Graça e Fúria Tracy Banghart

Resenhas - Graça e Fúria

Leitora Viciada 24/12/2019

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
Graça & Fúria (Grace and Fury), publicação de 2018, é o primeiro volume da duologia homônima escrita pela estadunidense Tracy Banghart, publicada no Brasil pela Editora Seguinte, o selo juvenil do Grupo Companhia das Letras. A edição brasileira, traduzida por Isadora Prospero, merece destaque, pois a capa dupla de Claudia Espínola de Carvalho com ilustração de Carolina Pontes é espetacular! Pode pesquisar: não há capa mais linda e tão condizente com o enredo como a edição da Seguinte. O exemplar físico possui orelhas, marcador de páginas destacável, páginas amareladas e excelentes revisão, preparação e diagramação.

A sequência e desfecho de Graça e Fúria é intitulada Glória & Ruína (Queen of Ruin), e já está disponível nas livrarias de todo o país desde julho de 2019. Na data de lançamento recebi como cortesia da Companhia das Letras um exemplar de Graça & Fúria para resenha e já imaginava que a leitura seria ótima, porque a Seguinte tem publicado seguidamente obras excelentes, mas não imaginava que estaria iniciando um livro que seria favoritado com tanta empolgação!

Graça & Fúria vai muito além de uma capa bela com letras douradas: É uma fantasia Young Adult muito feminista, cheia de reviravoltas, ação, romance, suspense e intrigas políticas. É exatamente o tipo de livro que recomendo para todos, especialmente garotas adolescentes e jovens mulheres, com exemplos de como meninas e mulheres devem se unir e se apoiar. Um livro que eu queria muito que existisse quando eu era adolescente.

"A lei proibia que as mulheres lessem. Na verdade, a lei proibia que fizessem praticamente qualquer coisa além de parir, trabalhar em fábricas e limpar a casa de homens ricos."

O cenário é o reino fictício Viridia, que tem ares de Itália em seu visual, cultura, clima e gastronomia. Poderia ser um ambiente paradisíaco e próspero, se não fosse pela sociedade extremamente machista, patriarcal e estagnada. A população não possui chances de ascensão social e econômica, as mulheres não têm direitos e autonomias básicas, como escolher por exemplo se deseja se casar (e com quem) e o povo é regido por uma monarquia absolutista tirana.

De tempos em tempos, o monarca superior escolhe três moças para serem suas Graças, ou seja, concubinas. Prestes a completar vinte anos de idade, será a primeira vez que Malachi, o herdeiro de Viridia, escolherá três Graças, visto que o superior está velho e doente.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> www.leitoraviciada.com

site: https://www.leitoraviciada.com/2019/12/graca-e-furia.html

RobertaToussaint 12/01/2020

Nomi me cansou... E eu quero um Val.
O livro é bom, dizem que é uma mistura de Rainha vermelha e A seleção. Funcionou super pra mim a ideal central do livro, a luta pela igualdade de genero, mas a Nomi, meu senhor, me cansou, muito tola, MEU DEUS. As melhores partes era da Selina, amei o desenvolvimento dela, ela passou por um endurecimento lindíssimo e sofrido.
O triângulo amoroso é a pior parte, não da, parece que é obrigatório em livros YA, ninguém merece.

Andreina Cardim 19/04/2020

Graça e Fúria
Eu vi muita gente falando que não gostou muito da escrita porém eu adorei, achei bastante complexa com a leitura fluida com personagens muito fortes. Eu me surpreendi bastante as personagens femininas são os meus amorzinhos. E tem um final que meu Deus do céu. Particularmente eu já sabia o que iria acontecer mas quando aconteceu eu me surpreendi do mesmo jeito Kkkkk.

Sah 21/04/2020

Mulheres incríveis
O livro conta a história de Sirena e Nomi, duas irmãs que se amam e protegem, embora sejam completamente diferentes. Eu gostei muito da maneira que a autora trabalhou o relacionamento das irmãs e como ambas evoluíram no decorrer do livro como mulheres mesmo, que tiveram que se submeter a diversas coisas, que foram criadas para serem submissas, mas ainda assim se mostraram mais que isso e como ela mostrou várias personagens tão fortes quanto elas.
Acho que o ponto fraco do livro é não ser surpreendente, mas a previsibilidade não acaba com o encanto. É uma leitura leve e rápida.
Estou ansiosa pra começar o segundo e último livro, tenho certeza que não vou me decepcionar.
No mais, recomendo bastante a leitura!

