A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Victória Ferraz 12/01/2013

A lição Final, Randy Pausch
Eu não sei muito bem o que eu esperava do livro. Talvez algo mais 'chocante', emocionante, daquele modelo que nos faz chorar, sabe? Imaginava algo que o autor se lamenta, não exatamente de uma maneira "coitadinho(a)", mas que faz com que você fique como coração na mão por dó dele(a).
Mas digamos que esse autor não é Randy Pausch, que supostamente tinha mais coisas para fazer, do que perder seu precioso tempo escrevendo palavras que trariam tristezas, não apenas para todas as pessoas que leram, ou irão ler um dia, como também, seus filhos futuramente.
Assim, pode-se dizer que Pausch teve seu 'final' feliz (ou não).
Vamos reformular:
Assim, pode-se dizer que Pausch teve um final realizado, por tudo o que conseguiu na vida, onde chegou, por ter a família que teve, e principalmente suas lições de vida.

'A lição final' é um livro, que demonstra que toda (verdade, toda), muralha tem sua razão, e toda muralha pode ser derrubada.

E para finalizar... deixo com vocês, leitores, um pequeno trecho que todos deveriam conhecer e praticar:
"As muralhas existem por algum motivo. Para nos dar a chance de mostrar a força das nossas aspirações."
Pág.: 93

Eduardo 21/01/2010

Não recomendo.
O livro é muito "bunitinho" e tal.

Mas o livro é direcionado aos filhos do autor.

Não fica muito interessante para os leitores comuns.

Jéssica Ramos 21/02/2010

Uma bela lição de vida!
Emocionante e encantador :)

Elis 13/01/2009

A lição....
O que dizer de um livro de um Pai que não poderá crescer com seus filhos e envelhecer com a mulher que ama. Simplesmente excepcional. Ele realmente deixou uma mensagem para o mundo, onde se aprende como jogar com as peças que se tem. Ele fez com que todos que amavam se lembrassem dele, de todos os seus momentos, deu coragem a mulher para prosseguir depois que ele se fosse, pensou em cada detalhe e foi um ótimo Pai enquanto esteve vivo e continuou sendo depois que se foi. Teve partes do livro em que me emocionei, chorei,ri, acreditei num futuro onde tudo pode ser melhor, se diz as palavras certas, na hora certa, as pessoas certas. Se antes já sonhava porque gostava, agora sonho por certeza de que tudo vai dar certo. Tem pessoas que querem estar vivas como Randy e acabam morrendo, mas deixam um grande legado para as gerações futuras. E a pessoas vivas querendo morrer, porque acabam esquecendo o quanto pode ser bom esse mundo e sendo covardes para viver essa magia que é a vida.

Resumindo esse livro é uma lição de vida de uma pessoa que fez de tudo para viver, pórem o destino não deixou ele vencer, mas com seu otimismo ele deu uma rasteira no destino e escreveu esse livro para todos saberem o quão importante são os sonhos e a família.

Recomendo esse livro a todas as pessoas do mundo, pois A Lição Final, mostra o que se pode estar perdendo na vida única que temos.

Mateus 11/12/2010

Definitivamente nunca irá existir alguém com tanto bom humor e tanta paixão pela vida como Randy Pausch. Sua felicidade e diversão, mesmo estando à beira da morte, leva a todos os leitores de A Lição Final repensarem suas vidas e verem se a lamentação por todos os obstáculos é a verdadeira solução para seus problemas.

Randy Pausch foi diagnosticado com um câncer no pâncreas em 2008, e sofreu ao receber a notícia como qualquer pessoa sofreria. Mas ao contrário de muitos que ficariam apenas se lamentando em seus poucos meses restantes de vida, Randy resolve deixar um legado para seus filhos, sua mulher, seus amigos e seus colegas de trabalho. Resolve fazer uma palestra de despedida na universidade em que trabalhava para dizer um adeus definitivo a todos e deixar uma lição final.

