O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

hunter 25/08/2021

livro cancelado pela autora cancelada
olha, vamo fazer o seguinte: o livro é completamente INCRIVEL e eu amei cada segundo, mas como a autora é nojenta, não dar dinheiro nem estrela alta pra ela é o mínimo que posso fazer
paz ??
Kiri 30/08/2021minha estante
Comecei ler no Unlimited e tava achando super meh pra dizer o mínimo. Vim aqui ver opinião do povo e fui pesquisar depois q vi o seu.. achei só um tweet sobre, mas transfobia ao q parece... É... Passar longe. Obrigado por avisar ??

PairA 10/09/2021minha estante
Mdss
Alguém me explica essa tour??? Nn achei mt sobre....

hunter 10/09/2021minha estante
o último livro que ela lançou teve como premissa uma a história de mulher (usando os pronomes ela/dela e com o nome de registro), aí quando foram ler o livro, surpresa! era sobre um homem trans
também tem o rolê do livro dela sobre o Loki, onde ela o colocou como pansexual, sendo que na Marvel, ele é canonicamente bissexual, e aí, além de bifobia, tem transfobia de novo por ela enxergar a não-binaridade como um gênero que precisa de sexualidade específica pra se atrair (sendo que toda sexualidade inclui nb etc)
espero que ter esclarecido e que não tenha ficado muito longo!

PairA 12/09/2021minha estante
Nuss, mdss
Perdi até a vontade de terminar a leitura agr, msm q eu já nn estivesse gostando tanto do livro kakaka
Obrgd por explicar

carolina 27/08/2021

!
uma leitura boa do começo ao fim, parece até plot de uma fanfic, em outras palavras, tudo que eu quero em um livro!!! ansiosa para ler a continuação.

Luca 29/08/2021

Uma romântica aventura
?O guia do cavalheiro para o vício e a virtude? apresenta uma aventura simples e de alguma forma emocionante, que aborda tópicos como o machismo e homofobia na Europa nos tempos dos castelos e grandes festas da monarquia. O romance que se entrelaça pela aventura é bonito, e o personagem principal é humano e extremamente perdido em si próprio. O final pode te fazer chorar, sorrir ou sentir aquele reconfortante quentinho no coração, o qual sempre procuramos nos livros.

Sadiraiang 10/11/2022

Aventuras, desilusões e um amor (im)possível - É isto
O Guia do cavalheiro para o vício e a virtude: entre aventuras, desilusões e um amor (im)possível

Quando Henry (Monty) Montague, Felicity e Percy Newton entraram na carruagem para dar início ao Grande Tour pela Europa, nem eles ou nós mesmos, imaginaríamos as peripécias que seriam encontradas no caminho. Seja correr pelado pelo jardim do palácio de Versalles ou a possibilidade de lascar um dente durante a tentativa de uma técnica de sedução. Nem ao menos Sr. Lockwood, o ?guia? e o responsável por eles, teria como dar conta dos infortúnios que rodeiam os três jovens, e ainda manter a rota predestinada.

Em uma trama que trabalha assuntos como racismo, homofobia, ignorância, e o direito das mulheres em 1700, ?O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude?(2018) de Mackenzi Lee, é um romance de época recheado de aventuras de viajantes pelo continente europeu, com personagens que lutam contra as barreiras impostas por si mesmos e pela sociedade.

Com escrita condizente aos anos em que se passa a história e ambientação bem feita, a obra consegue agregar a relação dos personagens uma profundidade enlaçadora que lhe transporta para aquele exato momento na humanidade, como se fosse real, carregando até o sentimento de impotência sobre as situações e como as soluções diferem comparadas a hoje. Tal análise diz muito sobre a formação em história da autora, que não deixa passar nem a localização dos personagens no continente europeu átoa.

Apesar de para alguns ser um livro inacabado, com pontas soltas, pingos de romance, e com nome e capa não tão favoráveis a história, a obra consegue carregar fluidez, e em momentos que você está a deriva pode ser um ótimo remédio para içar as velas para um novo destino. Com muita ação e ternura implícita no bolso. Mesmo em terras agitadas, a autora traz momentos doces e profundos entre o casal principal, que apesar de serem rápidos, deixam um rastro avassalador.

E durante o percurso um dos grandes problemas enfrentados, algo que sempre levava os personagens a se esconderem, e agirem em silêncio na medida do possível, é a homofobia. Afinal, nos anos de 1700, tanto quanto hoje, a relação carnal de um homem com outro homem, ainda é visto como motivo de assasinato, de opressão, de discriminação, para uma parte do mundo.

Uma dama que está muito longe de se interessar por anos em uma escola de etiqueta. Um cavalheiro festeiro que apenas quer farrear e aproveitar um ano inteirinho ao lado de seu amado. Um cavalheiro cuidadoso sem maiores perspectivas acerca dos conhecimentos medicinais da época, visando aproveitar um último ano com aquele que tanto quer bem.

E em meio a todas as adversidades tratadas no livro de Mackenzi Lee, o crescimento nítido dos personagens, em suma, o protagonista, fica escancarado. A dama revela suas habilidades e anseios, e os cavalheiros lutam pela oportunidade de serem felizes, não mais, abaixo dos olhos de todos.

