O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Rubia 22/07/2020

Te faz refletir
Leitura que te faz pensar, e agradecer pelo que tem, também trabalha a empatia.

Os relatos de Myriam, inicialmente aos seis anos, em 2011 quando começou a guerra na Síria, são chocantes. Mesmo com tanta inocência e simplicidade ela consegue retratar exatamente o que vem sentindo, a medida em que o tempo passa. O ultimo registro do livro foi feito em março de 2017, quando Myriam informa uma trégua nos bombardeios e tiroteios, trazendo uma visão mais madura a respeito de seus traumas e mágoas por ela vividos e sentidos.

Ao fim do livro, o repórter de guerra Philippe Lobjois trás um apanhado geral do que ocorreu e ainda ocorre na Síria.
O trabalho fotográfico fica por conta de Yan Boechat, trazendo imagens de uma das cidades mais antigas do mundo, após ser destruída em questão de dias.

Avilla Giovanna 21/07/2020

Esse foi provavelmente um dos livros mais importantes que já li. O relato de Myriam precisa ser conhecido por todas as pessoas, pra que, quando ouvirem falar da guerra, compreendam o real significado de uma guerra na vida de milhares de pessoas. O diário de Myriam mostra os, através dos olhos de uma criança, os horrores que ninguém deveria presenciar, principalmente uma criança. É uma leitura extremamente necessária e atual.

Rosângela 15/07/2020

Fraco
Diz que é escrito, no início, por uma criança de 6 anos. Improvável, pelo estilo do texto. Além disso, ela mantém o estilo exatamente igual mesmo aos 13 anos. Não convenceu, achei fraco, repetitivo e nem é tão explicativo como o Diário de Anne Frank, com o qual ele erroneamente se compara.

Amandinha 12/07/2020

Em alguns momentos me perguntei se realmente estava lendo palavras de uma criança. Talvez a guerra tenha feito com que ela se tornasse madura antes do que o esperado.

Cris 07/07/2020

Minhas impressões
A história foi baseada em um diário que foi escrito por Myriam durante a sua infância.
O livro relata de uma forma simples os acontecimentos relacionados com a guerra na Síria, a qual, destruiu famílias, comunidades e inúmeras cidades.
O texto redigido é simples o que torna a leitura de fácil compreensão.
Ao final, percebi que a autora busca excluir qualquer tipo de preconceito que possa ocorre com o decorrer da leitura.

Duda 04/07/2020

Comovente
Como dar uma nota menor do que 5? para o relato de uma vida? Merecia 10!

Tâmara Moya 02/07/2020

Esse livro não funcionou comigo. Não sei se criei muita expectativa por ele ser comparado ao Diário de Anne Frank (que ainda não li, mas que já vi ótimas e emocionantes resenhas)... não sei o que houve. Mas foi válido por conhecer um pouco mais da história da Síria e dessa menina que teve a infância roubada pela guerra.

Gabi 01/07/2020

Um relato cativante da guerra na Síria aos olhos de uma menininha, um livro que nos apresenta uma outra realidade, nos fazendo justamente pensar em como guerras injustas tem tirado vida de muitos e afetado a vida de todos. Uma excelente leitura.

Último livro que tinha selecionado para MLI do ano, meta cumprida com sucesso.

Bianca 27/06/2020

Precisamos saber que existem outros povos, outras realidades
Quando comecei a leitura deste livro, pensei: "este não é bem um relato da guerra, afinal, é o diário de uma criança." Mas o que é um relato de guerra?

Hevilla.Brito 26/06/2020

Uma leitura forte. É tudo tão intenso que custa alcançar a profundidade do sofrimento e do medo!
Recomendo !

@umapaixaochamadalivrosblog 26/06/2020

Incrível leitura!
Boa noite leitores,
Lido em #ebook, um #livro precioso, com prefácio, posfácio e fotografia exemplar, provavelmente farei vídeo dessa #leitura. Uma guerra que acontece nos dias atuais através da percepção de uma criança (talvez seja meu gênero preferido, apesar de não ter nome) e que demonstra toda a coragem, resiliência e superação de uma população. Impossível não se emocionar com a história e não se indignar com a ganância por poder do homem. Além do aprendizado que me trouxe, traçando todos os países e forças envolvidas, assim como seus interesses próprios. #Recomendo.

Diário de Myriam é um registro comovente e verdadeiro sobre a Guerra Civil Síria. Escrito em colaboração com o jornalista francês Philippe Lobjois, que trabalhou ao lado de Myriam para enriquecer as memórias que ela coletou em seu diário, o livro descortina o cotidiano de uma comunidade de minoria cristã que sofre com o conflito através dos olhos de uma menina. A perspectiva de uma menina que teve sua infância roubada ao crescer rodeada pelo sofrimento provocado pela Guerra quando ela tinha seis anos. Ela começou a registrar seu cotidiano após sugestão da mãe, que propôs que ela contasse tudo aquilo que viveu para, um dia, poder se lembrar de tudo o que aconteceu. Escrito entre novembro de 2011 a dezembro de 2016, o diário alterna entre as doces memórias do passado na cidade de Alepo e os dias carregados de incertezas e dolorido. E é com a sensibilidade de uma autêntica contadora de histórias que ela narra a preocupação crescente de seus pais com as manifestações contra a repressão, o sequestro de seu primo pelo governo, as notícias na televisão, as pinturas revolucionárias nos muros da escola e, por fim, os bombardeios que destroem tudo aquilo que ela conhecia.

