O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Monica.Prupst 19/10/2023

Difícil e emocionante
Assim como qualquer história sobre o holocausto, esse livro não foi fácil de ler
A história é, ao mesmo tempo, difícil e emocionante
A história de amor é esperança é triste com um final feliz e emocionante apesar do horror
A história mostra os horrores dessa época, ao mesmo tempo que mostra a esperança de um casal que só deseja ser feliz fora dali
Lendo essas histórias (que por algum motivo eu gosto de ler) eu percebo çomo os problemas que tenho são ridículos em comparação a essa época, só de eu ter liberdade já é muito melhor do que qualquer coisa dessa época
Vale a pena ler para entender melhor a história e saber que isso jamais deve se repetir
Se eu tenho um critica, seria que eu não entendi direito como eles sairá do campo, como os russo invadiram e como eles conseguiram se encontrar em uma plataforma de trem com muitas pessoas e muitos vagões, além de como saber quer estação
Triste....

3ddy 16/10/2023

Ainda lembro o dia que comprei esse livro e ficou um bom tempo guardado esperando até o que chamo de 'momento certo para ler'. Até então não fazia ideia que estava próximo de conhecer uma história interessantissima e uma autora que ia me fazer gostar tanto de seu trabalho. Sim meus amigos, Heather Morris disputa o 1° lugar de minhas autoras favoritas e esse livro e os outros são prova disso. Em 'O Tatuador de Auschwitz' acopanhamos a história de Lale Sokolov dentro do campo de concentração, seus perrengues, formas de viver cada dia e a paixão de sua vida. Lale foi fundamental para mim,pois com sua historia pude aprender sobre alguns acontecimentos dentro dos campos que até então eram novidades para mim. Se você gosta do assunto, saiba que esse livro é perfeito do inicio ao fim.

Kalinca2 15/10/2023

Um dos melhores que já li, com certeza. O choque de realidade desse livro é muito grande. O amor que Lale tinha por Gita o fez ter força e esperança para sair vivo de Auschwitz, o amor deles era muito genuíno.

Vivi 12/10/2023

Cenário de muita dor, sofrimento e mortes, algo que beira quase ao inimaginável se não tivesse realmente acontecido. Ainda assim, pessoas que presenciaram todo esse sofrimento ainda tinham esperança no amor. Recomendo muito a leitura, não podemos esquecer do nosso passado.

Jessica1248 12/10/2023

Leitura viciante e rápida! Prende sua atenção do começo ao fim. Muito emocionante todo o contexto.

Gabriela.Galler 08/10/2023

O Tatuador de Auschwitz
Uma leitura emocionante! Acho que isso resume muito bem como foi está leitura.

O livro retrata a história de Gita e Lale, dois jovens que se conheceram no campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau. Os dois se apaixonam e vivem o romance e amor por todo o período em que estiveram lá.

Apesar do livro focar no relacionamento e no amor entre eles; o livro também retrata a crueldade e desumanidade. Eles perderam suas identidades, dignidade, liberdade e suas famílias.

Interessante pensar e trazer esse livro para a atualidade, para que isso NUNCA aconteça novamente. A história precisa ser estudada, para que esses erros e atrocidades não se repitam contra o povo.

Vale a leitura.

MarAlia153 08/10/2023

Crueldade e resiliência
Os eventos terríveis ocorridos em campos de concentração, são descritos no livro com alguns detalhes. A resiliência de Lale e Gita são surpreendentes!!

Ana Paula Moreira 05/10/2023

Triste de mais
A história de Lale e Gita me fez acreditar que mesmo tendo todos os motivos pra ser uma pessoa amarga em meio a tanta tristeza e sofrimento, vale a pena ser uma boa pessoa e que pode haver uma luz no fim do túnel . A história narrada por Heather Morris é de nos deixar com os olhos lacrimejados.

