O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Aione 09/02/2021

O Que Alice Esqueceu é o terceiro romance de Liane Moriarty, que primeiramente foi lançado pela editora Leya como As Lembranças de Alice. A Intrínseca, responsável por traduzir outros títulos da autora, trouxe uma nova edição do romance após ter publicado os sucessos O Segredo do Meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras, além de Até Que A Culpa Nos Separe. O mais recente trabalho de Moriarty é Nove Desconhecidos.

Após uma queda durante uma aula de step, Alice acorda tendo esquecido de seus dez últimos anos de vida. Ela acredita estar em 1998, grávida e no início de seu casamento, mas se descobre mãe de três crianças e com sua vida, como um todo, muito diferente do que era.

Por esse ser um livro anterior aos grandes sucessos de Liane Moriarty — os responsáveis por terem me apresentado seu trabalho —, senti uma leve diferença em sua escrita. Continuei gostando muito de sua narrativa e das temáticas abordadas, sobre as quais falarei abaixo, mas o desenvolvimento em si do enredo me pareceu um pouco menos maduro. Em seus outros livros, os ganchos e reviravoltas me parecem ter sido trabalhados com mais sutileza, escondidos de uma maneira mais natural, de forma a causarem mais impacto em suas revelações. Ressalto que essa não é uma crítica, mas uma observação, que demonstra especialmente como a autora ficou ainda mais habilidosa em suas publicações posteriores.

O Que Alice Esqueceu trabalha questões comuns à obra de Moriarty, como família e relacionamentos, mas se aprofunda especialmente no aspecto da memória e da identidade. A reflexão durante toda a leitura é sobre como mudamos com o passar do tempo, a partir do que vamos vivenciando, e o quanto nossas lembranças são cruciais nessa construção. A partir do instante em que Alice não se lembra do que viveu, ela não sabe mais quem é naquele ponto de sua vida, e as consequências decorrentes disso são múltiplas.

Atreladas a isso, aparecem temas como maternidade e casamento, além das próprias relações interpessoais como um todo. Liane Moriarty foi sensível em demonstrar não apenas as transformações, mas principalmente as perspectivas múltiplas. A história não trata de quem está certo ou errado, se Alice é uma pessoa melhor ou pior em relação ao passado, mas que há múltiplos fatores influenciando na construção da nossa personalidade e em nossa maneira de lidar com as pessoas e situações ao nosso redor. Cada figura na história tem sua carga de razão, de erro e acerto, e é bonito como a autora demonstra tudo isso. As situações apresentadas são complexas porque envolvem pessoas com sentimentos e bagagens complexas.

Vale dizer que, além da narrativa principal em terceira pessoa, onisciente pela perspectiva de Alice, há também, intercaladas a ela, a narrativa em primeira pessoa de sua irmã, Elizabeth, escrevendo uma espécie de diário por recomendação de seu terapeuta, e as publicações da avó das duas, Frannie, em um blog. Com isso, não apenas temos acesso aos acontecimentos por uma perspectiva que não de Alice como também conhecemos mais do anseio dessas mulheres. Parte da obra, também, trabalha diferentes formas de se levar a vida e diferentes escolhas que fazemos ao longo dela. Também, vale dizer que ao mesmo tempo que o humor ácido de Elizabeth contribui para a atmosfera melancólica do enredo, as passagens de Frannie funcionam como alívio cômico por serem um tanto quanto espirituosas.

No geral, gostei muito de O Que Alice Esqueceu especialmente pelas reflexões construídas. Não foi uma leitura que eu devorei — exceto por O Segredo do Meu Marido, costumo ler Liane Moriarty mais vagarosamente, acredito que por seu estilo de escrita —, mas que foi degustada em seu devido tempo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/02/09/resenha-o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty/

Sheila.Oliveira 06/02/2021

Romance com um toque bem leve de suspense.
Achei que demorou um bocado para desenrolar a estoria mas a titulo de entretenimento é gostosinho.