#odiariodemyriam #myriamrawick #darksidebooks #2018 #biografia #notacinco #favorito #dicasdelivros #leitora #lendo #naoficcao #literatura

Beijos e até a próxima ??.

estantedajaquinha 25/06/2020

O Diário de Myriam conta a história de uma menina que cresce em meio à guerra. Uma criança marcada pelos combates entre o Governo Sírio, o Exército Livre da Síria e o Estado Islâmico; sem água, energia elétrica, brinquedos, mas com medo de sobra.

O livro é narrado pela própria Myriam, visto que trata-se, literalmente, do seu diário pessoal. Nas suas páginas, encontramos a rotina da menina e de sua família, nos permitindo entrar no seu dia a dia e nos sentimentos de uma criança amedrontada, que sente falta de sua casa, de suas bonecas e principalmente, da escola.

A obra possui uma narrativa simples, mas, se você não conhecer a fundo os conflitos que cercam a Síria, talvez tenha que parar a leitura algumas vezes para consultar o Google, assim como eu fiz.

É importante ressaltar que trata-se de um livro não ficcional, portanto, cada uma das coisas descritas aconteceram de fato, o que acaba tornando-o um tanto quanto indigesto. Não é fácil imaginar o sofrimento de cada uma daquelas pessoas, vivendo no meio de uma zona de conflito bélico.

Apesar de não ser um modelo inovador, visto que segue o mesmo estilo de O Diário de Anne Frank, vale muito a pena a leitura, uma vez que é uma forma de conhecermos a realidade das pessoas que vivem e vivenciaram esta guerra, que já entrou em seu décimo ano e, assim, entendermos e acolhermos aqueles que vêm refugiados para nosso país

site: https://www.instagram.com/estantedajaquinha/?hl=pt-br

Erika Rufo 19/06/2020

Comovente
É um registro comovente e verdadeiro da guerra da Síria, pelos olhos de Myriam.

kari 17/06/2020

Surpreendente
Acabo de ler este livro arrepiada. Foi muito difícil imaginar os que os sírios estão passando, estar nessa guerra sem fim e sem sentido. Ler este livro narrado pela palavras de uma criança que está assustada, querendo que a guerra acabe logo para que ela possa voltar para casa e para sua escola antiga, foi muito triste.
Apesar desta guerra Myriam vai para a escola todos os dias, onde também acontece bombardeios. Ela descreve neste diário varias cenas chocantes e fortes que acontece no seu dia a dia, pessoas desabrigadas, perda de entes queridos, racionamento de comida e muito mais.

Jhess 07/06/2020

A guerra pelos olhos de Myriam
O Diário de Myriam, se trata dos relatos do cotidiano de uma menina de 6 anos, sobre a guerra de 4 anos entre os revolucionários e o Governo.
Em seu diário ela descreve os acontecimentos, reações e sentimentos que se instalam em Alepo cidade onde mora na Síria, com os bombardeios e como essas invasões afetaram a sua vida.
Detalhes simples como a falta espaço para brincar, até a morte de parentes e vizinhos, é assim que Myriam registra sua vida em seu diário. Então é chegado o momento de deixar sua casa e viver em outros regiões para conseguir sobreviver com sua família.
De maneira inocente, Myriam escreve como sente falta das coisas simples e o sobre seu medo de que essa guerra nunca acabe.
Quando você começa a folhear as primeiras páginas, você se encanta pela historia de como esse livro veio parar no Brasil. Crianças de Osasco/SP que acessaram a Página Joca( um jornal virtual pada crianças) ficaram sabendo dos relatos de Myriam e pediram em cartas e abaixo assinado a tradução do Dário de Myriam para o português e eu fiquei maravilhada ao ler as cartas que estão no livro.
O livro possui uma escrita simples e que te deixa devastada. Ler sobre a guerra, através dos olhos de uma criança é muito triste.
Em muitos momentos do livro ela faz perguntas simples que te fazem refletir e a forma como ela fala que deseja ir a escola, acabou com meu coração .
De todas as partes do livro, a última página me deixou mais impactada ainda:

"Tenho treze anos. Cresci rápido, rápido demais. Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas. Sei quando é preciso se esconder e como se deve esconder. Mas, principalmente, sei o que é a morte. A perda de pessoas que se ama, e o medo de morrer. Eu me vi encurralada em um conflito sem nome, sem palavra para as crianças. Não o entendi. Falava-se de guerra civil, falava-se de bombardeios russos, de coalizão internacional. Para mim, era só medo, tristeza, angústia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais."

O Diário de Myriam é sobre medo, dor, força e esperança.