O Fogo Entre a Névoa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 03/02/2021

O Fogo Entre a Névoa
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2018/08/resenha-o-fogo-entre-nevoa.html

Cindy 03/07/2018

Propaganda enganosa e decepção total...
Comprei pela sinopse e foi uma tremenda decepção. A única semelhança com Mulan é que a protagonista é oriental (Mulan é chinesa e Mariko é japonesa) e se disfarça como um garoto. Odeio quando autores/editoras fazem esse tipo de comparação com filmes, séries e animes de sucesso, porque só faz com que o leitor leia o livro cheio de expectativas e se decepcione.

A narrativa é tremendamente arrastada e praticamente nada acontece até as últimas páginas do livro. A escrita da autora pode ser linda e poética em alguns momentos, mas o fato é que ela abusa deste artifício em detrimento de acontecimentos relevantes, momentos de ação e diálogos, o que faz com que a narrativa perca em fluidez tornando a leitura maçante. No ebook são cerca de 400 páginas das quais poderiam ser cortadas umas 300 de encheção de linguiça: descrições intermináveis e pseudo-poéticas do ambiente (folhas, flores, estrelas, ar, água, chuva, etc.) e reflexões repetitivas e desnecessárias da protagonista.

Aliás a protagonista não exerce o menor protagonismo na narrativa, passa a maior parte do livro vagando sem rumo, se deixando levar pelos acontecimentos e pelos outros. Embora a autora a descreva como inteligente e esperta - e repita isso incessantemente no decorrer do livro - Mariko atua o tempo todo de forma estúpida e precipitada e faz as maiores lambanças (ocasionando ferimentos e até mortes). Ela também é fraca, covarde, indecisa e extremamente irritante, do tipo que fala besteiras o tempo todo, só por falar.

Além de Mariko, os únicos outros personagens com algum destaque são Okami e Ranmaru, mesmo assim, pouquíssimo é revelado sobre eles. Em relação aos demais personagens, só sabemos seus nomes e nada sobre caráter, personalidade, passado, etc. Alguns personagens possuem algum tipo de magia, cujo funcionamento e origem não são explicados. Existem algumas criaturas mágicas que também não sabemos de onde surgiram e nem a que vieram.

O livro termina de forma brusca, sem explicar praticamente nada: por que motivo tentaram matar Mariko, quais as motivações que regem os membros da família real, se os príncipes e o irmão de Mariko são mocinhos ou vilões, por que o Clã Negro passa a maior parte do tempo bebendo saquê e vagando pela floresta em vez de fazer algo útil, etc.
Cristina Miller 20/07/2018minha estante
Eu também me decepcionei com esse livro. A sinopse e a capa de um livro podem ser muito enganosas. A Mariko foi uma das protagonistas mais chatas e insuportáveis com quem já tive o desprazer de me deparar durante uma leitura. E a autora fica o tempo todo (de forma irritante) destacando e relembrando a "inteligência e esperteza" da personagem, quando ela age como uma covarde e só faz e diz coisas estúpidas e irrefletidas. Por que a comparação com Mulan se ela é japonesa, além de ser o oposto desta em matéria de personalidade (é estúpida, covarde e nem sequer teve a competência de aprender a lutar para se defender)? Só faltou a inevitável comparação com "Game of Thrones", que está tão em voga nas sinopses de livros atualmente. Além disso, nunca vi um livro de fantasia YA tão parado, com uma narrativa tão arrastada. Meu Deus! Páginas e páginas de "embromation" sem absolutamente nada digno de nota - que tédio!

Laura.Ghirardelli 20/07/2018minha estante
Um verdadeiro porre esse livro, aff! Nunca vi uma história tão parada: todo mundo vagando pela floresta, jogando conversa fora, se enchendo de saquê, mas ação, que é bom mesmo, nada! Onde que essa chatonilda, fracote, energúmena e covardona tem alguma coisa a ver com a Mulan? Caramba, Mulan é uma das minhas heroínas prediletas e ser comparada com essa songamonga da Mariko é uma tremenda ofensa! Como vão fazer uma trilogia com isso eu não sei, haja enrolação pra preencher tantas páginas. Mas essa autora, pelo jeito, é muito boa em encher linguiça e o saco dos leitores....kkkkkk... Não contem comigo para a sequência, tô fora!

Queria Estar Lendo 12/07/2018

Resenha: O Fogo entre a Névoa
Flame in the Mist (O Fogo entre a Névoa) é o primeiro volume da nova série da autora Renée Ahdieh - de A Fúria e a Aurora. Aqui, foi lançado pela Editora Globo Alt. Agora, estamos no Japão medieval. Através de uma narrativa magistral, Renée nos faz mergulhar nesse universo de gueixas, samurais e misticismo, entregando uma trama rica e fascinante.

