O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Kazane 04/01/2023

Livros com a perspectiva de crianças me quebram.
A leitura é válida, tem momentos de cortar o coração, de sentir esperança, de odiar os homens e seus motivos bestas para destruir a si mesmo.

juh 31/12/2022

o diário de myriam
não acho certo e nem coerente escrever uma resenha sobre uma história real, um diário que mostra muito o sofrimento de uma criança em meio a guerra, se vendo presa em seu próprio país. as notas são só para contagem da leitura.

Moni 14/12/2022

Tão necessário quanto Anne Frank
Até hoje ocorre muito disse me disse sobre os conflitos que assolam a Síria. Também percebe-se o absurdo silêncio que se tem da mídia. Ouvimos falar sobre a segunda guerra mundial (1938) e da guerra na Ucrânia, a mais recente, mas pouquíssimo se comenta sobre a guerra na Síria, que ocorre desde 2011 e tem mais influência do que os países gostam de admitir.

Entra Myriam, uma garota que escreveu um diário relatando os horrores da guerra que ela começou a testemunhar quando ainda tinha apenas 6 anos. Ela cresceu na guerra e perdeu sua infância para os conflitos financiados por nações poderosas com interesses secundários no conflito.

Essa é uma leitura absolutamente necessária e tão importante quanto o diário de Anne Frank. Relata as vivências de um povo que as pessoas dispensam da existência, como insignificantes, e não reconhecem o sufoco que passam até hoje, pois a guerra ainda não acabou.

É uma leitura obrigatória para todos que reconhecem o quanto o diário de Anne Frank foi importante. Afinal, não é apenas a Europa que lida com guerras.

Jéssica Berton 14/12/2022

Emocionante
Eu particularmente amei, adoro livros escritos em forma de diário, você consegue se conectar profundamente com a autora. É a mesma vibe do Diário de Anne Frank, porém, aqui temos os acontecimentos da guerra da Síria, mas de forma rasa, tipo tem algumas páginas que só tem uma frase ou um parágrafo, o bom é que você consegue ler em um dia, mas também é um pouco decepcionante por ser um livro caro.

Também senti falta de saber o que aconteceu com a Myriam e sua família, mas valeu a pena, é muito emocionante, arrebatador, refleti bastante sobre a humanidade, cheguei a conclusão que o inferno sempre foi aqui na terra.

Jaasmini 29/11/2022

É muito emocionante! Vale muito a leitura ?? é difícil as vezes entender que é apenas uma criança passando por tudo isso com toda a ingenuidade da idade, é um relato muito inocente que acaba causando muito desconforto

Josy Snec 26/11/2022

Deveria ser uma leitura obrigatória!
O relato de uma criança que cresceu em meio a uma guerra que se estende, atualmente, por 11 anos. Infelizmente muitas pessoas continuam perdendo suas vidas nesse confronto sem fim. O que começou como uma guerra civil embasada em interesses políticos e religiosos de uma parcela da população que não aceitava o governo em exercício se tornou quase uma guerra mundial onde cada país envia seus soldados com interesses próprios, abastecem com armas os grupos terroristas, países da OTAN em lados opostos defendendo seus interesses individuais, a ?revolta síria? é um absurdo crescente.
Esse diário é uma leitura essencial para todos, mas creio que seja ainda mais para nós, brasileiros, que vivemos um momento difícil da nossa história, é importante que vejamos onde uma guerra civil pode levar e, pasmem, não é aos interesses de nenhum dos lados da população. O resultado dessa guerra prova que a única forma eficiente para que o povo defenda seus interesses é através da democracia, usando-na e também respeitando-na, de outro modo, o povo se torna uma mera máquina à serviço de outras nações, usados até a morte e descartados, tanto os rebeldes quanto a população ?conformada?. Violência nunca levou à nada, nunca levará, a história está aí para provar. O Diário de Myriam, assim como O Diário de Anne Frank deveriam ser leituras obrigatórias nas aulas de história das nossas escolas, deveriam ser leituras obrigatórias nas aulas de história de qualquer país que se preze.

Carol 20/11/2022

Emocionante
Não há palavra melhor que descreva este livro, senão Emocionante. O livro te prende do começo ao fim, desde a apresentação de Myriam e sua família, o desenrolar de seu diário que dia após dia, mês após mês, vai ficando pior com o passar da guerra da Síria. Uma leitura que deveria ser tão essencial quanto ler o diário de Anne Frank, pois apesar de situações e épocas diferentes, muito se assemelham por um fator: a maldade humana.
Vale muito a leitura, recomendo demais!

Sophi 15/11/2022

O diário de Myriam
É um livro interessante, pois nele você vê a realidade de uma criança no meio de uma guerra. Esse livro conta a história de Myriam, que nada mais nada a menos que a história de uma criança no meio da guerra, te dando noção de quanto as pessoas no meio da guerra perdem.

Leonardo 14/11/2022

Humanismo em meio à barbárie
RAWICK, Myriam. O Diário de Myriam. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2018. 320 p. Philippe Lobjois (org.).

