A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Cachinhos Dourados 21/10/2020

Um amor a todos
O livro fala mais como uma biografia divertida de sua vida de aventuras e com o medo e curiosidade do futuro de sua esposa e seus 3 filhos. Randy Pausch, com 38 anos, está em câncer terminal e decide contar "sua ultima palestra" como a vida pode, não ser só preto e branco, mas colorida de todas as cores e seus sentimentos.

(Chorei muito rsrs)

Lêh | Sonho Lindo de um Leitor 16/03/2020

Incrível essa leitura
Conseguimos sentir a essência de Randy, fantástico como ele aproveita a oportunidade do tempo que lhe resta.

Taise.Arruda 20/06/2023

*Nota :* ? 4,5
*Resenha :*Diagnosticado com câncer terminal no Pâncreas, Randy, prof de Ciência da Computação decide fazer uma Palestra de Despedida. Casado e com e filhos ele inicia a listagem de uma série de sonhos que conseguiu concluir ao longo da breve vida e inúmeros conselhos valiosíssimos para falar em sua palestra e também registros para deixar para seus filhos pequenos.

linedslima 04/06/2022

é a 2° vez que leio esse livro e eu acho muito interessante os tópicos que ele fala, pois ele quis dar uma palestra mesmo sabendo que seus dias de vida estavam contados, acho que a leitura vale a pena pois faz você pensar nas coisas de outra forma

Lua 13/09/2022

Nesse livro bibliográfico, conhecemos Randy, um homem de meia idade que aparentemente vive o ''sonho americano''. Vindo de uma família tradicional, estudou Ciências da Computação, fez doutorado na área se tornando professor universitário, viveu anos solteiro até encontrar uma esposa já perto dos seus 40, teve 3 filhos (com pouca diferença de idade), frequentador da igreja, realizou diversos trabalhos na sua área, inclusive uma estadia de 1 ano da Disney, onde desde a infância passou diversas férias. Uma vida de sonho, até descobrir que estava com câncer terminal aos 47 anos.
Na certeza de que não ia chegar aos 48, se tornar ''eterno'' para além de sua morte, me parece que é o que move Randy. Ele até mesmo diz isso algumas vezes (não com essas palavras). Ele quer ser lembrado, quer transmitir ao mundo o que seus 47 anos lhe ensinaram. Quer deixar ensinamentos de como aproveitar e viver a vida, que ele não poderá transmitir aos seus filhos conforme crescerem. E é o que ele faz, em forma de palestra, e após o sucesso, em forma de livro.

Não acho a motivação de Randy algo errado. Na verdade, acho muito humano o fato dele querer vencer a morte ao seu modo. Ele quer controlar a presença na vida das pessoas mesmo depois de muito tempo em que seu coração parar de bater. Bem, faz 14 anos que ele faleceu e cá estou eu falando dele. Quem consegue esse tipo de presença no mundo? Definitivamente, poucos.

Mas conforme eu lia o livro, eu me senti desconfortável com as lições de Randy. Afinal, o que ele tem a dizer é o recorte da sua própria existência (homem, branco, hetero, rico, inteligente, cristão, americano, pai) e particularmente não conversa com a maioria das existências no mundo.
Mas terminei o livro inspirada, não pelas lições de Randy e sim pela sua própria atitude de sentir que tem algo para dizer ao mundo.
E mais ainda, me deixou imensamente curiosa: quais as lições de vida que uma mãe em uma zona de guerra poderia transmitir ao mundo? Ou uma criança órfã no norte da Índia? Ou de um bilionário na Grécia? Ou uma idosa indígena de 100 anos que aguarda a morte por velhice na América Central? Ou eu, quais as lições de vida que eu teria para transmitir no meu leito de morte?

Muitas realidades, muitas lições, todas elas verdadeiras. Lição número 1: tente ouvir todas elas.

Leitora Viciada 10/02/2009

Não apenas uma lição final e sim uma lição para toda a vida!
Eu li o livro num só dia pois a linguagem é simples e rápida, o livro é curto.