Mariko é filha de um importante samurai e foi prometida em casamento a um dos filhos do imperador. Quando sua caravana é atacada na travessia para a cerimônia, Mariko é a única sobrevivente do massacre que parece ter sido induzido pelo Clã Sombrio. Decidida a descobrir os motivos que levaram aqueles bandidos a caçá-la, Mariko se disfarça como um garoto e se embrenha nos confins da floresta, envolvendo-se com o grupo ordenado a assassiná-la.

Como nem tudo é preto no branco, sua convivência com os bandidos acabam mostrando que as verdades tidas pela garota até então podem ser grandiosas mentiras construídas por mentes perversas, e que os bandidos talvez não sejam o lado ruim da história, afinal.

Flame in the Mist foi uma grata surpresa. Eu tinha expectativas para esse livro e, por sorte, todas foram alcançadas. Renée, mais uma vez, entrega uma história sensível sobre uma cultura rica e personagens muito bem construídos.

"Você não conhece nem mesmo o começo do que eu sou. E nunca verá o fim."

Não existe história suficiente sobre o Japão para sanar minha curiosidade, então, quando descobri essa obra, já corri atrás porque eu precisava tê-la. O que a autora fez foi uma belíssima construção de universo, retratando o Japão feudal em meio ao misticismo e ambientações de tirar o fôlego.

"Esse é o problema sobre usar máscaras. Elas podem ser arrancadas a qualquer momento."

É um livro lento, tenha isso em mente. Não espere uma obra cheia de ação e adrenalina porque definitivamente não vai encontrar; tal como Filha das Trevas, Flame in the Mist é muito sobre o desenvolvimento gradual da protagonista, seus entendimentos sobre a vida e essa saída da bolha na qual viveu até então.

Mariko foi disciplinada para obedecer e honrar a família. Como mulher, ela não tem voz ou escolha - fato demonstrado pelo casamento arranjado por seu pai. Como sobrevivente, ela encontra um caminho só seu para seguir. Apesar de não ser centrado na China e nem envolver o exército, essa obra trouxe uma releitura interessante da Mulan. Eu, como fã apaixonada (ela é minha princesa favorita, gente, licença) só conseguia surtar a cada pequena referência. E que protagonista incrível! Ela tem tanta força, tanta vontade de se provar, tanta coragem para confrontar tanto o sobrenatural quanto o mundo como conhece. Mariko é fantástica.

"Talvez essa garota não fosse água, como ele pensou a princípio. Talvez ela fosse ar. O ar podia apagar um incêndio com um suspiro. Podia curvar um carvalho poderoso. Podia esconder um lago sob a névoa."

Ela se esconde atrás da faceta de um garoto e encontra no Clã Sombrio uma chance de se provar; não como mulher ou como sobrevivente, mas como ela mesma. Ali, sua identidade não importa, seus anseios é que ditam o que ela deve fazer. Seus sonhos a movem. Apesar de estar em meio a criminosos, possivelmente os mandantes do massacre que caiu sobre sua caravana, Mariko se sente em casa pela primeira vez em sua vida. Em um lugar onde ser quem é não é vergonhoso ou motivo de desonra; onde ter uma voz vem do seu âmago e não do seu gênero.

A questão sobre o Clã Sombrio e suas motivações é um dos grandes mistérios do livro; nós temos a visão da Mariko, ainda alheia a tudo, tentando mostrar que é forte suficiente para continuar junto aos guerreiros, nós temos visão de seu irmão, Kenshin, um samurai disciplinado e justo que está tentando fazer o melhor por sua família e pelo imperador - o que não significa que seja, de fato, o melhor. Como eu disse, essa história tem muitas nuances de cinza e mesmo o lado dos justos pende para as sombras.

Kenshin, aliás, é um personagem que eu ainda quero desvendar. Apesar de termos visto bastante do seu lado guerreiro e da lealdade com os deveres, tem um pouco de rebeldia nele. Alguns detalhes que a Mariko desenvolveu muito mais, e que eu acho que a autora guardou para dar crescimento no próximo volume; afinal de contas, com o final desse livro, a mulher vai ter uma baita reviravolta pra desenvolver - eu não tenho coração forte pra aguentar tanta emoção!

"Durante todo o tempo em que ela o observou, suas feições permaneceram serenas. Uma chama em meio à névoa."

