Memórias de Adriano

Memórias de Adriano Marguerite Yourcenar

Resenhas - Memórias de Adriano

Jefferson 09/07/2023

Que livro!
As 50 últimas páginas deste livro são as 50 páginas mais lindas q eu li este ano e algumas das páginas mais lindas q eu já li na vida. E o trabalho de pesquisa e confecção deste livro o transforma num pequeno milagre editorial.

Renata.Mieko 06/07/2023

Ai, não gostei.
Achei uma leitura chata, li só para não abandonar.
Terminei e não lembro nada do que li, nenhuma passagem memorável. Quase nem sei sobre o que é.

Fabi 29/05/2023

Sobre amadurecer
Uma das melhores leituras que já fiz. Estava degustando há meses, sem pressa. Marguerite Yourcenar, com uma elegância ímpar e baseada em muita pesquisa histórica, cria uma carta do Imperador Adriano para Marco Aurélio, futuro Imperador romano. Para orientá-lo, conta toda sua vida, pública e privada; suas conquistas e medos; seus legados e suas ambições. Amores, expectativas, decepções, prazeres, cultura, política... diversos acontecimentos que formaram um dos "cinco bons imperadores". É um convite à reflexão sobre os caminhos e escolhas da vida, sobre amadurecimento. Uma delícia de livro.
"Meu caro Marco,"

marcosm 06/05/2023

Memórias de Adriano
Belíssimo livro, escrito magistralmente pela Marguerite Yourcenar.
Foi a primeira vez que li sobre o surgimento da Palestina, como punição aos povo judeu por uma insurreição contra o império.

Josiane74 01/04/2023

Escrita perfeita
Um clássico. Livro mais bem escrito que já li na vida, é como se as palavras te acariciacem com beijinhos bem devagar. Leitura muito prazerosa.

Dávila 29/12/2022

Yourcenar examina a solidão do poder.
Não é autobiografia e tb não é ficção.
Tb não é um cruzamento dos dois.
Mas é uma obra de fôlego e que mostra uma personagem
complexa e extremamente humanizada.
Yourcenar nos entrega um livro inesquecível.
Atenção para as notas no final.

Max 27/12/2022

Um mundo sem um Deus...
Em um manuscrito de Flaubert, uma frase inesquecível: "Uma vez que os deuses não mais existiam, e o Cristo não existia ainda, houve, de Cícero a Marco Aurélio, um momento único em que só existiu o homem". Era um período em que sendo imperador de Roma, Adriano, era quase um deus, senhor do maior império que já existiu, quase metade da humanidade. O livro, ficcional, tenta mostrar o que passava pela cabeça de alguém tão poderoso, forte e culto. Recomendo!

Rodrigo 16/12/2022

Clássico da literatura
Este livro acompanha as memórias do imperador romano Adriano, que já no final de sua vida, faz uma retomada e um balanço de sua vida e do império romano enquanto sua obra. A escritora tece uma habilidosa mistura de reflexões, fatos históricos e invenções para desvelar o homem por trás da figura quase divina do imperador. Interessante também é a visão do mundo, das pessoas e das instituições da época que são passadas a partir de seu ponto de vista.

Fernando1355 09/12/2022

Interessante
É um livro muito interessante, mas completamente monótono. O estilo de escrita não é meu favorito, contudo a autora consegue nos prender em alguns momentos.

Carol 08/12/2022

Inesperado
Esse livro é Perfeito!!
A autora aborda a vida do imperador Adriano em todas as etapas de sua vida e achei muito interessante ver seu posicionamento sobre alguns assuntos,além de gostar bastante do personagem em si.
Apesar de ser um livro de ficção baseado em relatos verdadeiros,me vi imersa nessa história e achei todo o enredo muito coerente.
Fiz várias marcações no decorrer da leitura e encontrei diversas trechos maravilhosos,sendo este o meu preferido:

"Toda felicidade é uma obra prima:O menor erro a adúltera,a menor hesitação a modifica,a menor deselegância a desfigura,a menor tolice a embrutece. Minha Felicidade de modo algum é responsável pelas imprudências que mais tarde a fraturaram: Enquanto agi a seu favor,fui sábio. Creio mesmo que teria sido possível a um homem mais prudente do que eu ser feliz até a morte"

