar se essa viagem daria certo msm até o último momento, kkk duvidei mas torci pra que desse certo!

Achei a vibe do detetive Fix (acho que é esse o nome), bem de Javert, quem leu os miseráveis vai entender! O cara não largou do pé de Fogg um minuto sequer, e ainda se aproveitou da bondade dele. O que aconteceu com ele no final ainda foi pouco, eu achei kkk mas pela proposta do livro, foi o suficiente.

Eu fiquei com muita vontade de ver uma adaptação fiel ... Mas acho que não temos né, dei uma pesquisada e a que tem mudou muita coisa, não fiquei com vontade de ver :(

O final eu achei sensacional, kkk eu confesso que essa solução tinha passado pela minha cabeça, mas ainda assim fui surpreendida pois por uns 5 minutinhos ali eu tinha desistido da ideia.

E o serviçal do Fogg, kkk esse cara é sensacional!

Enfim, super indico. Esse fez eu ter vontade de ler outras coisas do Júlio Verner.

Taynan 01/01/2023

Bom 3 ?
Esse é o primeiro do autor que li.

Não funcionou muito pra mim.
É uma aventura legal, mas não me interessei muito pelo que estava rolando, mas vou ler os outros do autor.

André Luís 14/01/2021

Emocionante do inicio ao fim, nunca se sabe o que pode acontecer na próxima página.

Claudia 30/08/2021

O que faz um apostador...
Por causa de uma aposta um homem sai numa viagem maluca de dar a volta ao mundo com seu mais novo empregado Passepartout. Um jovem francês que foi para a Inglaterra em busca de um trabalho mais tranquilo do que os que costumava ter na França. Seu mais novo patrão, um inglês super meticuloso e sério, acaba fazendo uma grande aposta com seus companheiros de jogo e acaba viajando inesperadamente tentando a todo custo cumprir a viagem em 80 dias como combinado.
Muitas aventuras, emoções e coisas muito bizarras ocorrem no caminho dos dois. Mas, vale a pena a leitura. Achei muito interessante. Recomendo.

nanci 18/09/2020

Aventura
Queria ler há muito tempo, mas sempre deixava para depois. A história é muito empolgante e as personagens bem interessantes.

ArthurAlves 21/02/2021

Uma viagem muito louca!
É um bom livro. Uma grande aventura que para época e pelos motivos era loucura, mas com um desenrolar imprevisível e até cômico, com uma pitada heróica de um personagem excêntrico o livro me prendeu parar querer saber o desfecho.

Talvez pelo meu gosto no momento não queria ler os outros do Verne, mas futuramente voltarei ás obras do autor.

SunshinetySick 06/02/2021

Eu amei! É uma leitura fluida e emocionante, mas que, para mim, conservou aquele gostinho de calmaria. Provavelmente o temperamento do Fogg me passou essa impressão, apesar de eu simpatizar muito com o Passepartout. Os dois fazem uma dupla interessante e há momentos bonitos e momentos emocionantes durante a jornada. Tive ódio do Fix desde o começo, apesar de entender os motivos dele. As ultimas páginas me deram sentimentos que eu realmente não estava esperando, foi uma boa surpresa. Uma leitura interessante que eu recomendaria a qualquer um!

juliacwoinarski 03/10/2023

Página 240
"Encontrou uma encantadora mulher, que, por inverossímil que pareça, o tornou o mais feliz dos mortais. Em verdade, não se daria por muito menos a volta ao mundo?"

kroth 04/01/2022

se prende mundo a nomes de lugares
achei pouca aventura e muito nome de rua, lugar, pessoa, poderia ser sido melhor masss enfim, ate q foi bom

Valetina Oliver 13/09/2021

4.0 ?
É um clássico bem fácil de ler. Uma história muito divertida e cheia de aventuras. Gostei bastante.

Line 23/02/2022

Divertido
Leitura conjunta com meu filho. Nos divertimos juntos!
Uma aventura, com ação, emoção, cavalheirismo e um final inusitado!!!

Roanny.Oliveira 18/09/2021

A volta ao mundo em 80 dias
No começo achei a história um pouco parada, não fluia bem pra mim, mas la para o meio do livro vai ficando cada vez melhor.

Já assisti o filme e tava cheia se expectativas para ler o livro, mas são muito diferentes. Por se tratar de uma adaptação, o filme é mais cativante, o personagem principal, Phileas Fogg, é mais sociável, divertido, um homem de total oposto do retratado no livro. Mas mesmo comparando, não se pode dizer que o livro é ruim, é incrível! Mostrando o que realmente Fogg ganhou no final, o livro foi muito bom, as aventuras pelo mundo, as tagarelices de Passeportout e o detetive Fix, com sua missão de prender um criminoso. Um livro realmente espetacular. Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4