Lovely War

Lovely War Julie Berry

Resenhas - Lovely War

adri 06/12/2021

esse livro é uma obra de arte do início ao fim, me encantou muito e fiquei envolvida demais.
quem vai nos contar a história são os deuses, e foi sensacional ver eles além do que já conhecia. a escrita é belíssima, e acabei por me apegar bastante aos personagens.

o modo em como a autora trata a guerra e todas suas nuances, é muito cru e real. além disso, ela traz a tona assuntos muito importantes ao longo do romance; o livro como um todo mexeu muito comigo e eu parecia um bebê chorando em certas partes, torcendo pelos personagens e me emocionando com o quanto esse livro é humano.

isabela 21/08/2023

O amor apesar da guerra
"Se você acha que posso viver sem você, Srta.
Windicott, ? disse James. ? você não me conhece."

que livro perfeito
muito bem escrito
personagens cativantes
história emocionante

simplesmente os deuses do olimpo contando histórias de amor que ocorreram durante a primeira guerra mundial.

Afrodite quer provar a importância do seu trabalho, quer ser valorizada, para isso conta duas histórias de amor que nasceram apesar dos horrores da guerra.

a autora teve muito cuidado ao escrever os relatos a respeito desse período, e trouxe momentos muito profundos.
relatou os traumas que a guerra traz bem como as dificuldades extras vividas pelos soldados afrodescendentes naquela época.
é notável que houve muita pesquisa por parte da autora para trazer veracidade aos acontecimentos da história, incluindo até mesmo figuras da vida real misturadas aos personagens fictícios.

demorei um pouco pra terminar e o livro pode parecer um pouco arrastado na metade, mas o final compensa tudo

o desenvolvimento dos casais é muito bonito e por vezes muito emocionante, mas não é só isso, Afrodite tinha seus objetivos ao contar essas histórias e o final dela também é incrível.

Caroline Mariete 23/05/2022

Que livro fantástico! Rico em história, personagens e escrita, Primeira Guerra Mundial sempre será um marco doloroso na linha do tempo da humanidade e é sempre bom nunca esquecemos de seu acontecimento. Apesar de ser um livro de ficção a autora trás vários episódios e pessoas que realmente existiram, me proporcionou essa carga de conhecimento.

Ademais, o incremento da mitologia grega serviu como uma ferramenta bem interessante, no sentido de ter conduzido a história, porém eu esperava uma presença maior da parte dos deuses.

O romance é fofo, mas para mim não foi o ponto alto da leitura, o que me cativou é referente a questão de como a guerra afetou a vida dessas pessoas, apesar dos personagens principais serem fictícios não foge muita da realidade que foi durante aquela época.

Giovanna398 05/08/2023

"Kisses by the billion happen every day, even in a lonely world like ours. But this is a kiss for ages."

Não tenho nem o que dizer desse livro
Sabe quando vc sente que um livro vai marcar sua vida? Eu já sentia isso antes mesmo de ler a sinopse.
Não pretendo falar da história pq sempre do spoiler, mas achei super significativo a autora adicionar um capítulo sobre as notas históricas. Acho extremamente válido romances históricos deixaram claro tudo aquilo que é fato e o que foi forjado para a história.
Isso também se aplica no capítulo fé referências bibliográficas. Minha alma bibliotecária agradece profundamente.
Enfim, cinco estrelas e favoritado, sem dúvidas.

Luiza 13/07/2022

simplesmente o melhor livro que já li
Esse livro começou de uma forma inesperada pra mim, uma traição entre deuses que fez com que uma história muito maior se desenrolasse ao longo da leitura e que de cada já me ganhou de primeira.
Confesso que eu demorei meses pra terminar porque algumas coisas foram arrastadas pra mim, mas tenho certeza absoluta que o tempo que eu levei lendo esse livro foi necessário pra absorver a grandiosidade que é essa obra.

Esse livro me fez chorar,sorrir e principalmente me apaixonar pelo enredo e pelos personagens que são cativantes e tão humanos que chega a doer.
James e Hazel são um casal lindo de se acompanhar e o amor deles sustentou uma história linda e impecável que fez com que eu me emocionasse e me desse conta de que o amor vai muito além do que vemos na superfície.
Aubrey e Colette também fizeram com que eu mergulhasse em um mar de emoções que me acompanharam ao longo da trama sendo completamente levada por tudo que esse livro me trouxe.

