O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Tielli 06/06/2020

Senti grande tristeza ao ler este livro.

Myriam uma garotinha conta sua vida em seu diário durante a guerra na Síria.
Triste saber que muitas pessoas passaram por esse sofrimento de terror todos os dias , de passar fome, de ficar sem suas casas e sem seus familiares. Quase meio milhão de mortos.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 05/06/2020

História tocante!
Eu adoro livros de memórias e esse sem dúvidas semelhante ao Diário de Annie Frank, O diário de Nisha, traz relatos da crueldade da guerra pelos olhos inocentes de uma criança. Com extrema sensibilidade e inocência Myriam nos mostra como algumas movimentações no país a princípio ?inocentes? eclodiram em uma guerra devastadora, que deixou milhares de mortos e outras tantas pessoas desabrigadas, vivendo sob o teto do medo e da insegurança.

Apesar de tudo o que acontece ao redor, de todo o medo das mortes e bombardeios Myriam e sua família mantém a esperança de dias melhores. Sem falar que aprendi muito sobre a cultura síria, comidas, crenças e hábitos. Confesso que eu sabia pouco sobre as motivações dessa guerra e os lados nela envolvidos, então também vale ressaltar o quanto esse livro é informativo. ?

É um livro de leitura rápida, linguagem simples e fácil, porém nada tira a sensibilidade e tristeza que essas páginas carregam consigo.

Resenha completa no ig @entrelinhaslivros.

Milena1067 05/06/2020

Vale muito a pena!!!
Me encontro sem palavras para descrever o que senti ao ler esse livro, a Guerra da Síria é sinônimo de egoísmo e ambição, iniciou com uma revolta de um grupo conta o ditador do país e tomou enormes proporções.

Com Myriam consegui sentir 0,0001% do que ela passou e do que vai estar registrado para sempre na história da humanidade, com um débito de milhares de mortos e milhões de refugiados.

O livro todo é de cair o queixo, para quem é fã de Anne Frank, vai gostar muito de "sentir" a guerra, pelos olhos de Myriam Rawick.
Digo sentir, por que eu nunca vou entender o que leva as pessoas a agirem dessa forma!!!

Ps: O livro foi traduzido para o português, por que crianças brasileiras enviaram cartinhas para editoras solicitando a tradução, para poderem ler essa história contada pelos olhos de menina de 6 anos. Que cresceu junto coma guerra! No mínimo inspirador!

Leitura e . 04/06/2020

@leituraeponto
Resenha já postada no @leituraeponto
Segue lá no Instagram ?

@biasweetlullaby 02/06/2020

Um livro emocionante
"O relato emocionante de uma criança nos tempos de guerra".
ㅤㅤ
"Meu nome é Myriam, tenho 13 anos. Cresci em Jabal Sayif, bairro de Alepo, onde também nasci. Um bairro que não existe mais".
ㅤㅤ
Sua infância sempre foi boa, ela ia pra escola, brincava na rua, tinha comida e eletricidade.
ㅤㅤ
Até que os rebeldes começaram a bombardear cidades vizinhas a Alepo, impedindo que Myriam tivesse uma infância tranquila e normal.
ㅤㅤ
"Foi ali, pela primeira vez, que entendi o que significava a guerra. A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha."
ㅤㅤ
Em seu diário, dia a dia ela nos relata todo o sofrimento de sua família e vizinhos para tentar sobreviver, relatos de partir o coração.
ㅤㅤ
" Eu me sinto como se estivesse aprisionada na cidade. "
ㅤㅤ
Myriam é só uma criança e passou por tanta coisa, desde fome e sede e a perda de vizinhos queridos e sempre se manteve forte.
"Alepo é uma cidade fantasma. Não tem mais ninguém". ㅤㅤ
Opinião:
O meu sentimento perante a leitura foi de inutilidade, Myriam me tocou de uma forma, que em determinados capítulos precisei enxugar as lágrimas.
ㅤㅤ
A guerra na Síria persiste até hoje e milhões de pessoas já morreram, e em tempos como os de hoje, não temos como não nos sensibilizar, fico pensando em como essas pessoas irão se proteger desse Covid-19, sem saneamento básico e outras coisas mais.

Andrielle Gomes 25/05/2020

O diário de Myriam
A guerra civil da Síria parece uma situação distante, um confronto por muitos desconhecido ou até mesmo ignorado. Mas, o fato é que é, infelizmente, uma realidade que permeia a anos no Oriente Médio, já tendo deixado mais de meio milhão de mortos e doze milhões de refugiados.

Os relatos de Myriam sobre a guerra e as consequências da mesma em sua vida e na vida de seus familiares e conhecidos tem início em 2011, quando tinha apenas 6 anos de idade. Sempre me surpreendo com o impacto que narrativas de crianças tem sobre mim. Com Myriam não foi diferente.

Refletir sobre uma verdade tão dolorosa diante da situação que estamos vivendo é importante para pensar sobre a vida e sobre o nosso comportamento. É uma história sensível e intensa, mas com uma mensagem de força e resiliência em momentos difíceis.

"A gente compara o tempo todo o que a gente tinha e o que não existe mais."

