O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Maisa @porqueleio 31/12/2021minha estante
Eu me cansei também, continuo achando o Monty um egoísta... curiosa para ler o segundo.

AA 26/12/2021

comecei a ler em agosto, até agora eu li uns 15 livros e esse definitivamente foi o meu favorito

sério, ele não tem nenhum reconhecimento e merecia MUITO

@livrosmundofantastico 25/12/2021

Aventura e Amadurecimento
“Todo mundo passa por coisas difíceis. A minha vida foi bem mais fácil do que a maioria das pessoas. Talvez, mas isso não quer dizer que seus sentimentos sejam menos importantes”

Henry é jovem e quer viver a vida de bebedeira curtindo com homens e mulheres, mas o seu pai decide dar um basta nisso e como castigo um Tour pela Europa junto com seu melhor amigo e sua irmã. Com um único propósito que ele volte e tome conta dos negócios da família.

Os três embarcam nessa jornada juntos com um tutor bem rígido e Henry já percebe que a viagem não vai ser como ele imaginava, mas tenta ver por outra perspectiva porque seu amigo Percy no qual ele ama em segredo vai está com ele.

Muitas reviravoltas e aventuras esses jovens vão viver durante o tour e os três amadurecem a cada dificuldade que passam, quando eles são assaltados e acabam vagando sem nada entre cidades aprendendo que o mundo deles é bem diferente dos que estão ao redor.

site: https://www.instagram.com/p/CXyIXMJLPa6/

Bruna Binda 23/12/2021

7/10
Gostei, mas n mto, a parte do tour eu amei, mas os contratempos e o rolê da cura lá achei meio merda. Amei os personagens.

Paola66 19/12/2021

Esse livro foi repleto de altos e baixos na minha experiência como leitora. Na maior parte da história passei uma raiva (de socar o livro) enorme com o protagonista (ele erra, o que é bom, mas erra em um nível de dar ÓDIO demais), porém o início e o final foram muito bons, então acho que merece 3?

Minha opinião:
*Escrita* - 6/10 flui consideravelmente bem, mas fica cansativa em alguns pontos pela quantidade enorme de "metáforas" e comparações desnecessárias
*Enredo* - 6/10 foi ok porém se estendeu mais do que precisava, talvez desse para enxugar um pouco a história (cortando um pouco de descrição tb) e fazer umas 300 páginas, que seriam mais leves e tranquilas de ler
*Personagens* - 6/10 alguns bons, outros me irritaram além da conta (scipio e percy carregaram esse livro nas costas)
*Final* - 10/10 um amorzinho, sem condições

Geovanna 16/12/2021

Young Adult de ficção história, com vibe meio Piratas do Caribe, meio Heróis do Olimpo na sessão da tarde?
Não sabia muito sobre esse livro antes de começar a leitura. Confesso que fui procurando um romance de época e me deparei com uma ficção histórica. Vamos concordar que essa capa é horrível e não dá para levar um livro a sério assim

Foi bem difícil gostar do Henry Montague, o personagem principal e também narrador, que parece ter tudo entregue a ele, não tem nenhuma obrigação e não se importa com ninguém além dele mesmo. Ao longo da história fui me afeiçoando mais ao personagem, mas de fato, não o amo não hahah.

Adorei que o livro mistura história com ficção com um certo tom de misticismo que permeia a alquimia, bem a lá filme de sessão da tarde, com uma vibe meio piratas do caribe, meio Heróis do Olimpo.

A leitura é bem fluida e o desenvolvimento dos personagens ocorre ao longo do livro, vai te pegando te pouquinho em pouquinho até te conquistarem (pelo menos um pouco hahaha). Eu amei que a autora abordou questões sociais importantes com responsabilidade, como questões raciais e da comunidade lgbtquiap+, lugar da mulher, etc.

A melhor personagem de todas é a Felicity, que mulher!! Adorei a parte depois da ópera com o Dante, que, depois de “descobertos” ela fala que foi tudo sua ideia e também sua paixão pela medicina. Com certeza lerei o segundo livro, cuja personagem principal é ela.

Tenho que dizer que não sou a maior fã de grandes declarações, ainda mais quando os personagens são novos que nem esses, mas ok ok. O enredo é fraco em alguns aspectos, e algumas situações, fáceis demais de escaparem, mas, tal como um filme da sessão da tarde, segui o fluxo e o ritmo da história - e me diverti bastante.

Melancia 13/12/2021

Os coitados sofreram o livro todo!
Não tiveram UM MINUTO DE PAZ!
Mas deu tudo certo...
A terapia tá em dia e eu finalmente terminei esse livro depois de 5 meses?