Enfim,acho que todos deveriam dar uma chance para esse livro maravilhoso :)
Luana1648 10/05/2023minha estante
QUE TRECHO MAGNÍFICO

MRPLM 25/11/2022

A história de uma vida
Li esse livro para um trabalho da faculdade que busca abordar o amor e a homoeroticidade nos tempos antigos. Esse definitivamente é um livro repleto de amor, mas mais do que isso, é a história de uma vida. Fiquei encantada com as reflexões da autora que ganham vida própria pela voz de Adriano, definitivamente muito mais que um romance histórico. Como toda literatura clássica, o livro é denso, difícil de ser lido, não só pelo vocabulário mais pelo espelho que a antiguidade parece colocar em frente ao mundo contemporâneo. É complexo falar sobre esse livro, a visão de uma mulher lésbica do século XX sobre um imperador romano da antiguidade, realmente eles não têm nenhuma relação e mesmo assim a voz da Marguerite soa como Adriano (que nos é uma figura desconhecida), o que parece mágico de certa forma. Enfim, foi difícil de ler, mas é um livro excelente e que de fato narra a história de uma vida.

Livia M. 16/11/2022

Seria um equívoco dizer que me deparei com um plano de governo pautado em ideias comunistas?
Seria um paradoxo um imperador que flerta com ideais comunistas?
Não! Seria a busca por cidadania.
Salvo engano posso listar aqui algumas dessas pautas:
- igualdade de gênero
- reforma agrária
- redistribuição de renda
- desenvolvimento tecnológico e científico
- capacitação
- diplomacia
- relações econômicas exteriores
- estado laico/liberdade religiosa
- fomento à cultura
- infraestrutura, arquitetura e urbanismo
- bolsa família
- meio ambiente
Fora a pitada de romantismo uma série de temas seculares e tão atuais.
A corrupção nunca perdeu o protagonismo. É doença pandêmica e jamais erradicada.
De guerra e paz vive o mundo, a esperança está naqueles que optam pela segunda.

Bárbara 14/09/2022

Romance histórico
Já justificando a nota, não é muito o meu tipo de livro. Apesar disso achei bem interessante, por misturar fatos com ficção a história se desenvolve bem e prende em alguns momentos. Algumas partes são bastante descritivas e fazem o ritmo de leitura ficar travado.

erbook 27/08/2022

Império romano no séc. I
Imaginem se pudéssemos ler instigante crônica do séc. I, no formato de memórias, apresentado por eminente personagem histórico! Essa é a sensação que tive ao ler esta magnífica obra fictícia de Marguerite Yourcenar a respeito de um dos grandes imperadores romanos: Adriano, que reinou de 117 a 138 d.c.

Aos 60 anos, idoso e cansado, Adriano escreve suas memórias a Marco Aurélio, contando desde amenidades como sua coleção de pedras até grandes intrigas no meio político romano. Conta como assumiu o império após a morte do imperador Trajano, que supostamente em seu leito de morte o teria adotado e o nomeado como sucessor. Relembra suas inúmeras viagens por todo o império, seu amor incondicional por Antínoo, a adoração da cultura grega e a tentativa de transformar Atenas na capital cultural do império romano.

A autora mostra na obra o lado culto, humanista e tolerante de Adriano, imperador que cultivava a guarda de livros importantes e viajava bastante, sendo o único imperador a conhecer todas as regiões conquistadas. A maioria dos outros imperadores governava a partir de Roma. Com o intuito de promover a paz entre os povos, foi tolerante com a diversidade e não se preocupou em invadir novos territórios. Pensava que a manutenção dos espaços já romanizados era suficiente. Proibiu as penas cruéis antes aplicadas aos escravizados e morreu idoso sem deixar filhos (adotou Antonino Pio e o nomeou seu sucessor).

No final do livro, a autora expôs seus cadernos de anotações que a acompanharam por 27 anos, tempo que levou para terminar a obra.

Embora a obra seja ficcional, traz importantes acontecimentos históricos baseados em documentos, bem como a visão dominante acerca do cristianismo primitivo do séc. I.

Recomendo a leitura!