Lovely War

Lovely War Julie Berry

Resenhas - Lovely War

manu.v 26/05/2023

A autora simplesmente colocou tudo o que eu amo em um livro só: história, mitologia grega, romance e música
the great war da loirinha é literalmente isso aqui

Bruna 27/12/2023

O meu maior problema com a história, como normalmente é, foi sobre expectativa.
Não achei o livro de má qualidade, ele simplesmente não é uma história pra mim.
Boa parte da história se desenrola nas trincheiras e batalhas, e nas cabanas onde eram dados os auxilios de guerra.
Apesar de serem dois casais, um claramente tem muito mais destaque do que o outro.
Achei interessante tocar em como eram vistas as pessoas negras, mesmo aquelas servindo na guerra.
Mas a história, durante a maior parte, foi entediante. O ritmo não me pegou, e eu queria abandonar várias vezes. Como era um desafio, me esforcei pra ir até o fim. De forma geral, é uma história triste, um final um tanto bobo da parte dos deuses (toda a justificativa e história envolvendo eles, é, na verdade, um tanto boba).
No final a história engata um pouco mais, mas mesmo assim não conseguiu me vencer,
Para quem gosta de romances históricos e romances num geral, pode ser uma boa pedida.

dyen 08/02/2023

Simplesmente perfeito!
"Deixe-os começar suas terríveis guerras, deixe a destruição chover e deixe a peste varrer, mas eu ainda estarei aqui, fazendo meu trabalho, mantendo a humanidade unida com amor como este."

Este livro conta a história de vida e amor entre dois casais distintos durante a Primeira Guerra Mundial; as idas e vindas, os encontros e desencontros. Porém não há só o romance, como também é acrescentado de forma responsável e didática fatos históricos sobre a época e sobre o impacto da guerra, além de questões raciais.

E o mais interessante e curioso de tudo, é o fato de ser narrado por nada menos que deuses! Os deuses do Olimpo: Afrodite, Ares, Apolo e Hades e com participação de Hefesto. Simplesmente genial.

O enredo, a escrita, os personagens, os diálogos! Tudo me deixou encantada. Me fez sentir exatamente o aqueles deuses com toda sua magnitude queriam mostrar através da humanidade. Ou melhor, a autora pois como a mesma disse:
"Podemos escolher usar todos os meios que estão ao nosso alcance para ser agentes de cura, esperança, justiça, abundância e paz."

Enfim, é um livro maravilhoso e creio eu feito com responsabilidade, com uma história cativante e bastante reflexivo. Eu recomendo muito a leitura! Infelizmente há somente a obra em inglês, mas torço que logo possa ser publicado no br e seja agraciado por todos.

"Os corpos mortais mais comuns são abrigados por almas espetaculares."

Mirmir 11/07/2023

Termineiii, é uma leitura bem cozy e gostei bastante, eu recomendo, o livro e basicamente uma fofoca do Olímpo ?
xelaoloc 27/07/2023minha estante
parece mt bomm

Feliz451 31/01/2024

Grief is Not a Contest...
Estou sentindo que essa aqui vai ser uma daquelas resenhas difíceis, então vou tentar manter o foco e não divagar muito aqui. Ah, e tá lotado de spoiler tá? Se você quer ler o livro na mais completa escuridão, só veja minha resenha depois de terminar a leitura! Enfim, vamos lá:

Eu queria ter AMADO esse livro. De verdade, de corpo e alma. Vim com o coração completamente aberto para fazer exatamente isso desde o momento que descobri sobre ele no TikTok. Tipo, uma história de amor que se passa na Primeira Guerra Mundial e é narrada pelos deuses gregos? Como essa história não chama a atenção de alguém, sabe? Já fui fisgado daí e queria muito aproveitar logo essa história. Infelizmente para mim, a premissa foi melhor do que a execução.

De início me bateu um certo receio por ele só estar disponível em inglês, já que não tenho tanta experiência lendo livros no idioma, mas apesar de umas dificuldades aqui e ali consegui ler tranquilamente. E se um dia ele for traduzido e publicado aqui no Brasil, eu não me importaria de fazer uma releitura, só para chegar nas partes que valem a pena mais uma vez.

Por mais que o romance entre Hazel e James comece meio do nada, com eles se apaixonando basicamente na primeira dança que compartilharam juntos, o fato de que a própria Afrodite diz que deu um "empurrãozinho" para eles pode justificar isso. E sinceramente? Não me incomodei nem um pouco com essa paixão que surge do nada, pois as interações dos dois logo nesses primeiros capítulos já é muito boa. Se o livro tivesse ficado 100% neles, não acho que ia ter alguns dos problemas que tem.