Karla.Silva 07/12/2021

esperava MUITO mais
começou bom, porém depois se perdeu completamente.
o monty é um insuportável que só veio melhorar no final, percy um amor (mas é tão besta que dói), o livro focou mais na aventura do que no romance em si, praticamente encheram o uc do leitor com esse mistério e no final ainda foi mal resolvido. a situação desse aqui foi precária, viu

Maclau 07/12/2021

Muitos gatilhos, mas muito importante
De primeira eu achei que ia ser um livro clichê e bobinho, dois melhores amigos num tour pela europa, eles se apaixonam. Mas é muito mais que isso, primeiramente deixar avisado que se passa em 1700 e pouco, tem MUITOS gatilhos de violência extrema e homofobia, racismo, misoginia e etc... Mas esse livro ensina lições muito importantes e mostram que seus erros não te definem, o Monty (o personagem principal) não é nem de longe perfeito, ele erra muito, ele faz merda, ele vacila, mas ele sempre tenta melhorar e fazer o certo, ele reconhece as merdas dele e reconhece que ele muitas vezes é um babaca (por mais que não se resuma a isso) e por isso eu me apaixonei muito por ele, ele é uma bagunça, mas é adorável e faz de tudo por sua familia escolhida (felicity e percy). Enfim, eu recomendo demais, esse livro te prende de maneira surreal e faz você querer entrar lá, dar um tapa no monty e depois abraçar ele e dizer que ele é decente e merece tudo no mundo.
"Coisas podem ser mais belas por terem sido quebradas" "Há vida depois da sobrevivência" e "Sou melhor que as piores coisas que já fiz" são frases que definem esse livro e que me marcaram muito, vou levar pra vida.

Thawany.Marcelly 05/12/2021

Oque eu gostei é que esse livro mistura várias coisas, do nada apareceu pirataskkkkkk, gostei bastante

Mavi 05/12/2021

Piratas, vontade de esganar o monty , fugas e final feliz :)
Humor , decisões ruins por parte do personagem principal que fazem você querer mata-lo, perseguições, mistério, piratas ilegais, ilhas afundando e muito mais. O guia do cavaleiro para o vício e a virtude, é uma aventura com uma pitada de romance, que nos leva a chorar, gritar de raiva, rir de nervoso, twittar loucamente dizendo NAO NAO NAO PELO AMOR DE DEUS MONTY NAO, e ficar preso pelo mistério que leva os tres persoagens a essa aventura entre os países da Europa . O final apesar de tudo é feliz, a resolução do mistério e dos problemas secundários do livro também se resolvem, um otimo livro se você gosta de coisas de época, com uma pitada de humor, uma aventura pela europa, quase sacrifícios e um romance LGBTQIA+ levemente complicado por parte dos dois personagens principais.

Marta278 30/11/2021

Aventuresco
Foi uma amiga que indicou para mim. Estávamos comentando sobre querer um romance entre garotos no meio de uma aventura e esse livro acabou parando nas nossas mãos. Eu achei uma leitura fácil, leve, divertida, era mesmo algo que eu estava buscando para suprir a minha vontade então não vejo defeitos.

Acho que o que mais gostei nessa história foi ficar tão perto do ponto de vista de Henry, alguém em quem ninguém apostava por ter esse jeito irresponsável. Sei lá, acho que me vi um pouco nele na forma como ele se enxergava. E achei legal acompanhar o que toda essa tour fez com a vida dele e com o relacionamento dele com Percy.

Clley.Oliveira 19/11/2021

História divisora de águas.
Vi algumas resenhas aqui e compartilho um pouco de todas. Infelizmente mais das negativas do quê as positivas, mas separei duas de cada pra deixar mais equilibrada:

Pontos positivos:
- Ambientes bem construídos e fáceis de imaginar.
- Personagens bem desenvolvidos e histórias pessoais bem elaboradas.

Pontos Negativos
- Personagem principal que passa 90% da história fazendo comentários ridículos e imaturos.
?? Achei um tanto irritante a demora do amadurecimento do personagem mesmo depois de ter presenciado várias situações. Quando parece que ele finalmente está começando a mudar, ele solta um comentário que destrói todo o desenvolvimento ??
- Resolução do problema de forma fraca.

Avisos:
- É mais uma aventura de três jovens do quê o romance gay que é vendido por aqui. As cenas são poucas!! Então se você está esperando que esse livro vai ser um 'Red, White & Royal Blue', sugiro que nem leia.
- Por ser uma história que se passa no século 18, a homossexualidade era vista como um pecado mortal, até mesmo crime punível de morte. Então tem algumas partes, que podem ser gatilhos para alguns.
- A escravidão ainda existe nessa época. Logo há cenas que negros são destratados pela cor.

Não gostei, mas não detestei. Confesso que esperava um pouco mais de algumas coisas, principalmente na resolução do problema final.

