O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

stormazzi 26/06/2023

Me doeu o coração o posfácio ?? e vê as fotos acabou comigo porque já era tudo tão real, mas com as fotos deu imagem para o pesadelo. uma garota forte sem sombra de dúvidas

Roberta.Rozin 14/06/2023

O coração fica em frangalhos
Acompanhar os relatos de uma criança sobre uma guerra não é fácil, porém olhar através do olhar dessa menina tudo o que o seu país foi para ela, sua casa, sua segurança, seus costumes, sua religião, e de uma ano para outro tudo ruir, deixou o meu coração destroçado.
É uma leitura intensa, rápida também, pois é escrito em forma de diário.
Mas o mais importante dessa leitura é que fiz junto com o meu filho que hoje tem e mesma idade que Myriam tinha na época.
Essa experiência foi intensa para o meu coração de mãe.
Valeu cada página lida
Leia, é uma história verídica, triste mas necessária.

Maria8977 24/05/2023

Diário de Myriam
Ameii,para quem gosta de diário de Anne Frank vale a pena se arriscar nessa leitura super rápida.
Livro com um mix de sentimentos
TRISTEZA
ANGÚSTIA
RELAXAMENTO
Pra Qm tem coração mole com certeza irá se entregar e ficar mal pelos acontecimentos narrados no livro.(a leitura se trata de acontecimentos reais)

Elineuza.Crescencio 18/04/2023

Darkside – RJ - 2018
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 18/04/2023

Autora
A menina Myriam Rawick nasceu na Síria, em Alepo de onde escreveu seu diário dos 6 aos 13 anos.
Seus escritos foram divulgados a partir do jornalista de guerra, francês Philippe Lobjois que após uma grande pesquisa encontrou Myriam e seus escritos.

Sobre o livro
Em 2011 Myriam começou o seu diário.
Ela o escreveu até 2017. Philippe Lobjois garante que a menina ainda é viva e reside na Síria.
O que narra? O período do início da guerra síria pelos olhos de uma criança.
As dificuldades passadas pelos seus parentes, vizinhos e amigos.
Nenhuma criança deveria passar por tamanha dificuldade e privação.
Falta água, energia elétrica, alimentos.
Uma criança é capaz de conhecer pelo som os tipos de arma que são lançadas mas não consegue ler e escrever.´
Ao longo de tantos anos e com aproximadamente meio milhão de mortos a Síria é hoje uma grande população de refugiados.
Os escritos são de uma sensibilidade extraordinária. Os medos, a fome, a perda da casa e dos brinquedos...
Antes de qualquer coisa esse diário representa as atrocidades de que são capazes de cometer os grandes e podres poderes políticos.
O livro é lindo. A história triste. São atrocidades de uma guerra.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/04/2023-abril8-leitura-anual-45-o-diario.html

Camila.Shinkawa 16/04/2023

Uau? que história?
Impossível não se sentir tocado e não imaginar as milhares de outras crianças que não puderam contar suas histórias, ou ainda pior, não sobreviveram!
Impossível não pensar em todas as guerras espalhadas pelo mundo e em como a guerra na Síria se estende até os dias de hoje!

Palomasm 16/04/2023

Guerra da Síria
Como é triste ler os relatos de Myriam, que teve sua infância marcada por tanta tragédia, e saber que parece não ter fim, quantas outras crianças tem passado por isso...

Ester 29/03/2023

Li para a escola. Eu achei o livro bem interessante mas foi uma leitura meio cansativa muitas vezes mas no geral foi bom

Elvia 14/03/2023

Bom livro
Gostado bastante do Diário de Myriam, mas não tanto quanto gostei do Diário de Anne Frank (que ganhou de mim, 5 estrela)

José Carlos 06/03/2023

A guerra pelos olhos de uma criança!
Não há muito o que falar sobre este livro! Um relato inocente! Dói ver chegando cada aniversário de Myriam! Dói ler sobre as perdas da família! No meio do caos de Alepo, Myriam ainda consegue olhar sempre o lado bom das coisas! Muito bom!

ju goes 25/02/2023

Achei que seria parecido com anne frank?
Me indicaram esse livro por ser parecido com o famoso livro da anne frank? naquele me sentia dentro do esconderijo, ela contava detalhadamente tudo, obviamente porque era mais velha, porém não me senti muito dentro da história de myriam, pra mim faltou detalhes do seu dia a dia, da sua família e vizinhos.

Gabby 24/02/2023

O diário de Myriam
Esse livro é maravilhoso, conta como ocorreu a guerra, e podemos ver como é triste perder pessoas que amamos ou até a própria casa em uma guerra.

Linny Campos 13/01/2023

O diário de Miriam é um relato da guerra na Síria pelo olhar de uma criança, que perdeu sua casa e teve que passar por coisas que ninguém deveria passar.
É um relato bem leve, já que a própria Miriam não entendia muito bem o que e o porque aquilo estava acontecendo, mas não deixa de ser triste.

caiocorrea_art 05/01/2023

Forte, direto e vivo
O Diário de Myriam, de Myriam Rawic (13 anos), conta a sua história vivendo na guerra da Síria. O livro é um compilado do seu diário. Sim, isso te lembra a Anne Frank, né?!
Exato, só que essa história é da última década. Seus relatos mostram a atrocidade que nós somos como espécie.
Crueldade, frieza, apartamento sem parede, sua irmãzinha, a caixinha.
Quanta maturidade e vivência pra cabeça de uma menininha.
Pra você que acha que as guerras estão enterradas no passado, leia esse livro. Entenda o que foi essa intervenção bizarra na vida de pessoas inocentes, enquanto os ?barões? declamadores de guerra, permaneciam ilesos em seus escritórios com cadeiras de couro.
Livre-se