O problema é que no fim do primeiro ato, lá pelos 20% do livro talvez, o casal é separado por um acaso do destino e é aí que somos apresentados aos outros núcleos da narrativa. De início, Aubrey foi um personagem que não gostei por conta de sua personalidade convencida, mas ele aos pouquinho foi conseguindo me amolecer, assim como fez com a Collete. Falando nela, ela para mim podia ter muito mais destaque dentro da história, já que por muitas vezes ela só parece estar lá acompanhando a Hazel. Dito isso, o romance dela com o Aubrey é sim ao meu ver não tão bem desenvolvido quando o outro casal e poderia muito ter tido mais algumas páginas, já que muitas coisas acontecem muito de repente e sem muitas explicações.

Dito isso, o livro aqui tem uma drástica queda no seu ritmo e as narrativas parecem não se movimentar praticamente nada até mais ou menos uns 50% do livro. Os capítulos do Aubrey são muitas vezes narrados pelo Apolo, que para mim foi o mais fraco de todos os narradores. Eu sei que o Aubrey tem todo o lance dele com a música, mas não senti que esses capítulos ficaram tão legais de se ler. Os do Ares também são meio fracos em alguns quesitos, os que aparecem até aqui pelo menos.

As coisas voltam aos trilhos quando temos os capítulos do encontro em Paris do casal principal que são com certeza as partes que mais derreteram o meu coração e me conquistaram, e que na minha opinião fazem o livro valer muito a pena. O plot dos assassinatos que o Aubrey se envolve é interessante, mas por mais que a autora mostre o quanto se empenhou em pesquisar o quão precária era a situação que os soldados negros sofreram nesse período da guerra, em umas 20 páginas depois que o livro acaba virando livros artigos e filmes que usou, senti que ficou uma coisa muito jogada no meio da história e que não foi tão aprofundada.

O ritmo dos capítulos seguidos ao encontro não são muito bons, apesar de termos algumas batalhas interessantes narradas pelo Ares, as únicas em todo o livro, que peça muito nesses trechos. Temos uma complicação no meio da história que separa os casais, e devo dizer que aqui foi o único momento onde Collete e Aubrey foram melhor explorados que Hazel e James.

Uma coisa que me incomodou muito foi a "covardia" da autora de seguir com um acontecimento na reta final do livro. Acredito que não faz muito sentido Hades ter simplesmente se compadecido e "revivido" um dos personagens que morre próximo do final do livro. A cena de morte deixa bem claro que o personagem tinha morrido, há um capítulo inteiro seguindo isso com Hades no pós vida, e mesmo assim esse personagem aparece vivo e sem maiores complicações além de algumas cicatrizes?? Desculpa, mas numa guerra em que milhões de pessoas morreram, e com outros personagens que também tiveram fins injustos e repentinos no livro, qual o motivo que leva o senhor do submundo a deixar um de seus residentes irem embora? Não fez o menor sentindo para mim e me incomodou demais, já que acredito que a história teria sido melhor se esse personagem permanecendo morto.

Existem ainda alguns furos de roteiro que não irei comentar com detalhes mas que com certeza contribuíram para a nota cair. Por fim, os deuses gregos tiveram excelentes narrações, mas a personalidade deles, a representação e a razão que motivo o início de toda a história pareceu meio boba para mim, apesar de ter gostado muito de como ela terminou, principalmente da última frase dela: "But this is a kiss for the ages".

O que quero dizer com a resenha desnecessariamente grande é que é um bom livro, vai te deixar preso nele e doido para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, mas ele tá longe de ser perfeito, sendo longo demais e com alguns plots que não servem de muita coisa para a narrativa. Dito isso, é um livro que recomendo para todos, já que ela conseguiu como poucas despertar em um os mais diversos sentimentos durante a leitura!

Tainá Pereira 12/02/2024

Nao me agradou
Gosto de histórias envolvendo deuses gregos e romanos, mas essa não me agradou. Talvez pelo fato de ser contada por um narrador e não em primeira pessoa. Sei lá, achei a história arrastada.

Allana.raulino 09/02/2024

Eu só queria um pouco mais k
A ideia da história contatada da perspectiva dos deuses gregos é mt boa, impossível não ter curiosidade pra saber como a autora vai construir a narrativa, que na minha opinião, é bem empolgante. O romance também é equilibrado e vai ganhando profundidade com o contexto da primeira guerra e da sociedade da época, além de que os personagens são bem cativantes. Terminando o livro, eu só queria que tivessem mais linhas de desenvolvimento

Ruan277 26/06/2023

Livro maravilhoso, acho q por eu ter lido mt devagar atrapalhou um pouco minha experiencia, recomendo dms esse livro. Ele n é parado em nenhum momento, mas msm assim as ultimas 100 paginas conseguem ser o ponto mais alto. Favoritado com ctz

bellahotlibrary 12/03/2023

Pathétique (2nd Movement), Betoven
Quando nos deparamos com uma obra-prima, é difícil, primeiro, entender que estamos diante de uma. Ela nos cativa aos poucos, com fragmentos de sua grandeza e sensibilidade, até que você termina e nunca mais é a mesma pessoa. Você termina, fecha os livro, e olha pro teto por, possivelmente, longos e silenciosos minutos. Pelo menos foi o que eu fiz.

