O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Rosiene5 22/11/2021

A guerra na Síria pelo diário de uma criança
Arrancada de sua rotina feliz, Myriam Rawick se viu diante de uma vida regada a bombas, mísseis, mortes e destruição.

Marjory.Vargas 20/11/2021

“Alepo é uma cidade fantasma. Não tem mais ninguém. Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.”

Um livro muito doloroso, mas muito necessário. Myriam cresceu durante os terríveis anos da Guerra da Síria. Por meio do olhar da menina, vamos percebendo como as coisas foram mudando no país, até eclodir no conflito armado que destruiu o país.

O livro é a transcrição do diário da menina mesmo, e compreende o período de 2011 até 2017. De leitura muito rápida (eu li em um dia) e linguagem bem acessível. Acho ele uma ótima leitura para as nossas crianças.

Senti um pouco de falta de contextualização sobre a guerra. Não no diário, mas acho que o jornalista, co-autor da obra, poderia ter escrito uma introdução mais aprofundada (o texto dele tem pouco mais de uma página) abordando as origens e explicando sobre o conflito. A guerra por lá ainda não terminou e ninguém é capaz de dizer se o fim está próximo!

Uma coisa que me chamou atenção foi o empenho dos pais de Myriam em manter ela e a irmã na escola, mesmo com todos os riscos, bem como a dedicação de Myriam aos estudos, em meio ao todo o caos. Dava para perceber como ela realmente sentia falta da escola nos períodos em que as aulas ficaram suspensas.

Um livro pra te fazer refletir e também se sentir agradecer por tudo que temos!

Line 24/10/2021

Incrível e assustador
Quando eu li O Diário de Anne Frank eu era bem mais nova e não lembro muito bem da sensação que tive vendo a passagem de uma adolescente aprisionada no meio de um guerra. Com a Myriam é possível ver como a inocência dela tenta prevalecer no meio de uma guerra, mas a guerra deixa rastros por todos os lados que passa, e com ela não foi diferente. É incrivel ver como ela consegue achar algumas felicidades no meio do caos em que viveu, e nesse caos, com bombas estourando há duas ruas de distância ou menos é assustador. Muito boa a leitura, recomendo

ellen s 19/10/2021

a guerra na síria
Acabei de fazer uma atividade de português que tinha um trecho deste livro,e me lembrei do quão importante é ele é,então vamos de resenha.
O título já entrega tudo,esse livro é o diário da Myriam,uma menina judia de apenas treze anos,cheia de sonhos e expectativas com a vida.
Myriam e sua família enfrentam dificuldades,não moram em um bairro privilegiado ou vivem a vida dos sonhos,mas pra ela o que realmente importa é que estejam todos juntos.
A guerra começa com confrontos,passagens sendo bloqueadas e quando você menos espera o pior já está logo ali.
Crianças precisam brincar e correr por aí,mas como fazer isso em uma plena guerra?
Myriam escreve em seu diário pra passar o tempo.
Está cada vez mais difícil ir a escola então todos dias isso é uma grande conquista.
A cada dia as coisas pioram,a cada dia Myriam pega seu diário e deposita toda a sua fé e suas pequenas conquistas.
É difícil ver uma criança enfrentar tudo isso,ver parentes e amigos morrendo,não poder fazer as coisas a que estava acostumada,não ter nenhum de seus passeios aos fins de semana,saber que a cada vez que você vai a escola você corre risco de vida.
Com apenas algumas páginas você irá aprender muito sobre a vida,com a nossa pequena Myriam e sua família.
Madu 19/10/2021minha estante
Nossa, parece EXTREMAMENTE bom, mto interessante. Me lembrou um pouco a Anne Frank e a Liesel(a menina q roubava livros), sabe dizer se é mais ou menos nesse padrão?

Madu 19/10/2021minha estante
Não sei se o livro é realmente bom ou vc q é ótima escrevendo resenha

JQJSKAJDJDJQKSKEKJQHEJAK

ellen s 19/10/2021minha estante
aí amg eu gostei bastante do livro,da pra ler em uma sentada só,os capítulos são curtinhos e fluídos,é como se ela te entregasse o diário dela pra você ler sabe?

ellen s 19/10/2021minha estante
minha professora de geografia tinha indicado pra gente ler,eu achei que ia ser uma experiência legal e ele realmente é muito interessante

ellen s 19/10/2021minha estante
eu ainda não li o diário da anne mas ele é mais ou menos nessa ideia,acho que a única diferença seria que a anne era bem reflexiva e tudo mais (não que a myriam não seja) e já a myriam escreve sem ser com uma linguagem formal sabe?

