Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

Fantasminha0 13/10/2023

"Você é minha eternidade."
Eu não estava com muito ânimo para ler esse último livro, mas ainda bem que tive fé na escrita da Stephanie Garber.

Diferente de Lendário, Finale foi mais similar à Caraval, mais magia, mais mistério, mais plot, mais apaixonante...
Cada personagem brilhou da sua forma inclusive os Arcanos, eu até poderia me apaixonar por todos eles se me permitisse. Os casais foram bem desenvolvidos e também adorei ter mais da Donatella e da Scarlett juntas.

Apesar de ter gostado do final, eu estava esperando mais da Paloma, pois foram três livros pondo expectativa encima dela e no entanto teve um desfecho da qual não me agradou muito, mas confesso que minha opinião sobre ela mudou-se um pouco, não a vejo mais como apenas uma "mãe" qualquer.

Eu não gosto da Tella. Na maioria das vezes só conseguia ter empatia por ela quando a mesma estava acompanhada por outros personagens, mas nesse livro consegui ter mais interesse na personalidade dela.
Não acho que a Donatella seja uma heroína por causa dos acontecimentos com a Estrela Caída, creio que nem é a intenção, mas também não vejo nada demais. Ao meu ver é só uma garota impulsiva, com medo de perder quem ama, mas acaba colocando ela e outras pessoas no perigo.

Scarlett é sem dúvidas a minha favorita e fiquei muito contente de ver a grande participação dela nos acontecimentos decisivos. Já vi muitas pessoas reclamarem dizendo que ela é chata por sempre pregar muitas frases de "amor" em momentos aleatórios, mas isso foi literalmente o que fez dela ser a chave para o grande Finale. O que ela é e o que se torna, me surpreendeu bastante.

Amo o Lenda, porém esperava um pouquinho mais dele, tão famoso por ser "poderoso", mas houve momentos que só foi um mágico com pequenas ilusões, entretanto adorei a escolha dele com relação à Tella.

Para mim o Julian é superior à todos os outros homens dessa trilogia. Sou muito cadelinha dela.

Amo a trilogia Caraval, amo o todo esse universo, a história em si tem um lugarzinho especial no meu coração.
thaybooks⤠13/10/2023minha estante
Tô começando a trilogia agora, espero muito gostar

Fantasminha0 13/10/2023minha estante
É uma boa trilogia, espero que você goste bastante ??

izaaa ;) 14/10/2023minha estante
eu AMO essa frase ?

13/08/2023

Se você quer se apegar e sofrer esse é o livro. Além de um universo incrível, plot twist impecável, personagem cativantes, romances perfeitos e magia, esse livro é incrível. Ele é uma trilogia e você vê a diferença entre o começo é o final, você consegue enxergar uma evolução clara no enredo e na história. Sendo bem sincera esse é um dos melhores livros que eu li, se você for ler não vai se arrepender, garanto.

Steph 26/10/2021

Eu sou a heroína da minha história
Olha ..
O livro é ok, mas a história ficou com tantos furos, e tantas coisas em aberto, apenas para dar o final feliz para os principais.
Personagens que apareceu só pra morrer (?????), pessoas que achávamos que era importante na história, e que traria conteúdo, morre do nada tambem (????), personagens que tem uma conexão de "alma" com outro, e que no fim, simplesmente some (?????)

Enfim, muitos furos.
Li apenas para não deixar a trilogia em aberto, e pra ver se Carmin e Julian teriam um final adequado.
E não sei nem o que falar do Lenda .. não aprofundaram em nada na história de vida, e em suas escolhas, ficando mais uma coisa em aberto.

claradtorre 19/01/2022

um final incrível, pra uma trilogia incrível.
não tenho o que reclamar desse livro, continua no mesmo ritmo de escrita que te prende a cada página e te faz querer ler mais e mais, e como sempre, com plots surpreendentes.
amei o final de todos os personagens e seus casais. com certeza vou sentir falta deles!!

Julii30 31/05/2023

"Não preciso de imortalidade. Você é a minha eternidade"
"Finale" é o último livro da saga "Caraval" e eu infelizmente estou dando adeus a essa saga que foi tão gostosa de ler e que rendeu uma das frases mais bonitas que eu já li em toda minha vida.

O último livro da saga é bom, eu gostei bastante dele, porém isso não quer dizer que ele não tenha suas falhas, porque ele tem e ao meu ver são muitas. A primeira coisa que me chateou é que esse livro destoa muito do enredo dos livros anteriores, não segue sendo o foco principal o caraval e isso me desapontou. Não que a história principal desse livro tenha sido ruim, só que realmente destoou da proposta inicial da saga.

