O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

koralreis 24/05/2023

O dia em que Alice foi à academia e, num descuido, perdeu uma década de vida
Eu amei esse livro. A maneira como a autora retrata a maternidade, amizades e casamento me fez repensar muitas coisas da minha vida. É tipo uma bola de neve que a gente nem vê crescer, mas quando dá por conta já tá engolindo tudo numa avalanche onde não temos tempo para nada e paciência para ninguém.

É engraçado e triste perceber como a versão da Alice sem memória se decepciona quando percebe que que se tornou alguém bem diferente de quem pensou que seria. Mas também é lindo ver a maneira como ela se permite ser a Alice de 10 anos atrás e como muitas coisas melhoram na sua vida por conta disso.

No começo da história eu fiquei um pouco confusa com as 3 narrações diferentes. Mas depois que acostumei com o formato da carta da Elizabeth e do blog da Frannie me animava de ver o que elas tinham para contar.

A propósito o arco narrativo da Elizabeth foi intenso, tive medo em alguns momentos.

É claro que os pequenos mistérios envolvendo as lacunas na memória de Alice acerca de situações e personagens específicos são como combustível pra nos fazer engatar a leitura, mas eu fiquei ansiosa pelo final não para saber a fofoca completa, mas para saber se ela ia ou não recuperar a memória e como isso aconteceria. Eu queria ver o conflito entre as Alices sem e com memória, como elas iam lidar com todas as decisões que ficaram suspensas por conta do acidente.

E preciso dizer que amei o final, tive medo de não ser o que eu queria e embora eu tenha imaginado diferente, ainda foi muito satisfatório ver tudo o que ela conseguiu no epílogo.

Ju Andrade 29/07/2023

Bem enrolado e cansativo
Tinha bastante expectativas para esse livro pq achei a sinopse muito boa e o começo tava legal tbm, mas depois começou a ficar extremamente arrastado, foi bem difícil conseguir terminar e qse abandonei.
Não consegui me apegar a nenhum personagem, todos era bem chatos e cansativos!
Não gostei do final kkkkk
Enfim, escrevendo agora até parece um livro horrível mas não chega a tanto, é um livro bem "OK" que poderia ter umas 150 páginas a menos se a autora não tivesse enrolado e focado em histórias total sem sentido.

Daniana.Bittencourt 23/11/2020

Agradável
Alice, a protagonista, levou um tombo na academia e ao acordar após o desmaio perde a memória dos últimos 10 anos de sua vida. Ela não se lembra dos filhos, nem mesmo do divórcio iminente e muito menos do atual namorado, pois acredita estar em 1998. À medida que os dias vão passando, Alice fica impressionada ao perceber como sua vida mudou em uma década e até ela mesma (vaidade, rispidez, ocupação...). Vendo o rumo que sua vida está levando, a “antiga” Alice de dez anos atrás anseia mudar a vida da sua versão “atual”. Mas, aos poucos, sua memória está voltando. Será que ela será capaz de não voltar atrás de suas novas decisões quando se lembrar de tudo pelo o que passou nessa década?
Paralelo à história de Alice, temos a história de sua irmã Elisabeth, que sofre com diversos abortos espontâneos e várias fertilizações in vitro sem sucesso. A autora aborda de uma maneira diferente: Elisabeth escreve o que sente como uma espécie de diário a pedido de seu terapeuta. Ali percebemos quão sofrida é a vida do casal que anseia tanto por um filho.
Temos aqui uma leitura leve, com dramas familiares, sem muitas reviravoltas ou acontecimentos emocionantes, mas sim, algo bem próximo da realidade.

site: @livromeulivroseu

Carolina2809 24/09/2023

Quebra de expectativa
A forma como a história é contada faz você querer ler o livro sem parar, despertando sempre curiosidade.
No entanto, as descobertas não trazem a profundidade que você espera, e eu diria até essa é a única falha do livro, mas que pesa um pouco no final.
A expectativa gerada não se concretiza e no final algo que parecia cheio de profundos segredos acaba parecendo sem tanta importância.
Mas o livro vale a leitura, mais pelo processo que pelo resultado.

