A escola do bem e do mal

A escola do bem e do mal Soman Chainani

Resenhas - Em Busca da Glória

Steffnunes 27/12/2022

O indivíduo faz o casal. O casal faz o reino.
Minha resenha vem tempos pós conclusão mas veio.
O começo é um tanto doido pois anda de ponto cá e lá. Mas é maravilhoso.
Esse eu li com um sorriso toda hora. A fluidez da escrita é algo sem compreensão.
Dei uma pausa na saga pq não quero concluir a história deles que eu amei tanto.
O romance aqui foi mais profundo, mais explorador na fragilidades pessoais e as aventuras com os colegas da escola com certeza eu amei.
O plot foi leve, mas eu gostei sim, pois com tanta densidade na história foi bom algo que não quebrou imensamente minha mente mas que me perturbou pq de verdade é esse o charme dessa saga.
Leiam gente. Leiam.
Ótimo pra espairecer, recontos, mocinhos fofos, vilões de duas caras. Enigmas que não exigem quebra cabeça e um romance pra sorrir e ficar torcendo pelo casal e amando as amigas.

juliajutel 24/12/2022

- a escola do bem e do mal 4
Livro bom, a história fica mais interessante pela segunda metade do livro, tive que parar ele por um tempo quando tava no início pq tava mt chato mas depois que comecei dnv até que gostei.
Os personagens são bem lerdinhos e dá raiva ja saber o que vai acontecer e os personagens nao raciocinarem, embora o final tenha sido assim previsível (pra mim) a história é boa e a escrita do Soman é maravilhosa.

Kenia 20/12/2022

A raiva que eu fiquei do Tedros e da Agatha nesse livro não tá escrito, as vezes parecia que eles simplesmente não amadureceram nada mesmo se passando 4 anos do primeiro livro pra esse.
Independente disso é de longe um dos meus favoritos da saga, depois desse livro não confio em mais ngm.

Mia_Lilly 20/12/2022

Creio que o livro tenha me falhado por conta da previsibilidade. As pistas estão soltas por aí, Soman faz questão disso, e o livro toma uma pegada misteriosa justamente por esse ponto. É um convite ao leitor para tentar desvendar o mistério, o problema é que são pistas muitíssimo óbvias, e você se dá conta do que está acontecendo no meio do livro, e a partir do momento em que você as descobre, é um tédio.

Falado do mais ponto negativo (não que seja o único, é só que acho bastante pertinente e relevante comentá-lo, os outros nem tanto), vamos para o mais positivo, porque acredito que sejam os mais pertinentes a se falar. O desenvolvimento da história é assombroso, não no sentido ruim, no bom, no MUITO bom. Apesar de ser fechamento de trilogia, o 3° livro pede, não, CLAMA por uma continuação. Percebe-se que ainda há muito a ser resolvido, principalmente no que tange a Tedros Pendragon de Camelot. Na minha opinião, essa nova trilogia pertence a ele, e é um pertencimento merecido, porque na primeira parte dessa história, Tedros tem desenvolvimento, sim, porém, esse desenvolvimento é parco dado o destino exigente do personagem: a coroa do rei Arthur. Precisávamos que ele amadurecesse até mesmo para que se tornasse um cônjuge digno da Agatha. O que mais comprova o que digo é o início do livro. Acho que após tanto jogado em cima de si, Tedros está ao menos no início de sua jornada para se tornar um verdadeiro rei.

França 16/12/2022

Em busca da minha sanidade mental
Estou refazendo pq eu tinha feito eu um momento de puro abalo emocional e no aeroporto, duas coisas que não combinam.

Vemos como cada personagem lida com a vida de formando, já que a escola acabou e estão agora lidando com essa vida "adulta" nova. Claramente vemos que não dá muito certo jogar tanta responsabilidade nos ombros de jovens de 16 anos e esperar que não dê errado.
Pq deu e muito.

Vemos que a paz não pode reinar, porque se isso acontecesse o livro acabaria. Então temos só tiro, porrada e bomba. Com direito a um homem cobra misterioso e assassino e seu exército de piratas que tocam o terror pelos reinos.

