Princípios

Resenhas - Princípios

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Matheus 18/09/2019

Um livro "Rico"
Ray Dalio é um famoso gestor de investimentos conhecido como o Steve Jobs das finanças. O livro Princípios se divide em duas partes: Princípios para Vida e Princípios para o Trabalho. É um pouco longo e pode ficar cansativo na metade final, mas que provê diversos insights e reflexões. A parte do Trabalho funciona bem como livro de cabeceira, para ser consultado constantemente. É um excelente livro para autoconhecimento e também para líderes que desejam formar equipes. Riquíssimo em conteúdo. Vale a leitura.

Fernando 05/03/2020

Dos livros que mudam vidas
O autor e suas experiências são provenientes do mercado financeiro, contudo, os princípios elencados são de utilidade para todos os campos profissionais e os princípios de vida bem práticos para o dia a dia.

Caio Lamarão 04/05/2020

Sensacional
Esse é o tipo do livro que não necessita uma resenha complexa e muito grande.

Poderia facilmente dizer que é o melhor livro de Empreendedorismo que já li, sem exageros.

Cheio de informações e reflexões valiosas, repleto de sistemas e métodos de tomada de decisões testados e repassados de forma didática para serem postos em prática.

Um livro pra ser lido, relido e consultado infinitas vezes.

Tenho certeza que voltarei a consultar essa obra prima muitas vezes ainda.

Recomendo demais, obra perfeita.

Bello 16/08/2022

Não sabia
A versão brasileira agrupa 2 livros do autor. O terceiro sobre investimentos não esta nesta versão. Os princípios da vida são universais e bem escritos e justificados, mas os principio para o trabalho são para uma situação bem especifica difíceis de serem postos em prática por todos. Embora sejam válidos.

Kirk 05/05/2020

Gostei mais da parte inicial sobre os princípios de vida mas não desmereço a segunda parte. Gostei da leitura

Pedro Garcia 02/11/2020

Uma aula de vida e de gestão.
Sensacional.

Camis 14/02/2021

Sinceridade e transparência
Uma meritocracia de ideias baseada na sinceridade e transparência, credibilidade, dentre outros valores que concordo em 100% com Ray Dalio. Este livro pode ser usado como consulta e referência para diversas práticas dentro de uma empresa, principalmente para as lideranças.

Bruno 24/04/2022

Livro Incrível!
Além de compartilhar valiosas lições de vida, Ray Dalio consegue transmitir para nós de forma objetiva o valor de implementar uma Meritocracia baseada no valor de boas ideias e na credibilidade dos indivíduos, construída com mente aberta e sinceridade genuína. Importante leitura para gestores e profissionais de todos os níveis que buscam fazer a diferença em suas organizações!

MArio.Bernardes 13/01/2021

Livro de cabeceira
Sem dúvida um ótimo guia para quem deseja evoluir pessoalmente, no trabalho, financeiramente, etc.

Pâmela Sell 27/09/2020

Livro incrível
Quero Ray Dalio como meu mentor nesse instante. Ele é muito sábio nas palavras e aprendeu muito ao longo da vida.
E deixa bem claro que ter princípios ajuda muito nas tomadas de decisões, principalmente quando se há dúvidas.
Ray conta um pouco da sua experiência de vida como CEO e como conseguiu treinar bem seus empregados e colaboradores para que a empresa andasse bem sem sua liderança.
Bacana a leitura para a gestores ou líderes de empresa.

Breno 08/07/2022

Ray Dalio e os seus princípios
O Livro pode ser divido em 3 grandes partes.

A primeira, que ocupa cerca de 150 páginas é quase uma biografia do Ray Dalio e principalmenteda empresa que ele formou e sua mentalidade, que apesar de desconhecido no Brasil, ocupa um lugar de destaque nos EUA e no mundo dos investimentos.

A segunda parte são focadas no objetovo principal do livro, seus princípios de vida, que são muitos, todos quebrados em Capítulos, tópicos e subtopicos que são comentados e ilustrados por situações do autor. Na terceira parte, ele expande e vai para o ambiente de trabalho, seguindo o mesmo modelo falado anteriormente.

No geral, o livro é esse conjunto de princípios que a experiência do autoe como empresário, gestor e investidor gerou ao longo de sua vida. Não é um manual, mas uma forma de pensar lapidada pelo tempo. Não tem pretensão de ser seguido, mas descreve uma trajetória que pode se conectar com a sua.

Na minha avaliação, uma boa leitura, apesar de te-la feito lentamente em quase 9 meses. Li cada uma das partes separadamente entendo se era o momento. Depois delas, entendo que cada capítulo pode ser consultado separadamente, como um guia para refletir.