Esse livro é focado nas duas irmãs que protagonizaram os livros anteriores, elas renderam um plot muito bom, porém a autora esqueceu por completo a irmã mais nova Scarlett, focando somente na Donatella. A irmã mais velha é sim mais interessante que a mais nova e sim, ela também tem um plot mais interessante, porém o plot da Scarlett tem um potencial incrível e que merecia muito mais, ela mal apareceu no próprio livro!

Sobre os casais, eu vivi de migalhas em relação a Scarlett e Julian, os dois mal apareceram sendo assim, mal foram desenvolvidos. Já Donatella e Lenda, esses dois serviram demais, o livro é sobre eles não tem como, eles dominaram o meu coração, sou completamente apaixonada por esse casal, principalmente pelo Lenda, ele é tudo de bom.

O livro trouxe muitos arcos, porém a autora não soube trabalha direito com eles e com todos os personagens que apareciam. A ideia dos Arcanos é incrível, mas ela não os desenvolveu, fazendo parecer que eles não são nada, sendo que eles são como Deuses, a bruxa criadora de tudo ficou para escanteio, assim como o Gavriel que é o maior vilão do livro - esse aqui coitado, que desperdício de potencial, tem tudo para ser o maior vilão que existe, mas não passa de uma piada. Os arcos não foram trabalhados e isso definitivamente é o que mais me estressou no livro, ainda mais que vários pontos ficaram em aberto pois a autora precisou acabar o livro e não conseguiu concluir tudo.

Preciso dar mais uma vez destaque ao Jacks que é o verdadeiro protagonista, pois sempre que ele aparece ele rouba toda a cena para si, com o seu jeitinho que faz o leitor o amar e odiar ao mesmo tempo.

Apesar de tudo o que eu disse, o livro deu um final digno aos personagens, eles finalmente tiveram o final feliz que mereciam.

Ordem Favoritos:
1 - Lendário
2 - Finale
3 - Caraval

Kadyc 22/08/2023

Obra de arte!
Finalmente eu terminei esse livro e posso falar sobre o quão bom ele é!

não consigo escolher o meu casal favorito pois morro de amores pelos dois >>>

amo muito cada personagem e digo com tranquilidade que a scarlett foi gigante nesse livro!!!

achava a estrela caída um bosta mas confesso que senti um pouco de tristeza ali no finalzinho (talvez eu seja sensível demais).

julian e lenda tem todo o meu amor, não escolho entre eles nem sob pressão e acho que nem conseguiria?!

pra quem leu o primeiro livro o restante é só sucesso, leiam muito toda essa série porque é perfeita demais amigos, vale muito!

Andy.Domingos 11/11/2021

Esta é minha escolha e eu escolho você...
O último volume da trilogia de Caraval encerra a história das irmãs Scarlatt e Donatella, que resolveram arriscar suas vidas e seus corações em uma aventura no famoso festival, o Caraval.
Passando cerca de dois meses após alguns acontecimentos marcantes. Lenda resolve reivindicar o trono do império, sendo considerado o filho perdido de Elantine. Enquanto, Donatella ainda está confusa com tudo que aconteceu, mas sabe que a maldição que cercava o baralho foi quebrada e sua mãe foi enfim libertada assim como, os outros destinos mas permanecem em um sono encantado.
Scarlett e Julian estão juntos novamente, mesmo com uns problemas de relacionamento, o que a faz montar um jogo no qual Julian precisa provar para ela que realmente a ama e que deve escolher ele ao invés do Conde.
Jacks, o Principe de Copas, enfrenta uma batalha contra o sentimento que sente por Donatella e seu egoísmo.
O passado da Paloma volta e trás consigo grandes consequências para as meninas e também revela um inimigo em potencial, pior que os destinos.
Quem governará o mundo mortal? Será que Donatella irá seguir seu coração?
A história desse livro é bem desenvolvida e muito marcante, me fez gostar ainda mais de uns personagens que em outros livros eu odiava e o mistério e toda magia envolvida é brilhante. Entretanto, esse foi o livro que mais tive dificuldade de me conectar com a história.

alícia 06/05/2022

achei o final grandioso sim !!! fiquei apaixonada e de coração quentinho por esse livro. puro conforto apenas!!
me apeguei demais aos personagens, por isso já consigo sentir uma ressaca chegando. . . mas, sinceramente, valeu a pena
esse foi o meu segundo livro favorito da série e, ao mesmo tempo que me sinto vazia, eu estou completa
já tô com vontade de reler tudo desde o primeiro livro ??