Não costumo gostar desse tipo de livro, de alguém querendo vender algo dizendo que está nos passando uma lição de vida etc...

Mas esse eu me interessei pois o câncer é algo presente em minha vida, algo que levou meus pais.

O autor escreveu o livro, fez a palestra para deixar aos seus filhos pequenos. Fotografias, filmagens e até um fantástico currículo e trabalhos famosos não bastariam para ele deixar de lembrança aos filhos.

Ele deixa bem claro que seu maior temor é que seus filhos futuramente não tenham idéia de quem ele foi. Ele ama sua esposa mas é frio para assumir que ela terá capacidade para criar os filhos dele.

Ele é muito frio, como quase todo cientista é e faz uma análise de toda sua vida, apontando fatos, erros e acertos, e concluindo como se deve viver. No fim das contas ele tenta ser metódico mas acaba passando muita ternura durante o livro.

Você se coloca no lugar dele e imagina o que faria se estivesse para morrer. você conseguiria planejar tudo, para deixar sua esposa e filhos bem após sua partida? Você conseguiria analisar sua vida e apontar o certo e o errado? Você conseguiria deixar um marco para não ser mais esquecido?

Ele faz tudo isso num livro simples e mais que isso: Nos prova que não devemos ter medo de enfrentarmos nosso destino, que não podemos fugir dos acontecimentos mas que ao mesmo tempo não devemos aceitar nenhuma derrota e sim estar sempre tentando, lutando, analisando os possíveis caminhos para melhorarmos a vida. E viva, sorria, pense positivo pois a vida é curta para você ficar remoendo o passado, resmungando ou se arrependendo de coisas que já passaram.

Muito boa a lição.

Fernanda 02/08/2021

Resenha
Quando eu li a contra capa do livro, imaginei que ia me deparar com um livro extremamente triste, afinal se trata de uma história real de alguém que tem cancer terminal. Mas me enganei. Claro, o fato de estar com os dias contados a todo momento é lembrado no livro, mas o livro fala de vida!

O autor dividiu os capítulos como se fossem períodos de sua vida: o convite da palestra , a preparação dela e quase todo o livro mostra o que foi falado na palestra sobre cada período de sua vida. Sonhos de infância, os pais, aventuras de vida, histórias sobre seus alunos, como conheceu sua esposa, lições aprendidas durante a vida.

O livro é quase como um manual de como viver a vida plenamente.
O autor e personagem dessa história real é professor do departamento de Ciência da Computação, pronto..nesse ponto agucei mais ainda minha concentração, afinal, eu Fernanda, sou da área de tecnologia, porém meu curso é Sistemas de Informação. Enfim...o autor fala sim de assuntos ligados à sua profissão, mas nada que leigos no assunto não possam entender.

Nesta palestra de despedida que ele conta em detalhes no livro, ele tenta abordar assuntos e transmitir mensagens, nas quais, seus filhos quando adultos, possam guardar como recordação de quem foi o pai deles.

História emocionante que trata de vida!!! Este livro eu tenho vontade de deixar na cabeceira da minha cama sempre, para de vez em quando, abrir numa página qualquer e lembrar de certos pontos importantes valorizar quando estamos vivos. E acho que vou deixá-lo sim... hehe.

Super recomendo e aconselho lerem. Vocês vão adorar!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-licao-final.html

