Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Juliana 26/03/2020

FUSCA AZUL!
Céu Sem Estrelas foi um livro que me deixou muito feliz. Há um tempo eu venho me esforçando para ler mais livros nacionais, mas a verdade é que muitos deles acabam por me deixar irritada, me fazendo sentir que desperdicei meu tempo.
Não foi o caso desse livro aqui.
Céu Sem Estrelas foi uma leitura rápida e gostosa, apesar de abordar temas sérios como problemas de autoestima, síndrome de borderline e gordofobia, a narrativa é conduzida com muita sensibilidade, e mais do que isso, responsabilidade.
Acompanhar os personagens principais dessa história pra mim foi uma lição de empatia, me fez sair da zona de conforto e encarar o mundo pelos olhos de pessoas completamente diferentes de mim. E isso é maravilhoso! É uma das vantagens da leitura.
Céu Sem Estrelas renovou minha fé nos romances nacionais YA e eu recomendo muito a leitura.

laura 24/04/2022

5.0
Incrível (e nacional)!!! Esse livro conta a história da Cecilia e aborda temas sérios como autoestima e família, mas também tem o clichêzinho romântico que todo mundo ama com o irmão mais velho da melhor amiga. Achei que seria sem graça no começo mas logo de cara eu já me apaixonei e me identifiquei muito com partes da história dela. A escrita é boa, li tudo em um dia. Eu não esperava nada os capítulos finais, achei que surpreendeu. Muito bom o livro deveria ser muito mais falado do que é. (E existem boatos que vai virar filme!!!!)

Ella 16/09/2021

Céu sem estrelas
Amei demais esse livro, a protagonista tem problemas com os pais, problemas de autoestima, e o livro tem uma leitura bem gostosinha, otimo pra sair da ressaca literária.

Madu 30/08/2022

Era pra ser um romance e apenas me deu gatilho
Pensei q era uma coisa, mas na vdd era outra, o que n é algo ruim, mas foi uma quebra de expectativa.
Achei a história boa até.
O final achei bom, por um lado, por reforçar que n existe uma cura instantânea e sim um processo. Mas ao mesmo tempo achei muito corrido.

Elaine 10/04/2020

A autora conseguiu abordar assuntos necessários sem forçar a barra. Essa história é necessária em muitos aspectos.

Cecília, conte comigo para tudo. Eu te amo, guria. Entenda.

fernandinha 13/10/2021

Fusca azul!
esse livro é leve, mas é difícil. ao final se entende como deve ser difícil estar no lugar da Cecília, e dói muito saber que o mundo está cheio delas
eu não consigo dar cinco estrelas porque o romance é acelerado, o livro reforça dez mil esteriótipos, como o de Gordo Odeia Salada, Não Se Exercita e Come Toda Hora, mas mesmo assim a história é tão tocante, eu nunca vi borderline ser abordada dessa forma, é tocante e é inspirador.

klarinhaaviliss 13/04/2020

Decepcionada
O assunto discutido é de grande importância, porém a autora se perde muito n desenvolvimento dos personagens e até mesmo na própria protagonista Cecília. O final é fofinho, mas deixa muito a desejar, admiro a mensagem que quis passar, mas poderia ter explorado um pouco mais, ficou muito vago.

Ketilin - @amornapagina 22/04/2020

Todo céu tem estrelas
Quantas vezes você sentiu que a vida não tinha sentido, que as pessoas ao seu redor vão embora e você vai ficar sozinho? Quantas vezes se sentiu insuficiente e incapaz de seguir em frente?
Acredito que em algum momento da vida, nos sentimos assim, nos sentimos sozinhos, mesmo cercado de pessoas que nos amam, nos apoiam e nos querem bem.
Em “Céu sem estrelas”, escrito pela @irisfigueiredo e publicado pela @editoraseguinte, conhecemos Cecilia e Bernardo. Cecilia é uma menina recém-formada no ensino médio, que passou em uma faculdade federal super conceituada do Rio de Janeiro. No dia do seu aniversário, ela foi dispensada do trabalho (sério, não tinha um momento pior para isso acontecer não?), com medo de falar a verdade para sua mãe, a menina decide fingir que ainda está trabalhando até conseguir um novo emprego. O que ela não imaginava era que seu “amado” padrasto, iria dar com a língua nos dentes e contar tudo para sua mãe. Nem preciso dizer que o resultado foi desastroso.
Em contrapartida, Bernardo, mesmo sendo um personagem maravilhoso, daqueles que queremos guardar para sempre no coração, também sente que falta o algo a mais, sente medo, e quer mostrar para os pais que ele pode ser melhor, que ele pode batalhar para alcançar seus próprios objetivos, sem o empurrãozinho da família.
O livro é separado por capítulos intercalados entre Bernardo e Cecilia, e foi brilhante a forma que a autora nos retratou problemas tão frequentes hoje em dia, como depressão, automutilação, crises de ansiedade e ataques de pânico.
Me emocionei, pois em diversos momentos, entendia perfeitamente o que estava passando pela cabeça dos personagens. E que fique claro, nós sempre iremos precisar de ajuda, não é vergonhoso dizer isso, não temos que ter medo de melhorar.
Obrigada Iris, por esse livro tão tocante e cheio de significado.
“Eram muitas perguntas, e eu não queria descobrir as respostas. Era cansativo viver com cérebro que pensava demais. ”

