O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Vinnylit 28/11/2023

Resistência
Este diário escrito por Myriam Rawick relata, pelos olhos de uma criança, como era viver bem no meio da linha de fogo da guerra da Síria.
Uma leitura que deveria ser obrigátoria assim como O diário de Anne Frank.

Keka_ 22/11/2023

"nao existem flores, não existem cores..."
Guerra.
Os horrores que um evento traumático pode fazer na mente de uma criança.
Uma infância interrompida pelo egoísmo humano.
Histórias que devem nos lembrar sempre da capacidade humana para o mal, nos fazer pensar duas vezes antes de qualquer ação que provoque danos maiores.

rayumix 18/11/2023

Queria que fosse só mais um livro de distopia
"Tenho treze anos. Cresci rápido, rápido demais. Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas. Sei quando é preciso se esconder e como se deve esconder.
Mas, principalmente, sei o que é a morte. A perda de pessoas que se ama, e o medo de morrer.
Eu me vi encurralada em um conflito sem nome, sem palavra para as crianças. Não o entendi.
Falava-se de guerra civil, falava-se de bombardeios russos, de coalizão internacional.
Para mim, era só medo, tristeza, angústia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais."

Suzanápolis, 18 de Novembro de 2023.

Tenho 17 anos, não sei o que é viver no meio de uma guerra e espero que nunca saiba. Violência me assusta e a ideia de retirar a vida de um ser humano tão trivialmente pra mim é inconcebível. Ainda sim, sempre procuro ler sobre, pois não é porque eu ignoro que esse problema deixa de existir. Se queremos mudar o mundo pelo menos um pouquinho, precisamos saber o que realmente acontece nele.
Eu sinto tanto por tudo que essas pessoas têm que passar, guerra para mim nunca fará um pingo de sentido.
Tenho o privilégio de conhecer essas garotas fortes e incríveis; Myriam, Anne, Malala e tantas outras que apesar de tanta dor ainda acreditaram do poder da escrita, da arte, da educação. Na coragem de se expressar e continuar sendo quem é quando tudo parece um poço de sofrimento sem sentido. Obrigada por tudo meninas, afirmo orgulhosamente que vocês são minhas heroínas e me inspiram para enfrentar os vilões de todos os dias no mundo ?

Gi 16/11/2023

Difícil
É um livro pesado, e pior ainda por ser tão atual. Foi uma leitura muito difícil, chorei, passei mal com as mortes e pensando em tudo o que aconteceu tão recentemente e não tínhamos noção do tamanho. Chorei e desestabilizei com Anne frank, mas esse aqui doeu bem mais? não sei se indico pra quem não gosta de assuntos de guerra

Lika.Tanaka 04/11/2023

Meu nome é Myriam, eu tenho treze anos. Cresci em Jabal Sayid, o bairro de Alepo onde nasci. Um bairro que não existe mais.? O Diário de Myriam é um registro comovente e verdadeiro sobre a Guerra Civil Síria. Escrito em colaboração com o jornalista francês Philippe Lobjois, que trabalhou ao lado de Myriam para enriquecer as memórias que ela coletou em seu diário, o livro descortina o cotidiano de uma comunidade de minoria cristã que sofre com o conflito através dos olhos de uma menina

Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Quase um diário de Anne Frank, mas assustadoramente muito, muito atual. Muito emocionante, muito triste.

annabeabussolari 23/10/2023

Eu já li O Diário de Anne Frank, mas ler essa obra foi interessante para compreender que existem mais guerras acontecendo do que podemos imaginar. O livro é bem tranquilo de ler, tem vários capítulos com três frases, então a leitura flui bastante. É legal de ler para sair dos livros rotineiros, indico sim!

