O Fogo Entre a Névoa

Resenhas - O Fogo Entre a Névoa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nikolle - Paradise Books 29/08/2018

Esperava mais, porém curti
Desde pequena Hattori Mariko ouvia que por ser mulher tinha que apenas abaixar a cabeça e acatar ordens, e mesmo sempre indo contra tudo o que sua família desejasse que fosse, ela não podia impedir o inevitável. Seu pai praticamente a vendeu para um casamento que aumentaria o status do seu clã, e agora aos 17 anos estava prometida ao filho do Imperador.

Porém no caminho para a cidade Imperial, sua caravana é atacada violentamente, e ela acaba sendo a única sobrevivente, escapando por pouco pela Floresta Jukai. Ser dada como morta acaba sendo uma grande oportunidade para Mariko ter um pouco de liberdade. E é se vestindo como um garoto camponês, que ela vai conseguir infiltrar e espionar o Clã Negro, que é supostamente o grupo que criou a emboscada para matá-la.

Por mais que tenha agora o que tanto desejou, Mariko não imaginou o quão difícil seria manter essa nova personalidade que criou, e como teria que endurecer seu espírito e superar seus medos sozinha. Na sua estadia com o Clã Negro, nossa protagonista irá conhecer cada um dos oficiais e seu líder, Ranmaru, na tentativa de encontrar suas fraquezas e descobrir o motivo pelo qual sua caravana foi um alvo.

O problema de tudo é que, quanto mais tempo Mariko passa com o grupo sua ligação com eles se torna mais forte, e acaba percebendo que com o Clã ela finalmente achou um lugar ao qual pertence, e após se aproximar tanto deles, ela acaba descobrindo segredos que vão faze-la se questionar sobre tudo o que já acreditou, e repensar seus conceitos sobre as pessoas que mais confiava.

O Fogo Entre a Névoa é um lançamento que eu estava aguardando há um tempo, principalmente por ser um livro inspirado na história da Mulan, e além disso se passar no Japão Feudal. Renee Ahdieh continua com uma escrita maravilhosa aqui, que sabe nos dar detalhes suficientes sobre o ambiente em volta dos personagens, sem ser cansativo, e traz um choque de culta diferente.

Os personagens são bem interessantes e me fizeram lembrar de alguns animes antigos de samurais que já assisti. Mariko foi uma protagonista interessante de acompanhar e ver crescer, principalmente durante os diálogos em que ela está presente, sempre traz uma energia maior para a cena. O desenvolvimento de cada plot é muito bom, dando destaque para algumas revelações do final, que me surpreenderam um pouco. Como eu já estava esperando, a fantasia incluída na história é bem leve e natural para o enredo e simplesmente adorei!

Apenas não dei 5 estrelas porque me incomodei com a constante repetição de certas frases nos capítulos da personagem principal, chega uma hora que perde o impacto. E também o romance que foi de certo modo abrupto, na minha opinião a conexão do casal estava começando a se elevar da amizade criada entre os dois, e a autora já pulou para uma paixão escandalosa.

Yasmim.Nunes 28/04/2023

Lindo lindo lindo lindooooooo
Prometeu nada e entregou tudooooooooo, eu estou absolutamente obcecada pelo universo e por shazi e Khalid, mil vezes eu tive um treco lendo por causa desses dois, aconteceu tanta coisa que nem parece que só tem 200 páginas. Já tô de luto porque só tem mais uma sequência e um livro de contos, eu leria fácil 10 livros com esses dois

Malucas Por Romances 24/08/2018

Já podem publicar o segundo :D
Olá, leitores!
Hoje no blog trago uma resenha para quem gosta de fantasia. Logo quando eu soube do lançamento eu fiquei doida para ler. O livro se passa no Japão Feudal e lembra da história de Mulan. Ficou curiosa para saber o que achei dessa história? Vem comigo nessa resenha.

"Controle é uma ilusão. Expectativas não vão reger os meus. Não mais."

