O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Keila 22/09/2021

Amor em meio a atrocidades
Livro finalizado, mas difícil de digerir?
Lale é judeu, e em 1942 é levado de sua família como prisioneiro para ?trabalhar? construindo blocos/alojamentos para os milhares de outros prisioneiros que chegarão enquanto estiver no campo de concentração Auschwitz.
Por conta de sua astúcia e inteligência, Lale consegue a posição de tatuador, o que lhe garante algumas regalias, mas apesar disso, aproveita sua posição de privilégios para ajudar e de certa forma proteger alguns dos outros prisioneiros.
Ao tatuar Gita com o número que agora passa a ser sua identidade, percebe que se apaixonou perdidamente e nos anos que se seguem, e em meio a torturas, morte e desespero, se entregam a um amor proibido sem saber qual será o fim de ambos.
Lale é o retrato da sobrevivência, mesmo tendo sua dignidade, identidade, liberdade sendo privados por anos. Seu lema era, se acordei, será um bom dia!

Foi emocionante, angustiante e desafiador ler este romance histórico. Mas acalentador saber que ao final, o amor de ambos sobreviveu a toda tortura e atrocidades dos nazistas.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 02/08/2022

O tatuador de Auschwitz
?Pepan, por que me escolheu?
Vi um homem morto de fome arriscar a vida para te salvar. Imagino que você deva ser alguém que valha a pena ser salvo.?

Olá, leitores..
Falar sobre ?O tatuador de Auschwitz? é uma missão difícil, pois foi uma das obras mais dolorosa que já tivemos a honra de conhecer e refletir (lemos juntas - Ana, nossa mãe, e eu, Cláudia).

O livro transmite o quanto aqueles tempos foram sombrios para todas as pessoas, judias ou não. Um testemunho da coragem daqueles que ousaram enfrentar o sistema da Alemanha Nazista.

Dois judeus eslovacos, Lale Sokolov e Gita Fuhrmannova, se conhecem em um dos mais terríveis lugares que a humanidade já viu: o campo de concentração e extermínio de Auschwitz. No campo, Lale foi incumbido de tatuar os números de série dos prisioneiros que chegavam, literalmente marcando na pele das vítimas o que se tornaria um grande símbolo do Holocausto. Ele aproveitava sua posição privilegiada para ajudar outros prisioneiros, trocando joias e dinheiro por comida para mantê-los vivos e conseguindo ?melhores? trabalhos para poupar seus companheiros do trabalho braçal do campo. Nesse ambiente, feito para destruir tudo o que nele tocasse, Lale e Gita se entregaram a um amor proibido, mesmo sabendo que a morte era eminente.

A Segunda Guerra Mundial traz inúmeros segredos na vida de quem a viveu. Uma das coisas que mais espanta é saber que os fatos são verídicos, e como isso chegou até a autora. Surreal!

Com delicadeza e uma escrita marcante, a autora narra com precisão detalhes de prender o fôlego, doer a alma, abalar qualquer estrutura emocional, do início ao fim, sem romantização dos acontecimentos.

É uma obra sem meias verdades, nua, crua, que não esconde nenhum mísero detalhe; nos faz refletir sobre questões históricas e passadas, assim como presentes, e talvez futuras.

?Escolher viver é um ato de rebeldia, uma forma de heroísmo.?

Ps: esse é o 1° de três livros (o tatuador de Auschwitz, a viagem de Cilka, as três irmãs). São histórias autônomas mas que retratam os mesmos personagens/pessoas reais, assim, acho por bem ler na ordem de lançamento.

Um livro difícil de ler, ao mesmo tempo em que é impossível parar de lê-lo! Super indicamos! Já leu?

Heloyza2 12/03/2023

Simplesmente maravilhoso.
Uma história vivida em um dos maiores horrores da história da humanidade, mas contada com leveza e de forma cativante.
A história de Lale e Gita é simplesmente sensacional.

Marcelo1145 14/07/2022

O caos existiu... Será que acabou?
O caos existiu... Será que acabou?
História triste e linda. Fatos reais de uma história que as vezes nos perguntamos como pôde?
Quando me perguntam porque leio livros de guerra, é simplesmente para não esquecer o que somos e o que podemos fazer. São pessoas como eu e vc que tomam essas decisões de atrocidades. É bom conhecer e saber as consequências disso para que não possamos repetir com ninguém, seja em qual escala for.

Giovannaa1 06/03/2021

O Tatuador de Auschwitz, a incrível história do amor que trouxe esperança e coragem durante a Segunda Guerra Mundial.

Ler sobre os horrores que aconteciam em Auschwitz foi revoltante, repulsivo e angustiante. Precisei dar uma pausa diversas vezes, só para conseguir processar tudo o que eu estava lendo.
Por outro lado, a história de Lale e Gita é linda e muito emocionante. Um exemplo de força e resistência. O próprio Lale cita: "sobreviver é um tipo de resistência contra esses nazistas desgraçados" e eles resistiram e viraram heróis.

Me emocionei muito com tudo o que li. Não existem palavras que possam expressar tudo o que eu senti e sinto até agora. Tudo o que posso dizer é que O Tatuador de Auschwitz é incrível e necessário.

Recomendo 100%

Jóice D. 11/11/2022

O Tatuador de Auschwitz.
Terminei... Mais um leitura sobre a Segunda Guerra concluída. Mais dor, porém mais aprendizado.

"Para que nunca aconteça de novo."

O Tatuador de Auschwitz é a história de duas pessoas comuns, vivendo em um tempo extraordinário, privadas não apenas de sua liberdade, mas de sua dignidade, seus nomes e identidades, e é o relato de Lale sobre o que precisavam para sobreviver.