Por fim, o Clã Sombrio nos é apresentado através de Okami, principalmente. Ele é o maior mistério do livro. Um guerreiro poderoso e indestrutível, a primeira vista. Uma pedra no sapato da Mariko. O braço direito do líder do Clã e certamente o personagem com a maior carga emocional dentro da história; sabemos do seu passado trágico aos poucos e ele vai se entrelaçando com que Okami é na atualidade. Ainda assim, a autora deixa brechas de um segredo que pode revirar toda a trama.

Aliás, ô crush que foi esse guerreiro. Meu coração parou em muitas cenas porque o Okami aparecia e eu só conseguia suspirar. Que homem!

O relacionamento dele com a Mariko, aliás, é uma das coisas mais maravilhosas de acompanhar. Se você conhece Mulan, é um Shang/Mulan elevado a quinta potência. Existe uma revolta nos trejeitos e na maneira com que eles reagem um ao outro, a princípio, e isso vai se desenvolvendo em uma convivência mais harmoniosa e em uma amizade - ou talvez até algo mais. Não tem muito romance, bem diferente de A Fúria e a Aurora, mas tem aquela faísca gostosa de ler.

Outros personagens ganham destaque dentro da trama - o próprio imperador, que é uma figura de grande poder e presença; suas esposas, uma delas com um papel primordial para a sequência; Ranmaru, comandante do Clã Sombrio, dono de olhares enigmáticos e postura firme; Yumi, uma gueixa que conduziu um dos melhores diálogos de toda a obra. É um leque de personagens coadjuvantes carismáticos e versáteis, todos eles essenciais à trama principal.

"Eu nunca fiquei brava por ter nascido uma mulher. Houve momentos em que eu fiquei brava pela maneira com que o mundo nos tratava, mas eu vejo a condição de mulher como um desafio a ser enfrentado. Como nascer sob uma tempestade. Algumas pessoas são sortudas o suficiente para nascer sob um céu ensolarado. Talvez tenhamos nascido sob as nuvens, sem vento algum. Só montanhas de nuvens que precisamos escalar todas as manhãs para ver o sol."

Ah, e pode apostar que o que esse livro mais tem é reviravolta. Por ser uma história mais parada, ela tem tempo de causar choque; as cenas de ação são poucas, mas acontecem nos melhores momentos, e as artimanhas políticas e os jogos de poder por trás da trama principal deixam uma tensão no ar. Você nunca sabe para onde as peças do tabuleiro estão apontadas. Nunca sabe qual personagem pode se revelar o maior perigo para os outros.

O inglês dessa obra é intermediário; eu não encontrei dificuldades na leitura porque já estou mais familiarizada, mas para quem está começando pode ser um desafio interessante. Renée trouxe palavras e expressões japonesas para a história, e tudo está muito bem explicado no glossário ao fim do livro. É um mergulho de cabeça na cultura do Japão e meu coração fangirl agradece.

Considerando que agora a Globo Alt está lançando por aqui, também é a oportunidade de ouro pra ter a edição nacional (apesar de eu não ter perdoado essa mudança de capa. NÃO QUANDO TEM AS CAPAS NOVAS MARAVILHOSAS QUE ELES PODIAM USAR!).

"Seja suave como o vento. Silenciosa como a floresta. Feroz como o fogo. Inabalável como a montanha. E você poderá fazer qualquer coisa."

No mais, para os fãs da autora e para os fãs de fantasia em geral, Flame in the Mist é uma leitura muito agradável. O final vai te deixar no chão, implorando por mais, e todo o desenvolvimento dos personagens vai roubar seu coração.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/07/resenha-flame-in-mist-o-fogo-entre-nevoa.html

Thefy 29/05/2023

Surpreendente
A trama do livro demora bastante a acontecer, mas quando ela finalmente acontece... Sua mente explode e te prende de verdade.
O que me fez realmente tirar uma estrela foram alguns sentimentos divergentes da personagem, hora ama o irmão, mas o traí sem muita dificuldade. Além disso, falta o lado investigativo. Porém, vale a pena ler mesmo assim. Pois também trás assuntos bem importantes como o papel das mulheres na sociedade feudal do Japão.
O final é incrivelmente péssimo. Chega ser de chorar ter terminado assim. Como fiz a leitura pelo skeelo achei até que estava faltando páginas.
4?