O Fogo Entre a Névoa é o primeiro livro da série Flame in The Mist, da autora Renée Ahdieh, publicado pela Globo Alt. A autora já é conhecida por aqui pela duologia A Fúria e a Aurora e que eu já li e amei demais. Com as expectativas lá em cima e com a promessa que a históira une Mulan e O Japão Feudal eu comecei a leitura, e não é que eu me encantei logo nas primeiras páginas.

O livro conta a história de Hattori Mariko, filha de um respeitado samurai e que foi prometida ao casamento de um filho do imperador. Mariko está indo para conhecer seu futuro marido até que sua carruagem é atacada e só ela sobrevive. Ela foge para floresta e decide descobrir por si própria quem foi que atacou sua carruagem, Mariko quer saber quem a quer morta. Todos os caminhos apontam para o Clã Negro e ela vai se disfarçar de menino e tentar entrar nesse clã. Mas ao se aproximar no grupo rebelde ela vai descobrir segredos, traições e fazer amigos. Será que o Clã Negro é o inimigo? Mariko vai ter que descobrir se infiltrando e tornando amiga deles.

Logo no começo da história fiquei encantada com os detalhes que a autora não deixou de fora. Confesso que tive que pegar o google para saber o significado das palavras, já que é a primeira vez que leio algum livro com esse tema e confesso que estou apaixonada. Vendo as imagens no google fiquei ainda mais dentro da história, então eu recomendo essa pesquisa se for ler e também não for acostumada com algumas palavras japonesas.

Por ser um livro de fantasia você pode ficar um pouco perdida até saber quem é quem, mas quando você enfim entender quem é quem na história a leitura vai fluir que é uma beleza. Li esse livro em dois dias e quero desesperadamente o próximo livro.

Hattori Mariko apesar de algumas pessoas criticarem eu gostei bastante dessa mocinha. Ela sabe qual é o seu lugar na sociedade e não aceita mais viver assim, até que ela larga tudo e vai em busca de quem a matou. A história promete ser parecida com Mulan, mas só achei parecido por ela se disfarçar também de menino, fora isso não vi nenhuma outra coisa parecida.

Os personagens que cativam logo quando são apresentados na história e que você vai sempre querer saber mais sobre eles são Okami e Ranmaru. Eles são membros do Clã Negro e tem um mistério sobre seu passado que eu adorei descobrir a cada página e não vejo a hora de saber mais sobre eles. Okami a primeiro momento você não dá nada por ele e quando você ver ele quem vai dominar a história. Esse personagem vai fazer você suspirar.

A história apesar de se passar em sua maioria na floresta, não quer dizer que não vai ter reviravoltas. Por ser o primeiro livro da série acredito que a autora foi mais devagar nas cenas de ação para podermos conhecer mais cada personagem. Mas vai ter sim muita cena de lutas, reviravoltas e claro um romance para deixar nós malucas por romances ainda mais ligada na história.

"Não serei mais jogada de um lado para o outro por homens. Não sou um animal para ser comprada ou vendida."

No final pensei que meu livro estava faltando páginas e só pensava: como assim acabou? A história acaba do nada e muitas coisas ficaram em aberto. Não vejo a hora de ter o segundo livro em mãos.

A capa eu achei linda, apesar de achar a de lá fora mais ainda. Não sei porque a editora não deixou a mesma capa, mas sabemos que não é tão fácil assim manter a mesma capa. Então agradeço a editora por trazer essa história que me deixou ligada do começo ao fim. O livro é em terceira pessoa com vários personagens contando a história, mas em sua maioria é por .Mariko. Ao final tem um glossário para você não ficar perdida como eu que só fui descobrir no final da leitura rsrs.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com/2018/08/resenha-o-fogo-entre-nevoa-flame-in.html

Kelly 16/08/2018

Fui com muita sede ao pote
Depois de uma temporada angustiante de abstinência de Renée e seus mundos fantásticos, enfim a Globo lança o primeiro volume da nova série da autora. The Flame in te Mist, promete ser uma adaptação de Mulan com o contexto histórico do Japão Feudal.

