O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

CatsBR 13/12/2021

Lembranças pra guardar no coração.
Mais uma história belamente contada pela Liane. Gosto cada vez mais da escrita madura, doce e realista dela. Com toda certeza, as lembranças de Alice, boas e ruins, me deram muito o que pensar sobre as minhas próprias recordações.. e sobre como elas afetam a minha vida presente e futura.

Gabs 29/12/2021

Aí, Alice
Nenhum livro da Liane Moriarty me decepcionou até agora. Todas as suas histórias prendem; tanto no modo em como a escrita flui quanto em como os personagens conseguem ser realistas.

Larissa 13/10/2013

A Chance de uma Nova Vida
Logo de inicio, nos deparamos com a "nova Alice", a Alice que após um acidente na academia perdeu a memória e, junto com ela, momentos marcantes como o nascimento de seus 3 filhos.
Alice acredita estar em 1998, grávida de Uvinha (Madinson), ainda é perdidamente apaixonada por Nick e não lembra de ter cortado relações com sua irmã Elizabeth.
Em resumo, o livro deixará de lado a velha Alice, estressada e autoritária, para dar espaço a uma nova Alice, cuja as características mais marcantes o leitor percebe ao decorrer do livro.

duda 15/12/2014

nao li ainda
qero ler

Cheiro de Livro 12/06/2017

Sou dessas leitoras que quando descobre um autor de que gosta corre para buscar tudo o que produziram e dispara a ler. Foi assim com a Liane Moriarty, gostei de “O Segredo do Meu Marido” e busquei “Pequenas Grandes Mentiras”, foi aí que me apaixonei pelo trabalho da autora australiana e por isso peguei “As Lembranças de Alice” para ler.

A história desse livro não envolve um mistério, é algo mais cotidiano, na verdade, é um plot típico de filmes da Sessão da Tarde. Alice cai durante uma aula de spinning e bate a cabeça, quando volta a si ela esqueceu dez anos de sua vida. Não parece uma grande história, é verdade, o que torna Moriarty uma autora viciante é a forma e seus personagens.

Alice acorda do acidente e descobre que agora é uma mulher de quase 40 anos, com três filhos e em meio a uma separação. Ela não tem a menor lembrança de nenhum dos filhos e não consegue entender como todo o seu amor pelo marido desapareceu em uma década. A história é contada por três narradoras: Alice; Elizabeth, a irmã, em cartas para o seu terapeuta e Frannie, a avó, em cartas para Phil. Essa estrutura fragmentada entre personagens que sabem o que aconteceu nos dez anos e a falta de memória da protagonista formam uma colcha de retalhos que vai formando o desenho aos poucos e envolvendo o leitor.
Gosto bastante de como Alice vai recobrando a memória aos poucos, são os cheiros, os sabores, as pequenas coisas da vida que vão despertando cenas, sensações, sentimentos. A jornada dela é a mais interessante de se acompanhar, é a narradora principal e nos conduz por uma história que vamos descobrindo com ela. Moriarty faz com que o leitor queira que Alice lembre e ao mesmo tempo não deixe de ser a Alice desmemoriada, há uma torcida para que o acidente tenha servido como uma possibilidade de um novo começo.

“As Lembranças de Alice” não tem uma história original, tem o final que todos esperam e mesmo assim é uma leitura maravilhosa, dessas que não dá vontade de colocar de lado. Já tenho mais dois livros de Moriarty no kindle prontos para a leitura, estou viciada.

site: http://cheirodelivro.com/lembrancas-de-alice/
Fernando Lafaiete 12/06/2017minha estante
Estou louco pra ler esse livro. A escrita da Moriarty é muito viciante mesmo! :)

Vai Lendo 04/07/2018

Liane mostra que podemos mudar sem apagar as lembranças
E se, de uma hora para outra, os últimos 10 anos da sua vida simplesmente fossem apagados? Quem nunca desejou ter a chance de esquecer o passado e recomeçar? Mas será que esquecer é, de fato, a solução? Em "O Que Alice Esqueceu", publicado pela editora Intrínseca, Liane Moriarty nos mostra que, de fato, nunca é tarde para recomeçar e se reinventar.