Tati 01/02/2021

#desafioSKOOB
Pra ser sincera eu não gostei muito não,eu acho que eu estava mais confusa do que a personagem principal,além de ter 3 personagens principais ao mesmo tempo o que acaba confundindo um pouco

Natty 01/02/2021

Muito bom!
Um livro delicioso de ler. É uma leitura lenta e gostosa, que me fez avaliar em cada parte sobre como estou levando minha vida. Se aquilo que estou vivendo seja ele de alegria ou tristeza, se realmente é importante ou real.
É um livro que te faz lembrar de não esquecer de sua essência e de não se afundar em suas tristezas e mágoas. Damos muitas vezes importâncias a coisas ruins que acabam se alimentando e crescendo, e nos engolindo. E criamos hábitos para escapar, achando que aquilo nós faz feliz, quando na verdade só nos distrai e não nós cura.
Vemos nesse livro o quanto a comunicação é importante, e que uma atitude de impulso só é bom em certos momentos, e não para se usar diariamente.
É um livro que te faz sentir desejo pela vida, te mostra como o amor nós faz bem e nos ajuda.

Cris.Silva 01/02/2021

Um livro impactante
Simplesmente amei esse livro, foi meu primeiro contato com a autora e já estou sentindo falta da Alice.

Renata.Prandini 01/02/2021

Maravilhoso!
Foi o primeiro que li da Liane e fiquei completamente apaixonada pela autora.
Esse, em particular, vou reler daqui uns 2 anos.
Incrível!

Jaque - Achei o Livro 26/01/2021

O que Alice esqueceu é o quarto livro da autora que eu leio, que tem uma característica muito particular nas suas narrativas. Toda a construção dos conflitos familiares com um mistério de plano de fundo, marca sua escrita.
Nessa trama o mistério não é tão grande como nos outros livros, assim como os conflitos vivenciados pela protagonista.

Alice sofre uma queda na academia e quando acorda não se lembra de absolutamente nada dos últimos dez anos. A princípio sua maior preocupação é com sua gravidez ainda no começo e por isso tem dificuldades em acreditar que está 10 anos mais velha, com 3 filhos e em fase de divórcio.
O que aconteceu com seu casamento feliz? E como voltar para casa e cuidar de crianças que ela nem conhece?
A leitura fluiu muito bem no início, onde eu devorava as páginas movida pela curiosidade em saber o que se passou na vida da Alice nesses anos todos.
Porém, conforme a trama avançava, percebia que os conflitos da personagem não eram tão interessantes a ponto de me manter presa na leitura como no início.
Uma coisa que me incomodou demais foi as interrupções nas horas mais importantes da estória. Sei que isso é um recurso do autor para despertar a curiosidade mas criado em demasia irrita e foi isso o que aconteceu aqui. Sempre que a Alice tinha alguma dúvida sobre sua vida, as pessoas ou se recusavam a responder ou a resposta não chegava por que alguém interrompia.
Alice perdeu a memória, não se lembra dos filhos, o marido que ela tinha adoração agora a odeia e ela é largada sozinha em casa. Sem ajuda, sem nem mesmo voltar ao médico. Ela continua levando a vida, com suas rotinas no modo automático, como se nada tivesse acontecido.
As crianças parecem adultos conversando, salvo a menorzinha que era uma graça.
A escrita da autora é perfeita, isso é incontestável, mas a estória foi fraca na minha opinião tanto que teremos mais duas narrativas para criar conteúdo. Só o drama de Alice não se sustenta. Quando tudo se revela não há surpresa, não teve nada que impactasse e ainda por cima um epílogo que achei totalmente desnecessário.
Mas o livro não é ruim. Gosto do modo de escrita dela e a parte do diário da irmã, onde ela é 100% sincera nos seus sentimentos e expõe seus problemas pra mim foi o ponto alto da estória. A irmã sim teve dramas suficientes, muito mais difíceis de lidar que os da própria Alice.

Enfim, todo livro de Liane Moriarty é bem vindo, mas esse não supera "Pequenas grandes Mentiras" e "O segredo do meu marido".

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/01/o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty.html

Ana 23/01/2021

A forma como a Liane constrói a narrativa e interliga todos os personagens é incrível. Esse é o primeiro livro dela, mas por algum motivo foi o último dela que li, e entendo pq tem sucesso desde o início. No fim do livro já tava triste pela Alice ter que decidir entre Nick e Dominick. E a Elisabeth + Frannie.