?Lovely war? me pegou desprevenida. Eu não costumo pesquisar muito sobre os livros que tenho interesse porque gosto, justamente, do susto. E eu me assustei não com uma trama super embaraçada e cheia de grandes surpresas. Mas com uma história linear e tão profundamente dolorosa que eu pude vislumbrar cada ato, cada cena, como se fosse uma espectadora das vidas do James e da Hazel, do Aubrey e da Colette.

Aqui, percebemos a história de suas vidas ? e seus romances ? durante os anos finais da primeira Grande Guerra, contados a partir da curiosa visão dos deuses do Olimpo, em especial da Afrodite, Ares, Hades e Apolo, cada um representando um aspecto da história: o amor, a guerra, a música e a morte.

Com esse enredo, a autora nos mostra de forma ficcionalmente verdadeira as dores de um mundo fragmentado em terror e racismo. As consequências na vida dos soldados britânicos e americanos, suas famílias, as pessoas que encontraram neste triste caminho.

E então os deuses, que estão lá por seus próprios méritos, em sua própria história, além de contar suas influências na vida dessas pessoas.

Afrodite se vê num ?tribunal?, frente ao seu marido, Hefesto, acusada de uma traição com Ares. Para se ?defender? (ou cumprir seu objetivo, como se descobrirá no final), ela narra essas duas histórias de amor (de James e Hazel e Aubrey e Colette), até ter sua própria inocência declarada.

Assim, não cometa o mesmo erro que eu no princípio: encarar este livro como aqueles que lemos buscando, talvez, o irreal, mas espere a vida na sua dor, simplicidade e beleza, como ela é.

Elias 18/03/2023

Poético
Cai nesse livro de paraquedas e é absurdo o quanto esse livro é lindo, é poético, e é admirável.
Numa mistura incrível de deuses gregos, guerra, história e fofoca. Esse livro vai levando o leitor a saborear cada página, e sem nem se importar em passar horas lendo.
Um livro que te faz rir, sentir raiva, nervosismo, e chorar, e sobretudo, entender o amor (da sua forma figurada e literal).
Sinceramente, um belíssimo livro que vou recordar sempre com carinho.

Luisa 16/07/2023

Bom livro
O começo demorou para me fisgar, toda a trama entre os deuses foi um pouco entediante mas quando a história dos personagens realmente começa foi uma leitura super gostosa e fluida.

eliza.strege 07/05/2024

Inacreditavel
O que dizer desse livro que foi uma experiencia unica, eu amei, ele e perfeito, tudo nele é incrivel e impressionante, estou apaixonada por essa historia!

triz11 16/03/2024

All i love, i lose
Que livro SENSACIONAL
escrita perfeita, personagens perfeitos, historias perfeitas, tudo bem arrumado personagens com atitudes coerentes e APAIXONANTES
sinceramente esse livro vai ficar marcado pra sempre no meu coração, um favorito da vida

Caroline Mariete 23/05/2022

Que livro fantástico! Rico em história, personagens e escrita, Primeira Guerra Mundial sempre será um marco doloroso na linha do tempo da humanidade e é sempre bom nunca esquecemos de seu acontecimento. Apesar de ser um livro de ficção a autora trás vários episódios e pessoas que realmente existiram, me proporcionou essa carga de conhecimento.

Ademais, o incremento da mitologia grega serviu como uma ferramenta bem interessante, no sentido de ter conduzido a história, porém eu esperava uma presença maior da parte dos deuses.

O romance é fofo, mas para mim não foi o ponto alto da leitura, o que me cativou é referente a questão de como a guerra afetou a vida dessas pessoas, apesar dos personagens principais serem fictícios não foge muita da realidade que foi durante aquela época.

Luiza 13/07/2022

simplesmente o melhor livro que já li
Esse livro começou de uma forma inesperada pra mim, uma traição entre deuses que fez com que uma história muito maior se desenrolasse ao longo da leitura e que de cada já me ganhou de primeira.
Confesso que eu demorei meses pra terminar porque algumas coisas foram arrastadas pra mim, mas tenho certeza absoluta que o tempo que eu levei lendo esse livro foi necessário pra absorver a grandiosidade que é essa obra.

Esse livro me fez chorar,sorrir e principalmente me apaixonar pelo enredo e pelos personagens que são cativantes e tão humanos que chega a doer.
James e Hazel são um casal lindo de se acompanhar e o amor deles sustentou uma história linda e impecável que fez com que eu me emocionasse e me desse conta de que o amor vai muito além do que vemos na superfície.
Aubrey e Colette também fizeram com que eu mergulhasse em um mar de emoções que me acompanharam ao longo da trama sendo completamente levada por tudo que esse livro me trouxe.

Confesso que nos capítulos finais eu chorei muito com tudo que estava acontecendo e me apeguei em um nível que nem eu mesmo esperava.

Tudo nesse livro é impecável e maravilhoso, um dos meus favoritos da vida com certeza.