Comédias para se ler na escola/ Luís Fernando Veríssimo

Comédias para se ler na escola/ Luís Fernando Veríssimo Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Comédias para se Ler na Escola

Leo 05/03/2022

De início, eu confundi Luis Fernando Veríssimo com seu pai: Érico Veríssimo kkk
É um livro formado por vários contos cômicos com situações do dia a dia. Entretanto, não me identifiquei muito com o humor desse autor. :/
Yasmin.Moraes 05/03/2022minha estante
Eu tbm não kkkkkkkrying

FragmentosdaMarta 02/03/2022

Leitura....
Nossa!
Confesso que a capa do livro foi o principal motivo pra eu leio-lo. Logo em seguida, a introdução exemplar de Ana Maria Machado instigou-me a iniciá-lo com muita sede, contudo, ao me deparar com algumas crônicas, fui me decepcionando com a escrita de um autor tão admirável.
Se era pra ser um livro engraçado, ele deixou muito a desejar. Algumas crônicas ficaram incompletas o meu ver.
Não entendi a maioria das crônicas descritas no livro, mas o recomendo pra quem curti esse tipo de livro.
“Aposto que, em sua maioria, os novos leitores vão se viciar em livros e sair procurando outros textos, de outros autores. Com vontade de, um dia, chegar a escrever assim.” Olha, eu não creio que os novos leitores irão se viciar em Comédias Para Se Ler na Escola, até porque sua leitura é um pouco maçante, mas, caso queiram descobrir se ele irá viciá-lo ou não, recomento que façam a leitura dele.

Letícia 20/02/2022

Nada de especial
Leitura muito arrastada, só tiveram uma ou outra crônica engraçada e olhe lá! Em geral foi bastante entediante de ler, principalmente a parte ?De Olho na Linguagem? foi uma prova de resistência, já não estava entendendo mais nada. Eu só li esse livro porque a escola pediu.

Luh 19/02/2022

Escola?
Li por conta que a escola me obrigou, achei super chato e sem graça!!! Ñ recomendo!!! Só li porque segunda vou ter uma prova sobre esse livro ???
Mari 19/02/2022minha estante
O TÍTULO HAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHAHAHAHA AI, A IRONIA

Nana 19/02/2022minha estante
Por incrível que pareça eu tenho esse livro mas nunca li KKKKKKKKK

vivia.medeiros 18/02/2022

Esperava mais...
Não é um livro ruim, porém, passa longe de ser o livro que despertaria interesse em novos leitores.
Trata-se de crônicas, em sua maioria bem escritas (muito graças ao autor), porém, as melhores crônicas estão no final do livro.
Enfim, demorei para ler, mesmo sendo um livro curto (apesar que tive problemas de saúde no decorrer da leitura).

Enfim, indico a quem gostar do gênero e do autor. Se não for o caso, melhor procurar outra coisa.

Daeudu 14/02/2022

Fico com a lembrança
Fico com a lembrança que tive quando era menor. Certamente uma releitura atrapalharia mais do que ajudaria e possivelmente acharia coisas que não preciso.

Kleber 04/02/2022

Comédias para se ler (e se divertir) em qualquer lugar
Há tempos que queria ler algo do Luís Fernando Veríssimo, motivado por algumas crônicas desse autor que figuravam nos livros de Língua Portuguesa nos tempos de escola. E "Comédias para se ler na escola" não decepcionou.

É uma coletânea de crônicas muito bem selecionadas, super engraçadas e que mostram todo o talento e criatividade do escritor, que perpassa em suas curtas narrativas cenas do cotidiano, reflexões sobre a Linguagem e os mais absurdos acontecimentos.

De fato, foi uma experiência extremamente divertida, e recomendo muito que leiam essa e outras obras do Veríssimo. Vale muito a pena.

isaaoki 16/01/2022

Não sou muito fã de contos e crônicas. Alguns são bastante inteligentes, utilizando dos significados das palavras, mas ainda falta profundidade e certamente, não é um livro que é inesquecível.

Law 07/01/2022

Risadas e críticas
Uma seleção incrível que não tem como não dar risada e ainda sim sair pensando no final de cada um.
Aquele humor ácido com um fundo de crítica do Veríssimo é sensacional

Elisangela0 22/12/2021

Sempre gostei de ler as crônicas do Veríssimo, essa não é a minha coletânea favorita dele, mas mesmo assim gostei de vários contos como "Sozinhos" (melhor de todos na minha opnião), "ABC" entre outras. Vale muito a pena.

Fabiana873 14/12/2021

É bom, mas não ótimo
Sei lá, algumas das historinhas do livro certamente jamais seriam reconhecidas se fossem escritas por um autor sem renome, é verdade, não é?
Gostei de algumas, mas não posso dizer que me apaixonaria por leitura lendo esse livro, caso eu fosse uma leitora iniciante.
Contudo, como eu disse no histórico eu não sou tão CULT.

Jimmy Deyvid 15/09/2021

Fraquissimo
Não entendi a maioria das histórias aqui, com finais que beiram ao ridículo, é incrível como uma coletânea dessas não me fez rir em nenhuma dessas histórias, muito decepcionante.

Marcos Aurélio 07/09/2021

Veríssimo Leve
Uma boa seleção de comédias, do mestre Veríssimo.

O livro é dividido em partes, Equívocos e Outros Tempos contém as melhores crônicas.
Gostei especialmente de "A Espada, O Marajá, A Foto e A Bola".