Na trama, Alice Love tem 29 anos e a certeza de que tem a vida que sempre quis: está casada com Nick, seu grande amor, espera o primeiro filho e tem uma família amorosa composta por sua irmã, mãe e avó. O que ela não esperava é que essa vida fosse virar de cabeça para baixo ao acordar no chão de uma academia e descobrir que 10 anos se passaram! À medida que Alice tenta montar os fragmentos da sua memória e relembrar tudo o que aconteceu nesse período de tempo, ela percebe que ela mesma está diferente. Virou praticamente outra pessoa. E uma pessoa de quem ela não está gostando.

A Intrínseca acertou em cheio ao relançar este romance de Liane, autora com uma capacidade incrível de discorrer e debater sobre as mais variadas questões referentes à vida, à família, ao casamento. E, neste livro, não é diferente. Pelo contrário. Parece estar ainda melhor, mais leve, porém, ao mesmo tempo, com a mesma seriedade e objetividade que tanto nos prendem durante a leitura. Liane é implacável, direta, dura. Mas também é possível perceber a sensibilidade, a humanidade em sua narrativa.

Alice é uma de nós. Poderia ser qualquer uma de nós. Assim como boa parte das protagonistas de Liane. E isso é o que mais comove. A escritora destrincha tão bem as personalidades e desenvolve as personagens de uma forma tão simples e verdadeira que é impossível não nos envolvermos, identificarmos, relacionarmos. A Alice de quase 40 anos, para espanto da, então, Alice de 29 anos, é praticamente a representação da mulher moderna. Ocupada, multifuncional, atarefada, mãe, esposa, profissional. Quase hiperativa, tamanhas as obrigações, os compromissos e aquela necessidade de conseguir fazer milhões de tarefas ao mesmo tempo. Muito diferente da Alice de 29 anos descolada, leve e despretensiosa.

Ainda assim, Alice é tão carismática, tão cativante. É divertido, mas também meio desesperador, acompanhar a sua incredibilidade mediante à perda de memória e o seu esforço para entender e principalmente consertar as coisas. Se consertar. Consertar o seu casamento, a sua família, a sua vida. Com Alice, Liane conversa conosco e nos leva a refletir se, de fato, precisamos que tudo seja tão acelerado. Se tudo realmente é tão imprescindível, inadiável. Se vale o sacrífico do tempo com aqueles que amamos pelo dinheiro, pelo status, por uma situação confortável. Através de Alice, a autora também debate novamente questões matrimoniais. A vida doméstica. A realidade nua e crua. Por que é tão fácil desistir quando as coisas apertam? Ao menor sinal de problemas, é melhor jogar tudo para o alto? As pessoas estão realmente deixando de lado o amor pela comodidade? Pelo cansaço?

Além da protagonista, "O Que Alice Esqueceu" também nos presenteia com inúmeras personalidades tão fortes e marcantes, cada uma trazendo um novo aprendizado. Outra reflexão. Temos Elizabeth, a irmã de Alice, que traz uma luta diária e cruel das mulheres e uma perspectiva muito íntima sobre um assunto tão delicado. Temos Barb e Frannie, esta última, a avó do coração, que rende boas risadas com seu jeito moderno (super antenada!) e conciliador; temos Nick, um retrato claro do homem contemporâneo; Ben; e, claro, Madison, Tom e Olivia, os três filhos que Alice nem imaginava que teria. O trio é parada dura e uma ótima forma que Liane encontrou de falar sobre questões relacionadas à maternidade (a parte complicada e pouco explorada) e ao bullying.

Às vezes, parece que estamos sufocados. Que a rotina é implacável. Que os dias deveriam ter mais horas. Às vezes, gostaríamos apenas de esquecer e recomeçar. Mas geralmente são esses dias também que nos mostram o quão fortes somos. O quão sólido é o amor, capaz de perdoar, de entender, de respeitar. "O Que Alice Esqueceu" diz que saber parar é importante. Ceder. Cuidar. E, acima de tudo, não é demérito, muito menos, um retrocesso, se reinventar. Não precisamos esquecer para mudar. Podemos mudar por nós mesmos, por aqueles que amamos. Pode ser em cinco ou dez anos. Nunca é tarde para isso.

site: https://www.vailendo.com.br/2018/06/28/o-que-alice-esqueceu-de-liane-moriarty-resenha/

Biahhy 05/07/2018

As lembranças de Alice ou O que Alice esqueceu.
Na maioria das vezes gosto de me surpreender com as leituras, quando a sinopse te dá apenas o plano de fundo mas não conta muito e você vai sem esperar esse muito é ai que a leitura se torna diferente e muito boa.