Amadeu.Rebouças 05/10/2023

O Tatuador de Auschwitz de Heather Morris ?
Romance histórico e baseado em fatos reais, de cara vc já tem dois bons motivos pra ler O Tatuador de Auschwitz.

Heather Morris nos conta uma história de amor, baseada em fatos reais de dois sobreviventes de Auschwitz, um dos mais cruéis campos de concentração e extermínio da Alemanha nazista.

E foi nesse cenário de horror q Lale Sokolov e Gita Fuhrmannova, dois judeus eslovacos se conheceram durante a Segunda Guerra Mundial.

A função de Lale era tatuar os números de série dos novos prisioneiros, por isso era visto por alguns, muitas vezes, como um cúmplice dos carcereiros, porém, ele aproveita sua posição previlegiada para ajudar de alguma forma e na medida do possível outros judeus naquela prisão.

Perante as atrocidades e a morte iminente, o amor proibido de Lale e Gita se fez prevalecer e o leitor é conduzido pra dentro dos portões de Auschwitz, um ambiente de humilhação e sofrimento inimaginável.

O Holocausto foi umas das maiores atrocidades q a humanidade já produziu, por isso nunca é demais relembrar e reverberar o horror q foi esse acontecimento para nunca mais voltar a se repetir, na obra, a minha emersão foi logo no início, cada capítulo foi angustiante e emocionante, pelo ponto de vista do Lale, a narrativa dinâmica e rica na descrição do local mostra as cenas c clareza, um panorama cruel da realidade da Segunda Guerra Mundial, um mergulho na mente tensa desses personagens, sempre na iminência de um acontecimento trágico, aprendendo a sobreviver um dia de cada vez, sem espaço para perspectivas de futuro, em contrapartida, quero exaltar tb, a empatia, a resistência e a generosidade q unia as vítimas nesse período de sofrimento mostrando a dualidade humana, em suma, um livro pra refletir.

"Se você acordar pela manhã, é um bom dia."

Heather Morris nasceu na Nova Zelândia e é apaixonada por histórias de sobrevivência, esperança e resistência. Outros livros da autora: Três irmãs e A Viagem de Cilka.

#energialiteraria #otatuadordeauschwitz #heathermorris #book #livro#literatura #instabook #editoraplaneta
Aline MSS 05/10/2023minha estante
Esse está na minha lista. Sua resenha ficou mto boa e me despertou curiosidade.??????

Amadeu.Rebouças 05/10/2023minha estante
Obrigado, leia sim e já vai preparada rsrs.

Maria.Adalicia 03/10/2023

Esse livro é verdadeiramente marcante, me deixou sem palavras. Heather Morris consegue transmitir a história de Lale e Gita de uma maneira tão vívida e comovente que é impossível não ser profundamente tocado por suas experiências durante o Holocausto. A narrativa é uma jornada angustiante, mas também repleta de coragem, amor e esperança. Morris mergulha nas profundezas da crueldade humana e, ao mesmo tempo, destaca os atos de bondade e resistência que ocorreram mesmo nos momentos mais sombrios da história.

Daya.Souza 03/10/2023

Fascinante
Não imaginava que fosse uma história real, até finalizar o livro.
Triste história nesta época de guerra, mostrar um casal que mesmo na guerra, puderam viver em um campo de concentração.
Esta história irei guardar com muito carinho.

Maíra 30/09/2023

Pra mim, qualquer livro de relatos da segunda guerra merecem 5 estrelas. Não tem como gostar ou não gostar de um livro assim. A história simplesmente é o que é. Porém, entre todos os livros que já li sobre o tema, esse foi o mais leve, por se tratar de uma história de amor e também pela forma que foi escrito. Por trás de todo sofrimento e tortura, é possível ver a elegância e o cuidado do Lale com todos ao seu redor, principalmente com a Gita. E é interessante perceber os sentimentos de culpa atrelado aos trabalhos que os dois tiveram que exercer para sobreviver. E ver a complexidade de sentimentos e ações que eles foram submetidos. Que horrores assim nunca mais aconteçam.