Vemos também que se o Júlio César foi feito de trouxa pelo Brutus, pq o Tedros também não pode cair do cavalo ? Pq o golpe tava esfregado na cara dele e caiu pq não tinha como ver.

É muito bom, é uma obra prima do seu único jeito pq prepara todo o enredo dessa nova "trilogia" que concerteza vai fazer vc ficar fulo com as fake news e a burrice do povo. Vou deixar em baixo a primeira resenha de uma desestruturada mental pq nunca se pode perder uma opinião sincera:

Depois de ler só me resta isso: em busca de um psicólogo. 90% dos personagens vão ter que fazer isso tbm, pq sem condições. Se eu era feliz no final do terceiro livro, no final do quarto eu fiquei sem chão. Acabei de ler e tô desolada, parece que nunca fui feliz. Pra quem já sabe oq acontece, é uma pataquada tamanha ver todo mundo sendo feito de trouxa pra chegar naquele final e ver eles descobrindo que foram um bando palhaço desde o início, até o circo tava armado. Inclusive eu, nem sei como tive miolo pra desenvolver tanta teoria.
Depois de ler, vc repara que mal teve ali o seu porto seguro, mal teve ali seus momentos de paz e tranquilidade. Era só patada a vida toda, parecia 2020 em forma de livro. Só surtei, não fiquei careca de raiva pq tô cheia de shampoo em casa e ia desperdiça eles
Impossível tanta desgraça se acumular toda hora pra depois explodir gerando aquilo. Que patada. Quero ver o jogo de cintura que vai ser no próximo livro. Pq sossego é oq eu jamais tive e jamais terei.

Simplesmente maravilhoso

Emocionante: ????
Frustrante: ????

@v_ 15/12/2022

NA MINHA HOT 100 LITERÁRIA VC É #1
Depois de 5 anos cheguei ao último livro da minha saga favorito escola do bem e do mal me acompanhou durante esses 5 anos eu vi a evolução da agatha e da Sophie foi como se eu tivesse crescido junto com elas a história das duas que começou no pequeno vilarejo de Gavaldon acabou saindo das páginas daquele livro e me marcando pra sempre foram seis livros incríveis com uma história extraordinária mostrando pra nós que os vilões ou melhor NUNCAS podem ter seu famoso felizes pra sempre no seu conto de fadas uma bruxa pode se tornar melhor amiga de uma princesa uma amizade pode se maior que príncipes e reinos maior que uma coroa a ligação de agatha e Sophie estavam além daquele conto de fadas as duas alçaram a glória e seus respectivos finais felizes como devia ser agora a storiam finalmente pode fechar o seu conto de fadas sem pontos de interrogações ou alguma continuação inesperada Soman mostrou através desse livro que o legado dos primeiros contos de fadas dessas lendas estavam em boa mãos agatha tedros Sophie hort Merlin coven de todos os contos de fadas que eu já li o de vcs foi o meu favorito
Soman fechou a saga com chave de ouro e de uma maneira tão única e emocionante nos mostrando um final inesquecível!

qual é a única coisa que o mal jamais poderá ter e que o bem jamais viverá sem? É diretor da escola essa pergunta ainda me intriga

Jullyahx 11/12/2022

Não esperava
Cara, que livro bom! O melhor da saga até agora. Finalmente saímos das brigas entre Agatha, Sophie e Tedros e temos um problema superficial e sim um problema real, pois até o terceiro livro os problemas eram consequências do relaciomento conturbado do três, diferente desse livro onde já estão maduros e eles unem pra combater o mal. O maior ponto positivo para mim nesse livro foi ter em cada capítulo um ponto de vista de um personagem diferente e ainda conseguir deixar a história bem certinha e sem parecer remendos. Ansiosa para ler o próximo

Guilherme 07/12/2022

E começamos um novo conto
Fiquei muito tempo sem ler "A Escola do Bem e do Mal", mas esse livro é excelente, não o melhor da saga, mas extremamente emocionante, apesar de previsível.
A história traz um novo vilão, onde os alunos, agora no 4° ano, se juntam para o combater. Acredito que os personagens tiveram um amadurecimento considerável se comparado com o começo da saga exceto Sophie. Ao final do terceiro livro eu imaginei que ela ficaria extremamente poderosa depois, já que não iria mais correr atrás de príncipes, mas me enganei. Fiquei um pouco triste que o Hort e a Sophie não ficam juntos, já que sou fã deles, mas já era de se esperar já que ela tratava ele muito mal.
No geral, o livro é muito bom, possui uma leitura fluída depois da primeira metade da narrativa. Recomendo ele para aqueles que gostam de fantasia e que querem se aprofundar mais na história que foi bem resumida no filme feito pela Netflix.