As lembranças de Alice o título original e primeiro título do livro é um dos livros menos conhecido da autora de grande sucesso. Nesse livro ela aborda temas familiares, como conflitos no casamento, divórcio, infertilidade, filhos, maternidade, luto e amizade. É simplesmente incrível como em 300 e poucas páginas e com personagens tão diferentes e pontos de vista também a autora constrói uma história incrível e diferente do esperado.

Foi um livro muito bom, eu esperava um pouco mais do final em si, não da mensagem que ele passou que foi ótima, mas dos personagens. Mas ainda sim recomendo demais a leitura para quem gosta da autora, quer ler livros diferentes e se surpreender.

site: https://emmeioacalmaria.blogspot.com/2018/11/dica-de-livro-as-lembrancas-de-alice-de.html

Nai 13/05/2024

Uau!
Que leitura gostosa, fluída e leve.

Esse livro estava na minha lista há pelo menos 2 anos, que arrependimento de não ter lido antes.

A história é gostosa e engraçada, mas ao mesmo tempo reflexiva e densa.

Imagine bater a cabeça e perder uma década de memórias e acordar sem reconhecer a pessoa que se tornou ... Fiquei presa na história, dei boas risadas, torci contra e a favor de casais, pais e sonhos.

Apenas leiam.

Niájera 25/12/2019

Não esqueceu como ser chata.
A protagonista passa por algumas fases que variam de chata pra caramba até insuportável. Não podemos esquecer também dos demais personagens que vão de problemáticos monotemáticos, crianças xiliquentas até aqueles famosos "o que esse personagem agregou nessa história, alguém me explica please?". Leitura indicada para noites de insônia.

Jaqueline @icontextualize 29/12/2019

O que Alice Esqueceu || Liane Moriarty || @intrinseca || 416p. || 5 ⭐️ + ♥️.
📖 Neste livro teremos uma narrativa em 3° pessoa, onde conheceremos a história de três mulheres.
📖 A 1° é Alice. Ela está na academia como de costume, mas acidentalmente cai, bate a cabeça e acaba perdendo 10 anos da sua vida.
📖 Temos também a Elisabeth. Ela é a irmã de Alice, e a conhecemos através dos seus escritos ao seu terapêuta, contando sobre sua vida e tudo que passou ao longo desses anos de uma maneira muito crua.
📖 E por fim, vamos conhecer a Frannie, que é a avó das duas e tem um blog onde aborda muito sobre a morte e sobre a perspectiva sobre a vida das netas, e o mais inusitado são os comentários.
👤 Minhas impressões:
💬 É impressionante como a Liane consegue interligar três histórias com tanta facilidade. Ela não dá a história toda de cara, nós descobrimos junto com os personagens essas revelações.
💬 É incrível acompanhar Alice descobrindo tudo sobre sua vida. Seu casamento, seus relacionamentos sociais e sua parentela. Ela não consegue olhar para sua vida atual e acreditar que tudo aquilo que contam para ela, de fato aconteceu.
Outro ponto interessante foi dela tentar reconstruir a relação com a irmã mesmo sem se lembrar o por que de estarem afastadas, e aí, durante os escritos, vamos ver como e porque isso aconteceu.
Sobre o blog, no início eu não entendi muito bem o por que dele estar ali, mas aos poucos vi a importância para discutir as ações das pessoas nas redes sociais, e a falta de interpretação é notória.
💬 É um livro que vai falar sobre: adoção, maternidade, superação, perda, recomeço e traumas.
💬 O grande mistério em torno do que ela esqueceu não é algo surpreendente, mas o desenvolvimento dos personagens e da história supera qualquer coisa.
💬 O livro me fez refletir em quem sou hoje e quem eu quero ser daqui a 10 anos.. será que eu vou ser a pessoa que eu planejei? Será que eu vou estar 100% para as pessoas importantes? É uma coisa a se refletir.
💢 O que achou? Vem conversar comigo nos comentários ❤️.