**resenha crítica

aeviiin 16/09/2021

Leve e divertido.
É gostoso de ler, engraçado, leve e que te prende do começo ao fim por que mesmo que você não se prenda muito a história, os personagens te cativam. Um romance que é na verdade mais uma comédia misturada com aventura de três jovens em um gran tour.

Ayrie (@ayriebooks) 17/09/2021

Divertido e atento
"É uma sensação estranha essa de perceber que outras pessoas que você não conhece têm vidas próprias e plenas que não se misturam à sua"

Não sabia bem o que esperar desse livro, mas algo já me dizia que íamos nos dar bem.

Logo na capa, ele é vendido como um romance histórico gay, mas não acho que seja uma classificação adequada. Primeiramente, a história é bem mais uma aventura, flertando com a fantasia, do propriamente um romance histórico. Segundamente, Monty é bissexual.

Henry Montague, Monty, é um jovem prestes a ficar encarregado de cuidar dos negócios do pai, mas antes disso ele irá fazer o Grand Tour pela Europa com seu melhor amigo, Percy.

Para Monty, essa é sua última chance de liberdade, noites de bebedeira e encontros com homens e mulheres de toda a Europa. Para seu pai, é a última chance de provar que ele pode ser respeitável, ou é melhor nem voltar de viagem. Não demora muito para que Monty arrume um problema que transforma a viagem em uma perseguição, comprometendo Percy e sua irmã Felicity.

O livro tem uma roupagem divertidíssima, mas mesmo assim trata de temas sérios como homofobia, reclusão de doentes, machismo e racismo. E, para mim, o melhor ponto disso é que muitas cenas e falas problemáticas vinham exatamente do protagonista, o que é totalmente verossímil. Pense comigo, um jovem branco e rico, mesmo que apaixonado por um homem negro, dificilmente teria a delicadeza de perceber atitudes racistas sutis (inclusive quando tenta ajudar) e a autora não teve dó de fazer isso, não criou um protagonista perfeito e sem graça.

O livro trata desses assuntos sem frases feitas. Não é o protagonista desconstruído quebrando o tabu, é o protagonista sendo um imbecil, mesmo quando não percebe, e o mundo esfregando isso na cara dele e, consequentemente, na do leitor.

Recomendo muitíssimo.

Lara 04/10/2021

Eu não esperava tanto desse livro. Nunca gostei muito de romances de época, mas esse me prendeu de uma forma incrível. Eu amo quando os autores mostram um protagonista cheio de defeitos e a gente consegue acompanhar uma evolução lenta e difícil. E é exatamente isso que acontece com Henry. Também AMEI a irma dele, Felicity, mas quem realmente ganhou meu coração foi Percy. É uma história cheia de representatividade, com m romance bem construído e uma escrita tão fluida que eu terminei no mesmo dia. 5 estrelinhas.

Mavi 04/01/2023

Divertido
Gostei bastante da leitura. Apesar de não ser muito fã desse clima de aventuras e desvendar coisas, me peguei muito imersa na história e no que aconteceria aos personagens. Acredito que os personagens secundários não se destacaram tanto para mim mas o protagonista foi mais do que divertidissimo de acompanhar com todos os seus defeitos e atitudes erradas.

Morg 19/10/2021

Foi a minha única releitura do ano até agora, mantive minha nota e meu gosto por ele da primeira vez que li no final de 2019.

É um livro ótimo, a aventura e o romance são bem escritos assim como os personagens que são muito reais e cativantes. Não é comum termos livros LGBTQ+ de época e ainda com representatividade racial em um dos personagens principais, fiquei bastante surpresa (de forma positiva)

A história é bem mais interessante do que esperava, com elementos de magia, alquimia e romance que fazem a leitura ser muito divertida.

isablemes 13/11/2022

Caos, mas um caos bom
Se você está procurando um livro com protagonista bissexual caótico, piratas e muita confusão que parece que nunca será resolvida, esse livro é pra você!

MMC_KK 19/08/2022

Olha...
Tenho que dizer, que quando cheguei no capítulo 7, eu larguei esse livro por uns meses pq eu NN aguentava mais ter que ficar lendo sobre as burradas do Henry. Mas, a partir do 8° capítulo, tudo se transformou pra melhor. Os mistérios, o romance, o plot twist, o crescimento dos personagens, as aventuras, as partes engraçadas, foi tudo muito bem trabalhado. E não acho que há melhor final do que aquele para aquela história.

Bruna Binda 23/12/2021

7/10
Gostei, mas n mto, a parte do tour eu amei, mas os contratempos e o rolê da cura lá achei meio merda. Amei os personagens.

Maisa @porqueleio 31/12/2021minha estante
Eu me cansei também, continuo achando o Monty um egoísta... curiosa para ler o segundo.

bivecchia 27/12/2021

mt show de bola
esse livro parece um rpg, tudo da errado mas o tempo todo a gente sabe que vai da certo no final. as vezes eu quero espancsr o principal mas ainda sim foi um livro mt tranquilinho de ler. outro fato importante é q eu n tinha nenhuma visao do q ia acontecer posteriormente (assim como quando eu jogo rpgs)