Francinne 10/12/2020

A lic?a?o final pode parecer ser o nome perfeito para esse livro, mas lic?a?o de vida seria um perfeito nome tambe?m.
Randy Pasch foi um professor em uma instituic?a?o de ensino e pesquisa, em 2006 foi diagnosticado com um ca?ncer pancrea?tico, assim comec?ando seu tratamento. Em 2007 Randy descobriu que seu ca?ncer era terminal, comec?ou enta?o um novo tratamento com o objetivo de prolongar o seu tempo de vida.
Randy acaba decidindo que faria sua palestra final, deixando assim seu legado para seus filhos, que eram pequenos. Sua palestra era toda com intuito de falar somente sobre vida, sobre pessoas importantes que passaram por ele no decorrer de sua vive?ncia.
No desenrolar do livro Randy conta sobre sua vida, seus sonhos concretizado, sua fami?lia, sobre o ca?ncer e o preparo para essa palestra.
Considerei na?o so? um livro de autoajuda, mas tambe?m uma biografia da pessoa extraordina?ria que Randy foi.
A narrativa e? muito tranquila, e? um tipo de livro que eu com toda certeza teria uma leitura mais lenta, mas foi muito fluida. E? um livro emocionante, te faz refletir sobre a vida de forma completa. Randy foi uma pessoal sensacional e conseguiu compartilhar disso da melhor forma mesmo com pouco tempo de vida.
E? um livro que recomendo para qualquer pessoa independente da fase que esteja passando na vida.

Patricia543 01/01/2017

Excepcional!
Eu tenho uma ligação forte com livros que abordam histórias sobre câncer.
Quando minha mãe foi diagnosticada com neoplasia de mama, não sabia o que fazer, o que pensar e não tinha amigos que compreendiam a dor (o que fez com que muitos se afastassem) - nesse período, questão de 15 dias, meu pai resolveu nos abandonar, então pode-se imaginar a minha cabeça com até então 21 anos.

Para não estender muito, gostaria somente de destacar que gostaria muito de ter tido a honra de conhecer Randy, seria uma sorte ter um amigo e uma pessoa de grande coração, de personalidade e que realmente soube o que era a vida.
Recomendo o livro não somente por abraçar as doenças crônicas, mas pelas lições dadas por Randy e sua intenção de manter-se presente para os filhos através de suas ações, pensamentos, palavras.

Obrigada, Randy Pausch.

Mateus 11/12/2010

Definitivamente nunca irá existir alguém com tanto bom humor e tanta paixão pela vida como Randy Pausch. Sua felicidade e diversão, mesmo estando à beira da morte, leva a todos os leitores de A Lição Final repensarem suas vidas e verem se a lamentação por todos os obstáculos é a verdadeira solução para seus problemas.

Randy Pausch foi diagnosticado com um câncer no pâncreas em 2008, e sofreu ao receber a notícia como qualquer pessoa sofreria. Mas ao contrário de muitos que ficariam apenas se lamentando em seus poucos meses restantes de vida, Randy resolve deixar um legado para seus filhos, sua mulher, seus amigos e seus colegas de trabalho. Resolve fazer uma palestra de despedida na universidade em que trabalhava para dizer um adeus definitivo a todos e deixar uma lição final.

Confesso que nunca gostei de livros de auto-ajuda, pois o gênero nunca me agradou. Porém A Lição Final tem um jeito todo especial de ser narrado, e ao mesmo tempo que Randy Pausch nos conta sobre sua vida, vai nos ensinando maneiras para encarar melhor as muralhas que podem surgir em nosso caminho. A história deste bravo homem é super emocionante, e realmente vale a pena ser lida, pois podemos tirar lições valiosas de tudo isso.

Para finalizar, deixo algumas palavras de Randy Pausch, um eterno tigrão brincalhão:
"Quero dizer, eu simplesmente não sei como não me divertir. Estou morrendo e continuo me divertindo. E vou ser assim até o último dia. Porque não há outra maneira de se levar a vida."
Léia Viana 12/12/2010minha estante
É impossível não se comover com este livro!