Madu 20/10/2021minha estante
Aaaa que incrível, sério, eu amei mto

ellen s 20/10/2021minha estante
sério amg acho que você vai gostar bastante,é incrível

lyreadings 21/10/2021minha estante
Aaaaaah, sua resenha me fez querer ler esse livro

vai na fé e lê ele

ellen s 21/10/2021minha estante
pensa só: vai ser mais uma edição linda da darkside na sua estante

lyreadings 21/10/2021minha estante
Nossa mais um motivo. Já quero

ellen s 21/10/2021minha estante
mais um motivo pra ler ele

Sil 17/10/2021

O livro é ótimo, nos leva a refletir que todo o sofrimento é causado somente pela sede de poder, o livro mostra o pior e p melhor do ser humano.
Crianças que só tem o sonho de serem crianças e poder brincar sem serem mortas

Kamilla 12/10/2021

A guerra vista, sentida e contada por uma criança.
Acho que nao dá pra ser mais inpactante que isso. O coração fica em pedaços só de pensar no horror da guerra, na devastação causada, no medo, nas mortes ?

Cheirinhodelivro 09/10/2021

Triste realidade
Relatos bem tristes de uma infância roubada. Foi isso que fiquei pensando durante essa leitura. Esse diário nos conta, através dos olhos de uma criança, a terrível guerra na Síria. Tudo estava "normal" no entendimento de Myriam, mas aos poucos as coisas foram ficando tensas entre seus pais e os adultos a sua volta. Ela não entendia o pq começaram os tiros, bombardeios, destruição, mortes de pessoas queridas.. não entendia o pq de tanta crueldade sem sentido! Foram obrigados a conviver com o medo, com as privações de água, energia, comida e por fim, obrigados a saírem de casa pra se protegerem, ficarem vivos. O que me choca, é que tem muitas meninas que vivenciam a msm situação e não podem fazer nada pra mudar isso. Só mantém a esperança de dias melhores..

Alessandra.Alves 07/10/2021

Ver uma realidade tão diferente da nossa, faz pensar como uma infância pode ser marcada com uma guerra?

Bianca 04/10/2021

triste realidade
Me sinto estranha fazendo uma resenha deste livro pq não é um livro, é um diário de uma garota real, que conta a sua realidade durante a guerra da Síria. Chega a ser surreal imaginar que enquanto tudo isso acontecia lá, eu estava aqui segura e tranquila na minha casa, sem me preocupar com nada. Dei essa nota pro livro pq demorou um pouco pra me prender, e me senti meio "alienada" lendo já que não entendia muita coisa do que estava acontecendo no início e precisava sair da leitura pra pesquisar algumas palavras.

Anne 25/09/2021

Nada a dizer
Nada a dizer sobre a história de Myriam, pois jamais serei capaz de julgar a vida de alguém. A história se passa pela a infância comum de uma criança até sua infância na guerra. Tocante e informativo. Acabei rapidamente e com uma espécie de grande mensagem no coração. Uma das melhores leituras do ano.

Marcos Hübner 24/09/2021

Infância x Guerra
Sem duvidas um livro que não esquecerei. Tenho poucas coisas a dizer sobre o livro, apenas recomendá-lo é o que me resta.

O livro, que trata sobre a guerra da Síria sobre a ótica de uma criança, é imersivo, mas de uma forma bem estranha, porque sabemos apenas o que uma criança sabe sobre uma guerra, que a qualquer momento uma bomba pode cair na sua casa.

Um livro incrível para iniciar um estudo sobre a guerra da Síria.

Um livro incrível para sair de uma ressaca literária.

Esse me tirou.

arqueofarias 18/09/2021

Angustiante a leitura dos dias que se passam na vida da criança Myriam durante a Guerra da Síria. Dói Acompanhar o desespero, as perdas, a fome, a dor e a morte dos seus amigos, conhecidos e familiares. A visão de uma criança sobre esses conflitos o torna ainda mais tocante, nos sentimos no lugar de Myriam e ficamos sem fôlego por cada relato de míssel, de desabamento de morte e de desespero. Que a paz reine sobre esse lugar. Um importante documento histórico.

SemAria.Freire 17/09/2021

Foi uma leitura rápida, mas que me fez pensar em alguma coisas.
Como é tentar levar a vida normal quando se esta no meio de uma guerra, se preocupar com notas da escola se em muitos momentos você precisa ficar no subsolo por que estão jogando bombas, atirando ou tem ate misseis próximos. Ter que correr na volta para casa por que tem atiradores no caminho.
É um relato simples, um diário, mas muito forte se você for pensar essas coisas.

BArbara 15/09/2021

Uma leitura simples (por fluir de forma fácil) mas também, bastante dolorosa, uma vez que retrata a guerra pela visão de uma criança.