"Meu nome é Myriam, tenho treze anos. Cresci em Jabal Sayid, bairro de Alepo, onde também nasci. Um bairro que não existe mais.
Tenho medo de esquecer essas imagens, essa cidade que desapareceu, esse mundo que afundou no caos." (p. 37-38)

"Alepo, 12 de dezembro de 2013
(...)
À tarde, a gente desenhou um monte de coisas e colou na parede. Eu desenhei nosso prédio vazio, com papai indo buscar água e depois um tanque que atira, com pessoas mortas pelo chão, e uma menininha chorando.
Irmão Georges me perguntou quem era a menininha. Disse que era eu. Depois, acrescentei um sol no canto." (p. 214)

Em 2018, vimos uma reportagem na TV sobre o encontro do jornalista de guerra francês Philippe Lobjois (que divulgou a história da menina síria Myriam Rawick e organizou a publicação do seu diário na França) com crianças de uma escola paulista que haviam lido matéria sobre o lançamento e se mobilizaram para pedir uma edição brasileira.
Perguntei à minha filha se ela queria ler o livro, e ela disse que sim. Pensei que, naquela idade (9 anos na época), pudesse se assustar com as trezentas e poucas páginas, mas são textos curtos, impressos em corpo grande e com linguagem fluente, já podem ser lidos com facilidade por crianças de 9-10 anos. Ela devorou as páginas e gostou muito, em seguida li também.
O diário, comparado ao de Anne Frank, traz anotações feitas por Myriam entre 2011, quando tinha seis anos, e 2017. Mostra o ponto de vista da criança sobre o cotidiano de Alepo antes da guerra civil na Síria e durante o conflito, quando a família tentava sobreviver e se adaptar às condições que se degradavam e seguir com a vida, brincando e indo à escola quando possível. Narra cenas de dor, humanismo, tolerância e solidariedade em meio a tiros, bombas, mísseis e obuses, com a população refugiada em sua própria cidade sitiada, obrigada a trocar de escola e migrar de uma área a outra à medida que seus bairros eram devastados ou invadidos. Famílias comuns vitimadas pelo xadrez geopolítico jogado no Oriente Médio, reféns no fogo cruzado entre o exército do presidente Bashar al-Assad e os grupos armados rebeldes, inclusive o Estado Islâmico.
Vale a leitura para nossos filhos conhecerem uma realidade bem diferente vivida por outras crianças, muito pior que a quase guerra urbana imposta pela violência nas cidades brasileiras.

Fernanda.Canseco 06/11/2022

Não acho que tenha críticas válidas a um diário escrito por uma criança nos piores momentos da vida dela. Não é uma ficção que se possa julgar, é o relato da vida de alguém.

Dani 07/10/2022

O diário de Myriam
Tenho treze anos...Cresci rápido ,rápido demais....
Sei reconhecer as armas,sei reconhecer as bombas,sei quando é preciso se esconder e como se esconder...
Mas,principalmente,sei o que é a morte..A perda de pessoas que se ama,e o medo de morrer...
Eu me vi encurralada em um conflito sem nome,sem palavras para as crianças..Nao o entendi...
Fala-se em guerra civil,fala-se em bombardeios russos,de coalizao internacional...
Para mim,era só medo,tristeza e angústia .E as lembranças de uma vida de antes que nao recuperei nunca mais....

Dâmares Liberato 22/09/2022

Gostei muito do livro, como é um diário real de uma criança que vivenciou a guerra, a escrita é bem fluída, achei uma leitura comovente e que leva a reflexão.
Vale a pena tirar um tempinho para conhecer essa história.

lmjstxrm0 20/09/2022

O diário de Myriam
"Hoje papai me levou para o telhado do prédio. Ele apontou nosso antigo bairro. Depois, me prometeu que a gente voltaria para lá, assim que tudo acabasse. Mas sei que isso não vai acabar nunca."

Jessica 21/07/2022

Eu estou tentando entender como alguém atribuiu uma nota baixa A UM DIÁRIO, mas ok. É não ficção, tá galera? Escrito por uma criança, caso não tenha ficado bem claro.

Enfim, sobre o livro em si. Nós temos aqui acesso ao diário da Myriam, uma criança que vivenciou e sobreviveu aos horrores da Guerra da Síria junto com sua família. Ela escreve até os seus 13 anos de idade, mostrando um pouco como era sua vida antes da guerra e durante.

A parte mais difícil é visualizar a violência pelos olhos de uma criança. Ela não sabe o que está acontecendo, não entende por qual motivo pessoas começaram a atirar e jogar bombas umas nas outras. Por que ela perde seu lar, precisa passar fome, e trocar de escola a cada poucos meses só para continuar a estudar. Ela aprende a ter medo, aprende sobre a morte e sobre a violência humana sem nem mesmo entender o porquê.

Quando estudamos sobre a guerra nas escolas, ou vemos notícias a respeito nos jornais, nós temos um panorama geral do que está acontecendo. Nos informam os envolvidos, as motivações e como o mundo está se mobilizando para fazer algo a respeito. Mas pelos olhos da Myriam, vemos a realidade cruel dos inocentes e de quem nem mesmo teve a chance de construir uma vida ainda, mas está no meio do fogo cruzado.

É um livro rápido, cheio de fotografias do conflito, e que nos coloca na pele do outro, além de gerar reflexão.

site: https://www.instagram.com/tagdoslivros/