O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

florinha 09/02/2022

Devastador.
O livro é difícil de engolir. Ele nos apresenta a uma realidade que não conhecemos e nos leva a beira da emoção com simples palavras.
Confesso que chorei durante toda a leitura. Tudo nesse livro é triste e cruel, nos faz questionar a realidade que vivemos e o horrror da guerra.

Myriam é apenas uma criança e já vivenciou coisas terríveis. O livro nos dá um murro, pois mostra a situação atual de muitas crianças, nos obriga a encarar uma realidade dura.

Recomendo a leitura para todos. Precisamos encarar os fatos, não importa o quanto seja difícil.

É devastador. É triste. É cruel. Mas é necessário.

Ane 08/02/2022

"Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram."

Leitura rápida, mas impactante!

Isadora1351 06/02/2022

perfeito
um dos livros que mais mexeram comigo, doeu ler oque uma garota da minha idade passou, e não doeu pouco, me coloquei muito no lugar dela, ela estava sofrendo por ela, pela irmã e pelo pai, eu não sei se seria tão forte como ela foi.
Myriam uma garota forte, muito mais do que ela acha, era uma pequena criança que teve que passar por uma guerra, sem entender muito por conta que seus pais protegiam as informações pra ela, ela e sua irmã Joelle, não tem noção do que realmente está acontecendo, mudando de apartamento e de escola tantas vezes, bombardeios e tiros para todos os lados, Myriam precisa aguentar tudo e ainda a perda de alguns parentes, uma garota forte e muito corajosa, essa é Myriam.

Tally 04/02/2022

O Diário de Myriam nos mostra a realidade que é ser uma criança e viver no meio de uma guerra. Mesmo que seus pais tenham feito o impossível para que você e sua irmã, ainda mais nova, não sofressem tanto. Mas como não sofrer ouvindo mísseis caindo na porta ao lado? Como não sofrer quando você perde pessoas que ama? Como não sofrer quando você precisa abandonar sua casa e seus bens mais preciosos? E mais como não sofrer sem água, luz e comida e ainda passar mal a cada novo ataque na sua rua?

Nesse diário acompanhamos os dias de Myriam e sua família no período inicial da Guerra na Síria até a "libertação" da cidade. Vemos que no meio de todo o caos, a família ainda consegue se manter segura e encontrando seu porto seguro um no outro. E mesmo com todo o caos e restrições, ainda conseguem ajudar a quem tem ainda menos que eles.

ella 02/02/2022

Assim como o diário de Anne Frank, é um registro histórico de uma guerra ainda recorrente que causa grandes impactos no oriente médio. ver registros de guerra é sempre algo que me deixa pensativa em como a vida é instável e temporária, já que a qualquer momento nossa realidade pode ser transformada como a de myriam foi.
era até cômico ver como as páginas destoavam umas das outras, em um momento havia bombardeios e terror e no dia seguinte myriam comenta sobre precisar ir melhor em matemática.

leitura muito recomendada!

Daiana.Rozestolato 18/01/2022

História Comovente!
Myriam uma menina de 7 anos que viveu até seus 13 anos a Guerra na Síria.
Ela cresceu rápido, perdeu sua infância por causa da Guerra.
Ela aprendeu a reconhecer armas,bombas e o que foi muito importante na sua vida, que era como e onde se deveria esconder.
Aprendeu o que era a morte e ao mesmo tempo a dor de perder pessoas amadas.
O medo de morrer vinha a todo momento!
Tudo que ela tinha de bom era a lembrança de uma vida que tinha antes da Guerra .
2017 chegou e ela retornou a sua cidade.
Parecia que a Guerra tinha cessado.
Hora de tentar reconstruir tudo perdido.
Mais as lembranças de tudo vivido na guerra jamais será apagado!

Bertha 18/01/2022

Alepo
"Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram"
Um livro sensível, impregnado de sensações que não existem mais nas ruas da Síria.
Angela Soares 19/01/2022minha estante
Você lembra em qual página está essa situação?

Step 16/01/2022

?Tenho treze anos. Cresci rápido, rápido demais.
Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas. Sei quando é preciso se esconder e como se esconder.
Mas, principalmente, sei o que é a morte.?

Vale muito a pena a leitura, me faz pensar em como o mundo acontece e não nos damos conta.. nosso problema são problemas mas me sinto grata por poder dormir tendo a certeza que nenhuma bombar irá cair sobre minha cabeça.. ?

Carla.Camargo 13/01/2022

Comovente
Um livro comovente, assim como o Diário de Anne Frank, o Diário de Myriam narra a guerra aos olhos de uma garotinha de treze anos, com seus medos, percepções e esperanças.
Mais próximo de nossa atualidade, Myriam descreve tudo que se passa em seu país durante a Guerra Síria. Seus dias de terrores, em meio a bombardeios, mortes e destruições.
A história começa desde o antes, os primeiros bloqueios e dificuldades à uma Alepo totalmente devastada.
Com sua narração nos sentimos como se estivéssemos ao seu lado, vivendo cada angústia, cada aflição...
Com uma determinação e vontade de viver incrível, mesmo a tantos desalentos, ela fez de tudo para continuar a estudar, ter a vida de antes.
Sabe aquele leitura necessária, que te faz refletir sobre a vida, valorizar o que tem e o que vive? Essa é uma!

" A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha."

" Basta que eu feche os olhos e me concentre para que tudo volte."

Denise.Marreiros 13/01/2022

" Histórias como a de Myriam continuam se repetindo em diversas partes do país. E muitas meninas como ela não terão a mesma sorte de se tornarem conhecidas por seus relatos desse conflito impiedoso. Boa parte das crianças sírias não teve nenhum tipo de educação nesses últimos anos. Uma geração de analfabetos está surgindo... A tragédia e o banho de sangue continuam."

Miria.Oliveira 10/01/2022

Raso
Eu esperava mais, mesmo sendo um diário de uma criança esperava um pouco mais de profundidade sobre a Guerra Civil e suas consequências.

Acredito que o autor poderia ter colocado junto com a narrativa infantil dados sobre o que estava acontecendo no país para que o leitor pudesse saber quão grave era a situação narrada.

bthatts 28/12/2021

Perfeito
Esse livro conta perfeitamente sobre a Guerra da Síria.
Myriam conseguiu descrever com todos os detalhes o que aconteceu com ela e de um jeito que parecia que estávamos do lado dela o momento todo.
Eu acho super necessário professores recomendarem esses livros aos seus alunos, pois ele conta na visão de uma criança tudo o que aconteceu na Guerra.

Gabi Cunha 20/12/2021

Um diário forte, escrito por uma criança
A Guerra na Síria pelos olhos de uma menina de treze anos. Ela conta como era viver em meio a bombardeios, o sofrimento, o medo, o terrorismo e o trauma. Myriam, assim como Anne Frank, detalha, em um diário, seus dias antes e durante a guerra. Garotas que brilhantes que tinham o mundo pela frente, mas que infelizmente, pela maldade e ambição do ser humano, não conseguiram se tornar mulheres.
Escondidas em casa com a família. Myriam vê seu lar sendo destruído, sua escola sendo bombardeada, corpos sendo carregados e arrastados pela rua. O desespero em não ter pão para comer, o desespero de correr e tentar sobreviver.

Ali 14/12/2021

DESIDATREI
Chorei MUITO lendo esse livro foi uma leitura que fiz muito rápido pois me prendeu bastante e achei uma leitura extremamente necessária.

Carol 13/12/2021

Sobre ele..
Linda e triste história contada de um jeito leve, porém mostrando o sofrimento de um povo esquecido e que sofre muito ?