O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Gladis Klein 13/01/2021

O que Alice esqueceu
Uma leitura agradável, q nos faz repensar nossas atitudes no decorrer da vida. Já pensou esquecer os últimos dez anos? Ter a chance de mudar o futuro e ser uma pessoa melhor?

Priscila.Matos 13/01/2021

Perfeito
O que Alice esqueceu, é um livro com emoções muito forte. Você já começa o livro com aquela aflição, e o tempo todo fica se perguntando o que será que Alice esqueceu, é o primeiro livro que eu fico repetindo para mim mesma o título do livro.
Gostei dos personagens e o final do livro é do jeitinho que eu queria, só podia ter contando mais . Amei os filhos dela, e gostei mais por ser filhos reais, com problemas reais, não aquelas crianças boazinhas que só existe em livro. Várias vezes fiquei pedindo para ela não recordar, pq sentia raiva do jeito que falavam que ela era antes de perder a memória, mais depois tudo fazia sentido, quis várias vezes pegar a irmã dela no colo, pelo sofrimento dela.
Indico muito esse livro
????? Estrelas

Jully 13/01/2021

Esse livro abrange muitos "tabus" (divórcio, morte, infertilidade, etc). É uma leitura que vale muito a pena! Uma jornada de auto-revelação, que faz você olhar pra si mesmo de uma perspectiva diferente. Me fez me perguntar: "Será que meu eu mais jovem gostaria do que me tornei hoje?" hahahaha

Iananicole17 05/01/2021

As vezes tudo que precisamos é uma bela pancada na cabeça
Esse livro foi aquele acaso gostoso de ter se esbarrado. Nunca tinha nem escutado falar sobre Liane Moriarty, mas que surpresa boa! Eu me interessei pelo título pois me lembrava o filme "Para sempre Alice". A história não é empolgante, mas é bastante interessante e acaba lhe prendendo. O enredo se passa em 4 perspectivas: Narrador, Alice (personagem principal no qual uma queda na academia lhe fez esquecer 10 anos de sua vida), Elizabeth (irmã de Alice amargurada falando com o terapeuta) e Frannie (bisavó das duas cujo relata os acontecimentos da vida em um blog)
Todas as narrativas são ótimas e no início acreditei que o foco principal é saber aquilo que Alice esqueceu, mas percebi que o ponto chave do livro é o autoconhecimento através dos conflitos causados pela perda de memória. Os assuntos abordados no livro são tão cotidianos que é impossível não associar pessoas do meu convívio aos personagens. Ao longo da leitura a vontade é esquecer muitas coisas que já aconteceram, mas como a própria Alice percebeu, nossas experiências nos fazem ser quem somos.
Esse livro nos faz repensar no que realmente importa e se meu eu de 10 anos atrás estaria orgulhosa de quem sou hoje. Um livro que vale a pena!

Fernanda 04/01/2021

Leitura leve e instigante
Livro muito bom, pecou um pouco em detalhes demais, mas no geral, a antecipação que ele nos faz sentir com a situação da Alice é demais! Daquele tipo de livro que você não consegue largar antes de terminar pelo menos mais um capítulo!

Rav 30/12/2020

Seu eu de 10anos atrás se orgulharia de quem você se tornou?
Esse livro me marcou profundamente. Foi a primeira leitura de 2020 e embora não tenha nada de extraordinário na narrativa, é justamente por retratar um mundo bem vida real em família, os desgastes, os medos, os tropeços, que me fizeram talvez achá-lo tão tocante.

A pergunta central que direciona toda a narrativa do livro é: se o seu eu de 10 anos atrás te olhasse agora, se orgulharia de quem você se tornou?

Alice desmaia em uma aula de dança, bate a cabeça e acorda com um apagão de tudo que fez e viveu nos últimos 10 anos. Todos os caminhos que escolheu, as decisões que tomou, os filhos que teve... apagados.

Então é aí que ela inicia uma jornada de autoconhecimento e descoberta, aceitação e reencontro consigo mesma. O que achei mais incrível nesse livro, e me fez inclusive incluí-lo na lista de favoritos, é o cuidado da autora com a construção dos demais personagens, do ?elenco? secundário e de apoio, que não são superficiais e acessórios à história. Ela fez pessoas de verdade, que me despertaram identidade, empatia e afeto. Eu chorei horrores com a irmã de Alice durante sua saga e trajetória pessoal.

Recomendo muito a leitura. Só tive um arrependimento com o livro: ter lido no Kindle e perdido a oportunidade de tê-lo na estante pra suspirar ao vê-lo sem querer num dia qualquer. Rsrs

Vivian.Cristina 29/12/2020

Liane me pegou...
Primeiro livro que li da autora Liane Moriarty. Sempre ouvia falar da escrita dela e gostei muito do ritmo, da dinâmica de leitura e da maneira natural que a autora vai nos conduzindo ao mundo dos personagens. Ví que muitas pessoas se emocionaram com a história mas pra mim não teve esta conexão. Foi uma leitura fluida, agradável e instigante. O tempo a autora joga elementos que te fazem querer continuar a leitura um pouco mais. Me surpreendi com o caminho que a história tomou, de uma maneira positiva. Recomendo a leitura e espero ler outros livros dela e que eu possa realmente me conectar e me emocionar com novas histórias.

Fernando 28/12/2020

Vida real
Interessante e reflexivo. Será que também não precisamos de uma pancada na cabeça para revermos ações e valorizarmos o que temos?

Mayara Belém 26/12/2020

Foi o segundo livro da autora que eu li e talvez por ter achado o primeiro sensacional fiquei com muita expectativa. O livro é bom, a escrita é bem fluída e faz a leitura ser agradável, mas eu esperava mais...

Yasmin Ramos 26/12/2020

Drama familiar
A narrativa do livro é leve e envolvente, e é fácil simpatizar com os personagens. "O que Alice esqueceu" é um drama familiar, com problemas reais e uma dose de exagero novelista, que é gostoso de se ler.

Fiquei imaginando como seria se esse esquecimento de uma parte da vida acontecesse comigo, ou com pessoas à minha volta. Seríamos diferentes, para melhor ou para pior? Será que a vida teria nos feito pessoas que trouxessem orgulho para nosso "eu" de dez anos atrás?

Gostei da reflexão trazida pela história, sobre como a rotina pode nos fazer envolver em problemas e compromissos demais, que no final, não teriam tanta importância assim. É sobre olhar o presente com os olhos de nosso "eu" mais novo, sem preocupações, buscando apenas ser feliz.

Carol 18/12/2020

Esse foi o primeiro livro que li da autora e confesso que espera mais!
Achei que fosse ter uma vibe mais de mistério e suspense, e apesar de ter coisas que nos são apresentadas no início e vamos descobrindo ao longo da narrativa, é mais uma história sobre a protagonista se redescobrir e reavaliar suas atitudes.
Achei bem legal o fato de a história ser contada de três pontos de vista diferentes, da Alice, da irmã dela Elisabeth, em forma de diário para seu psicólogo, e da avó Frannie, em forma de blog.
Não desgostei da história, apenas estava esperando algo diferente. A narrativa é bastante fluida, é um livro rápido de ler!