Não desvie o olhar.

Quem não conhece a história da jovem japonesa que se veste de menino, e parte para a guerra para salvar sua família e proteger seu amado pai?Mula é filha única. Mulan é a minha guerreira favorita, dos filmes da Disney, ela com certeza é a representatividade da mulher e origem do Girl Power! Então imagina meu frenesi quando recebi esse livro?

Em O Fogo entre a Névoa, vamos conhecer e acompanhar a saga de Hitori Mariko, a filha de um dos maiores chefes de clã samurais. Mariko foi oferecida em casamento para Raiden, o filho do imperador para que seu pai obtivesse mais valor e lucros mediante o Imperador. Mas no decorrer do caminho até o palácio, a caravana de Mariko é brutalmente atacada, e a menina sai viva por bem pouco.

Revoltada com sua condição; vendida pelo pai, e atacada por criminosos, Mariko resolve que não mais deixará que sua vida seja levada e comandada por homens, ela quer saber qual o motivo do atentado e quem é o mandante, e é nesse momento que ela resolve se vestir de menino, e adentrar o Clã Negro, se aliar ao inimigo e descobrir sua fraqueza para destruí-lo.

O Clã Negro é um grupo seleto de rapazes que aparentemente agem como Samurais mercenários, pelo menos é assim que Mariko, agora Takeda, acredita serem seus inimigos, porém ao se aproximar do bando, a menina vai descobrir que existe muito mais bondade do que terror nas atitudes do clã, e que a mentira estava mais perto do que ela imaginava.

Esse é o problema sobre usar máscaras. Elas podem ser arrancadas a qualquer momento.

Mas mesmo assim Mariko não me conquistou 100%, talvez viver a sombra de Sherazad seja algo um pouco pesado, mas confesso que fui nessa empolgação, e acho que faltou algo em Mariko. Nossa protagonista aqui apesar de ser decidida e acabar sim, alterando o rumo da sua história e fazendo a diferença, é destrambelhada a beça, se deixa levar pelo impulso e acaba tendo atitudes bem imaturas causando alguns danos no decorrer do enredo, e apesar de Renée ressaltar inúmeras vezes a inteligência da personagem, confesso que fiquei procurando onde e não achei.

Mas nada está perdido, já que no decorrer do enredo é possível vislumbrar o amadurecimento de Mariko, que toma atitudes um pouquinho mais maduras e age com menos ímpeto aos acontecimentos finais, isso me deixa na esperança de que Mariko me surpreenda no próximo volume, me mostrando uma mulher forte, uma guerreira inteligente.

Renée conseguiu mais uma vez criar uma história fantástica, se utilizando da fórmula base que fez sucesso em A Fúria e a Aurora, ela prova que se a fórmula for boa pode sempre funcionar. O livro possui uma pesquisa profunda nos contextos históricos do japão da época feudal, tanto personagens, quanto cultura e cenário foram muito bem desenvolvidos, com descrições que prometem encantar o leitor e levá-lo em um longo passeio por essa cultura tão rica em cores e beleza.

Seja suave como o vento. Silenciosa como a floresta. Feroz como o fogo. Inabalável como a montanha. E você poderá fazer qualquer coisa.

Um livro tem um toque de Mulan e nos faz lembrar do anime, mas além do fato de Mariko ter se vestido de menino, nada mais se compara, vi muitas críticas negativas apontando essa falha, é preciso ter noção que Mariko não é a Mulan, a comparação é apenas o fato de se fazer passar por outro e claro, provar que mesmo menina é capaz de executar certas tarefas tão bem quanto os meninos.

Os personagens secundários são encantadores, impossível não gostar e se divertir com os meninos, assim como é impossível não se apaixonar pela irmã de pela irmã de Okami, que carrega com sigo a graça e feminilidade das belíssimas Gueixas.

