Memórias de Adriano

Memórias de Adriano Marguerite Yourcenar

Resenhas - Memórias de Adriano

Faluz 21/08/2022

MEMÓRIAS DE ADRIANO. - Marguerite Yourcenar
?Um pé na erudição e outro na magia, ou, mais exatamente e sem metáfora, nesta magia simpática que consiste em nos transportarmos em pensamento ao interior de alguém.
O retrato de uma voz.? Pág 259

? Aqueles que teriam preferido um Diário de Adriano às Memórias de Adriano, esquecem que o homem de ação raramente mantém um diário: é quase sempre mais tarde, do fundo de um período de inatividade, que ele recorda, anota e, na maioria das vezes, se surpreende.? Pág 265

O século II interessar-me porque foi, durante muito tempo, o século dos últimos homens livres. Pelo que nos diz respeito, já estamos talvez muito distantes desse tempo.? Pag 267

Livro para ser lido com tranquilidade, sem açodamento. Palavras muito bem cuidadas se colocam nessas memórias que nos transportam à revisão de uma vida dedicada ao exercício apaixonado da dedicação à criação de um Império. Cuidados em valores, manutenção da paz mas não sem deixar de lado as guerras e extermínio de inimigos. Uma personalidade encantadora reconstruída ou ?construída? por Marguerite Yourcenar de maneira meticulosa porém assumindo as lacunas evidentes. Mas coloca o pensamento de Adriano com base em estudos detalhados Obra amadurecida pela jovem escritora que soube escutar as ponderações que um imperador só pode obter através da experiência de vida.
Leitura instigante.

Kênia 04/08/2022

Percepções
Demorei bastante pra pegar o ritmo do livro, mas depois a história fica bacana. Como não há diálogos, na minha opinião fica um pouco cansativo porque não há mudança no tom das conversas.

Lívia 15/07/2022

Antoníoo ??
A princípio achei bem desafiadora a leitura. Chata até.

No segundo capítulo consegui pegar o ritmo e fiquei bastante envolvida.

Não é romance, não é biografia, não é ensaio e não dá para ler de modo fluido e rápido.

Reserve um tempinho e conheça um pouco mais do império romano, vale muitíssimo a pena!

Naty 17/04/2022

Memórias de importantes momentos históricos
Em "Memórias de Adriano", a autora nos conta não só a vida e as memórias da vida dessa importante figura histórica, mas também nos rememora fatos da própria história que há muito havíamos aprendido. A guerras do Império Romano, as conquistas, as perdas, importantes outras figuras daquela época, guerras por territórios e religiosas que se arrastam até os dias atuais. Cidades citadas também em contextos atuais de guerra e da história da humanidade.
Para quem gosta de história e para quem quer sempre aprender mais, é um bom livro, ainda que tenha um ritmo mais lento.

Augusto Stürmer Caye 12/03/2022

Ressaca, reflexão e densidade
Este é um livro muito denso. Os parágrafos são extensos, as frases não são fáceis, as referências são inúmeras e as próprias ideias são difíceis de serem compreendidas. É um livro que você não consegue ler 100 páginas em uma sentada.

Mesmo assim, é um livro excelente. Frases perfeitas, maravilhosamente escritas, ideias muito bem apresentadas, além de todo o texto ser resultado de uma extensa e exaustiva pesquisa feita pela escritora. Adriano é desnudado com sua total imperfeição, e o mais interessante de ver é sua resignação sobre sua própria humanidade, falha tão comum em personalidades deidificadas em vida. Não havia perfeição, se não em Antinoo, e nem Antinoo era perfeito.

É curioso ver que Adriano também teve sua ligação com o culto de Mitra e problemas com os cristãos e judeus, o que também ocorreu com Juliano. Por sinal, recomendo a quem tenha gostado deste livro e esteja lendo essa resenha leia também Juliano de Gore Vidal.

Recomendo o livro a quem goste de livros históricos, aprecie a antiguidade e não tenha medo de enfrentar sua natureza humana, que é o principal tema da obra.

anna v. 02/03/2022

Maravilhoso. Leiam!
Li este livro por influência da Tatiana Feltrin. Assisti a um de seus vídeos, em que ela elege esta como uma das suas melhores leituras de 2021 e diz assim: "Se você tem esse livro há anos na estante e nunca leu, leia". Parece que falou para mim! Catei na estante e devorei o livro. Fiquei realmente encantada, não apenas pela história, mas pela escrita. Cada frase mais linda que a outra (tradução excelente de Martha Calderaro). Temos de tudo aqui: reflexões sobre o poder, sobre o ato de governar, sobre lealdades e traições, reflexões sobre o amor e os sentimentos, o afeto, a amizade, reflexões sobre o conhecimento, a cultura, a educação. Fiquei com pena quando foi chegando ao fim. Obra-prima.
Quem tiver esse livro esquecido na estante, leia!

Dalila.Almeida 01/03/2022

Leitura por vezes arrastada e difícil (pelo tamanho dos parágrafos, principalmente), mas ainda assim encantadora. Houve momentos em que eu não estava acompanhando muito bem a narrativa, mas no fim das contas este é um livro que até as notas são gostosas de ler. Através dele estou pesquisando um pouco sobre Império Romano e sobre a própria Itália.

Vinder 26/02/2022

Obra excepcional. São muitos temas abordados, filosofia, sociologia, geografia e, claro, história? e muita. Inclusive, por conta das diversas citações de personagens, lugares, lendas e fatos históricos, acabei não aproveitando ao máximo o que esse livro pode proporcionar.

