Comédias para se ler na escola/ Luís Fernando Veríssimo

Comédias para se ler na escola/ Luís Fernando Veríssimo Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Comédias para se Ler na Escola

EduardaMarquess 31/12/2023

Resenha feita na releitura
A primeira vez que li esta obra, faz muitos anos e eu não lembrava de nada, somente que achei sem graça. Então reli, mas sem expectativas. Para minha surpresa, tirando o começo, achei a leitura muito legal. Você não se estoura de rir, mas pensa: ?caraca, show!!!? Lendo agora tendo noção do contexto e pegando as críticas explícitas e também as implícitas, achei a escrita muito bacana mesmo. Não gostei de todos, mas de boa parte. Achei uma forma de humor bem sagaz e que não funciona para todo mundo, para mim funcionou. Considero que vale a pena a leitura. O que custou na avaliação, não foi falta de qualidade nos escritos, foi por não considerar que o livro cumpre exatamente o que se propõe (talvez seja impressão minha). Bem, é uma leitura para ser feita numa tarde que você não quer ler coisas ?sérias? ou que exijam muito, só não vale deixar de pegar as referendo que são o ponto alto do negócio. É uma leitura leve, mas não preguiçosa.

luluu!! 30/12/2023

Gostei!
Livro dinâmico e cada história me lembrou de momentos da minha vida. pra mim, melhor conto de todos foi o da foto da vó e vô, mas o da sexa também me trouxe umas risadas KKKKKKK. livro fácil de ler e leitura fluiu rápido.

Patrick.Pereira 26/12/2023

Como todas as coletâneas tem seus autos e baixos, mas no geral é uma boa leitura o autor a sucinto e ao mesmo tempo engenhoso.

Fernanda974 19/12/2023

Comedias para se ler na escola (+12)
Como eu li para a escola não me senti muito encantada pelo o livro, inicialmente estava até bem esperançosa, mas quando fui lendo fui desanimando.
Mas para quem quer ler um livro nacional bem rapidinho de ler, este é uma ótima opção.

Vany 19/11/2023

é.. relendo parece que era melhor...
De 10 histórias 2 são bem boas, as outras achei bem meia boca..
algumas me marcaram pq já li o livro e lembrei, outras, pra ser sincera, desisti de ler de novo o livro pq comecei a achar ruim e chato..

li a primeira vez qdo tava no colegial, adolescente.
o começo é bom, mas depois não acho tão legal assim..

Rebeca Silva de Souza 17/11/2023

Comédias?
Confesso que fiquei com vergonha do prefácio que a Ana Maria Machado escreveu pra esse livro. Como exímia contadora de histórias que ela é, acabou soando exagerada ao recomendar e elogiar tanto essa obra. Bom, é um livro do ano 2000, talvez a graça de algumas coisas tenha se perdido ao longo desses 23 anos que se seguiram, então me desculpe, porque a impressão que tenho é que se trata mais de anedotas amarguradas de um adulto do que textos jovens para apaixonar por leitura. Eu até achei graça em algumas coisas, mas foi num tom de riso afetado, sem surpresa genuína. A imagem do brasileiro estereotipado, com o seu "jeitinho" aparece seguido, e acho isso cansativo. Parece um estilo antiquado. Por isso, não recomendaria o livro pra "se ler na escola", nem pra novos leitores. Não acho que seja um livro instigador de curiosidade literária.
É uma leitura essencial pro jovem estudante brasileiro, pois precisamos conhecer nossa literatura e se familiarizar com a cara dessa escrita abrasileirada. Além disso, diversos textos desse livro aparecem em provas e materiais didáticos de Língua Portuguesa. Por isso, é super válido ler o livro de onde foram tiradas, mesmo não entendendo o porquê de todo esse pedestal.
Pri de Luz 17/11/2023minha estante
O pedestal de quem está cego, perdido e enaltece o que não deveria ?

Sofia545 15/11/2023

Comédias para se ler na escola
Então, eu li esse livro pra escola esse ano, mas eu já tinha lido também para a escola só que há quase quatro anos atrás. E eu continuo com a mesma opinião: não é o meu tipo de livro. Não acho que seja um livro ruim, mas também não é bom.

Sofia136 10/11/2023

As crônicas são legais, interessantes, mas tem pouca coisa que eu achei que faz sentido/que fosse fluído.
Não tem muita graça

Priferreirahinckel 04/11/2023

Verissimo é, sem dúvidas, um dos grandes nomes quando o assunto é crônica. Este livro é divertido, rápido de ler e ao mesmo tempo faz pensar. Muito bom!

Marlene Koch 03/11/2023

Um livro para se ler na escola e não em casa.
Depois de tantos livros lidos de guerras, das guerras, torturas, livros traduzidos para o português, decidi ler um livro de um escritor brasileiro. Só quem leu de tudo sabe valorizar um livro onde a intenção do autor é colocar os contos para ser debatido entre alunos em sala de aula.
Se o livro não está sendo usado para diálogo entre os alunos então não alcançou o objetivo final. E sim, comédias para se ler na escola e não em casa. O livro tem muito que ensinar, quem não entendeu é porque não entrou no livro. Li algumas resenhas e fico feliz de ter lido o livro antes. Não me deixei levar por opiniões negativas. O livro pede para pensar. Se o conto não tem final então o professor deveria sugerir ao aluno para escrever o que achou que faltou; Digo isso baseado em algumas resenhas que li. Quanto a alguns comentarem que é escrita antiga então não entendo porque esse mesmo leitor deu 5 estrelas para Hamlet; Cem Anos de Solidão e centenas de outros escritos a muitos anos atrás. E um livro que aceita crítica de gramática de quem resenha o livro, bora corrigir a minha.

Giovanna Machado 02/11/2023

Comédias para se ler na Escola
Comédias?Não sei aonde,sinceramente,muito cansativo e se eu soubesse que era tão chato nem teria lido.Contudo,tem algumas crônicas legais,então não posso dar 0 estrelas kkkk,mas eu não recomendo.Ele é pra quem gosta de livros que vc tem que pensar MUITO pra entender,não é claro sabe,enfim,não gostei ??

â.m 08/10/2023

Na própria sinopse falam que seria "impossível alguém terminar esse livro sem falar que gosta de ler", mas com certeza esse livro não foi feito como o primeiro livro de alguém. Ele tem histórias com muita interpretação de texto, palavras difíceis e histórias confusas. Sem contar que as histórias não são engraçadas e a capa além de feia e ridícula

Rayleituras 08/10/2023

Veríssimo é um gênio
Como esse livro de anedotas foi publicado há 20 anos atrás, muitas das palavras que são usadas (e alguns termos tbm) caíram em desuso. Mas isso não o faz ser menos bom XD
Não sei se seria um livro que eu indicaria a leitura mas posso afirmar que tem umas sacadas super atuais!!!

lerolero 26/09/2023

Veríssimo manda muito slk
QUE LIVRO BOM PQP

O humor impecável, a escrita muito bem feita e super fácil de entender. É o tipo de livro que eu recomendaria pra quem tá começando a ler agora.

Leitura gostosa e rápida igual eu na cama, 10/10.
Marlene Koch 03/11/2023minha estante
Opinião de gente inteligente.

renancordeiroa 26/09/2023

Fenômeno da crônica
Veríssimo é um fenômeno, fico imaginando quão criativo deve ser uma pessoa pra imaginar tantos cenários e ter tantas sacadas boas, sem dúvidas é um defenestrador!
Marlene Koch 03/11/2023minha estante
Opinião de gente inteligente.