Se você está ansioso por essa leitura, e assim como eu é fã de A Fúria e a Aurora, meu conselho é: Não vá com muita cede ao pote, Mariko ainda está amadurecendo e pode te irritar no decorrer das páginas. Conselho dado, siga em paz com leitura e desfrute desse cenário e cultura encantadores e inigualáveis!!!

site: http://www.paraisodasideias.com

Minha Velha Estante 03/11/2018

Resenha do Minho
Hattori Mariko está a um passo de melhorar a vida do seu pai. Filha de um dos mais respeitados samurais, ela é enviada para se casar com o filho do imperador na cidade de Inako, uma jogada esperta para aumentar o legado da família Hattori.

Mariko está acostumada a ser vista como um objeto, já que no Japão feudal as mulheres não são valorizadas e nada pode ser feito para acabar com esse machismo. Mariko é muito inteligente e curiosa, e suas perguntas irritam a qualquer pessoa que a acompanhe. Ela vive à sombra de seu irmão Kenshin, jovem samurai e o único que acredita no potencial de sua irmã.

Durante a viagem a Inako, a caravana de Mariko é atacada e deixando todos mortos. Mariko consegue escapar por pouco e tudo indica que essa barbaridade foi feita pelo temido Clã Negro, um bando de ladrões que aterroriza as redondezas da Floresta Jukai.

As dúvidas surgirão na mente de Mariko. Por que ela foi atacada? Quem deseja a sua morte? Para descobrir essas perguntas, Mariko terá que se infiltrar entre seus inimigos e descobrir quem teria motivos para encomendar sua morte.

Disfarçada de menino, Mariko vai descobrir que nem tudo que ela ouviu é a verdade. À medida que vai conhecendo o Clã Negro, mais dúvidas surgem na sua mente sobre o que é verdade e o que é mentira, e somente ela terá capacidade de descobrir.

Como em A fúria e a aurora, vemos uma personagem feminina de destaque. Mariko é inteligente, sagaz e com uma coragem tamanha. Tem uma cena que ela corta os próprios cabelos para disfarçar a sua feminilidade, aquilo me matou! Nunca que eu teria tamanha coragem para isso, mas como sua sobrevivência dependia disso, ela agarrou essa chance com todas as forças.

A saga de Mariko em descobrir quem são seus verdadeiros inimigos se desdobra em diversas partes da história, e o leitor cria diversas teorias sobre o que pode estar acontecendo por trás das sombras. Conhecer o Clã Negro foi uma surpresa tanto para mim quanto para Mariko, pessoas que servem para um propósito bem diferente do que eu esperava, e gostei de ter conhecido esse lado.

O final do primeiro livro me deixou louco para terminar a história, mas teremos que esperar até o ano que vem para concluir essa história. O destino de Mariko e do Clã Negro está perto de ser definido.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/10/o-fogo-entre-nevoa-renee-ahdieh.html

Kamy ;) 15/03/2022

um livro meio meh...
não foi exatamente um livro ruim, foi só um livro muito raso. Não teve profundidade nos personagens nem na história.

Tris Barreto 19/01/2019

É um ótimo livro, quero continuação para ontem.
Vi muitas críticas sobre esse livro, procastinei um pouco, mas apartir de 100° página as coisas começaram a ficar interessante, realmente há algumas cenas bem paradas, mas no geral é um ótimo livro, gostei dos personagens, os pensamentos da Mariko em relação a mulher na sociedade reflete muito dos meus próprios questionamentos.
O livro se vende como uma versão de Mulan talvez por isso muitas pessoas tenham ido com uma idéia diferente do que ia encontra, mas é um livro somente inspirado na real é bem diferente.
Gostei do casal protagonista, mesmo
O romance tendo corrido um pouco no final eu me senti vendo um anime. Tive um pouco de dificuldade de idealizar alguns personagens como descrito no livro por alguns momentos me remeterem me á um anime que eu adoro.
Os personagens tem potencial, o plot twist do final foi muito bom. Ansiosa para a continuação

