Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Vini 18/03/2023

Não precisa ser muito inteligente para entender que existem problemas da sociedade que precisam ser resolvidos.
Não precisa ser muito inteligente para entender que existem problemas da sociedade que precisam ser resolvidos, e no momento que o racismo for compreendido, entendido, estaremos caminhando para uma sociedade mais equilibrada. O livro 'Racismo Estrutural' do Silvio Almeida, aborda o ponto de vista do racismo "invisível", aquele racismo que está impermeável nas estruturas sociais e institucionais de nossa sociedade. 'Racismo Estrutural' é bem repetitivo e é difícil seguir a linha de raciocínio. O livro sabe apontar o problema, mas o autor pouco fala sobre as soluções práticas para o problema.

Leia mais no link.

Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-racismo-estrutural

Everton Godoy 07/09/2021

O livro não é tão bom quanto pensei
Na minha opinião o livro não é muito bom, pois ele distorce muita coisa do que podemos considerar como racismo de fato.
O livro me parece muito politicamente correto e, particularmente, é algo que não gosto.
Coloca a pessoa negra SEMPRE como vítima da sociedade e do Estado quando, na vida real, não é assim que acontece.
peü 08/09/2021minha estante
Leia novamente o livro, pois você claramente não entendeu nada rs

Everton Godoy 11/09/2021minha estante
Cada um com sou opinião, se você acho ele bom, legal, eu, particularmente, não gostei do mesmo!! Sucesso para você bro!! ??

Rafael.Soares 26/09/2021

O autor nos apresenta conceitos bastante interessantes acerca do tema principal do livro: o desenvolvimento e estruturação do racismo!

O principal pronto da obra é entendermos como o fenômeno do racismo acontece a partir de um prisma estrutural, sendo muito mais do que simples atos individualizados de discriminação.

O pronto negativo é que o autor se prende em demasia a conceitos acadêmicos e técnicos, o que torna a leitura por muitas vezes arrastada e rebuscada em excesso. Na minha opinião, uma linguagem mais simples, em prol de um maior alcance da mensagem do livro, seria a melhor forma de abordagem do tema.

Gilcimar 21/10/2022

Incrivelmente espetacular.
Com um texto bastante acessível e de fácil compreensão, após o conclusão deste livro, dificilmente você irá encarar a realidade de nossa sociedade da mesma maneira como iniciou.

Estou lendo este livro pela primeira vez durante a eleição presidencial brasileira, em 2022. Diante disso, confesso que termino esta leitura ainda mais convicto do gravíssimo problema político que vivemos atualmente.

É livro com um texto bastante abrangente e que abrirá sua mente para uma variedade infinita de assuntos.

Super recomendo!!!!

Carolina 08/10/2020

Excelente
Um livro que aborda o racismo em suas múltiplas dimensões: individual, institucional e, principalmente, estrutural.

Eva 21/06/2021

O livro aborda como o racismo é parte da estrutura da sociedade desde a colonização até os dias atuais. Nos primeiros capítulos a leitura foi bem esclarecedora porém notei que em capítulos seguintes a abordagem começou a ficar muito ?acadêmica?, o que fez com que me desconectasse totalmente da leitura em alguns parágrafos.

O tema é muito importante tanto que busquei o livro para ler e tentar entender, mas na minha opinião as abordagens de alguns capítulos deveria ser mais acessível ao entendimento do grande público.

Eduarda Furtado 19/12/2020

Achei um livro muito importante, principalmente por trazer conceitos fundamentais para o entendimento do racismo como estrutural e estruturante, com uma linguagem bastante acessível.

Gustavo Ferreira 28/05/2021

Esclarece conceitos muito importantes para a compreensão do racismo como um fenômeno além do indivíduo. Livro com conceitos técnicos, porém, explicação clara e precisa. O Silvio Almeida é um estudioso incrível, expõe diversas faces do racismo com fundamentos e fontes confiáveis. Recomendo a leitura a todos, branco ou negro, deve entender esses conceitos antes de assumir uma posição sobre o tema.

Marcelo 27/06/2022

Base para entender a estruturação do racismo
O Prof. Sílvio Almeida explica didaticamente a estruturação do racismo na sociedade moderna, trazendo desde aspectos históricos que introduzem as relações de poder de grupos sociais dominantes, que influenciam as normas jurídicas, as discussões políticas e as estratégias econômicas que fundamentam boa parte das decisões estruturais que são realizadas neste meio.
O Prof. também reforça que a movimentação dos grupos sociais marginalizados com a imposição de políticas públicas de fortalecimento de atuação destes mesmos grupos é a forma de desconstruir esta estrutura atual e promover uma reforma que leve a um projeto de desenvolvimento que traga um bem estar social atrelado. Esta busca não tem um horizonte ou mesmo uma regra, mas só será possível através de uma discussão democrática com a participação x cada vez mais ativa destas "minorias".
Leitura necessária a todos em um momento de aprofundamento de um pensamento que defende esta estrutura neofascista e que precisamos ter união para evitar o regresso desta imposição.

Felipe 13/08/2021

Essencial
Livro essencial para entender as estruturas de poder da atualidade e como elas foram forjadas para manter uma lógica de dominação oriunda do Norte Global.

O autor nos dá diversos exemplos históricos, de como o racismo vem sendo utilizado ao longo dos últimos séculos para manter a lógica social como a conhecemos hoje. E para isso, muitas vezes o racismo é tratado como uma questão de problemática somente dos individuos, isentando a coletividade de instituições, que vêm desempenhando papel fundamental para que o racismo continue vigente e em constante "sofisticação" de suas formas.

Alediohead 21/10/2020

Necessário
Nunca tinha adentrado em leituras tão importantes pra que eu pudesse compreender um pouco da realidade, e foi uma experiência muito boa.

Vitorugo 24/05/2021

Racismo na ideologia, política, direito e economia
O racismo é muito mais do que uma manifestação individual. É uma herança comportamental e social histórica. Estamos mergulhados na ignorância da crença de existência de superioridade racial, o que nos leva a normatizar alguns aspectos das mazelas enfrentadas pelas minorias.

Silvio Almeida reflete em suas palavras grandes reflexões a respeito da origem, desenvolvimento e estruturação do racismo. O livro é um enorme chamado a observância do preconceito que consciente ou inconscientemente reproduzimos, todos os dias, por mais de 500 anos.

Paulo Cézar 15/06/2022

Necessário
A evolução do nosso pensamento crítico como sociedade é importante. E realmente acredito que só podemos evoluir se olharmos de forma crítica para os pilares que desenvolveram a nossa sociedade, repletos de racismos estruturais.

O livro como um todo é bom, mas a linguagem não é simples. Por alguns momentos se assemelha a linguagem e vocabulários acadêmicos, há acesso de conjunções que incomodam (de forma muito particular).

A minha crítica na escrita é pautada na dificuldade desnecessária. Essa é uma obra excelente, de leitura obrigatória, e uma linguagem mais simples (diferente de coloquial, apenas mais simples), tornaria ela mais acessível.

Aninha 28/06/2022

Leitura mais aprofundada na história por trás do racismo. Essencial para entender questões muito importantes atreladas à realidade em que vivemos, sobretudo a atualidade da necropolítica racista brasileira.

thuanyww 23/05/2021

educativo
uma boa leitura para quem quer se educar quanto ao tema, mostrando muito bem o funcionamento da nossa sociedade e como as práticas racistas estão fortemente entrelaçadas ao sistema.