Francine 30/04/2020

Fácil de se apaixonar
Ponto positivos: TODOS os capítulos da Serina, que eu mais do que amei. Principalmente o crescimento dela e a confiança que ela ganha no decorrer do livro.
Pontos negativos: Apesar de bons os capítulos da Nomi me decepcionaram um pouco, eu esperava mais da garota rebelde que ela parece ser... sem contar que, por já ter lido livros como a "A rainha vermelha", o final dela ficou bastante previsível.
Um livro que é fácil de ler e de gostar, principalmente se você já gosta de livros como "A seleção" e "A rainha vermelha"... É um típico livro de fantasia YA da editora seguinte, que faz a muita gente (tipo eu) se apaixonar fácil.

Rafa 15/05/2020

Surpreendente
Graça e Fúria é um livro cheio de aventuras, reviravoltas, romance e autoconhecimento. Nessa história acompanharemos o amadurecimento de duas protagonistas, Nomi e Serina, irmãs com pensamentos muito diferentes, mas que se amam e farão de tudo para se protegerem. Com certeza esse foi um livro que me surpreendeu bastante e me fez perceber que não devemos julgar antecipadamente, pois nem tudo é o que parece ser. A história dessas mulheres não acaba aqui e estou muito ansiosa para ler o segundo volume dessa duologia maravilhosa.

Bia 18/05/2020

Resenha - Graça E Fúria

Achei que fosse uma série, ou trilogia e nesse caso eu fiquei esperando igual uma boba o lançamento dos outros livros para assim começar a ler. Eu odeio esperar continuações, então costumo esperar a série já estar bem adiantada para começar a ler. Mas acabou que é apenas uma duologia, então assim que comprei o segundo livro eu comecei a ler o primeiro.

Nomi Tessaro é uma jovem rebelde, ela sabe ler quando não deveria já que é proibido ler no reino de Viridia. Mulheres precisão ser donas de casas bem casadas, que saibam costurar e cozinhar. Mas Nomi não gosta dessas leis, ela não quer se casar por obrigação. Ela apenas quer ler tranquilamente sem se importar se será pega.
Já Serina Tessaro, a irmã mais velha, a que segue as regras do reino a risca e cresceu sendo treinada para ser uma Graça. Uma Graça são moças candidatas a serem selecionadas para serem parceiras do Rei, ou de um futuro Rei – o Herdeiro. Elas têm como obrigação serem donzelas delicadas e pomposas, que saibam tocar algum instrumento, sejam portadoras de grande beleza e delicadeza, que saibam dançar e agradar, pois seu propósito principal é agradar e aceitar tudo o que o Rei lhes pedirem.
Quando Serina é escolhida para competir a ser uma das possíveis futuras Graças do Herdeiro, ela escolhe Nomi como sua aia, e assim ficarem juntas. Mas quando o Herdeiro Malachi escolhe uma de três Graças, ele acaba escolhendo Nomi ao invés de Serina. Assim Serina acaba se tornando a aia de sua irmã, e por um erro Serina acaba sendo pega com um livro na mão como se o estivesse lendo. Ela acaba sendo enviada para uma ilha isolada onde fica o Monte Ruína, uma prisão só para mulheres rebeldes. Um lugar onde a violência é a lei, onde as mulheres terão que lutar entre si para conseguirem sobreviver. Enquanto isso, Nomi tentará o impossível para salvar a sua irmã, e ainda terá de aguentar conviver com o príncipe.