Izaareads 28/01/2019

Simplesmente maravilhoso
Eu amei a história.... ponto. Nessa narrativa de Renée Ahdieh conta a história de Mariko filha de um poderoso senhor feudal e irmã do dragão de kai. Ela acaba sendo negociada em casamento pelos seus pais para se casar com o segundo filho do imperador,e quando ela está indo pra cidade imperial encontrar o seu noivo o seu comboio é atacado e ela acaba sendo a única sobrevivente. Disposta a vingar sua família e as pessoas que morreram,ela se veste de menino e vai atrás do clã negro(possível causador do ataque)na tentativa de descobrir quem a quer morta.
Vi muitas opniões divididas sobre esse livro, muitas pessoas achando que a história poderia ser melhor e outra dizendo que não chega nem as pés da outra série da autora... eu adorei o livro. É cinco estrelas,favoritado. Nunca li nada da autora e não fui com muita ?sede ao pote?,isso deve ter ajudado e contribuído para eu ter adorado. A Mariko é dita pelo livro como uma personagem extremamente forte e inteligente,bem ela é realmente muito esperta,mas eu entendo quando as pessoas dizem que ela poderia ser melhor. Eu vejo ela como uma personagem que estava em desenvolvimento,que foi criada para ser submissa e para ser bonita e arrumar um bom partido para casar,como era esperado de todas as mulheres da sociedade dequela época. Ela nunca quis isso,sempre quis ser mais,tomar suas próprias decisões,ser dona da sua própria vida. E levando em consideração a realidade que ela vivia isso já faz dela um personagem forte.
Quando ela vê uma oportunidade de pela primeira vez tomar uma decisão sobre sua própria vida ela agarra,e então ela vai até o clã negro. Eu gostei muito deles,apesar de só desenvolver dois personagens: Õkami e Ranmaru. Eu realmente fiquei na dúvida quando eles aparecem,fiquei me perguntando qual deles seria o interesse amoroso da protagonista. A autora realmente me trolou no início,mas depois ficou nítido que seria com Ôkami. Eu realmente gostei dele(é um dos meus crushs literários)de primeira vc acha que ele é apenas um cara preguiçoso mas depois ele se mostra o mais inteligente dali,sendo o único que percebeu as reais intenções de Mariko.
Amei o romance,ele demora pra acontecer mas quando chega faz vc suspirar. A relação deles é entre amor e ódio,eles vivem discutindo e em algumas partes é até engraçado. Os personagens do clã negro são mais profundos do que aparentam,o próprio clã negro é totalmente diferente do que vc pensa a príncipeo e isso é muito legal.
Não sei muito o que pensar de keshin-irmao de Mariko- no começo ele parece ser um samurai bem horrado como todo mundo fala,mas depois ele fica meio como vilao,enfim espero que a autora se decida no próximo volume.
Estou super ansiosa para a continuação,eu não esperava que fosse gostar tanto dessa história, foi uma surpresa boa. Eu quero que a Mariko vire uma girl power e comece a lutar,que vire uma personagem forte por completo. Quero também que a origem dos poderes de Ôkami e Ranmaru seja explicada pq tipo: de onde eles tiraram aquele poder? Espero que o casal fique junto logo eu realmente gosto deles.
Se vc gosta de fantasia e gosta de Mulan vale a pena ler, é claro que vale lembrar que é uma história baseada e não um reconto. São histórias diferentes com algumas coisas em comum,tem que ficar bem atento para perceber os easter eggs

@blogleiturasdiarias 03/03/2019

Resenha | O Fogo Entre a Névoa
O Fogo Entre a Névoa é uma história que tem tudo para melhorar. É meu primeiro contato com a autora, e saio com a sensação que temos uma duologia com grande potencial, o que me deixa com altas expectativas.