Marina Miury 19/12/2010minha estante
*-* É Mateus, parece realmente bom! ;) Vou colocar na minha lista!

x Dida 12/01/2011minha estante
Muito boa a resenha, o livro se parece com um livro que li, A Última Grande Lição (coincidência?), de Mitch Albom, onde o personagens também está morrendo e começa a conversar semanalmente com um aluno seu, é ótimo. Vou ler esse agora :D

Victória Ferraz 12/01/2013

A lição Final, Randy Pausch
Eu não sei muito bem o que eu esperava do livro. Talvez algo mais 'chocante', emocionante, daquele modelo que nos faz chorar, sabe? Imaginava algo que o autor se lamenta, não exatamente de uma maneira "coitadinho(a)", mas que faz com que você fique como coração na mão por dó dele(a).
Mas digamos que esse autor não é Randy Pausch, que supostamente tinha mais coisas para fazer, do que perder seu precioso tempo escrevendo palavras que trariam tristezas, não apenas para todas as pessoas que leram, ou irão ler um dia, como também, seus filhos futuramente.
Assim, pode-se dizer que Pausch teve seu 'final' feliz (ou não).
Vamos reformular:
Assim, pode-se dizer que Pausch teve um final realizado, por tudo o que conseguiu na vida, onde chegou, por ter a família que teve, e principalmente suas lições de vida.

'A lição final' é um livro, que demonstra que toda (verdade, toda), muralha tem sua razão, e toda muralha pode ser derrubada.

E para finalizar... deixo com vocês, leitores, um pequeno trecho que todos deveriam conhecer e praticar:
"As muralhas existem por algum motivo. Para nos dar a chance de mostrar a força das nossas aspirações."
Pág.: 93

Edmar.Candeia 10/11/2018

Releitura
Havia lido há bastante tempo, nessa nova leitura pude relembrar algumas passagens interessantes que servem como lições de vida.

Lariee 30/05/2013

Nossa infância, um novo modo de vê-la.
O Importante não é a maneira de se realizar os sonhos. O Importante é a maneira de se conduzir a vida. Se você conduz a vida de maneira correta, o carma se resolve por si.
E então... Os sonhos virão até você.
- Randy Pausch

"Randy Pausch professor da Carnegie Mellon University, descobriu que tinha 10 tumores no fígado e que lhe restavam apenas alguns meses de vida. Pai de três crianças e casado com uma mulher que julga ser dos seus sonhos, Randy se vê em uma via sem saída, onde morrerá antes de seus filhos terem noção de quem ele é.
Então, ele resolve fazer uma palestra de despedida e dedica o seu pouco tempo de vida nesse projeto, que será gravado para seus filhos no futuro poderem entender quem ele foi e o que ele presava."

Toda vez que toco na capa desse livro, me vem na cabeça o quanto eu aprendi com o Randy. Ele fala sobre sonhos, sobre viver.
Muito mais que sonhar, realizar esses sonhos é essencial, segundo ele. Fazer com que sua vida seja uma fábrica de sonhos realizados, de sorrisos e tentativas bem sucedidas, mesmo que não seja daquela forma que você tanto quis. Talvez, realizar-se não seja diretamente conseguir tudo que quer, mas sim conseguir da melhor forma possível naquele momento.
Randy nos faz sonhar com as pequenas coisas, porque ele sempre sonhou assim.
No final das contas, aquilo que ele quis passar para os seus filhos, é muito mais valioso do que ele talvez pudesse imaginar.
E tenho certeza, que seus filhos vão saber quem ele é e vão entender o quanto é bom sonhar, porque com a arte de ensinar, Randy nos faz crescer e seus filhos terão essa oportunidade também. E eles acreditaram no futuro finito de coisas maravilhosas que terão!

M@ri 14/12/2009

A Verdadeira Lição
Minha avaliação: Excelente
A Lição Final é um livro que todos deveriam ler. Randy Pausch enfrentou com coragem e determinação um câncer no pâncreas. Viveu seus últimos 6 meses, acreditando em seus sonhos, divertindo, vivendo, amando e o mais importante deixando suas lembranças e impressões. Sua obra é fantástica, conhecer um pouco de sua história para mim foi um privilégio. Ele relata desde seus sonhos de infância , ficar em gravidade zero, ser o capitão Kirk, ganhar bichos de pelúcia em parques de diversão, escrever um artigo no World Book Encyclopedia, trabalhar com a Walt Disney Co. e jogar em algum time da Liga Nacional de Futebol, até o abraço que recebeu de sua esposa na palestra de despedida. O que mais me surpreende é que Randy realizou todos os seus sonhos de infância, e fico pensando, quantos de nós acabamos perdendo nossos sonhos de infância na rotina que massacra e no sofrimento que insistimos em manter em nosso coração? Admiro seu trabalho e hoje cito Randy Pausch em minhas aulas. Suas lições são um combustível para a alma. Seu livro é o verdadeiro amor traduzido em palavras.