Isabela Zanotto 23/01/2021

Fiquei muito ansiosa para descobrir o que aconteceu e para ler o desfecho da história. Gostei muito dos personagens e não poderia imaginar um final diferente.

Só tive a sensação de que a Gina tentou roubar a Alice da família, mesmo sendo amigas não consegui entender uma relação tão próxima, a Alice deixou sua personalidade de lado e se tornou uma pessoa que não era, passando por situações pelas quais não precisava, isso mostra que tudo tem limite, temos que cuidar até que ponto uma pessoa pode entrar na nossa vida sem nos prejudicar.
Marina Cosette 23/01/2021minha estante
Eu também fiquei com essa sensação de a Gina ser um pouco abusiva na relação de amizade com a Alice. Mas lembro que a avó deu esse feedback pra Alice, que ela tinha uma tendência a idolatrar algumas pessoas e se deixar influenciar demais. Eu já conheci pessoas que fazem isso na vida real, achei bem realista :(

Isabela Zanotto 24/01/2021minha estante
Sim, isso acontece mesmo. A única coisa que achei incoerente e que ela perdeu a memória e as pessoas continuaram a agir normalmente, quando o certo seria levar ela a um médico.

ca.books 22/01/2021

O que Alice esqueceu conta a história da Alice, que após cair da academia esquece 10 anos da sua vida. Ela passa boa parte do livro comparando quem era ela e essa nova vida que leva. Por várias vezes precisei fazer pausas na leitura tentando imaginar eu, 10 anos atras, fazendo as coisas que faço hoje. E isso só me deixou mais fascinada com o livro. A gente acaba amando a Alice. E o Nick. Eu queria as vezes que ela não se lembrasse porque eu gostava mais da Alice de antes.
Achei que podia ter tido mais coisa no final, mas valeu a pena. A escrita é muito boa. É o segundo livro da autora que leio e pretendo ler todos. São livros muito divertidos que nos fazem refletir demais.

Andy.Sena 20/01/2021

Nem sei que sentimentos esse livro trouxe. A medida que fui avançando, só queria descobrir o que realmente a Alice tinha esquecido, mas o livro é mais profundo do que isso. Como nossas escolhas acabam definindo a nossa vida e será se o nosso eu de 10 atrás, aprovaria o que somos hoje, agora? Quantos sonhos abandonamos pelo caminho, quantos relacionamentos foram desfeitos (livramento ou não), mas enfim, será se tivéssemos a oportunidade de reescrever a nossa história, o caminho seria o mesmo? O livro vale muito pela reflexão, mas achei a história em si meio arrastada e as partes da Elisabeth meio tediosas.

myosotisflor 20/01/2021

Perfeito
Alice esqueceu os últimos 10 anos da sua vida.
Absolutamente tudo!
O desenrolar da história é espetacular, porque ela se comporta realmente como quem pensa que é, a pessoa de 10 anos atrás, e a forma como ela passa a se descobrir, a se adaptar a sua nova história, é emocionante.
É surpreendente, não dá pra parar de ler.

João 20/01/2021

Esse livro é pra ler e refletir sobre os acontecimentos do dia, como anda sua vida. Será que o seu eu de 10 anos atrás sente orgulho do seu eu atual?? Alice me fez refletir taaaaanto sobre o estado atual da minha vida. Repensar diversos assuntos, me questionar. Você já parou pra pensar como seria doloroso esquecer dos últimos 10 anos da sua vida de uma hora pra outra? Eu ficaria louco hahaha um ótimo livro! Recomendo a leitura.

giovanna.cristi 19/01/2021

Foi meu primeiro contato com a autora e fiquei completamente apaixonada na obra.

Erica 16/01/2021

Acho que o livro poderia ter focado mais na história da Alice, ao invés de intercalar o drama da irmã e o alívio cômico da avó.
Acharia mais interessante se intercalasse, por exemplo, ela tentando lembrar e o marido lembrando do mesmo momento, ou a filha mais velha tendo visto de fora...

De qualquer forma, gostei de imaginar o que 10 anos faz com a vida, e fiquei pensando em como a história seria diferente se fosse dos 18 pros 28, ou dos 41 pros 51, ao invés dos 29 pros 39 da Alice.

Teria mudado o fim (quando lerem fica fácil entender qual seria a alteração), mas no todo, foi um livro bom. Recomendo.