A Lição Final

Bianca 25/07/2013

Lição de vida.

Carina 10/09/2013

Além da autoajuda
Muito mais que um livro estereotipado de auto-ajuda, a obra de Randy Pausch é um relato emocionado e emocionante de seus últimos dias de vida. Entenda-se o "lição" do título não como uma receita sem falhas de como se deve levar a vida, mas sim como a última aula de um professor apaixonado pelo seu ofício.

Se há dicas de existência na obra, estas são perfeitamente justificadas. Diagnosticado com câncer de pâncreas e consciente de que lhe restam poucos meses de vida, o professor Pausch pensa em meios de transmitir conselhos a seus filhos, pequenos demais para entender tudo o que o pai tinha a lhes contar.

Prepara então uma aula sobre "Como realizar os sonhos da infância", ministrada em um ambiente acadêmico. O real público de sua palestra são os filhos, que só entenderão o conteúdo de suas palavras depois de crescidos.

Crítico, Randy expõe seus defeitos ao público sem meias-palavras. Entretanto, ainda que se mostre falho, a narrativa de Pausch nos situa em frente a um grande homem, cheio de tenacidade e otimismo.

Biografias são sempre obras em que nos inspiramos para compreender melhor nossa existência sobre a terra: no caso da auto-biografia de Randy Pausch, estamos frente a uma grande lição de vida, ainda que não a final para nós.

Karina Caroline 15/10/2013

Uma lição de vida
Randy Pausch conseguiu passar neste livro não o fato de estar doente e com data marcada da morte, mas sim a mensagem que devemos viver e lutar por nossos sonhos enquanto temos tempo.
São mais do que fatos de sua vida expostos, são conselhos, dicas, são palavras e atitudes que me levou a uma reflexão do meu dia a dia.
Inclusive fiz algumas anotações sobre suas dicas, e com certeza não me esquecerei das mensagens do livro e inclusive assisti a palestra por internet, que foi excelente!

Daniéla 14/11/2013

a frase que salva o livro, quando ele o Randy deixa registrado para a filha Clhoé que tem apenas 1 ano, ele diz: Eu sei que ela não vai ter nenhuma lembrança minha, mas quero que cresça sabendo que e eu fui o primeiro homem a se apaixonar por ela.

Fê Lima 10/03/2014

Um livro simples, sem grandes mistérios mas ao mesmo tempo tão grandioso.
Em A Lição Final, Randy Pausch mostra como esses ensinamentos, que muito dizem clichês, realmente fazem diferença. Escrever um simples recado de agradecimento, um sorriso, nunca desistir dos seus sonhos, ter um pensamento positivo, simplesmente aproveitar ao máximo a vida.
obs: Ele tem um capítulo dedicado aos clichês!
Em cada linha lida é possível perceber o amor pelos pais, filhos e esposa.
Definitivamente um livro maravilhoso, uma história que vale a pena ser lida

Regina 20/05/2014

Não sei se era o meu momento, ou a falta de uma identificação pessoal que alguns leitores citaram, mas achei a narrativa e o conteúdo chatos demais. E olha que gosto de livros com temas similares...

Gaby 08/09/2014

A lição final
"A Lição Final" é uma história real de um professor de ciência da computação que no auge de sua vida profissional e familiar é diagnosticado com um câncer muito agressivo no pâncreas.
Assim o professor Randy Paush, diante desta realidade decide ministrar em sua palestra de despedida na Carnegie Mellon University algo incrível e marcante. Sua escolha foi falar e mostrar imagens sobre cada sonho seu de infância e como conseguiu realizar cada um deles.
A palestra foi gravada para que seus três filhos, ainda muito pequenos pudessem um dia conhecer melhor o pai. Sua lição final foi algo muito incrível, pois não falou de morte, mas de vida; deixou para seus filhos uma herança muito especial. Ele soube aproveitar seu tempo limitado para deixar uma lição de coragem, alegria de viver e muita força.
Podemos aprender muito com Randy que morreu, mas deixou sua "Lição Final".

Estou postando hoje a resenha deste livro para recordarmos a história de Randy Pausch antes de falarmos do livro que sua esposa Jai Paush escreveu falando sobre a perda do marido, os relatos de como a morte muda o relacionamento das pessoas e como é possível sobreviver quando isso acontece tão perto de nós, em " Sonhe Mais".

site: www.moradadolivro.blogspot.com
Patricia 20/11/2014minha estante
Lu, tenta esse : http://youtu.be/p2hwjV5iB6Q

Nena 12/04/2016

Não é o tipo de livro q faz muito meu estilo, mas como ganhei e não desperdiço leitura, encarei. O professor Pausch sofre de câncer no pâncreas em estágio final e resolve deixar seu legado para filhos, amigos e alunos com esse livro, onde conta toda sua vida, desde criança até a fase final. Suas vitórias, seus fracassos, sua família, seus amores, sua doença, sua vida profissional, tudo é relatado de forma simples e muitas vezes até divertida. Livro fofo para ser lido em no máximo dois dias.

Eliane.Amorim 29/08/2016

Para sempre a mais um dia
Uma surpreendente narração sobre a fase terminal da vida de um professor. Sem lamentações, tampouco hipocrisias, ele faz verdadeira declaração de amor a vida, aos seus filhos, à esposa e ao seu trabalho. Tocantes lições de vida.

Key 27/04/2018

Uma visão diferente para o futuro.
Lembro que o li quando tinha 11 anos; me prendeu de uma forma que na época já levou a reflexão do que era aproveitar a vida.

Tudo bem, ser um livro de auto-ajuda onde o narrador está dando uma palestra após descobrir que está com câncer terminal. Mas as coisas que o relevam, como enxerga o mundo e as pessoas... Fez com que mudasse meu jeito de ser naquele momento, o qual estava vivênciando situações difíceis em meu mundo particular.

Sei que se tornou meu livro favorito.
Gostaria de reler, mas emprestei e o perdi de vez.
Rodrigo 27/04/2018minha estante
Chorei tanto com esse livro...

Key 28/04/2018minha estante
Me recordo de ter ficado extremamente emocionada...

Dri F. @viagenscomlivros 18/05/2018

Este é um livro de despedida. Randy é um professor americano que esta morrendo de câncer. Ele tem tumores no fígado e pâncreas e poucos meses de vida. Vida está que ele compartilha com seus 3 filhos pequenos e uma esposa por quem ele é totalmente apaixonado.

Sendo professor ele resolve fazer uma palestra intitulada “Como realizar sonhos de infância”. Foi o jeito que ele encontrou de deixar para seus filhos todos os ensinamentos que ele gostaria de passar a eles no decorrer de suas vidas. Mesmo se sentindo muito mal pelo tratamento, ele insiste em deixar esse registro. *

O livro é tocante, emociona e traz grandes lições de vida para todos nós. Randy traz suas palavras e ensinamentos com humor, inteligência e inspiração, otimismo e generosidade.
Ele é forte, focado e vai contando sua história de um jeito incrível.
Amei a leitura, acho que vale como lição de vida para ler e reler de tempos em tempos.

Quotes:
“Muita gente passa a vida lamentando seus problemas. Sempre acreditei que quando se aplica um décimo da energia das reclamações na tentativa de resolver o problema tem-se a surpresa em constatar que tudo pode dar certo.”
“Se ninguém se preocupasse com o que se passa na cabeça dos outros, todos nós seríamos 33% mais eficientes na vida e no trabalho.”

site: Instagram: @viajecomlivros