Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

jdelisiario 11/08/2021

Leitura obrigatória
Um tema não somente necessário, como obrigatório. Todos deveriam ler esse livro.

O racismo vai muito, muito, muito além daquela pessoa inconveniente na mesa de bar, falando piadas racistas para outros alienados rirem.

Quando se traz o olhar estrutural sobre o racismo, conseguimos observar a profundidade do impacto negativo que ele causa.

Uma pena que a maioria dos nossos líderes políticos sejam negligentes (propositalmente ou não) sobre esse tema.

Uma obra que necessita de releitura periódica para não esquecermos o tema!

#leituraTerapia
#superIndico

Wanessa Braga 25/08/2021

Um nó na garganta, sabe?
o babado aqui é complexo e o Silvio Almeida explica conceito por conceito, como se estivesse fazendo uma apostila escolar, sabe?
Raça, racismo, discriminação, política, direito, economia, estrutura sociais?
uma enxurrada de conhecimento, análises e reflexões. Tô assimilando aqui?mas já te convido pra ler e refletir também. :)

moana071 02/09/2021

!!!
é um ótimo livro, é uma leitura um pouco difícil porque usam termos técnicos e para quem é novo nesse mundo literário pode ser um desafio, mas vale a pena a leitura.

Mandretty 27/06/2022

A sociedade contemporânea não pode ser compreendida sem os conceitos de raça e de racismo. A tese central é a de que o racismo é sempre estrutural, ou seja, de que ele é um elemento que integra a organização econômica e política da sociedade. Procura-se demonstrar neste livro que as expressões do racismo no cotidiano, seja nas relações interpessoais, seja na dinâmica das instituições, são manifestações de algo mais profundo, que se desenvolve nas entranhas políticas e econômicas da sociedade.

Ana Camps 06/04/2024

Técnico, mas essencial
É uma leitura densa e técnica, porém necessária para todo mundo. Requer uma leitura paciente e calma para absorver totalmente a mensagem.

Maria 16/11/2021

Uma estrutura que deve ser superada
[...] "A superação do racismo passa pela reflexão sobre formas de sociabilidade que não se alimentem de uma lógica de conflitos, contradições e antagonismos sociais que no máximo podem ser mantidos sob controle, mas nunca resolvidos. Todavia, a busca por uma nova economia e por formas alternativas de organização é tarefa impossível sem que o racismo e outras formas de discriminação sejam compreendidas como parte essencial dos processos de exploração e de opressão de uma sociedade que se quer transformar."

Um livro que traz muita informação e conscientização. O autor aborda não somente o racismo e suas formas de apresentação, mas como ele está inerente desde o nosso antepassado. É notável como funciona essa estrutura através do olhar político, econômico e social, além de trazer aspectos que ligam ao direito.

[...]"Em um mundo em que a raça define a vida e a morte, não a tomar como elemento de análise das grandes questões contemporâneas demonstra a falta de compromisso com a ciência e com a resolução das grandes mazelas do mundo."

Jessica 06/12/2021

Muito bom.
Apesar da linguagem técnica, o que cansa um pouco a leitura mais informal. Apresenta informações extremamente relevantes sobre o racismo e sua relação com a economia, política, cultura e sociedade.
O livro faz o leito questionar, refletir e se indignar com muitas situações.

Carla 02/08/2020

Mais que necessário
Um livro que te faz refletir sua posição social e que traz temas que deixa claríssimo como atua e perdura esse racismo estrutural que organiza nossa sociedade. Que abre os nossos olhos para muitas questões e situações (raciais) que já naturalizamos por justamente já está estruturado na nossa sociedade como no nosso subconsciente. Recomendo muito, por me fazer questionar, lugares, posições e situações e por me provocar mais empatia nessa lastimável sociedade racista em que vivemos.

@allanvmariano 31/03/2021

Leitura essencial!
O professor Silvio Almeida, com simplicidade e genialidade, nos agracia com uma perspectiva do que venha a ser racismo estrutural. Ele evidência como a nossa sociedade foi moldada e estruturada para mater o domínio e subjugação da população negra. Ao mesmo tempo, demostra como o próprio direito é insuficiente para elidir as práticas e estruturas racistas o qual estamos envoltos. Desse modo, apenas com o despertar de um debate franco e olhar crítico sobre a nossa fundação, como sociedade, será possível desenvolver as bases de uma nova sociedade antirracista. Aqui, deixo o meu agradecimento pela exemplar aula do professor Dr. Silvio Almeida. Orgulho do movimento antirracista! ??

Lucikelly.Oliveira 27/11/2022

Necessário
Um livro curtinho e que vai direto ao ponto! Importante leitura é uma ótima leitura pra quem quer iniciar as leituras sobre o tema.

"O que se pode verificar até então é que a concepção institucional do racismo trata o poder como elemento central da relação racial. Com efeito, o racismo é dominação.?

Cristina.Pansarelli 21/04/2021

Racismo Estrutural
Eu ja admirava Silvio Almeida antes da leitura de suas obras, agora ainda mais! De forma extremamente didática, explica que a superação do racismo só pode ser feita se houver uma pré educação sobre de que forma ele esta intrinsicamente ligado a todos os âmbitos da nossa sociedade.

Mirelle 01/12/2021

Mais um título da coleção que não deixa uma vírgula a desejar, em "racismo estrutural" a dinâmica continua a mesma, apresenta-se o conceito, contexto histórico e sua evolução ao decorrer do tempo.

Silvio resguarda grande parte de sua obra na contextualização e definição do conceito em diversas frente do saber em particular para a sua área de domínio, jurídica. De maneira didática s acessível expõem conceitos complexos e técnicos, tornando a leitura mais lenta, mas sem perder o dinamismo proposto.

Excelente leitura introdutória ao assunto, ótimo contextualizada e provocativo na medida.

Vitória Romeiro 01/12/2021

a única forma que consigo descrever um terço desse livro seria pelas palavras dilacerante, importante e essencial.

Jordanna.Cardoso 03/12/2021

Reflexões necessárias
Silvio Almeida escreve muito bem, é um livros muito inteligente, com inúmeras reflexões inovadoras sobre um assunto tão antigo.
Mas entendi nada!

Giovana 15/12/2021

Muito interessante, gosto da escrita do Silvio, acho muito esclarecedora. Recomendo a todos, é um livro simples e bem completo.