Confesso que nos capítulos finais eu chorei muito com tudo que estava acontecendo e me apeguei em um nível que nem eu mesmo esperava.

Tudo nesse livro é impecável e maravilhoso, um dos meus favoritos da vida com certeza.

leiturati 15/08/2023

Lindo, lindo, mil vezes lindo!
Este é um livro sobre amor.

Mas é também sobre encontros e reencontros, traição e perdão, finais e recomeços. Posso dizer que eu me apaixonei perdidamente por cada cada personagem, eles são cheios de vida e de esperança que enche o coração de qualquer um.

Para além de toda beleza e dor, a história foi muito bem desenrolada porque a autora teve todo um o cuidado ao mesclar o contexto real da época com a ficção, trazendo em discussão o racismo vivenciado por soldados negros norte-americanos durante a primeira guerra e dando o devido reconhecimento àqueles que não tiveram, sem deixar de lado o romance, o drama e a emoção dos jovens casais principais.

"Kisses by the billions happen every day, even in a lonely world like ours.
But this is a kiss for the ages."

E aqui vai mais um para a lista de favoritos ?

bibi cambureca 19/02/2023

Acho que panfletam esse livro errado
De fato é um livro incrível com romances doces porém muito fortes,sensações e emoções avassaladoras mas é um livro muito pesado quando se trata da guerra, há detalhes que pode embrulhar o estômago de pessoas sensíveis (creio q exagerei um pouco), tem alguns gatilhos em relação a desigualdade racial, violência e o tratamento terrível com os soldados negros. Antes de panfletarem esse livro incrível tenham consciência de alertar sobre os gatilhos a pessoas sensíveis a eles. Fora isso 5/5 chorei horrores, como sou ansiosa quase tive um infarto kkkkkkk mas entrou sim no meu top favoritos ?

Clara.Souza 19/02/2023

De vez em quando, eu acho que alguns livros nos chamam. Lovely War me chamou.

Eu literalmente sonhei com a capa desse livro sem saber que ele existia, e comecei a ler assim que o descobri.

Não tenho palavras pra descrever a experiência que tive lendo as histórias da Hazel, James, Aubrey e Collete. Tudo é escrito com uma delicadeza inigualável e mais que isso, esse é o tipo de leitura que te dá esperança ao mesmo tempo que mostra o quão horrível podem ser os seres humanos.

Lovely War me mostrou que é o amor, que nos faz seres humanos, e também mostrou o quão importante é que nós lutemos ( em todos os sentidos da palavra) para conquistar esse amor.

Cinco estrelas, favoritado e com um espaço marcado no meu coração. Pra sempre.

carolina2378 30/07/2023

Um romance histórico
Julie Berry sem dúvida estudou muito pra escrever Lovely War e está de parabéns, precisa de uma tradução pra ontem! A pesquisa por parte da autora é visível e está presente na obra inteira ao citar artistas, datas, lugares e fatos históricos.

A obra apresenta romance, arte, história, mitologia e problemas sociais diversos a partir de personagens fictícios e reais durante a Primeira Guerra Mundial (algo que fica mais claro nas últimas páginas). Tudo isso é narrado simplesmente por deuses como Afrodite, Ares, Apolo e Hades. A personalidade de cada um fica bem evidente nas suas conversas. Uma aposta super criativa e interessante.

Colette e Aubrey são os melhores. Gostei demais da história de vida da Colette, na qual o ?Estupro da Bélgica?, um acontecimento histórico característico da Primeira Guerra, é introduzido. Faz o leitor aprender ou relembrar acontecimentos passados e se comover também, tendo um pouco de noção da dimensão do que se tratava a problemática daquele período. Hazel e James já não tinham me cativado tanto, mas me ganharam pelo final, que eu amei.