Duda 07/10/2021

Esperava muito desse livro!
É um livro muito bom, porém esperava mais dele....muita gente fala muito bem, mas n superou as minhas expectativas.
No começo tem uma emoção muito boa, com um começo bacana, mas no meio ele começa a ficar meio repetitivo com o que já conhecemos, eu esperava uma história um pouco diferente.
Mas é bom

Niara 14/01/2022

Uma fantasia rica em clichês, ótima para relaxar.
Se tornou uma leitura agradável e envolvente, com bom desenvolvimento.
Mas da metade pro final faltam muitos elementos, ações e explicações. Ao me aproximar do final, tive a sensação de que a história estava sendo exprimida, tendo um desfecho corrido, faltando elementos.
Espero que a continuação saia logo e que a autora desenvolva melhor a história e explica de forma clara vários elementos.
No geral, gostei sim do livro. Mas poderia ser muito melhor.

Iara.Antunes 29/01/2022

O livro aborda a história de Mulan ao contrário do que vimos nos filmes, já baseada nesse contexto.

Aqui conhecemos o Japão feudal sua cultura e organização política através das ações ocultas do imperador e quem está próximo e ajuda de formas diferentes.

Aqui Mariko tem uma reviravolta na sua vida quando passa por um trastorno que faz ela mudar de vida. Onde sobreviver e querer vingança é a única forma de ela continuar a sua luta, mas o que começa com vingança abre seus olhos pra realidade que não via por ser alguém de posse e por ter vida trajada ao interesses dos outros.

Ponto forte do livros e transformação de Mariko e aprendizagem que ganha com a experiência dela nesse curto período antes de precisar fazer uma escolha.

Porém o livro deixa em aberto quem de fato é o vilão da história já que temos intrigas políticas e interesses.

Pra mim livro não responde quem quis fazer aquela destruição no início da história.

O que me deixa frustada por nas últimas páginas a história acaba ganhando um rumo diferente.

Infelizmente não foi publicado a continuação da história aqui no Brasil e certamente não irá. Por que apesar das propagandas essa duologia não vingou aqui.

E me frusta porque gostaria de ter respostas pra perguntas que foram abertas aqui.

chayaleluia 30/07/2021

Cadê a continuação Editora Alt? Tem leitor implorando!
O Fogo Entre a Névoa - Renée Ahdieh, @editoraalt | #OpiniõesRL |

"Nunca duvide. Nunca tema. Nunca repense. Essa é a única maneira de permanecer vivo."

Hattori Mariko é filha de um respeitado samurai, por ser mulher, ouviu desde criança que seu futuro não estava em suas mãos. Aos dezessete anos, está prestes a se casar com o filho do imperador, um casamento político que promete elevar a posição de sua família.

Conformada com seu desfecho, inicia a jornada ao casamento junto com os samurais mais bem treinados até a cidade Imperial de Inako, porém sua carruagem é atacada na misteriosa Floresta Jukai. Mariko escapa por pouco e resolve aproveitar a liberdade de ser dada como morta. Vestida de camponês, parte em busca de viganca contra o Clã Negro, grupo rebelde supostamente responsável pelo crime.

Cria que somos nas leituras de fantasia, já sabemos que nem tudo é o que parece.

Renée Ahdieh relata mais uma história cheia de reviravoltas e aventuras, depois de me apaixonar ao ler "A Fúria e a Aurora" a autora não deixa a desejar nessa série. Inspirada nos contos de Mulan e o Japão Feudal, cria uma protagonista atrevida, corajosa e teimosa. Em alguns momentos na leitura, o leitor se pergunta como a Mariko ainda está viva, com toda sua impetuosidade, mas acredito que isso é o diferencial, quando achamos que acabou, ela vem e brilha.

Outros personagens que me cativaram foram: Ôkami e Ranmaru, com personalidades opostas, mais baseada em uma amizade invejável. Os dois se sentem estranhos em relação a Mariko, eles acreditam que o garoto esconda algo - afinal, a nossa heroína está disfarçada de homem para continuar viva.

"O Fogo Entre a Névoa" é um romance com muitas aventuras, vinganças e redenções, três personagens com defeitos, entretanto conquistarão o coração de vocês!

Uma trama bem elaborada, onde o leitor passa raiva, surpresas e quentinho. Renée soube amarrar bem a história, o livro termina surpreendendo os leitores, óbvio, se vocês não tiverem lido Victoria Aveyard antes. Joguei e sair correndo!
Duxal 21/08/2021minha estante
É necessário ler a continuação?

chayaleluia 29/08/2021minha estante
Ele deixa assuntos para o próximo livro.. mas até agora nada da continuação no BR!