Hattori Mariko, 17 anos, aceitou seu destino: torna-se esposa do filho do Imperador em um casamento político vantajoso para sua família. A caminho de Inako — a cidade Imperial — para que os arranjos finais sejam feitos, ela acaba numa emboscada na Floresta Jukai, onde o objetivo desse ataque é a sua morte. Porém, sendo a única sobrevivente, ela decide ir atrás de quem a quer morta. E para que não seja reconhecida, ou desconfiem que ainda está viva, decide se vestir de camponês e encontrar informações necessárias para descobrir mais sobre o Clã Negro, quem supostamente é o responsável pelo ataque.

Sua aproximação com o Clã Negro lhe fará enxergar maiormente o mundo, colocando em incerteza tudo o que sabe. Nesse meio ela também aprenderá o significado de amor e amizade, podendo por em risco todo o seu plano inicial. O que é o Clã Negro? Porque eles querem matar Hattori? Que verdade põe em indecisão os seus aprendizados?

Inicialmente o que me chamou atenção para realizar a leitura, foi o fato de terem comparado a história com Mulan e trazer como fundo o Japão Feudal. Como sou fã da cultura japonesa e de Mulan — além de que sempre vi elogios a outras obras da Renée Ahdieh — fui atiçada em conhecer o enredo. E felizmente, não me decepcionei. A ambientação descrita é uma das melhores que li em fantasia. Por conhecer bastante os elementos orientais foi fácil ser introduzida e acompanhar o desenvolvimento, e o glossário no final é de grande auxílio para entender os significados de termos japoneses — é um dos maiores acertos pois gosto de encontrar palavras do idioma original no texto.

"Como água? Mariko nunca tivera a fluidez da água, sua graça natural. Sua mãe dizia que ela tinha muita terra nela, era racional demais. Teimosa demais. Quase uma rocha, meio enterrada no solo. Se Mariko era algo que não terra, ela era vento — às vezes intempestiva, sempre invisível." pág. 74

E se acha que a parte fantástica se limita a questão de ser histórico, ficamos surpreendidos ao encontrar componentes de magia propriamente dita. Existe um mistério com relação a como consegui-los e desenvolvê-los, de onde é originado entre outros questionamentos pertinentes — espero que nos sucessores isso apareça com força, já que são dúvidas relevantes. Uma informação de adição, é que até nesse item a inspiração vem da mitologia japonesa. É um prato cheio cultural, o qual me apaixonei e amei!

Sobre os personagens principais, além da Hattori teremos destaques para dois outros protagonistas masculinos. Nossa personagem principal é uma menina que agrada por tentar ser diferente do que se espera da mulher na época. Entre erros e acertos nas atitudes, sua personalidade forte e inteligente é o diferencial. Talvez não agrade todos por causa das suas indecisões e instabilidade, e no meu caso furos na construção que a frente falarei melhor. Os dois protagonistas masculinos são melhores elaborados, ganhando notoriedade, que não irei comentar pois pode virar spoilers. Falo com convicção que suas trajetórias de desenvolvimento são mais interessantes que a "face principal" — sendo um dos maiores motivos de querer ler a continuação.

E por mais que a obra seja cheia de acertos, temos ressalvas. A primeira, e que me incomodou ao ponto de ficar de pé atrás com Hattori, é a forma como se trabalha a construção das situações. Explicando melhor: a transição entre a tentativa de assassinato até Hattori conhecer o Clã Negro é vaga. Sua motivação não é crível e não possui argumentos que nos convença que o correto é ir atrás deles — pareceu birra de criança que quer aparecer para os pais. A minha sensação é que ela decidiu propositalmente entrar numa cilada, que poderia ser evitada, ficando sem sentido do porquê dessa insistência.

O segundo, é o final super clichê — entendam que ser clichê não é sinônimo de ruim. Sabe aquele fim que conseguimos enxergar já na metade páginas!? Pois é, é o caminho optado pela autora. Tenho na minha opinião a sensação que poderia ser melhor destrinchado. Os plot twists são cenas pontuais, em que algumas podem surpreender e outras não. Se você se esforçar um pouco e adentrar realmente na leitura, conseguirá antecipar boa parte deles.