Jéssica Inthurn 02/12/2020

Melhor leitura de 2020
Alice cai na academia e perde 10 anos de memória. Quando acorda, ela pensa que está em 1998, recém-casada e grávida do primeiro filho, quando na verdade, o ano é 2008, ela já tem três filhos e está se divorciando. Então, ela passa os dias tendo que aprender a viver sua vida atual, mas que não lembra, e em meio a lembranças da sua vida antiga. Ela questiona vários pontos da sua vida atual e julga a si mesma, pois se tornou alguém que ela dizia que nunca seria. É divertido, engraçado e muito interessante. Um dos melhores livros que li esse ano.

Mariana 27/12/2023

10 anos esquecidos
E muita emoção envolvida. Como é típico dos livros de Liane, temos muito sobre relacionamentos, dor, reconciliação e muita curiosidade sobre o que raios Alice se esqueceu. A revelação é subjetiva e por isso mesmo é cativante. Muito gostoso de ler, com pontas de humor, drama e todas as nuances de um relacionamento entre familiares e amigos que podem existir. Cada vez que penso na história acabado gostando mais.

Erica 16/01/2021

Acho que o livro poderia ter focado mais na história da Alice, ao invés de intercalar o drama da irmã e o alívio cômico da avó.
Acharia mais interessante se intercalasse, por exemplo, ela tentando lembrar e o marido lembrando do mesmo momento, ou a filha mais velha tendo visto de fora...

De qualquer forma, gostei de imaginar o que 10 anos faz com a vida, e fiquei pensando em como a história seria diferente se fosse dos 18 pros 28, ou dos 41 pros 51, ao invés dos 29 pros 39 da Alice.

Teria mudado o fim (quando lerem fica fácil entender qual seria a alteração), mas no todo, foi um livro bom. Recomendo.

giovanna.cristi 19/01/2021

Foi meu primeiro contato com a autora e fiquei completamente apaixonada na obra.

Andy.Sena 20/01/2021

Nem sei que sentimentos esse livro trouxe. A medida que fui avançando, só queria descobrir o que realmente a Alice tinha esquecido, mas o livro é mais profundo do que isso. Como nossas escolhas acabam definindo a nossa vida e será se o nosso eu de 10 atrás, aprovaria o que somos hoje, agora? Quantos sonhos abandonamos pelo caminho, quantos relacionamentos foram desfeitos (livramento ou não), mas enfim, será se tivéssemos a oportunidade de reescrever a nossa história, o caminho seria o mesmo? O livro vale muito pela reflexão, mas achei a história em si meio arrastada e as partes da Elisabeth meio tediosas.

ca.books 22/01/2021

O que Alice esqueceu conta a história da Alice, que após cair da academia esquece 10 anos da sua vida. Ela passa boa parte do livro comparando quem era ela e essa nova vida que leva. Por várias vezes precisei fazer pausas na leitura tentando imaginar eu, 10 anos atras, fazendo as coisas que faço hoje. E isso só me deixou mais fascinada com o livro. A gente acaba amando a Alice. E o Nick. Eu queria as vezes que ela não se lembrasse porque eu gostava mais da Alice de antes.
Achei que podia ter tido mais coisa no final, mas valeu a pena. A escrita é muito boa. É o segundo livro da autora que leio e pretendo ler todos. São livros muito divertidos que nos fazem refletir demais.

Luana 09/03/2022

E se suas lembranças fossem apagadas?!
Gostei do livro e do fato de o leitor descobrir junto com a personagem os acontecimentos do passado de Alice. Apesar de em alguns momentos achar muito demorado esse processo. Gostei muito da Elisabeth, não sei se por ela falar em 1 pessoa eu acabava me identificando mais com ela. No final a autora me enganou direitinho.

Jaque - Achei o Livro 26/01/2021

O que Alice esqueceu é o quarto livro da autora que eu leio, que tem uma característica muito particular nas suas narrativas. Toda a construção dos conflitos familiares com um mistério de plano de fundo, marca sua escrita.
Nessa trama o mistério não é tão grande como nos outros livros, assim como os conflitos vivenciados pela protagonista.