Um livro com uma premissa muito legal, e com personagens bacanas. Uma leitura muito rápida e até gostosa. Mas eu esperava bem mais desse livro. Achei a política do livro muito fraca e mal trabalhada. O livro traz uma força feminina forte, cheio de mulheres guerreiras e com suas histórias, mas em certos momentos eu comecei a ver o livro de uma forma dramática, mas principalmente da parte de Nomi onde fiquei mais entediada. Achei que ela seria a personagem mais forte do livro por ser meio que uma rebelde que vai contra as leis do reino e é dona de si, não tem medo de enfrentar ou responder a autoridade, e nesse caso achei que a história dela seria mais interessante. Porém o mais interessante desse livro foi Serina.

Monte Ruína é um lugar bem agressivo onde as mulheres são obrigadas pelos guardas a terem uma espécie de luta como o MMA/UFC, elas são separadas em clãs, e cada clã vive em uma parte da ilha como se fossem selvagens, sem cama nem nada. Toda vez que um clã vence uma luta, eles recebem ração, e quando um clã perde, elas ficam sem ração e por causa disso são obrigados a caçarem na ilha ou morrerem de fome. É uma pessoa de cada clã que luta juntando elas no ringue, e só a apenas um vencedor e para vencer a pessoa precisa ser a única viva no ringue. Ou seja, elas são obrigadas a matarem.

Nomi é uma personagem forte e impulsiva, ela tem uma personalidade forte e é também uma pessoa que quer lutar pelo o que acredita, é leal aos seus sentimentos e vontades não se deixando intimidar, e quer ser livre e deixa sua opinião bem clara, mesmo sabendo que precisa tomar cuidado ou as coisas ficariam feias para ela. A partir do momento em que ela é escolhida como Graça eu achei que a história dela iria ser mais interessante, mas conforme o livro segue, eu comecei a perceber certo drama e muita impotência da parte dela. O romance também que segue do seu lado da história é muito fraco e bobinho, sem falar no tamanho da ingenuidade dela. Ela tenta lutar para saber da sua irmã, e então tentar recuperar ela, porém eu não a vi fazendo absolutamente nada... O que ela “fez” foi tão pouco e fraco que o livro inteiro ela ficou se perguntando sobre a irmã e alegando que a traria de volta, mas ela fez pouco para realmente colocar em ação tudo o que ela alegava e afirmava. Ela fala e fala, discute o que fazer, mas enquanto isso não faz nada. Eu achei que ela é muito: “cheia de fala, mas sem nenhuma ação”.

Serina é a perfeitinha, apesar de não ser mimada ou metida. Ela quer o melhor para sua família, e a possibilidade de ser escolhida como Graça traria mais conforto a sua família. Ela sempre seguiu a risca todas as regras do reino, e nunca desrespeitou a autoridade, sempre foi um exemplo de pessoa... Uma graça e cidadã perfeita. Porém quando ela é enviada para Monte Ruína, as coisas mudam. É muito legal vê a sua evolução, cada vez mais centrada e se dando conta de coisas que antes ela achava certas e agora ela vê o quão errada estava.

Malachi foi um personagem bem confuso para mim, pois em muitas vezes eu não sabia se gostava ou não dele. Havia momentos em que se portava como um vilão, ou parecia o mais próximo de um vilão onde você acabava suspeitando dele. E também havia momentos em que ele parecia bonzinho, só apenas perdido. Ele me lembrou muito o Maxon da série A Seleção, onde havia momentos em que o amava e outros em que o odiava.

Asa foi uma confusão também kkkkk. Eu não cai no romance dele com Nomi. Foi muito forçado e do nada, meio que vazio, sem nenhuma base boa... Totalmente sem química e sem lógica, totalmente nada a ver! Asa é um personagem muito sem graça, muito sem presença, muito pobre coitado kkkk. Gostei da reviravolta dele, não foi previsível para mim, mas eu já suspeitava de algo... Ele é muito estranho. Tanto Asa quanto Malachi foram personagem pouco trabalhados, pouco desenvolvidos. Como se a autora tivesse atirado eles pra cima da gente sem nenhuma explicação, ou melhor, sem muitas explicações.

Valentino (Val) é um personagem bem interessante, eu gostei bastante dele, e de todos os personagens desse livro, ele foi o que mais achei centrado e realístico. Eu to bem curiosa para ver como irá seguir sua história no segundo e último livro.