"— Seja veloz como o vento. Silencioso como a floresta. Voraz como o fogo. Inabalável como a montanha. E você poderá fazer qualquer coisa...Até mesmo tirar esse galho de mim." pág. 136

O romance é algo que quero destacar pois é um item que pode se tornar problema dentro da fantasia. Por enquanto na medida certa. Não sobrepõe e nem ultrapassa o assunto principal, apesar de que posteriormente poderá ganhar força e ser um dos motivos de maiores movimentações da narrativa — e isso nem sempre termina bem.

De uma forma geral, para um primeiro volume de série está bom. Tem melhorias a se fazer ao mesmo tempo que contém qualidades agradáveis. Dá aquele gosto inicial para algo que pode eclodir no sucessor. Recomendo, principalmente para quem curte o gênero.

Sobre a parte física, a capa escolhida é condizente com o conteúdo, ainda que eu tenha preferência pela original — acho bonita. A diagramação é a padrão da editora, espaçada e simples. Existe um glossário nas páginas finais que auxilia no entendimento das informações inseridas — confesso que prefiro glossários logo nas primeiras páginas porque sou um pouco lerda, e só fui descobrir a existência dele lá pela metade das folhas. A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista da nossa personagem principal.

Esperemos agora o próximo que pelas informações que pesquisei não tem previsão no Brasil — já foi lançado lá fora. Espero que tenham gostado!

site: http://diariasleituras.blogspot.com/2019/02/resenha-o-fogo-entre-nevoa-reene-ahdieh-flame-in-the-mist-globoalt.html

gab 13/03/2024

Interessante!!!
Eu definitivamente não sou fã de fantasia - já li muito e acabei cansando. mas, esse livro entrou na minha lista por causa do enemies to lovers dele, que é muito bom!!
a história também é muito boa. se aproxima muito da mulan, mas, claro, japonesa. ela é extremamente envolvente e a escrita da autora é muito fluida, de modo que não tem uma parte desse livro que seja chata. os personagens são construídos de uma maneira muito interessante e as relações também, apesar de eu achar que algumas poderiam ter sido mais aprofundadas.
além dessa falta de desenvolvimento de algumas relações, realmente houve uma falta de informação sobre a parte mais "mística" da história. as partes eram confusas e pareciam simplesmente jogadas no texto, porque não houve explicação sobre elas em momento algum.
a proposta é muito boa e tem uma construção aceitável, mas que poderia ter sido feita melhor, rendendo um livro maior ainda, mas mais completo. fora isso, ele é MUITO legal!!! reforço que não tem nenhuma parte chata. realmente colei nele e não desgrudei!! é um livro que ganhou muitos pontos por ser realmente muito envolvente. e o final em aberto ficou muito bom. espero que a continuação venha logo.

Laris 31/03/2019

O Fogo Entre a Névoa | Renée Ahdieh
Durante toda a sua vida, Mariko escutou como era estranha. Mesmo sendo a filha de um respeitável samurai e irmã do notável Dragão de Kai, ela nunca se conteve em seguir os padrões que a sociedade japonesa feudal esperava dela. Casar-se não está nos planos de Mariko, mas ela aceita o pedido de casamento do filho do Imperador, afinal ela deveria se sentir grata por tamanha honra... certo?

Contudo, Mariko não chegou a descobrir, pois durante a viagem ao palácio, sua comitiva é atacada por bando de assassinos saqueadores. Ela acaba sendo a única sobrevivente, mas acabou sendo dada como morta. Mariko decide então se disfarçar de homem e procurar o temível Clã Negro — que ela suspeita ter sido o responsável pelo ataque —, e descobrir quem o contratou para tentar matá-la. Dessa forma, Mariko pretende descobrir a verdade por trás do atentado, de modo a evitar que o ocorrido manche o nome de sua família e, de quebra, fazer com que vejam que ela é mais do que um objeto no mercado matrimonial.

