O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Sheila 27/06/2022

Nenhuma criança merece viver a dor de uma guerra
"O Diário de Myriam" é daqueles livros que a gente lê quase sem pausa porque é intenso, sempre convidativo à próxima página.

Myriam tinha seis anos quando começou a contar num diário seu dia-a-dia entre 2011 e 2017 em Alepo, na Síria. A princípio, a narração de uma infância comum, mas logo surgem relatos dos horrores da guerra.

Antes de começar a leitura desse livro, vale a pena pesquisar um pouco sobre o conflito, interesse dos países envolvidos e questões religiosas da região.

cattess 24/06/2022

Eu tinha entendido.
meudeus que livro, em todas as partes eu estava com lágrimas nos olhos. é forte demais saber que uma menina de 6 anos começou a escrever isso e muito mais.

gio 23/05/2022

Não sei o que dizer sobre esse livro, ser escrito por uma garota de sete a treze anos deixa o assunto tão pesado que é a guerra mais leve, é assustador pensar que aquilo realmente aconteceu, que myrian realmente sentia dor de barriga ao escutar bombas, que tudo aquilo foi real.

Sinto muito por aqueles que passaram por isso e ainda passam, guerras fazem pobres garotos brigarem por discussões de velhos ricos

Val 07/05/2022

melhor livro
esse livro conta a história da Myriam gnt--- (meio óbvio, olhem o título)
eu chorei MTO lendo esse livro
cara-- a gnt praticamente começa a ler quando ela tem 6 anos, e de repente ela já tem 13, tipo?????????
o jeito q ela fala da pra gnt imaginar tudo q ela passou
foi um dos mlhrs livros q eu já li, sério?????????

Nathane 05/05/2022

Partiu meu coração
Não tem como não se comover com a história de Myriam, uma criança vivendo em uma guerra. Tudo ao seu redor muda.

Ioneide 24/04/2022

Leitura triste e difícil
A guerra vista pelos olhos de uma criança inocente, que ver toda a sua vida mudar, perde casa, se distancia dos amigos e de tudo que amava no seu dia a dia. Nós adultos não vimos sentido na guerra imagina uma criança que tem sua vida totalmente mudada por algo que ela não compreende apenas aceita e tenta sobreviver.

Isah 22/04/2022

"Mas,principalmente,sei o que é a morte. "
Que livro pesado e significativo.
Como nós seres humanos somos horríveis.
Myriam é uma garota que vive em uma cidade na Síria uma criança que vai mostrar como era sua vida feliz antes da guerra até o "fim" dela.
Uma pequena criança enfrentando uma guerra, ouvindo bombas,tiros e não podendo fazer nada além de ser forte pela família.
Uma criança que perde parentes para essa guerra.
É um livro muito profundo e só queria poder proteger essas crianças de tudo isso.
Indico super

Carol 09/04/2022

Quanto mais tempo ia passando, maior é o aperto no peito que a gente sente ao ler a história de Myriam. Muito bom acho que todos deveriam ler para tentar entender pelo menos 1% das consequências dessa guerra pra população síria.

Theef 29/03/2022

A dor no coração é demais pra mim ?
Para quem não conhece esse livro, é o diário de uma
menina, a Myriam, iniciado quando ela tinha seis anos de
idade, durante o início de uma revolução/guerra em Alepo, na
Síria. Em seu diário ela narra a sua trajetória entre novembro
de 2011 e marco de 2017. O texto em si é bem leve, escrito por
uma criança, com o filtro da inocência. Ela descreve coisas que
desconhece, que não entende. O problema fica para quem lê.
Cada acontecimento vem carregado de significado,
despertando a reflexão. Como tenho uma filha, fiquei tentando
me imaginar no seu lugar, e o pensamento ia longe. O Diáriod e
Myriam, diferente do que eu esperava, não chega a ser uma
história triste/dramática "de chorar", a mim só provocou a
reflexão mesmo. Sobre as guerras, as "Myriams" e esse caos
provocado ou amplificado pelos países ricos, no qual civis
ficam perdidos e sem escolha. É uma leitura essencial, que
acredito, todo mundo deveria ler, pra saber o que se passa
naquela parte do mundo e pensar sobre tudo isso. Lembrar
que tem seres humanos em meio a uma guerra. Às vezes
parece que nos esquecemos disso, mesmo assistindo aos
noticiários, existe um distanciamento. E ler uma história como
essa nos aproxima dessa realidade.
Fazia lembrar um pouco do livro "diário de anne frank" porém,
um pouco mais sútil o sofrimento todo.
Com Myriam, eu ficava desacreditada o tanto que ela se
interessava pelos estudos, mesmo estando em meio de uma
querra ela sempre estava indo para escola estudar, o tanto que
os pais incentivavam ela era muito lindo.
É um livro que vale a pena ler, se eu amei? Amei! Terminei o
livro em dois dias pelo fato de ser rápido e uma escrita muito
boa, de fácil entendimento.
Futuramente vou ler de novo? Irei com toda certeza

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 20/03/2022

Já havia lido um outro livro em forma de diário, como esse. O de nisha. E o de Myriam é incrivelmente profundo e significativo, ainda que tenha começado a ser escrito por uma criança de seis anos. Você vai lendo e se perguntando qual o sentido dos horrores da guerra, e por que, apesar disso não fazer o menor sentido, as pessoas continuam fazendo. ??

Andrea.Garcia 20/03/2022

Infância roubada pela Guerra
O Diário de Myriam narra o período de junho de 2011 a fevereiro de 2017 através do olhar dessa criança Síria que vive nesse cenário de guerra.
O livro tem um co-autor um repórter de guerra que ajudou a tornar público os relatos de Myriam.
Gostaria que durante a narrativa do diário houvesse notas de rodapé para ligar a narração de Myriam aos noticiários da época. Também é preciso fazer uma correção na tradução do livro em relação a idade de Myriam em certo momento comenta que ela fez sete anos e dois anos depois fala que ela fez onze anos.

Luhplay 18/03/2022

A guerra destrói tudo
Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer.
Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.

bela 10/03/2022

O Diário de Myriam.
Assim como Anne Frank, é uma história muito interessante de se ler e te prende a atenção. Infelizmente o livro não era meu, mas se aparecesse a oportunidade, eu leria de novo.

Mama 17/02/2022

Desolador
O Diário de Myriam é um soco no estômago! Nos faz ver o quanto a paz é uma riqueza a ser valorizada. Crescer num país em guerra constante, por conta de interesses conflitantes dos mais poderosos, ver gente morrer a todo momento, tudo isso deveria gerar revolta mundial. Mas não é o que vemos... Sinto muito por Myriam e pelas várias famílias que ainda vivem nesse inferno!