Meus destaques: "O importante não é a maneira de se realizar os sonhos. O importante é a maneira de se conduzir a vida. Se você conduz a vida de maneira correta, o carma se resolve por si. Os sonhos virão até você."

"Em minha opinião, a função dos pais é encorajar os filhos a desenvolverem a alegria de viver e uma grande necessidade de seguirem os próprios sonhos. O máximo que podemos fazer é ajudá-los a criarem um conjunto de ferramentas pessoais para essa tarefa. Meus sonhos para meus filhos, portanto, são muito precisos: quero que cada qual encontre seu caminho para a realização. E como não estarei aqui, quero deixar bem claro: crianças, não tentem imaginar o que eu gostaria que vocês se tornassem. Quero que se tornem aquilo que quiserem se tornar."

"É doloroso pensar que não terão um pai quando ficarem mais velhos. Quando choro no chuveiro, em geral não estou pensando “não os verei fazendo isso”, ou “não os verei fazendo aquilo”. Penso no fato de eles não terem pai. Concentro-me mais no que eles perderão do que no que eu perderei. Sim, parte de minha tristeza é “eu não isso, eu não aquilo…”. Porém, uma parte maior se aflige por eles. Fico pensando: “eles não isso… eles não aquilo…”. É o que fica ruminando dentro de meu peito, quando permito. Sei que eles se lembrarão de mim talvez de uma maneira um tanto confusa. Por isso eu tento fazer com eles atividades que considerarão inesquecíveis. Quero que suas recordações sejam as mais nítidas possíveis. Dylan e eu tiramos uns dias de férias para nadar com os golfinhos. Uma criança não esquece facilmente que nadou com golfinhos. Tiramos muitas fotos. Vou levar Logan à Disney, lugar que com certeza ele vai amar tanto quanto eu. Gostará de conhecer o Mickey Mouse. Eu já o conheço e, portanto, posso fazer as apresentações. Jai e eu também vamos levar Dylan, pois Logan parece não considerar suas experiências completas sem a participação do irmão mais velho. Todas as noites, na hora de dormir, quando pergunto a Logan qual foi a melhor parte de seu dia, ele sempre responde: “Brincar com Dylan.” Quando lhe pergunto a pior parte do dia, ele também responde: “Brincar com Dylan.” Basta isso para se perceber quanto são unidos. Tenho consciência de que Chloe não se lembrará de mim. Ainda é pequena demais. Porém, quero que ela cresça sabendo que fui o primeiro homem a se apaixonar por ela. Sempre achei que o relacionamento de pai e filha era descrito com exagero. Mas posso afirmar que é real. Às vezes, ela me olha e eu me derreto."

Edna 14/11/2017

Seja sempre você mesmo
A lição final de Randy Pausch é uma biografia de força.
Randy narra desde a infância os fatos que o levaram a ser a pessoa perseverante que foi a vida toda.
Ao ser diagnosticado com câncer nas pâncreas ele age como se a vida lhe estivesse dando a cada dia uma chance para ser ele mesmo e dobrar o amor pela família, pelos filhos e pelos acadêmicos de várias partes do mundo como Austrália, seu lugar de origem, Coréia e Singapura a quem ministra palestras.
Ele prepara as paleserás baseados nos fatos em que viveu e transmite uma força intensa.
Eu não costumo ler auto-ajuda mas esse livro por ser uma edição linda e me e me vi dentro da história e do Drama de Randy e sua família.
Citações do livro:
1. Saiam pelo mundo fazendo pelos outros o que alguém fez para você.
2.Digam sempre a verdade!
3/5