Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Geisalanis 27/12/2021

Perfeitamente esclarecedor um excelente livro sobre racismo onde passamos a entender sobre um ponto de vista diferente

Thiago 28/06/2021

Um tema fundamental para entendermos a nossa sociedade brasileira e no mundo. O autor coloca no papel e bem didático o tema que em parte já conhecia mas traz também ideias e contribuições importantes.

Thiago662 02/07/2021

Basta dizer que a leitura desse livro é essencial para a compreensão do Brasil atual. Algumas partes são mais arrastadas porque extremamente conceituais, por tratar do racismo que está entranhado na nossa sociedade. Cada reflexão é um soco no estômago.

min 06/07/2021

o melhor da colecao q li ate agora
@prazerliterariooficial 07/06/2022minha estante
E cadê as 5 estrelas?!

Tiekon 07/07/2021

Essencial
Apesar da escrita erudita, algumas passagens são extremamente acessíveis e necessárias. Um livro que abre caminhos para a discussão do racismo em diversas vertentes: individual, institucional, pública e social. Um esclarecimento sobre como as politicas públicas são fundamentais para reduzir o racismo intrínseco na cultura e sociedade brasileira. Uma lógica histórica entre gerações que nos leva a comportamentos racistas, de forma consciente e racional. Um erro escancarado que percebemos apenas após muita leitura e reflexão constante. Uma vergonha para a nação brasileira e mundial.

Micaela Cavalcanti 31/12/2021

Excelente!
Livro riquíssimo em conteúdo, acredito ser necessária mais de uma leitura, afinal é muito complexo para assimilar tudo de uma vez só, em um certo momento fica até um pouco cansativo, muitos termos técnicos, mas super vale a pena, tanto pra quem já tem bagagem no assunto, para quem está começando.

Henrique 16/10/2022

sem rodeios, Silvio Almeida contextualiza econômica, política, histórica, sociológica e juridicamente o racismo. leitura ágil e essencial pra quem quer entender em q pé estamos na luta antirracista e nas suas relações com outras lutas, principalmente a de classes.

Mary Stella 04/01/2022

Didático
Excelente leitura, muito didática. O autor estabelece uma comunicação muito clara e muito bem embasada. Recomendo.

Jujuba 16/12/2022

O racismo tem que ser discutido
Silvio traz reflexões necessárias e urgentes sobre nossa atualidade. Trata o racismo como elemento intrínseco da sociedade, motivo pelo qual somente teremos resolvido esse problema por meio de uma quebra de paradigma na hegemonia em que estamos inseridos. É necessário analisar o contexto histórico e toda a estrutura social para verificar os efeitos do racismo em sua perspectiva estrutural que nos leva a naturalizar a violência e privação de direitos aos corpos negros.

Dadá 04/12/2022

Excelente
Leitura de facil compreensão. O autor tem uma escrita excelente. Ele fala como o racismo esta impregnado na nossa sociedade e dessa tal "normalidade" com q é tratado.

Laiza 18/01/2022

Leitura necessária
Livro maravilhoso. Leitura obrigatória para todo mundo.
Os capítulos são curtos, porém bastante didáticos. O conteúdo é rico e fluido, eu li bastante rápido.

jdelisiario 11/08/2021

Leitura obrigatória
Um tema não somente necessário, como obrigatório. Todos deveriam ler esse livro.

O racismo vai muito, muito, muito além daquela pessoa inconveniente na mesa de bar, falando piadas racistas para outros alienados rirem.

Quando se traz o olhar estrutural sobre o racismo, conseguimos observar a profundidade do impacto negativo que ele causa.

Uma pena que a maioria dos nossos líderes políticos sejam negligentes (propositalmente ou não) sobre esse tema.

Uma obra que necessita de releitura periódica para não esquecermos o tema!

#leituraTerapia
#superIndico

Wanessa Braga 25/08/2021

Um nó na garganta, sabe?
o babado aqui é complexo e o Silvio Almeida explica conceito por conceito, como se estivesse fazendo uma apostila escolar, sabe?
Raça, racismo, discriminação, política, direito, economia, estrutura sociais?
uma enxurrada de conhecimento, análises e reflexões. Tô assimilando aqui?mas já te convido pra ler e refletir também. :)

moana071 02/09/2021

!!!
é um ótimo livro, é uma leitura um pouco difícil porque usam termos técnicos e para quem é novo nesse mundo literário pode ser um desafio, mas vale a pena a leitura.

Maria 16/11/2021

Uma estrutura que deve ser superada
[...] "A superação do racismo passa pela reflexão sobre formas de sociabilidade que não se alimentem de uma lógica de conflitos, contradições e antagonismos sociais que no máximo podem ser mantidos sob controle, mas nunca resolvidos. Todavia, a busca por uma nova economia e por formas alternativas de organização é tarefa impossível sem que o racismo e outras formas de discriminação sejam compreendidas como parte essencial dos processos de exploração e de opressão de uma sociedade que se quer transformar."

Um livro que traz muita informação e conscientização. O autor aborda não somente o racismo e suas formas de apresentação, mas como ele está inerente desde o nosso antepassado. É notável como funciona essa estrutura através do olhar político, econômico e social, além de trazer aspectos que ligam ao direito.

[...]"Em um mundo em que a raça define a vida e a morte, não a tomar como elemento de análise das grandes questões contemporâneas demonstra a falta de compromisso com a ciência e com a resolução das grandes mazelas do mundo."