Alice sofre uma queda na academia e quando acorda não se lembra de absolutamente nada dos últimos dez anos. A princípio sua maior preocupação é com sua gravidez ainda no começo e por isso tem dificuldades em acreditar que está 10 anos mais velha, com 3 filhos e em fase de divórcio.
O que aconteceu com seu casamento feliz? E como voltar para casa e cuidar de crianças que ela nem conhece?
A leitura fluiu muito bem no início, onde eu devorava as páginas movida pela curiosidade em saber o que se passou na vida da Alice nesses anos todos.
Porém, conforme a trama avançava, percebia que os conflitos da personagem não eram tão interessantes a ponto de me manter presa na leitura como no início.
Uma coisa que me incomodou demais foi as interrupções nas horas mais importantes da estória. Sei que isso é um recurso do autor para despertar a curiosidade mas criado em demasia irrita e foi isso o que aconteceu aqui. Sempre que a Alice tinha alguma dúvida sobre sua vida, as pessoas ou se recusavam a responder ou a resposta não chegava por que alguém interrompia.
Alice perdeu a memória, não se lembra dos filhos, o marido que ela tinha adoração agora a odeia e ela é largada sozinha em casa. Sem ajuda, sem nem mesmo voltar ao médico. Ela continua levando a vida, com suas rotinas no modo automático, como se nada tivesse acontecido.
As crianças parecem adultos conversando, salvo a menorzinha que era uma graça.
A escrita da autora é perfeita, isso é incontestável, mas a estória foi fraca na minha opinião tanto que teremos mais duas narrativas para criar conteúdo. Só o drama de Alice não se sustenta. Quando tudo se revela não há surpresa, não teve nada que impactasse e ainda por cima um epílogo que achei totalmente desnecessário.
Mas o livro não é ruim. Gosto do modo de escrita dela e a parte do diário da irmã, onde ela é 100% sincera nos seus sentimentos e expõe seus problemas pra mim foi o ponto alto da estória. A irmã sim teve dramas suficientes, muito mais difíceis de lidar que os da própria Alice.

Enfim, todo livro de Liane Moriarty é bem vindo, mas esse não supera "Pequenas grandes Mentiras" e "O segredo do meu marido".

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/01/o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty.html

Jamily.eu 01/04/2024

Um bom livro
Sinceramente, eu n tava esperando tanto por esse livro, mas posso dizer que me surpreendeu positivamente

O começo do livro foi um pouquinho maçante, já que não tem tantos acontecimentos, sendo mais de rotina mesmo, mas com o tempo eu me vi querendo ler cada vez mais pra descobrir como ia terminar

É um livro bom, que nos faz pensar sobre como estamos levando a nossa vida e quem estamos nos tornando a medida que crescemos.

Bárbara Vitoriano 02/03/2020

Inspirador
Imagine que, depois de uma queda você bate a cabeça e perde 10 anos de memória da sua vida e tem assim a oportunidade de recomeçar em um fase que as coisas eram mais simples e fáceis e esquecer tudo de ruim que aconteceu nesse período.

É neste momento que conhecemos Alice e a acompanhamos em toda sua trajetória para entender o que tinha feito da sua vida nesse tempo que sua mente simplesmente apagou. Pra ela, ainda está grávida da primeira filha e muito feliz em seu casamento. Aos poucos descobre que tem na verdade três filhos e está se separando do seu marido.

Inconformada com a situação aos poucos Alice vai tentando se adaptar à sua nova realidade. Se por um lado esquecer tudo de triste que lhe aconteceu parece um alívio, não ter lembrança alguma das coisas boas lhe traz uma enorme angústia. Mais que isso, ao não se lembrar de nada do que passou, Alice também não tem ideia da pessoa que se tornou por vivenciar cada experiência daquela.

Ela tem a chance de fazer novas escolhas, mas será que isso será que capaz de mudar seu futuro agora? Será que não seria tarde demais? E se sua memória voltar, o que será de tudo que estava tentando fazer diferente? Leiam gente!

O livro é muito envolvente e foi difícil quando tinha de parar de ler. Faz a gente pensar demais em escolhas, no tempo, como reagmimos às dificuldades e principalmente em como nossas pequenas escolhas diárias constroem precisamente, o nosso futuro!

site: https://amzn.to/2WCz5yY

Renata.Prandini 01/02/2021

Maravilhoso!
Foi o primeiro que li da Liane e fiquei completamente apaixonada pela autora.
Esse, em particular, vou reler daqui uns 2 anos.
Incrível!