Carla.Zuqueti 27/03/2019

Excelente
Livro 31/2019: Princípios - Ray Dalio
????????
Princípios são verdades fundamentais que servem como base para um comportamento que proverá o que você deseja da vida.
.????????
Assim Ray Dalio começa seu livro. O autor é fundador da Bridgewater Associates, e no livro ?Princípios ?, transmite seus princípios de vida e de trabalho que guiaram a empresa a ser uma das mais eficazes gestoras de fundos hedge do mundo e uma das 5 principais empresas dos EUA.
. ????????
Como princípios mais importantes, Ray Dalio destaca a meritocracia de ideias, onde as decisões do que fazer são tomadas por um colegiado de pessoas críveis e onde a opinião de cada um é ponderada pela credibilidade, ou seja, quanto mais você conhece do assunto e faz bem o seu trabalho, maior é o peso de sua opinião em relação a outros.
Outro destaque é o processo de 5 etapas: estabelecer objetivos, identificar e não tolerar problemas, diagnostica-los, criar planos para contorna-los e realizar as tarefas exigidas.
. ????????
Para que o líder consiga fazer bem seu trabalho, é preciso combater dois inimigos cruciais: seu ego e o ponto cego, que é aquele defeito que todos enxergam menos você. Para isso é preciso mente totalmente aberta para receber feedbacks confiáveis, ambiente de extrema franqueza, governança e encarar os erros de frente e como um processo de aprendizado.
. ????????
É um livro extremamente valioso. Em alguns pontos acho o autor bem radical e fico pensando como alguns princípios se enquadrariam no Brasil, onde temos uma cultura bem diferente e o feedback não é necessariamente um processo fácil e constante para o brasileiro. Mas concordo com muitos princípios, são muito praticáveis e certamente podem melhorar os processos decisórios.
Pontos importantes:
1. Não deve ter hierarquia baseado em cargo ou idade, mas nas melhores ideias. Críticas são fundamentais no processo de aprimoramento pessoal.
2. É sua função colocar as pessoas certas nas tarefas certas.
3. Credibilidade: quanto melhor seu histórico como funcionário, melhor será sua gestão.
4. Tenha boas métricas.
Boa leitura!

Tiago Torres 07/11/2020

É a segunda Biblia para vida e negocios!
O Ray Dalio escreveu nas linhas deste livro TUDO que você precisa fazer para construir uma empresa ou uma vida profissional de sucesso. É dificil aplicar todos os ensinamentos? Sim, é! Mas quem disse que para fazer uma coisa de fato valer a pena é fácil? Não existe bons resultados sem esforço e muito trabalho. O Ray Dalio é o cara a ser seguido. Passou por muitos altos e baixo e teve o desprendimento de dividir todo seu aprendizado conosco. O admiro como pessoa, gestor e tudo que ele inventa de fazer. É com toda certeza meu livro favorito e já indiquei para muita gente!! LEIAM ANTES DE MORRER! rs...

Trindade 20/07/2023

Mais do mesmo
O livro é dividido em três partes, cada uma com uma abordagem que se propõe a ser distinta. A primeira parte é uma biografia do autor que se estende até aproximadamente a página 150. Embora eu tenha pulado essa seção, reconheço que pode ser relevante para alguns leitores que desejem conhecer mais sobre o contexto pessoal do autor e como suas experiências moldaram seus princípios de vida e trabalho.
Na segunda parte, são apresentados os princípios de vida. Embora esses princípios sejam válidos, interessantes e estejam bem-organizados, é perceptível que eles não se diferenciam significativamente de outros livros de autoajuda já disponíveis no mercado. O destaque aqui é a maneira sistematizada em que são apresentados, o que pode ser uma vantagem para leitores que buscam uma abordagem mais direta e concisa. No entanto, para quem já teve contato com outros livros similares, pode parecer uma repetição de ideias e conceitos.
A terceira parte aborda os princípios de trabalho, e é nesse ponto que o livro parece não ter se destacado tanto. Novamente, percebe-se a similaridade com outros livros do mesmo gênero, e alguns princípios podem parecer distantes da realidade do mercado, especialmente quando se trata de setores altamente competitivos, como Wall Street. A ideia de "sinceridade e transparência radicais" e de "estar Ok com erros" pode soar idealista e pouco aplicável em ambientes extremamente competitivos. Além disso, a repetição de conceitos e exemplos podem tornar a leitura monótona e cansativa, fazendo com que o leitor perca o interesse ao longo do caminho.
Esperava-se que o livro fornecesse uma lição genuína e prática, baseada em experiências reais, mas pareceu mais uma tentativa de se ajustar às próprias ideias pré-concebidas do autor do que uma reflexão verdadeira sobre os desafios enfrentados ao longo de sua jornada.
Em resumo, o livro tem seus méritos, especialmente para aqueles que ainda não tiveram contato com princípios de autoajuda semelhantes. No entanto, para leitores mais experientes no assunto, pode parecer mais uma adição à vasta coleção de livros do gênero, com poucas ideias realmente inovadoras e uma visão utópica do sucesso no mundo profissional.

Gomes 06/06/2021

Sem dúvidas o melhor livro que já li!
Além de dar insights de incentivo para sempre ser a melhor versão de si, também deixar claro para aproveitar cada momento da sua vida. Afim, o que a maioria das pessoas querem durante a vida é trabalho e relações relevantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5