Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Atila.Carlos 04/02/2023

Bom livro. Na percepção se trata de uma linguagem de transição entre a linguagem academia, que é um tanto quanto ineficaz para a grande maioria das pessoas (onde me incluo), e a tentativa de fazer uma linguagem mais acessível. Pela notoriedade que o livro teve, acreditava ser algo mais simples de entendimento. Contudo, se trata de uma leitura pertinente para os tempos de hoje, onde, infelizmente vivemos na concomitância de ter que explicar o óbvio e o real, a palpável realidade de racismo no Brasil.

Sarinha235 22/05/2024

Bom...
Achei o livro com uma linguagem muito técnica, em alguns momentos tive dificuldade de entender. Me peguei em vários momentos tendo que voltar algumas páginas pra capitar a ideia do que o autor estava falando.
Mas aborda o tema do racismo em vários âmbitos diferentes e mais aprofundado do que já estamos acostumados a ouvir no cotidiano.
Ao meu ver é um livro que tem que ser lido com calma e quem sabe mais de uma vez pra absorver tudo o que o autor quis passar.

Maria14065 29/09/2021

Aos 45 do segundo tempo, acho que Silvio Almeida pegou minha primeira estrela 5 do ano. Uma das leituras brasileiras, (talvez a mais), mais completas que fiz acerca da temática de racismo e raça. Com uma explanação clara e didática, Silvio Almeida propôs um debate muito estruturado sobre as ligações do racismo com instituições, política, economia e tantas outras esferas. Muito proveitoso.

Susan.Kate 08/10/2021

Leitura obrigatória!
A escrita, no que diz respeito à estruturação textual é bastante acadêmica, seguindo a norma ABNT para fazer citações a outros textos e autores.

Mas, achei que a escolha de vocabulário e os exemplos citados tornaram a leitura até bastante fácil e didática em comparação com a minha expectativa, tendo em vista a qualificação do autor, que é pós-doutor em Direito.

Silvio, que é negro, usa não apenas seu conhecimento como advogado e professor, mas também sua própria experiência para narrar fatos e exemplificar questões.

E eu, que não tenho costume de realizar marcações em livros, me vi gastando uma cartela inteira de post it para marcar os trechos mais importantes.

🔖Muitos parágrafos foram quase como um tapa na minha cara e um sacolejão. Percebi o quanto o racismo está entranhado em nossa sociedade e o quão pouco eu faço para combatê-lo.

Não tenho muito costume de ler obras de não-ficção, mas ao descobrir que esse livro faz parte de uma coletânea e após a boa experiência que tive com essa leitura, fiquei interessada nos demais livros e pretendo adquirir e ler todos assim que possível.

site: https://www.instagram.com/p/CUTi2TBr77r/

Porto 15/11/2021

Necessário
Um livro denso e com uma linguagem acadêmica. Não é um livro simples pra já iniciar nas discussões raciais, mas que a leitura deveria ser incentivada.

sosodecampos 09/01/2023

tema super válido
é sempre bom a gente variar mas leituras, e considerei começar a ler está série que abrange temas super interessantes para o mundo atual e aproveitando que já estou estudando para o Enem 2023, já me ajudou como repertório e ter uma base para falar do tema caso eu consiga relacionar esse tema para o desenvolvimento de uma boa redação. recomendo demais, pois é curtinho, você conhece sobre tudo o que envolve o racismo estrutural, e os diversos pontos onde isso pode ocorrer, falando da situação salarial e econômica e relacionando tudo isso com as desigualdades hoje presentes em nossa sociedade.

Mirelle 01/12/2021

Mais um título da coleção que não deixa uma vírgula a desejar, em "racismo estrutural" a dinâmica continua a mesma, apresenta-se o conceito, contexto histórico e sua evolução ao decorrer do tempo.

Silvio resguarda grande parte de sua obra na contextualização e definição do conceito em diversas frente do saber em particular para a sua área de domínio, jurídica. De maneira didática s acessível expõem conceitos complexos e técnicos, tornando a leitura mais lenta, mas sem perder o dinamismo proposto.

Excelente leitura introdutória ao assunto, ótimo contextualizada e provocativo na medida.

Vitória Romeiro 01/12/2021

a única forma que consigo descrever um terço desse livro seria pelas palavras dilacerante, importante e essencial.

Ednaldo.Samuel 10/12/2022

Uma leitura essencial.
Racismo Estrutural é um livro fantástico e extremamente necessário para qualquer cidadão. É inegável que racismo esteja na estrutura social, por isso nessa obra, Silvio discute essa problemática, citando inúmeros exemplos e opiniões de outros estudos sobre o assunto. Com um rico conteúdo sobre o política, economia, sociedade e outros, ele aborda diversos temas que têm relação com o racismo. A leitura é fluida e utiliza de uma linguagem de fácil entendimento. Por fim, Racismo Estrutural é com certeza uma obra riquíssima em informação.

Jordanna.Cardoso 03/12/2021

Reflexões necessárias
Silvio Almeida escreve muito bem, é um livros muito inteligente, com inúmeras reflexões inovadoras sobre um assunto tão antigo.
Mas entendi nada!

Giovana 15/12/2021

Muito interessante, gosto da escrita do Silvio, acho muito esclarecedora. Recomendo a todos, é um livro simples e bem completo.

Jess 19/12/2021

Necessário!
A coleção, por si só, já é fantástica e necessária. Cada livro é, inegavelmente, uma leitura obrigatória. Recomendo demais!
Excelente!
?????

Jéssica 29/12/2021

Um livro que informa de forma clara sobre o racismo estrutural e como ele impacta diversos âmbitos da sociedade.

Jairo Oliveira 04/01/2022

Tão complexo quanto o tema. Hora tanto que dificulta a compreensão da mensagem. Ainda sim possui paginas ricas em todos os capitulos.