Cassio.Santos 06/02/2022

Homem na medida do homem.
Com a premissa dos deuses antigos esquecidos e o deus pai de Jesus não forte ainda, o homem do século II está no centro do mundo e é a partir disso que o romance é verdadeiramente belo, o grande e o pequeno homem são da mesma essência, o divino não os beija, não os salva, o homem os cria...
Lindo e robusto, nota 10!

Arruda 26/01/2022

Lindo
A autora conseguiu escrever um texto maravilhoso, com muito sentimento e provável realidade. Parece de fato escrito pelo imperador Adriano. Leitura desejada desde meus vinte e poucos anos. Valeu a pena.

Marconi Moura 08/01/2022

9,5
Um tipo de romance histórico, escrito em forma de memórias. História do imperador Adriano, período áureo do império romano. Muito interessante pelo contexto histórico e cultural. A autora tem bom estilo, leitura fluida. A história tem ritmo por vezes monótono, mas nada grave.

Daniel Teles 11/10/2021

Coitado do Antínoo.
Bom. Após terminada a leitura fiquei com meus pensamentos, tentando descobrir se gostei ou não. Digo isso porque eu de fato, não encontrei falhas no livro, ele é tecnicamente perfeito. A escrita é maravilhosa, nunca tinha lido nada desta autora, e achei impressionante, como ela conseguiu dar vida ao imperador Adriano. Ela conseguiu deixá-lo humano, com suas qualidades e defeitos e isso é muito bom. Depois, descobri que foram muitos anos de pesquisa sobre a vida do imperador. A autora realmente se esforçou, e merece os parabéns por isso. Não vou dizer que é meu livro da vida, porque não é. Eu não gostei do imperador em si.Da sua personalidade. Não tem nada a ver com a técnica. Depois do que aconteceu com o Antínoo eu odiei o Adriano com todas as minhas forças. As pessoas dizem que eles se amaram mas pra mim aquilo não é amor nem aqui nem na China. Mas não vou dar detalhes pra não dar spoilers. Em resumo, é um livro que merece ser lido, mas é uma leitura difícil, densa, demorada.
Eu recomendo o livro pra todos, mas saibam que é daqueles que, depois de lidos, te deixam numa ressaca literária.
A minha edição eu comprei num sebo, e nela vem com notas do processo de criação da obra. É uma edição antiga, se as novas também tiverem essas notas, leiam pois são tão interessantes quanto o livro em si.
Carme 08/02/2022minha estante
Concordo com quase tudo que disse! Terminei o livro hoje e, realmente, tirei uma estrela pela parte monótona das descrições de batalhas e guerra, todavia isso reflete muito mais a minha ignorância sobre a história da época do que a escrita da autora ? a qual é impecável. Sobre o relacionamento com Antinoo, não saberia dizer se houve amor entre os dois, mas certamente Adriano estimulou tantas estátuas e cultos porque se sentiu culpado, não acha?

Daniel Teles 09/02/2022minha estante
Sim. Também acho que ele se sentiu culpado. Talvez na época construir estátuas para alguém seria a forma de demonstrar amor. Mas hoje, pra mim, eu acredito que deveríamos homenagear as pessoas que amamos em vida. Também acho que o lugar de Atinoo naquele relacionamento era o de servir. Era um escravo.

Carme 09/02/2022minha estante
Claramente o jovem estava em posição de desvantagem com relação a Adriano, mas ele também tinha benefícios dessa troca. Não vejo Adriano como um ser perfeito, mas também não era um monstro, deveria ser algo normal de acontecer naquela sociedade, até porque ele era imperador. Mas pensar que ele poderia ter evitado o mal irremediável...

Daniel Teles 09/02/2022minha estante
A condição de Atinoo era difícil. Como você ama de verdade sendo escravo de alguém? E o amor de Adriano, será que era genuíno? Ele era imperador. Estava rodeado de pessoas. Ainda acho que ele via o Atinoo como sua propriedade, um animalzinho ou algo do tipo.

Carme 09/02/2022minha estante
Ainda penso que a relação deles era dotada de algum tipo de afeição, independente da hierarquia presente. O problema de Adriano, como o de muitos de nós, foi negligenciar o que tinha como garantido... Fora que ele era uma personalidade muito comprometida com sua posição, deixar-se guiar por uma paixão cega poderia não ser uma opção para ele, você não acha?

Luiz.Goulart 15/09/2021

Uma autobiografia poética
Obra-prima de Marguerite Yourcenar que li quando adolescente mas não me lembrava de nada e acho que não tinha entendido nada por isso resolvi reler, algo que nunca faço. A autora levou trinta anos pesquisando e escrevendo este livro que tornou-se um clássico da literatura moderna. Uma autobiografia imaginária do grande imperador Adriano. Um romance histórico, poético e filosófico, que se tornaria uma das mais fascinantes obras de ficção do século XX.

Larem 31/08/2021

Leitura desafiadora.
No começo da leitura não sabia sobre o que se tratava a história e achei a forma de escrita difícil de entender. Quase abandonei o livro umas 3 vezes, até chegar a metade e me acostumar maie com a escrita. A história contada me mostrou uma face de Roma que eu desconhecia, e como as instituições familiares eram super diferentes. Sobre Adriano sinto que foi uma pessoa mediana, que amou várias pessoas, mas ao mesmo tempo quase ninguém. Antínoo me marcou, foi quase como um passarinho, vivendo sempre em uma gaiola apenas pela sua beleza. Por sinal, beleza se mostrou algo importantíssimo nas entrelinhas, como adolescentes bonitos tinham mil vez mais chance de chamar atenção. No geral, é um livro interessante, mas que me confundiu continuamente.

Mara 29/08/2021

Imperadores
Não é meu tipo de leitura, achei linguagem um pouco difícil para mim e um pouco confuso porque não explica quem são alguns personagens , tive que pesquisar. Aprendi alguma coisa do passado grego e romano.