O livro é vendido com a premissa de ser uma releitura de Mulan em um cenário do Japão feudal, mas a única relação que eu vi com a Mulan foi a garota que se passa por um garoto. De resto é tudo completamente diferente, o que eu achei interessante. Gostei que tem varios pontos de vista diferentes que ajudaram a dar um panorama maior para a história e também da cultura japonesa, que foi praticamente uma personagem secundária no livro. A autora também fala bastante dos tratamentos que uma mulher recebe em relação ao homem, ainda mais na sociedade feudalista japonesa, o que gerou algumas ótimas reflexões.

Porém, no geral, senti que o livro foi um tanto parado. Mariko tinha um objetivo que eu não senti que foi concretizado nesse livro, e acho que Ahdieh acabou se perdendo um pouco no real propósito do livro. Mesmo com as reviravoltas incríveis que me fizeram literalmente gritar, sinto que esse livro poderia ter sido bem melhor.

Eu tenho certeza que minhas muitas dúvidas serão respondidas no segundo e último volume (ainda a ser publicado por aqui), e espero que ele seja melhor que o primeiro.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Da autora best-seller Renée Ahdieh, O fogo entre a névoa é uma elaborada história de fantasia que une a história de Mulan ao Japão Feudal HATTORI MARIKO, filha de um respeitado samurai, sabe perfeitamente qual o seu lugar na sociedade. Mariko nasceu mulher e, justamente por isso, sempre ouviu que seu futuro não estava em suas mãos. Aos dezessete anos, ela está prestes a se casar com o filho do imperador, num casamento político que promete elevar ainda mais a posição de sua família. Aparentemente conformada com seu destino, ela inicia sua jornada até a cidade imperial de Inako, acompanhada dos mais prestigiosos samurais e de seus servos mais fiéis. Mas Mariko sequer consegue chegar à Inako: sua carruagem é violentamente atacada na misteriosa Floresta Jukai, com nenhum sobrevivente. Ao escapar por pouco, ela aproveita a liberdade de ser dada como morta e, vestida como um simples camponês, parte em busca de vingança contra o Clã Negro, grupo rebelde supostamente responsável pelo crime. No entanto, ao se aproximar do líder do Clã e de seu braço direito, ela se depara com uma história de segredos, traição e assassinato, que a fará questionar tudo o que sabe. Mais que isso, Mariko aprenderá o significado de amizade e amor em um mundo onde todos a querem morta.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525065353

Berenice.Thais 08/05/2019

Onde está sua força
Mariko e filha de um samurai estava indo para o seu casamento de conveniência quando seu câmbio e atacado, somente ela sobrevive é agora ela quer descobrir quem deseja sua morte e por que..
Vc percebe que ela não é uma mulher daquele tempo ela é diferente com sede de saber, curiosa e isso por certo não era um comportamento adequado a uma mulher,ele foge dos padrões sem esconder que sente medo, acaba descobrindo muitas verdades no qual não queria enxergar envolvendo sua família,e agora ela tem que decidir quem deseja ser...

Marcia 02/06/2019

Um encanto!
O Inicio parece um livro de luta e de violencia, mas com o andar da trama, vamos vendo um encanto e um poder que supera o esperado.
As licões de vida para uma mulher independente na epoca medieval japonesa, com a elegancia e carater dos samurais e gueixas, alem das regras para se ter poder sem liberdade.
Não é um livro de lutas fantasticas mas de lições de vida bem adequadas para a nossa época.
E o melhor de tudo que será uma série, vem mais por aí!

Jucy 30/01/2020

Esperava bem mais!
Quatrocentas páginas desperdiçadas. Resumindo em: 300 páginas sem nenhum acontecimento, 100 páginas muito boas. Só não entendi a necessidade de tanto enchimento de linguiça !

1 | 2 | 3 | 4 | 5