Lari 16/03/2022

Pra ser bem sincera, parecia que eu estava lendo uma fic de uma garota de 12 anos, a história é fofa, comovente e realmente fala sobre questões importantes? Mas não gostei do desenvolvimento, muita coisa nem fazia sentido sem contar que a personagem principal é muito chata, não me fez querer continuar a leitura mas eu nunca deixo um livro pela metade por mais ruim que seja kkkkk

Enfim é isso, não odiei, muito menos amei

Juliana - @estantedaju 27/06/2020

Tocante
O livro conta a história de Cecília, uma adolescente que acabou de completar 18 anos e entrar na faculdade. Depois de perder seu primeiro emprego e mentir a respeito disso para sua mãe, com quem ela não tem a melhor das relações, Cecília sai de casa e vai morar durante um tempo com Iasmin, sua melhor amiga, e a família dela. Lá, ela acaba se aproximando de Bernardo, irmão de sua amiga, e logo os dois começam a se envolver escondidos.
O livro é narrado intercaladamente por Bernardo, que está tentando entender e aceitar o que sente por Cecília; e por Cecília, que está lidando com todos os tipos de problema: sua autoestima, sua família, seu psicológico. .
Não foi uma leitura fácil, sobretudo pelos temas abordados no decorrer da história, mas foi uma leitura extremamente importante. Recomendo para quem gosta de Young Adults que falam sobre saúde mental. E aviso novamente que pode conter gatilhos.
"Eu sabia que era mais que meu corpo, mas naqueles instantes sempre me sentia reduzida a ele - fora do padrão, estranha, indesejável. A referência do que ninguém queria ser."
"Eu estava cansada de pedir desculpas por meus sentimentos. Às vezes tinha a impressão de que fazia isso o tempo todo."
"Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão encobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar. É como a esperança."

Rafaela.Garcia 03/04/2021

? Quando não vemos estrelas no céu é preciso buscar a luz ao nosso redor.? Uma história que fala sobre adoecimento mental acometido a tantos adolescentes que, por não saberem como e a quem pedir ajuda, acabam imersos em um profundo sofrimento . Achei a história delicada, triste, linda e com uma mensagem de esperança.

Noellen 03/04/2021

Este livro é essencial para a adolescência
Eu queria muito ter lido este livro quando eu era mais nova, pois muitos dos problemas que a protagonista enfrentou, aconteceu comigo na minha adolescência, e este livro teria me ajudado muito. Tenho certeza hoje muitos jovens se identificam com a história, por isso este livro é essencial para a adolescência.

Mas o que me chamou mais a atenção durante a leitura, foi o relacionamento da Cecilia com a mãe. É muito triste, mas infelizmente muitas pessoas passam por uma criação com uma mãe completamente doente mentalmente que desconta suas frustações nos filhos, este tipo assunto em livros é raro, e foi colocar no livro de forma excelente pela autora.

As mães são a base de carinho e afeto do ser humano, quando este relacionamento apresenta problemas durante os primeiros anos de vidas, nos sentimos desamparados e perdidos. Por isso, grande parte dos problemas de Cecilia, vem desse relacionamento complicado, e mais uma vez quero destacar como a autora soube colocar muito bem está problemática no livro.

site: https://www.instagram.com/resenhasdanoellen/

Dani£la 10/07/2020

PERFEITO
Pra mim esse livro é aquele tipo que após ser finalizada a leitura você percebe que ele mudou de certo modo alguns aspectos da sua vida.

Ele vai tratar muito sobre inseguranças e ter que lidar com um turbilhão de pensamentos como é o caso de Cecília e teve alguns momentos que de certa forma eu consegui me indentificar com ela.

Acho que é uma leitura necessária, pois te faz refletir bastante e carrega muita representatividade.