Adorei o foco do feminismo nesse livro. A força da mulher, sua luta e suas crenças em que todas devem se unir para jutas combater um inimigo em comum. É muito legal vê toda a trajetória da batalha delas, não só daquelas que estão lutando no ringue literalmente, mas também mulheres que são nominadas Graça, suas crenças e suas próprias vontades... Acompanhá-las presas a um rei ou um herdeiro, tendo que agradá-los sendo que no fundo elas podem querer ser alguém que jamais puderam ser por estarem onde estão, e pelo reino ter tantas regras que proíbe e limita tanto às mulheres de muitas coisas.
Eu queria que a política do livro tivesse sido bem mais trabalhada, bem mais desenvolvida. O que eu senti é que a autora apenas jogou informações sobre como as coisas funcionam, e não trabalhou detalhadamente em cima disso, ficando a meu ver algo muito escasso. É como se ela tivesse resumido tudo bem mastigadinho. Mas vamos ver como será o segundo livro, talvez ela trabalhe mais nisso no segundo volume.

É um livro muito bom, uma leitura muito fluida e envolvente, mas que pra mim faltou algo mais para ser melhor. Acho que uma construção melhor de Nomi e dos momentos dela no palácio que para mim foram as partes do livro mais chatas e cansativas e sem muito acontecimento. Tirando o final que foi muito interessante. Eu to ansiosa para o segundo volume, e com certeza será minha leitura para ainda esse ano.

site: http://biiabrito.blogspot.com/

Clara Azevedo 06/06/2020

Graça e Fúria
Serina Tessaro e sua irmã mais nova Nomi moram em viridia, um lugar onde mulheres não têm direitos. A lei as proíbe de fazer qualquer coisa a não ser parir, trabalhar em fábricas e na casa de homens ricos a situação delas ide mudar um pouco se elas forem escolhidas como Graças ( concubinas ) o superior,ou rei e seu herdeiros podem escolher até três Graças. Sétima é a mais velha e tem treinado durante muitos anos para ser uma graça, mas através de uma confusão a garota é mandada para Monte ruína uma Ilha que serve de lugar para mulheres rebeldes . Nomi agora está sozinha no Palácio acabou tomando o lugar dá irmã como Graça e não sabe em quem confiar pois a única pessoa que poderia ajuda-la não está mais por perto Ela vai ter que se virar por conta própria porque as outras mulheres que são graças podem não ajuda-la.

Leh 19/07/2020

O enredo do livro é completamente previsível, existiram poucos momentos em que me interessei para saber o que aconteceria. A ambientação é horrível, simplesmente resolvi parar de prestar atenção após notar que, de qualquer forma, eu não entenderia. A narração da autora é razoável, pelo menos ela consegue escrever. O desenvolvimento dos personagens é meia-boca, parece que Serina e Nomi foram criadas por pessoas completamente diferentes. Nenhuma das duas é cativante ? apesar de eu claramente preferir a Graça.

Ana.Giori 24/07/2020

Girl Power
Se quer ler uma história que prova que o lugar de mulher é onde ela quiser, cara este é seu livro.

reyywifi 19/08/2020

Apesar de não ter odiado, confesso que eu esperava ser melhor.

Os romances me incomodaram, achei todos bem forçados e não senti química em nenhum deles.

Outra coisa que me incomodou foi a Nomi, eu pensei que gostaria mais dela mas chegou um momento que eu revirava os olhos sempre que tinha que ler outro capítulo narrado por ela.

Mesmo assim, eu ainda quero ler o segundo livro e ver o que vai acontecer com as irmãs Nomi e Serina (e o Renzo também) a partir de agora.

Ludmila.Uchoa 03/09/2020

Evolução dos personagens
Eu gostei desse livros principalmente por causa disso, a evolução dos personagens é algo que se pode ver muito claramente. Só não achei que é como eu vi na sinopse: "fãs de a rainha vermelha e a seleção vão amar esse livro"

Luana 15/01/2021

Muito envolvente e dramático, amei Serina, Nomi apesar de ser revolucionária acaba sempre se envolvendo em confusão, muito impulsiva.
Mas o livro é bom.