Uma rotina de medo, sofrimento e desesperança é encontrado nos relatos tão pessoais e ingênuos de Myriam, mas também pude ver fé e perseverança de um povo que só deseja seguir em frente da melhor forma possível. Foi um livro com uma personagem real e inspiradora em uma história que é uma verdadeira lição de vida.

O diário de Myriam é a prova que nós temos muito o que aprender com as crianças e que é importante valorizar as pequenas coisas e desfrutar a simplicidade dos momentos. Com uma leitura fluida e rápida, conheci mais sobre conflitos armados, política, a cultura síria e muito sobre comportamento humano.

Laís Anulino 24/05/2020

Emocionante
Que bom que tive a oportunidade de ler esse diário. Ele nos faz enxergar uma nova realidade e acordar para a vida. É tão triste ver que algo tão recente, e que na verdade ainda está acontecendo, passe muitas vezes despercebido por nós.

Por mais que eu já tenha visto matérias no jornal falando sobre a guerra na Síria, o impacto não foi tão grande quanto ao ler o relato dessa criança.

"Foi ali, pela primeira vez, que entendi o que significava guerra."

Aqui vamos acompanhar o crescimento de Myriam em meio a esse caos e ver como as pessoas tentam manter suas rotinas sem perder a esperança. Entre bombardeios e mortes, vemos através de seus olhos, grandes exemplos de solidariedade, onde as pessoas dividem o pouco que têm com aqueles que estão ainda mais necessitados que elas e buscam de alguma forma consolar as crianças.

Espero que mais pessoas tenham acesso a essa história.

Karol Garnier 23/05/2020

Triste e fofo
Os registos do diário da Myriam sobre a guerra na Siria são desoladores. Mas apesar disso, q narrativa é tão fofa que você só tem vontade de agarrar e proteger essa menina.

Ray 22/05/2020

Emocionante e real
Livro que conta a história real de uma refugiada da guerra Síria, super fácil e rápido de ler. Emocionante e muito real

Bru | @serialivros 21/05/2020

Tão triste
Eu não tenho boas palavras pra descrever esse livro, a profunda tristeza de ver uma garotinha de 6 anos ter sua vida bruscamente modificada pela guerra é sem precedentes. É de fato um livro para ser lido pelo mundo inteiro. Quem sabe assim nos tornamos mais humanos.

LuizaB 20/05/2020

Thais Oliveira 18/05/2020

Às vezes, sonho com um mundo livre de guerra, maldade ou inimizade
A Guerra Cívil Síria, é um conflito interno que começou em 2011 e ainda está em andamento no país nos dias atuais. Em seu diário Myriam uma garota que é uma refugiada, sob sua perspectiva sabemos como foi esse acontecimento tão devastador. Nele ela traz sua rotina de medo e tensão, e registros da guerra que ocorre ao seu redor, em uma narrativa chocante e assoladora.

Durante um período de novembro de 2011 à março de 2017, na sua passagem da infância à adolescência, Myriam nos apresenta sua triste realidade. Em um dos conflitos mais angustiantes da história recente.

Desde de seu início acompanho de forma televisa ou até mesmo pela internet a Guerra da Síria. Cada notícia é um aperto no coração, sei o quanto é lamentável tudo isso que aconteceu e ainda prossegue por lá. E isso me impulsionou a conhecer a história de Myriam e percebi que precisava ouvir sua história, foi uma leitura triste, a guerra é algo que machuca, destrói e me parte o coração ver que isso ainda persiste por aí.

Myriam carrega sua inocência e uma grande esperança de um mundo melhor, onde se dissemina paz, e quando sua cidade é destruída ela sofre com isso inteiramente. Enquanto lia, fui verdadeiramente empática e foram momentos de aflição e não desejaria isso para ninguém. Às vezes, sonho com um mundo livre de guerra, maldade ou inimizades, enquanto lia me senti dessa maneira.

No mais, é um livro que me deixou comovida, não foi fácil saber que isso ainda existe e tem tantas pessoas na Síria estão passando pela mesma situação que da Myriam ou até pior. É uma livro bem rápido de ler, escrito em forma de diário, a diagramação impecável ajuda a lermos em poucas horas e deixo aqui minha indicação de leitura.

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

Jana 18/05/2020

O Diário de Myriam
Como já era de se esperar de um diário que narra a vida de uma criança na guerra, devastador. O livro apesar de ser muito triste, revela toda inocência de uma criança que não entende o que é a guerra, apenas sente as marcas que ela deixa.

Fabi | @almadeanaibaf 14/05/2020

Forte, triste, real
Amigos, que aflição essa leitura. A ambição, o egoísmo e o fanatismo deixam as pessoas loucas, real.

Edição belíssima da Darkside que, apesar de não ter capa dura, me agradou muito mais no quesito diagramação. Destaque também para as belíssimas fotos de Yan Boechat.

É muito difícil ler sobre guerra, ainda que como pano de fundo, em um livro de ficção. Agora, ler o diário de uma menininha que cresceu no meio de um país que está sob bombardeios constantes, é de partir o coração.

O mais triste é saber que, ainda que tenhamos tantos exemplos mundiais do que não deve ser feito, as pessoas continuam caminhando para o erro, persistindo, numa teimosia que beira a loucura.

Ninguém deveria vivenciar uma guerra. Muito menos crianças inocentes.

Resenha completa no Instagram: @acervoencalhado