Confesso que nunca gostei de livros de auto-ajuda, pois o gênero nunca me agradou. Porém A Lição Final tem um jeito todo especial de ser narrado, e ao mesmo tempo que Randy Pausch nos conta sobre sua vida, vai nos ensinando maneiras para encarar melhor as muralhas que podem surgir em nosso caminho. A história deste bravo homem é super emocionante, e realmente vale a pena ser lida, pois podemos tirar lições valiosas de tudo isso.

Para finalizar, deixo algumas palavras de Randy Pausch, um eterno tigrão brincalhão:
"Quero dizer, eu simplesmente não sei como não me divertir. Estou morrendo e continuo me divertindo. E vou ser assim até o último dia. Porque não há outra maneira de se levar a vida."
Léia Viana 12/12/2010minha estante
É impossível não se comover com este livro!

Marina Miury 19/12/2010minha estante
*-* É Mateus, parece realmente bom! ;) Vou colocar na minha lista!

x Dida 12/01/2011minha estante
Muito boa a resenha, o livro se parece com um livro que li, A Última Grande Lição (coincidência?), de Mitch Albom, onde o personagens também está morrendo e começa a conversar semanalmente com um aluno seu, é ótimo. Vou ler esse agora :D

igorvil 06/09/2009

Uma verdadeira lição
Um ótimo livro de leitura fácil e acessível a todos.

Randy Paush perde pouco tempo para falar da sua morte e de seus problemas, ele usa esse tempo para ensinar e passar algumas lições preciosas para a vida de qualquer pessoa.

Seus ensinamentos refletem tudo o que ele passou em vida; vida essa que está prestes a acabar, mas que ele faz questão de deixar como legado algumas lições que são básicas na vida de todos, mas que por muitas vezes nos esquecemos de segui-las.

Randy nos faz lembrar das atitudes mais simples que podem afetar a nós e aos que estão a nossa volta de maneira positiva. O livro não é um amontoado de dicas de auto ajuda e sim um autobiografia inspiradora que nos faz lembrar o quanto a vida é preciosa e como temos que aproveita-la ao máximo.

AmadoThriller 29/08/2021

A história de Randy é inspiradora, nos motiva ver uma pessoa que conquistou tantas coisas que queria sem passar por cima de ninguém. Também me revolta um pouco ver a história de um ser humano tão bom e saber que sua vida foi ceifada tão cedo por essa doença horrível. Quantas coisas fantásticas Randy poderia ter feito se tivesse mais tempo de vida? Apesar da bonita e exemplar trajetória de vida deste professor, o livro não me emocionou como achei que seria, tem bons conselhos, mas não me tocou ao ponto de considerar uma lição de vida.

Kivhia 15/06/2020

Livro lindinho.
Por mais que seja uma história triste, a leitura é super leve. E por ser uma história real, nos afeta bem mais rsrs
Gostei demais.

Gigi 05/12/2010

A grande lição
Randy me ensinou muito com algumas frases que ele disse em seu livro, nossa e até chorei quando li sobre o dia em que ele descobriu que iria morrer, e mesmo assim teve força pra não ficar em baixo de uma coberta e se acabar de chorar por conta de sua doença.

"se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo" - Walt Disney
"o simples fato de estar ao volante não significa ter o direito de passar por cima dos outros."
"Se você se esforça e ninguém lhe diz nada, é sinal de que desistiram de você"
"eu não acredito em situação de fracasso" - Willian Shatner (capitão Kirk)
"Os obstáculos existem por algum motivo. não estão ali para nos impedir de entrar. Eles existem para nos dar uma chance de mostrarmos a força de nossas aspirações"

Gostaria muito que esse cara não tivesse morrido, mas hoje eu sei que se ele não tivesse partido, não saberíamos o quão maravilhoso é simplesmente viver a vida. Pausch faleceu no dia 25 de julho de 2008 em sua casa na Virgínia. E deixou um legado muito lindo não só para seus 3 filhos pequenos Dylan, Logan e Chloe, mas deixou pra mim e pra várias pessoas que se acha fraco.