Karla.Silva 07/12/2021minha estante
eu nunca aprendo a ir ler as coisas sem expectativas, né?! quebrei a cara mais uma vez.
esse aqui começou maravilhoso, tava tudo lindo e tudo otimooo. o problema começou depois do 20%. o personagem ficou mais insuportável que o normal, só fazia cagada e ferrava os outros juntos, odiei o amadurecimento só no ÚLTIMO CAPÍTULO (KKKKKK gente? isso não existe, não.), foi o livro todo focada nessa disgraça desse mistério e pra acabar foi mal resolvido, eu particularmente não entendi foi nada desse mistério (lia no automático só pra terminar mesmo,cansei de tentar entender ). as únicas coisas boas foram a felicity e o percy. monte deveria ter

Clley.Oliveira 07/12/2021minha estante
Meu Deus, sim??????? Concordo com tudo aí!! A história toda com um mistério pra terminar em sei lá, 3 páginas??? Ah não kkkkkk tem a sequência desse livro focado na Felicity, mas sem vontade nenhuma de ler por enquanto, mesmo ela sendo a melhor personagem da história

Fábbio @omeninoquele 06/11/2021

Apesar de ser um bom livro, esperava mais.
#OMeninoResenhando
?Embora meu coração esteja pronto para explodir de amor por ele, amor não é uma coisa da qual se sobrevive.?
Henry Montague é um rapaz boêmio, que ama o que mais de bom a vida tem a lhe oferecer, pra ele essa é a vida perfeita e a qual deseja levar até o fim dos seus dias, e se estiver na companhia de seu melhor amigo e a pessoa que ama desde muito cedo, o Percy, melhor. Mas seu pai tem outros planos totalmente diferentes pra ele, ele quer que o filho o substitua nos negócios da família, mas pra isso é preciso que o rapaz tome juízo, o que parece também ser algo muito difícil pro jovem Henry.
E é pensando nisso, num amadurecimento do rapaz, que o pai lhe impõe o Grand Tour, onde ele viajaria para estreitar relacionamentos com a coroa e conhecer possíveis clientes futuros, mas Henry pensa que esse ano sabático vai ser só pura diversão e seus planos vão por água abaixo quando o pai lhe conta seu plano. E partem ele, o tutor, a irmã mais nova, Felicity que está indo pra uma escola de boas maneiras, e Percy, naquela que seria a viagem dos sonhos pra ele, e a viagem de amadurecimento, pro pai.
Essa Grand Tour vai ser mesmo o divisor de águas na vida de Henry, que vai ter que lidar, em um certo momento com os sentimentos que tem pelo amigo de infância, e a escolha de voltar maduro pra casa, onde o trabalho de substituir seu pai lhe espera. Mas será que Henry vai mesmo tentar uma mudança e se encaixar numa vida cheia de regras?
O certo é que muita coisa vai acontecer nessa viagem, coisas que o jovem boêmio jamais esperaria, e depois que sofrem um assalto na estrada e se veem sem os cuidados do seu tutor, os rumos que os três tomam não eram os esperados desde o começo e juntos eles vão se envolver em situações inusitadas envolvendo piratas e uma caixa que contém algo valioso que pode salvar a vida de muitas pessoas, mas que cai nas mãos deles, essas experiências todas vão amadurecer o jovem Henry, mas acho que ele vai enxergar novas oportunidades e vai fazer de tudo pra alcançá-las.
Desde o início eu gostei dos personagens principais e a medida que a narrativa ía avançando, me vi lutando junto deles por seus propósitos. O livro é bem fluido e apesar de conversar sobre o romance de Henry e Percy, que já é algo complicado pra época, também conversa sobre o papel que a mulher tinha na sociedade na época e conversa também sobre o racismo, o que por si só já deixa o livro bem interessante por se tratar de um contexto de época.
De início a gente tem a impressão de que o que o pai está fazendo, mandando o filho pra longe pra vê se amadurece é algo correto, já que ele como substituto do pai tem um futuro garantido, mas a medida que a história acontece e a gente vai conhecendo esse pai, nossa visão a respeito dos dois personagens mudam por completo. O pai do Henry é preconceituoso, e seu passado é bem sujo, eu fiquei embasbacado quando descobri tudo e creio que esse é um dos pontos altos da narrativa.
Nem preciso dizer que amei a Felicity que é uma mulher a frente do seu tempo e vai lutar pelo que realmente deseja, e fico curioso pra saber como será essa personagem numa história própria. Parece que o Henry e o Percy tiveram sua trajetória completa nesse livro, mas gostaria de ver uma aparição na outra história. Termino recomendando o livro por ter sido uma leitura fluida, com bons personagens e uma ambientação impecável.
#OGuiaDoCavalheiroParaOVicioEAVirtude #MackenziLee #GaleraRecord #LGBTQIA

BetoNonato 27/10/2021

Esperava Romance, recebeu aventura
Esse livro é panfletado como um romance gay de época e é claro que existe um romance mas muito pouco, há uns momentos do casal e tals mas o foco não é esse.
O início é meio lento, mas a medida que se encaminha vemos uma mudança de planos que achei muito interessante e uma coisa vai levando a outra o que acaba numa grande aventura pela Europa.
Eu amei a aventura bem vibe sessão da tarde, as enrasacadas que eles se metiam era incrível.
Eu esperava um romance mas recebi uma aventura muito divertida, recomendo mas se quiser um romance o livro não é esse rs.