Manu 06/12/2022

AAAAAAAAAAAAA PERFEIÇÃO
Aviso: fiz resenha do livro errado, mas são as mesmas emoções KKKKKKK
ESSE LIVRO É INCRÍVEL
EU CHOREI
GRITEI
FIQUEI FELIZ
DEI RISADA
ME ENTREGUEI TOTALMENTE PRA HISTÓRIA
EU SENTI TUDO ALI E FOI UMA DAS MELHORES EXPERIÊNCIAS DA MINHA VIDA!
Eu não tenho mais o que falar sobre.
Apenas leiam essa Obra de Arte. VAI LOGO LER E SER FELIZ!!!

obs: apenas amor por essa saga, em especial a segunda trilogia

Mandi 30/11/2022

Amei
Particularmente adorei o desenvolvimento maior de diversos personagens e a relação entre eles. Foi muito legal ver eles se unindo cada vez mais, o personagem q eu tenho mais dificuldade em gostar ainda é o tedros. Na minha opinião as reviravoltas são previsíveis, porém mesmo assim são extremamente fantásticas. A história é completamente bem feita e bem desenvolvida e bem envolvente

Bia 26/11/2022

Esse livro aqui é pura emoção. Eu lembro de quando eu descobri que tinha um livro quatro, e a série na verdade não acabava no terceiro, eu fiquei maluca pra ler. Eu não acho que era realmente necessária essa continuação, porque pra mim o autor fechou bastante bem a primeira trilogia, com um final digno e bem concluído. Mas eu não vou reclamar dele ter escrito mais. Esse volume, além da abertura que deixa com um grande potencial pros próximos, é incrível, e dá um desenvolvimento admirável pro universo, pros personagens e pra história.

Eu surtei bastante lendo, acho impressionante como o Soman sempre consegue prender a gente na narrativa tão facilmente, com muitos momentos eletrizantes e tensos e que deixam sem vontade de largar o livro. Esse quarto volume traz um enredo cativante e vários plots twists surpreendentes e emocionantes, que me deixavam cada vez mais curiosa pra descobrir e entender tudo.

Outra coisa, que eu percebi que sempre falo nas resenhas dessa série, mas é algo que pra mim parece que tá presente em todos os livros, é o desenvolvimento dos personagens. Mesmo que a gente já conheça bem eles a três livros, o autor sempre consegue desenvolver eles um pouquinho mais, trabalhando os sentimentos, as inseguranças e os problemas de cada um ao longo da história.

Além disso, eu adorei os novos personagens, que são carismáticos e dão mais um toque especial pra narrativa. Gostei muito dos pontos de vista diferentes, porque, além de dar a oportunidade da gente ver a história pelos olhos de outros personagens, também dá uma perspectiva maior da história, a gente vai recolhendo informações e juntando os acontecimentos de cada um e só deixa tudo mais emocionante.

Enfim, esse livro tem uma construção de enredo incrível, um desenvolvimento muito bom dos personagens e do universo, e momentos empolgantes e tocantes. Gostei muito, acho que essa segunda parte da série de Escola do Bem e do Mal começou já super bem e com grande potencial pro resto.

greenblue181 24/11/2022

Flah-sé-dah
Venho aqui, humildemente, dizer que esse livro é... O MELHOR DA SAGA ATÉ AGORA!!! Juro que achei que o segundo era bom, mas esse... Esse é extraordinário. Você realmente fica na dúvida se o Bem é realmente Bem e se o Mal é realmente Mal. Fora que esse foi depressão pura... Misericórdia. O vilão infinitamente melhor que o dos três primeiros livros. Estou me corroendo para começar o quinto!