Lale levou sua vida segundo o lema:
"Se você acordar pela manhã, é um bom dia."
- Parte do Epílogo, escrito pela autora.

Leitura incrível. Todo meu amor e admiração pelo amor e força de Lale e Gita.

E a todos que sofreram horrores nos campos de concentração, tentaram de um jeito ou de outro sobreviverem. E aos que TB não sobreviveram, vocês não seram esquecidos!

"Para que nunca aconteça de novo."
CPF1964 11/11/2022minha estante
???

CPF1964 11/11/2022minha estante
Acho que você iria gostar de O Homem mais Feliz do Mundo de Eddie Jaku. Já li. Dê uma olhada na sinopse, Joice.

Jóice D. 11/11/2022minha estante
Muito obrigada pelas recomendações Cassius. Gostei muito dos que você já me indicou. Consegui comprar dois. Falta chegar o outro.
Obrigada! ??

luizaalvex 01/12/2020

É um livro muito bem desenvolvido e detalhado, porém, por se tratar de um assunto muito delicado, é um livro pesado e triste.
Vale a pena ler por entender melhor o que passava na cabeça de todos naquela época, mas a energia que o livro passou foi como se eu estivesse lá dentro observando tudo, e não pudesse fazer nada a respeito.??

tay 06/06/2020

Forte, sensível e necessária.
No início não estava conseguindo me conectar mas não demorou pra que isso acontecesse. Mesmo sabendo do horror que foi a 2 guerra, ainda precisei fechar o livro em alguns momentos. Apesar disso, a beleza e a sensibilidade com a qual uma história de amor foi construída e vivida em um ambiente como aquele, faz dessa história única, forte e com o poder de renovar qualquer esperança. Vale muito a pena a leitura!

Luiza.Litter 07/04/2024

É um livro emocionante e sensível. É possível ver o lado humano dos fatos e ao mesmo tempo ver como os nazistas tratavam aquilo como um jogo. A história te toca de forma que você torce até o final para a felicidade dos personagens e se encoraja pela força que eles tem de viver. O livro te faz se colocar no lugar dos personagens (na medida do imaginando) e sentir, pelo menos, um pequeno pedaço da dor sofrida por aquelas pessoas, famílias e vidas. Incrível.

olivia.bs 28/04/2023

"Se você acordar pela manhã, é um bom dia"
Não sei exatamente como fazer resenha de um livro como esse, sinto que é até uma falta de sensibilidade querer colocar aqui críticas ou elogios como eu faço em outros tipos de livro.

O Tatuador de Auswitz é uma lição de vida, é uma história que do início até o fim te coloca frente a frente com inúmeras atrocidades que o homem já foi capaz de cometer e faz com que voce se pergunte constantemente como um ser humano é capaz de fazer isso com outro ser humano. E mesmo em meio a um cenário tão horrendo, o livro consegue mostrar o valor da nossa vida, da nossa liberdade e, acima de tudo, do amor que somos capazes de sentir.

Sinceramente, todo mundo deveria ler esse livro algum dia.

NiltoJR 21/04/2021

Se você acordar pela manhã, é um bom dia
Esse livro conta a história de duas pessoas que se conheceram no pior Campo de concentração, Birkenau. Em todo momento ele mexe com todos seus sentimentos, amor, ódio, tristeza, compaixão... A história de Lale e Gita é essencial para o entendimento desse passado horroroso, recomendo a todos a leitura.

@theus04 17/11/2020

Melhor Romance S2
Acho que não há mt o que dizer sobre esse fantástico livro, a não ser sobre o amor. É quase inacreditável q esse possa ser um sentimento tão forte capaz até mesmo de estar presente durante uma guerra e nas piores condições de vida q se possa imaginar. Essa foi sem dúvidas a MELHOR história de amor que eu já lera, provando de uma vez por todas q o amor pode SIM superar TODAS as barreiras, como distância, saudade, falta de tempo e até mesmo uma guerra................

Manú 31/07/2023

O tatuador
Mais uma história dos horrores e da perversidade humana.
Em 1942 em plena segunda guerra Lale é levado para os campos de Auschwitz e berkenal.
Para sobreviver vira o tatuador dos campos. Sua tarefa é marcar aqueles que chegam, homens, mulheres e crianças.
Lá conhece Gita, se apaixonam e buscam sobreviver entre horrores sequer imagináveis.

Kamila Thuane 22/11/2020

Além de mostrar a realidade dos campos de concentração (não paro de me surpreender com a crueldade do ser humano), o livro traz uma grande reflexão... Que tipo de pessoa você seria na história: aquela que se corrompe, a que aceita o destino ou a que tenta mudar a realidade?
A princípio, a resposta rápida parece bem óbvia, mas será que a resposta honesta corresponde com o nosso desejo?

Bea 22/08/2020

Apesar de se passar em uma das épocas mais sombrias da humanidade( a qual está quase sendo ultrapassada pela atual), esse é um dos meus romances favoritos e que me faz acreditar num amor verídico e que vale a pena. Diferente de muitas pessoas que tem como "homem perfeito'' ( entre aspas porque eu não acredito que exista alguém perfeito) personagens como Edward entre outras opções que sumiram da minha cabeça agora, Lale é o meu, tanto por realmente ser um homem real, mas por seu amor não ser um amor idealizado ou até falso, durante a história ele mostra como realmente ama, admira e respeita todas as mulheres e ainda procura por sua parceira ideal, tanto que é capaz de reconhece-la em meio uma realidade hostil e cruel. Esse livro PRECISA ser mais conhecido e amado.
nandamoniz 22/08/2020minha estante
Maravilhoso!