Stephanie214 26/08/2023

A guerra na Síria pelos olhos de uma criança.
Mais um livro escrito no formato de diário que foi publicado e é contado pelo ponto de vista de uma criança chamada Myriam que fala sobre os horrores da guerra, tudo que sua família enfrentou e a luta pela sobrevivência. Da até para fazer um paralelo com outra obra famosa "O Diário de Anne Frank" no qual Anne que era judia, relatava o que acontecia no período da segunda guerra mundial, a invasão dos nazistas e como sua família foi descoberta no esconderijo ou anexo e foram levados a campos de concentração onde ela veio a falecer com apenas 15 anos.
Aqui temos a história de Myriam uma criança que mora em Alepo, na Síria e escreveu no seu diário no período de junho de 2011 a março de 2017, contando sobre os horrores da guerra na Síria. Através das anotações que Myriam faz em seu diário vemos como as coisas vão piorando, o que no começo eram só protestos contra o presidente se transformou numa guerra com muitos tiros, explosões, morteiros, bombas, sangue, violência e a sensação de medo, pânico e insegurança tomam conta de todas as pessoas.
É triste ver como muitas famílias sofrem com essa situação tipo as crianças que ficam sem entender nada e começam a sentir muito medo e coisas simples como: ir para a escola, comprar pão na padaria, brincar na rua com os amigos ou só simplesmente sair de casa, são coisas que não podem mais ser feitas pois agora é muito perigoso e todo cuidado é pouco. Ao longo da leitura do diário sentimos o medo que Myriam sente quando as bombas explodem perto de sua casa, sua confusão com toda a situação política de seu país, a preocupação de saber se seus amigos e familiares estão bem e sua vontade em querer voltar para a escola.
Ler sobre a realidade triste e horrível da guerra é necessário pois querendo ou não ela está acontecendo e muitas famílias estão sendo afetadas tanto no próprio país aonde tentam sobreviver ou nas travessias para outros países com a intenção de um novo começo. É uma realidade dura que muitos dão as costas mais todos os países deveriam se unir em prol da paz, o fim da guerra, dando importância a vida das pessoas e principalmente pensando que todas as crianças deveriam aproveitar ao máximo o período da infância e não é justo que uma guerra interrompa essa fase da vida que pode causar traumas sérios para vida toda.

Lydiarq 06/08/2023

Emocionante
Que difícil viver em meio a guerra!
O livro é um diário que Myriam ganhou de sua mãe no início da guerra e que ela começou a descrever o dia a dia durante 6 anos ... Fiquei impressionada como ela estava tentando ter uma vida normal, como ir a escola, a missa em meio aos bombardeios. Como que essas pessoas conseguem viver em meio a guerra? Quanto sofrimento... um dia de cada vez... sempre na esperança de dias melhores. E só de pensar aque ainda vivemos num mundo mesquinho e retrógrado, que ainda pensa em resolver as coisas com guerra, matando gente inocente... isso tudo é muito triste.
O livro me emocionou, fiquei tensa, pensando num momento de tranquilidade para aquela cidade...
Myriam, assim como todos daquela cidade foram guerreiros corajosos aos passar por tanto sofrimento.

Nessa 06/08/2023

Este livro narra a visão de Myriam sobre a guerra na Síria onde ela tinha somente 06 anos na época que foi iniciado o conflito.
Por ter sido escrito por uma criança é óbvio que tem uma história superior sobre o conflito. Narra mais as dificuldades e o que em termos de núcleo familiar uma guerra pode causar.
Incrível como políticos não conseguem enxergar o mal que causam com guerras sem sentido.
Vale a pena a leitura, e tenha o modo empatia ligado para este livro.

dreyce0 24/07/2023

Chorei
Demorei muito para ler, ganhei de presente ,chorei em todas as páginas a todo momento imaginei tudo narrando pela menina

Camila Felicio 04/07/2023

O livro é adorável, triste e me fez refletir como tendo tanto em minha volta nem sempre me sinto feliz. Myriam se contentava em ter um lápis colorido e desenhar com a irmã, enquanto sofriam consequências dos bombardeios, cortes de serviços básicos e falta de comida.
Relato brutal!
( Gostei mais que Anne Frank que assumi que não é dos meus favoritos)

elisabeth.erran 28/06/2023

Triste a história da pequena Myriam e sua família,de como aos poucos tudo o que eles conhecem simplesmente deixa de existir.