Biiahsf_ 07/04/2020

Uma recontagem de uma das minhas princesas favoritas
O Fogo entre a Névoa era uma fantasia que eu estava ansiosa para ler, principalmente por se basear na história de Mulan, só que dessa vez, ambientada no Japão Feudal. Depois de ver uma resenha super positiva de uma amiga querida, resolvi que estava na hora de finalmente tirar ele da "estante" - no caso, dos fundos do Kindle - e mergulhar na história.
O livro trata da história de Hattori Mariko, uma filha de nobres japoneses que está para se casar com o filho mais velho do imperador. Enquanto está seguindo para o palácio, prestes a selar seu destino, seu comboio é atacado, e todos que estavam com ela, mortos. A única sobrevivente, por um milagre, Mariko, que agora, se vê na oportunidade de provar que é muito mais do que apenas uma mulher sem valor e feita para ser negociada. Assim, ela parte em busca de respostas, sob o disfarce de um garoto, e determinada a descobrir quem foi que mandou lhe matar.
De modo geral, gostei muito da leitura. Só o fato de a autora trazer elementos do Japão Feudal e mesclá-los com a história de uma das minhas princesas favoritas já foi o suficiente para me ganhar. A escrita detalhada da autora, em conjunto com nossa curiosidade para descobrir se Mariko vai ou não suceder em sua missão fazem com que a leitura caminhe de forma satisfatória. Apesar de ter apreciado a leitura, algo que me incomodou foi a demora com que as coisas acontecem. Dentre as 400 páginas lidas, os desdobramentos que devem acontecer para a história realmente caminhar começaram apenas nos 70% da leitura, e isso acabava me desanimando em alguns capítulos onde nada de importante parecia acontecer. Além disso, as histórias de alguns personagens secundários foram introduzidas, porém, não desenvolvidas, levando a um final um pouco abrupto, bagunçado e com várias pontas soltas. Apesar disso, foi uma boa leitura, e tenho vontade de ler o segundo volume em algum momento.
"Há tanta força em ser mulher. Mas é uma força que você precisa escolher por si mesma. Ninguém pode escolher por você. Nós podemos dobrar o vento, se ao menos tentarmos"

site: https://www.instagram.com/mapade.estante

AnA 06/05/2022

Simplesmente maravilhoso
"Seja veloz como o vento. Silenciosa como a floresta. Voraz como o fogo. E inabalável como a montanha."
Eu amo muito elementos da cultura japonesa feudal e aqui nesse livro a autora trabalhou muito bem. A escrita é muito gostosa e de fácil compreensão. Os personagens são muito bem desenvolvidos e encantadores. Eu me apeguei ao Clã Negro, principalmente ao Okami, como também a Mariko, que é uma personagem super forte desde o começo. Amei todos os elementos construídos na história.

Maria5792 22/02/2023

Mediano
Completamente desnecessária a parte da fantasia e a história foi morna o livro inteiro, sem evoluir em coisa alguma, além disso o romance (dá pra chamar de romance?) entre a protagonista e o carinha lá foi muito mal desenvolvido.

Naju 11/09/2022

Sempre fico triste de saber que esse livro não é tão famoso
O fogo entre a névoa fez parte da minha pré-adolescencia, me fez enxergar coisas de um modo que talvez eu fosse muito nova pra ver, um dos meus primeiros enemies to lovers, além de ser um reconto da minha história favorita da Disney.
A Mulan sempre me atraiu, desde pequena, e de forma não misteriosa, já que basta olhar para a Mulan e entender que ser ela, ou ter metade da virtude dela, é ser tudo, ter tudo. Assim como Mariko, indo contra tudo o que lhe foi ensinado, buscando os assassinos que tentaram matá-la.
Ela se infiltra no clã Negro, buscando entendê-los, suas motivações para tentarem matar uma jovem moça à caminho de seu casamento com um dos príncipes do império. Mariko aprende como ser um deles, travestida de garoto. Mas é claro que isso é muito pouco comparado ao que realmente acontece.
Agora, depois de quase cinco anos, sinto que essa releitura veio em uma boa hora, ainda que eu esteja atolada de trabalho da faculdade pra fazer.
E tudo o que posso dizer agora que acabou, de verdade, é que eu queria ser tão corajosa quando Mariko.

AnaBia 22/10/2022

É bom e intenso, mas o final aberto acabou estragando
Eu amei a protagonista (a Mariko), e acabei refletindo bastante com base no desenvolvimento dela, porque muitas vezes a gente acaba se achando diferente dos demais e mais espertos, mas no fim nós não somos tudo isso, e as experiências ao longo da vida vão abrindo nossos olhos e nos auxiliam a sermos espertos, corajosos e fortes de verdade!
Uma pena que o final foi como foi...
Mas a leitura vale a pena apesar do final!

1 | 2 | 3 | 4 | 5