Elyene 09/01/2020

Sabedoria e esperança
Pode não ter sido meu livro preferido na Liane Moriarty, mas nem por isso deixou a desejar a nível de experiência. Foi um livro com poucas reviravoltas e, assumo, um pouco lento no início. Apesar disso, foi um livro que me fez refletir muito sobre as minhas próprias questões, exercitar pesar essa passagem de década, minhas expectativas, minhas conquistas e o que eu mesma posso melhorar. Enfatiza a importância da sabedoria e da esperança e como é mais importante ainda que estejam balanceadas. A autora ainda aborda temas relevantes com a mesma maestria de sempre, trazendo informações em forma de sentimento. Este não seria, talvez, o livro que eu usaria para apresentar a autora a novas pessoas, porque existem outros que nos surpreendem mais. Porém, ainda assim, vale a pena a leitura!

Fabiana 13/01/2020

Instigante
Impressionante como a autora consegue dar uma aura de suspense em seus livros, que não são de suspense!
Sempre há um mistério a ser revelado no final.
Além disso, a narrativa parece ser escrita para cada um dos leitores, trazendo com clareza aspectos da vida cotidiana das pessoas.
Com 3 narradores, sendo 2 deles personagens, vamos conhecendo, juntamente com Alice, como transcorreu sua vida nos últimos 10 anos, descobrindo com ela as agruras e delícias da vida familiar.

Barbara Lima 13/01/2020

Originalmente publicado no blog Garotas entre Livros
Que livro galera! Que livro!

Nunca tinha lido nada da Liane Moriarty, até o dia em que a Mi comentou sobre um livro aleatório que tinha começado. Enquanto ela falava do enredo, fui me interessando cada vez mais, porém como tinha outras leituras em andamento, deixei esse para depois. Bom, quando comecei não consegui mais parar. Passei um dia e virei uma noite lendo esse livro, foi impossível pausar a leitura até chegar ao desfecho!

O Que Alice Esqueceu conta a história de uma mulher que perde a memória após sofrer um acidente. Alice desmaia e acorda com dez anos de memórias perdidas. Ela acredita estar em 1998, grávida do primeiro filho e loucamente apaixonada pelo marido, quando na verdade está em 2008, mãe de três filhos e no meio de um processo de divórcio tenso!

A verdade é que em 10 anos muita coisa mudou e Alice não é mais a garota jovem, inocente e um pouco boba dos 29. Os fragmentos do que as pessoas a sua volta lhe contam, faz ela perceber que definitivamente não era mais a mesma.

O relacionamento com a irmã era frio e distante, o marido que ela tanto amava sentia raiva dela e os filhos não eram exatamente uns anjinhos rsrs. Tudo o que ela tinha como certo e seguro estava diferente, a questão toda era como colocar sua vida de volta nos trilhos.

Confesso que não sei o que faria no lugar de Alice.

Esse livro nos leva em uma viagem junto com nossa mocinha na tentativa de recuperar a memória e entender que tipo de pessoa se tornou e o que a levou até esse ponto. Para Alice, o maior desastre é o fim do casamento, para ela era difícil acreditar que eles não estavam mais juntos e eu confesso que esse foi um dos motores que me fizeram não parar a leitura, fora todo o mistério das memórias perdidas e uma certa personagem importante: Gina. Gravem esse nome.

Mas o livro não é só isso, temos personagens secundário que tornam o livro ainda melhor, umas passagens da irmã da Alice, Elisabeth, são muito importantes para entendermos como o relacionamento das irmãs se deteriorou e termos vislumbres do passado da protagonista. A avó da Alice escreve um blog muito espirituoso que acaba por trazer certa leveza ao romance, é legal ler as reflexões dessa vovó descolada.

E o final… ah o final! Se fosse diferente, com certeza não receberia cinco estrelas rsrsrs.

O Que Alice Esqueceu me levou a refletir bastante e o que mais gostei é que ao final as coisas não se resolveram magicamente. É uma lição de como a vida muda rápido e de como nos esquecemos dos detalhes bons, das boas lembranças…

Leiam esse livro, fica a dica e se todos da Liane forem tão bons quanto esse, já virei fã da autora rs. Leiam!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2019/09/resenha-277-o-que-alice-esqueceu.html

Carol 16/11/2020

Bom, Mas diferente.
Como uma fã da autora Liane M., eu esperava um pouco mais de intrigas e reviravoltas na história. E apesar de tê-las, o livro é um pouco mais leve que os anteriores da autora. Gostei muito das personagens e das suas imperfeições. Ela sempre consegue definir em poucas páginas a personalidade dos personagens e acho brilhante.