Veríssimo é sempre leve, embora desafiador, de humor às vezes simples, às vezes refinado.
Não importa como, o que importa é sorrir.

Rfgvb 08/12/2021minha estante
Tem algum trecho em particular que vc gostou? Pq?

Tô pensando em ler, quero saber se vale apena

Marcos Aurélio 08/12/2021minha estante
Eu gosto muito da escrita do Veríssimo.
Segue uma crônica, a primeira do livro...

A Espada
Uma família de classe média alta. Pai, mulher, um filho de sete anos. É a noite do dia em que o
filho fez sete anos. A mãe recolhe os detritos da festa.
O pai ajuda o filho a guardar os presentes que ganhou dos amigos. Nota que o filho está quieto
e sério, mas pensa: "É o cansaço." Afinal ele passou o dia correndo de um lado para o outro,
comendo cachorro-quente e sorvete, brincando com os convidados por dentro e por fora da
casa. Tem que estar cansado.
- Quanto presente, hein, filho?
- É.
- E esta espada. Mas que beleza. Esta eu não tinha visto. - Pai...
- E como pesa! Parece uma espada de verdade. É de metal mesmo. Quem foi que deu?
- Era sobre isso que eu queria falar com você.
O pai estranha a seriedade do filho. Nunca o viu assim. Nunca viu nenhum garoto de sete anos
sério assim. Solene assim. Coisa estranha... O filho tira a espada da mão do pai. Diz:
- Pai, eu sou Thunder Boy.
- Thunder Boy?
- Garoto Trovão.
- Muito bem, meu filho. Agora vamos pra cama.
- Espere. Esta espada. Estava escrito. Eu a receberia quando fizesse sete anos.
O pai se controla para não rir. Pelo menos a leitura de história em quadrinhos está ajudando a
gramática do guri. "Eu a receberia..." O guri continua.
- Hoje ela veio. É um sinal. Devo assumir meu destino. A espada passa a um novo Thunder
Boy a cada geração. Tem sido assim desde que ela caiu do céu, no vale sagrado de Bem Tael,
há sete mil anos, e foi empunhada por Ramil, o primeiro Garoto Trovão.
O pai está impressionado. Não reconhece a voz do filho. E a gravidade do seu olhar. Está
decidido. Vai cortar as histórias em quadrinhos por uns tempos.
- Certo, filho. Mas agora vamos...
- Vou ter que sair de casa. Quero que você explique à mamãe. Vai ser duro para ela. Conto
com você para apoiá-la. Diga que estava escrito. Era o meu destino.
- Nós nunca mais vamos ver você? - pergunta o pai, resolvendo entrar no jogo do filho
enquanto o encaminha, sutilmente, para a cama.
- Claro que sim. A espada do Thunder Boy está a serviço do bem e da justiça.
Enquanto vocês forem pessoas boas e justas poderão contar com a minha ajuda.
- Ainda bem - diz o pai.
E não diz mais nada. Porque ve o filho dirigir-se para a janela do seu quarto, e erguer a
espada como uma cruz, e gritar para os céus "Ramil!". E ouve um trovão que faz estremecer a
casa. E vê a espada iluminar-se e ficar azul. E o seu filho também.
O pai encontra a mulher na sala. Ela diz:
- Viu só? Trovoada. Vá entender este tempo.
- Quem foi que deu a espada pra ele?
- Não foi você? Pensei que tivesse sido você.
- Tenho uma coisa pra te contar.
- O que é?
- Senta, primeiro.

Maria0116 31/08/2021

?Crônicas para todas as idades?
Nossa, que escrita boa! Como ele é sensacional nas alusões!
Esse livro é movido à alusões, e são ótimas!
Realmente pra todas as idades. São super leves.

Eu gostei bastante! Algumas engraçadas, algumas sérias(com críticas à sociedade) porém todas com algum significado por trás, o que faz esse livro ser genial é o posicionamento e a hora certa de fazer a alusão! O Veríssimo fez esse trabalho genialmente, pois TODA crônica citada tem um porque e/ou uma história por trás!
Genial!

Gostei de todas as crônicas, mais as minhas favoritas foram as:
?História Estranha?
?Vivendo e??
?O homem trocado?
?Pode acontecer?
?Segurança?
?Fobias?
Nossa, essas são super boas

Com um destaque para a ?Fobias?
Muito bom o posicionamento sobre ?a variedade humana: Mesmo sendo todos da mesma espécie, ao que uns encanta, a outros horroriza?, dizendo diversos tipos de medos e aversões a alguma coisa. E em seguida brinca, querendo saber como se chamaria o medo de não ter o que ler.kkkkk

Muito bom o livro! gostei bastante!
Rfgvb 08/12/2021minha estante
Tem algum trecho em particular que vc gostou? Pq?

Tô pensando em ler, quero saber se vale apena

Maria0116 26/12/2021minha estante
Oii Flávia, na verdade gostei muito de todas as crônicas no geral. Como mencionei na resenha o ?Fobias? me chamou a atenção para a peculiaridade da forma que foi escrito, porém indico todos.
A interpretação talvez vá de cada um, mas achei todos bem escritos. Indico para vc, acho que valeria a pena, se vc gosta de crônicas ou sátiras.
Obrigada pelo comentário:)

Nick 24/08/2021

DECEPCIONADA
esperava mais, totalmente sem graça, não vi comédia nenhuma. e tem uns contos ridículos. (desculpa se ofendi alguém que gosta da obra)