Maria4339 14/01/2024

O verdadeiro final
Gostei muito mais que o anterior, senti que teve muito mais acontecimentos e o universo se enriqueceu, o que fez a leitura muuito dinâmica

algumas partes foram corridas mas ainda valeu super a pena, achei um ótimo final
Isadora ott 14/01/2024minha estante
Amem tô começando esse livro agora praticamente

aelrss 23/11/2022

finale ?
acabei de terminar ele é já tô me sentindo perdida e com saudades dos meus bebês Carmin e Julian ????
que livro perfeitooo, mesmo não tendo o final que eu queria ?

gabi1692 26/02/2024

Livro absurdo!!!!
Finalizei a triologia de Caraval hoje e já tô com saudade dessa história. Esse último livro foi extremamente especial, do começo ao fim, a trama foi muito bem elaborada e os personagens só me conquistaram mais ainda (principalmente o Julian e a Scarlett!!). A série no geral (apesar de eu não ter amado o segundo livro) foi incrível, e com certeza se tornou a minha favorita. Fazia tempo que eu não lia uma série com um desenvolvimento tão bom e com personagens tão apaixonantes! Obrigada pra minha querida irmã que me indicou e me emprestou esses livros maravilhosos ???
Glabys 26/02/2024minha estante
Meu favorito disparadoo!!! ??

Gra' 26/02/2024minha estante
Eu odiei esse livro, amiga

gabi1692 26/02/2024minha estante
pqq amg?

Gra' 26/02/2024minha estante
Na minha resenha eu explico

nina379 28/02/2024minha estante
MAGINAA!! TE AMO ?

elisarss 14/09/2021

O desfecho de Caraval.
Vou ser bem sincera: esse livro vai te destruir, deixar o seu coração em pedaços e, depois disso tudo, tentar parecer que está tudo bem e que você se preocupou sem motivo algum.

Acho que Caraval foi a trilogia que eu mais chorei esse ano; ela me destruiu de um jeito que com certeza vou precisar de alguns livros leves e previsíveis pra me recuperar. Mas isso não quer dizer que os livros são ruins.

Muito pelo contrário.

Foi uma leitura realmente mágica; o Caraval me levou a um universo totalmente diferente ? uma fuga completa da realidade ? e eu com toda certeza irei pensar nele por muito tempo.

A escrita é muito boa, os personagens são envolventes (até demais) e a trama toda me deixou naquele pique de querer continuar a leitura para saber o desfecho e, ao mesmo tempo, querer estacionar em certos capítulos para não precisar passar pelas tragédias que viriam a seguir.

Eu estou encantada com a capacidade da Stephanie Garber de ? milagrosamente ? ter conseguido me fazer gostar de um romance (pasmem!!!), porque, até o momento, nenhum tinha prendido tanto a minha atenção.

Já é de se esperar que livros de fantasia tenham um suspense, um drama e um romance; e essa trilogia atendeu a tudo aquilo que cativa o leitor a não desistir.

É claro que tiveram cenas previsíveis ? eu, por exemplo, descobri no primeiro livro quem era o Lenda ?, mas isso não tornou o livro ruim. A jogada de segredos infinitos foi perfeita.

Leiam leiam por favor!! ??

Giovana 21/08/2023

Finale
De todos, esse livro certamente é o melhor, mostra a visão da Donatella e da Scarlett e é incrível ver as duas correndo atrás do amor!
É uma aventura empolgante e tem umas relevações sobre o passado das duas que chega a ser chocante.
Toda a magia acaba se estendendo, e nada como um simples amor verdadeiro pra quebrar todos os feitiços.
Eu realmente gostei muito, não sei se existe um final melhor, super recomendo!
Vanessa Lima 21/08/2023minha estante
Também, também achei esse bem melhor!

lana!¡ 01/05/2022

um jogo só para vencedores
meu deus não acredito que acabou af eu não queria dar adeus, simplesmente devorei essa trilogia inteira e sem dúvidas já posso dizer que é uma das minhas favoritas pra vida. - esses personagens incríveis, essa história maluca vei vou sentir muita saudades mesmo. Donatella, Scarlett, Julian e Legend meu quarteto fantástico eu amo muito vocês