Ana Santos 16/02/2020

A lição que não morrerá e jamais esqueceremos...
Autor do livro: Randy Pausch, professor da Universidade Carnegie Mellon, do curso de Ciências da Computação em parceria com Jeffrey Zaslom, escritor americano e colunista do The Wall Street Journal.
“A última lição”, uma autobiográfica do professor Randy Pausch, que após diagnosticado com câncer e poucos meses de vida decide ter uma postura diferente do que temos visto nos últimos tempos com a mesma situação. Randy decide deixar um legado, um ensinamento para os seus filhos, esposa, amigos, familiares, alunos... e para quem se permitir...
O livro contém 260 páginas, de capa dura, com agradecimentos, imagens das histórias contadas no livro e publicado pela Editora: Agir.
“A última lição”, uma obra autobiográfica do professor e pesquisador da Universidade Carnegie Mellon que ao ser diagnosticado com câncer decide deixar alguns ensinamentos como herança (para os seus filhos, amigos e familiares), por meio de uma palestra, que posteriormente se transforou neste belo livro, juntamente com o escritor Jeffrey Zasllow.
Apesar de ser um livro intitulado: “A última lição”, não é uma obra de autoajuda e nem depressiva, pois consegue superar as expectativas dos futuros leitores, sabendo que o surgimento do livro foi através da constatação de uma grave doença, o câncer no pâncreas.
Um livro recomendável para todos, pois não foca apenas na doença de Randy pelo contrário, o escritor só cita a doença por ser a origem da palestra e do próprio livro.

Castelo 11/06/2020

A lição Final
Por outro ótica ou estrutura percebemos as coisas mais importantes da vida, e esse livro mostra muito desses aspectos que deixamos passar despercebidos, uma história linda com muito aprendizado, desafios e conquistas tirando proveito dos momentos como lição e nos incentivando a olhar pra vida de forma diferente, Excelente !
Felipe 13/06/2020minha estante
Grandes palavras e grande livro!

Castelo 13/06/2020minha estante
Obrigado, com certeza é !

Patricia543 01/01/2017

Excepcional!
Eu tenho uma ligação forte com livros que abordam histórias sobre câncer.
Quando minha mãe foi diagnosticada com neoplasia de mama, não sabia o que fazer, o que pensar e não tinha amigos que compreendiam a dor (o que fez com que muitos se afastassem) - nesse período, questão de 15 dias, meu pai resolveu nos abandonar, então pode-se imaginar a minha cabeça com até então 21 anos.

Para não estender muito, gostaria somente de destacar que gostaria muito de ter tido a honra de conhecer Randy, seria uma sorte ter um amigo e uma pessoa de grande coração, de personalidade e que realmente soube o que era a vida.
Recomendo o livro não somente por abraçar as doenças crônicas, mas pelas lições dadas por Randy e sua intenção de manter-se presente para os filhos através de suas ações, pensamentos, palavras.

Obrigada, Randy Pausch.

Edmar.Candeia 10/11/2018

Releitura
Havia lido há bastante tempo, nessa nova leitura pude relembrar algumas passagens interessantes que servem como lições de vida.

Léia Viana 28/09/2010

Comovente
Este livro foi um presente de Natal em 2008. Eu já conhecia a história deste professor através de um programa de TV, na época, fiquei sensibilizada e, como boa parte de quem assistiu me imaginei naquela situação.

Como enfrentar poucos meses de vida? Como vivê-la quando se tem muito o que experimentar, fazer, vivenciar? Como?

Abri o livro e em um único dia devorei-o inteiro, parando somente algumas vezes para conter a emoção que Randy nos passa, ao dividir em seu livro suas lembranças e seus conselhos a respeito da vida.

“...o importante não é bater, mas sim apanhar e continuar lutando.”

Impossível não se comover!