Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

min 06/07/2021

o melhor da colecao q li ate agora
@prazerliterariooficial 07/06/2022minha estante
E cadê as 5 estrelas?!

Tiekon 07/07/2021

Essencial
Apesar da escrita erudita, algumas passagens são extremamente acessíveis e necessárias. Um livro que abre caminhos para a discussão do racismo em diversas vertentes: individual, institucional, pública e social. Um esclarecimento sobre como as politicas públicas são fundamentais para reduzir o racismo intrínseco na cultura e sociedade brasileira. Uma lógica histórica entre gerações que nos leva a comportamentos racistas, de forma consciente e racional. Um erro escancarado que percebemos apenas após muita leitura e reflexão constante. Uma vergonha para a nação brasileira e mundial.

Anderson 09/01/2023

Livro excelente para entender a conjuntura social, política e econômica que tem no racismo um elemento fundamental para manutenção do sistema exploratório do capitalismo em consórcio com o Estado burguês.

Francielle 08/03/2022

Forte, dolorido, mas necessário
Leitura obrigatória a todas as pessoas. Inobstante a profissão, raça, sexo, religião, classe social do leitor, esse livro contribui e quebra diversos paradigmas e crenças errôneas que temos a respeito da nossa comunidade global.
Certamente mudará a sua forma de entender o racismo - se é que isso é possível.

O RACISMO É SEMPRE ESTRUTURAL.

Obs: a linguagem não é nada fluida, apesar das promessas de leitura acessível a todos.

Lucas.Santos 04/04/2022

Um tapa na cara da sociedade, explica de forma clara e didática, como o racismo está intrínseco e arraigado na nossa sociedade e cultura.

jdelisiario 11/08/2021

Leitura obrigatória
Um tema não somente necessário, como obrigatório. Todos deveriam ler esse livro.

O racismo vai muito, muito, muito além daquela pessoa inconveniente na mesa de bar, falando piadas racistas para outros alienados rirem.

Quando se traz o olhar estrutural sobre o racismo, conseguimos observar a profundidade do impacto negativo que ele causa.

Uma pena que a maioria dos nossos líderes políticos sejam negligentes (propositalmente ou não) sobre esse tema.

Uma obra que necessita de releitura periódica para não esquecermos o tema!

#leituraTerapia
#superIndico

Wanessa Braga 25/08/2021

Um nó na garganta, sabe?
o babado aqui é complexo e o Silvio Almeida explica conceito por conceito, como se estivesse fazendo uma apostila escolar, sabe?
Raça, racismo, discriminação, política, direito, economia, estrutura sociais?
uma enxurrada de conhecimento, análises e reflexões. Tô assimilando aqui?mas já te convido pra ler e refletir também. :)

moana071 02/09/2021

!!!
é um ótimo livro, é uma leitura um pouco difícil porque usam termos técnicos e para quem é novo nesse mundo literário pode ser um desafio, mas vale a pena a leitura.

Rodrigo Leão 14/04/2023

Incrível
Nosso ministério prova com esse livro que sabe muito mais que nos mostra em sua função, realmente é alguém muito bem escolhido pra tal função que exerce.

Talvanes.Faustino 05/05/2022

Professor Silvio Ótimo
É um livro pequeno, porém, não superficial. Pra quem pretende estudar o racismo moderno, este é um dos livros fundamentais para proceder um estudo científico do tema.

Gisele638 19/05/2023

"pensar o racismo como
parte da estrutura não retira a responsabilidade individual sobre a
prática de condutas racistas e NÃO É UM ÁLIBI PARA RACISTAS."

Ãlvaro 06/07/2023

Livro Excelente!
Com didática ímpar e uma reflexão que passeia por múltiplas referências conceituais, o livro do Silvio Almeida se apresenta como um importante aporte para discussões sobre raça e racismo no Brasil.

Apontando diferenças e abordagens, o livro tesse uma análise do que pode ser conceituado como racismo estrutural e como ele se insere de forma sistemática nos espaços sociais. Livro excelente para pessoas que querem trabalhar com o tema ou apenas se inteirar de como o Racismo é base da sociedade brasileira.

MarcosTranquiliz 24/07/2023

Uma leitura com muito conteúdo
Recomendo calma na leitura, aqui nada de pressa, o texto requer uma atenção especial, visto a temática abordada na obra, bem como o embalsamento teórico apresentado pelo autor, que aliás é muito rico. Show!??

Maria 16/11/2021

Uma estrutura que deve ser superada
[...] "A superação do racismo passa pela reflexão sobre formas de sociabilidade que não se alimentem de uma lógica de conflitos, contradições e antagonismos sociais que no máximo podem ser mantidos sob controle, mas nunca resolvidos. Todavia, a busca por uma nova economia e por formas alternativas de organização é tarefa impossível sem que o racismo e outras formas de discriminação sejam compreendidas como parte essencial dos processos de exploração e de opressão de uma sociedade que se quer transformar."

Um livro que traz muita informação e conscientização. O autor aborda não somente o racismo e suas formas de apresentação, mas como ele está inerente desde o nosso antepassado. É notável como funciona essa estrutura através do olhar político, econômico e social, além de trazer aspectos que ligam ao direito.

[...]"Em um mundo em que a raça define a vida e a morte, não a tomar como elemento de análise das grandes questões contemporâneas demonstra a falta de compromisso com a ciência e com a resolução das grandes mazelas do mundo."