Por outro lado, acredito que as cartas poderiam ter sido mais exploradas, trazendo algo mais marcante, talvez. Sobre a leitura, tem uma proposta mais lenta que não dá pra ser feita tão rápido. A escrita mostra fatos, mas não tem falas muito fortes.
maflo 09/08/2023minha estante
carol vc ta macetando nas redações minha amiga isso ta impecável

francezju 17/08/2023

Esse livro conta duas histórias de amor, e elas são narradas principalmente pela deusa Afrodite, mas também por Ares, Hades e Apolo. Os dois casos se passam durante a Primeira Guerra, e apesar da Hazel e o James serem o casal protagonista, a história da Colette e do Aubrey foi bem mais interessante pra mim.
O casal principal começa de um jeito muito bobo, mas eles vão amadurecendo com o passar da história. Já o segundo casal tem a sua trama marcada pelo racismo, porque o Aubrey é um soldado negro americano, e quando o exército dos EUA chega na França, composto em maioria por homens negros, eles são proibidos por lei de se envolver com mulheres brancas - como a Colette. Além do romance e da guerra, o livro também aborda o racismo e a segregação extrema que acontecia na época, tanto nos EUA como na Europa. É um livro bonito e eu me emocionei com alguns acontecimentos do final, apesar de ter sido um pouco previsível.

Jéssica 28/03/2023

Gostei mas esperava mais
O livro é bem escrito,. Tem uma história bacana é diferente. A parte que eu mais gostei - e que eu não gostaria que falasse mais - era a parte dos deuses.

Maria 05/04/2023

Lovely War é dilacerador e emocionante!
"Deixe-os começar suas guerras terríveis, deixe a destruição chover e deixe a praga varrer, mas eu ainda estarei aqui, fazendo meu trabalho, mantendo a humanidade unida com amores como este."

Lovely War é - até o momento - minha leitura favorita do ano. O livro de Julie Berry nos leva de volta à Primeira Guerra Mundial, mas contada de uma perspectiva diferente - pelos olhos dos deuses gregos. Fofoca, acontecimentos históricos e mitologia grega é a combinação perfeita, e foi essa premissa que me conquistou.

O amor é um tema central em Lovely War, estando presente em todas as histórias contidas neste livro. Através das narrativas de Hazel, James, Colette e Aubrey, a deusa Afrodite (e outros deuses) narra como o amor pode ser a fonte de esperança em um cenário de guerra e caos, e como ESSA história de amor era sua obra prima.

A obra também lida com temas como perda, luto e trauma, questionando sobre como as pessoas lidam com esses sentimentos quando suas vidas são destruídas pela guerra. As histórias dos personagens são comoventes e emocionantes, ressaltando a constante luta da humanidade contra a adversidade.

Lovely War também faz uma análise contundente do racismo presente na época, principalmente através das histórias de Aubrey e Colette. Aubrey, além de encarar os horrores da guerra, enfrentara preconceitos e hostilidades de seus colegas soldados.

A narrativa dos deuses é habilidosamente construída, permeando a tragicidade da guerra com momentos de esperança e amor, e um toque de comédia em momentos oportunos, quebrando um pouco a tensão e angústia do leitor. Em Lovely War, os eventos do passado se entrelaçam com uma narrativa mais ampla, porém coerente, criando um cenário emocionante e impressionante.

Por fim, considero uma das melhores do ano. Fiquei apreensiva do início ao fim, envolvida completamente no drama dos personagens, principalmente Hazel e James. Fazia muito tempo que não me sentia tão imersa em uma leitura. Espero que publiquem em breve no Brasil ?

Marcela Fregonesi 06/04/2023

Que livro especial, superou todas as minhas expectativas.
a história foi totalmente alem do romance (que por si só eu achei muito bem construído e muito bonito) retratando de forma muito real e sensível sobre os acontecimentos da guerra, ainda mais pra pessoas que nunca pararam pra sentir todas as perdas e consequências. todo o desenvolvimento sobre o racismo, saúde mental e perda foi muito bem feito e a nota da autora deu um toque totalmente especial, esse cuidado que ela teve pra escrever e homenagear a pessoas citadas foi diferencial.

fernanda 15/08/2023

Demorei um pouco mais do que normalmente teria demorado, mas a leitura foi bem tranquila e boa de fazer. adorei a ideia de botar os deuses gregos narrando a história. Afrodite e Hades??